SóProvas


ID
1082098
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Diante, apenas, das premissas “Existem juízes”, “Todos os juízes fizeram Direito” e “Alguns economistas são juízes”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei letra C, mas alguém me explica porque não pode ser a letra E?

  • Me expliquem porque a letra E está errada?

  • Me expliquem porque a letra E está errada?


  • Lauro,

    eles não deram esse dado, eles só falam dos economistas juízes, então não se pode afirmar isso diante do exposto no enunciado. Talvez até tenha, mas não há informação a respeito. :)

  • Me expliquem porque a letra E está errada?

  • c) ao menos um economista fez Direito.

    As premissas são:

    “Existem juízes”, “Alguns economistas são juízes” e “Todos os juízes fizeram Direito”

    Em um conjunto que existam juízes, se há economistas juízes e se para ser juiz é necessário fazer Direito.

    Logo, pode-se concluir que ao menos um economista fez Direito.


  • e) "alguns economistas que fizeram Direito não são juízes."

    Essa afirmação nega a premissa "Todos os juízes fizeram Direito"

    Logo, é falsa, pois pra ser juiz tem que ter feito Direito.

  • Fazendo o diagrama abaixo em acordo com as premissas, conseguimos facilmente visualizar a alternativa correta:


    Obs: Na letra E, embora seu conteúdo esteja correto, podemos notar que também existem economistas que fizeram direito e são juízes, logo seu argumento é inválido, tornando-se assim, a alternativa incorreta.

    ·  Sempre se deve construir um diagrama para acompanhar as análises de questões desse tipo.

    ·  Questões deste gênero, quase sempre proposições que contém termos como "existe", "algum", "nem todo", geram argumentos inválidos.

    ·  Já aquelas que contém termos do tipo "todo" ou "nenhum", são argumentos válidos, salvo em casos particulares, daí a importância do diagrama.


    Resposta:  C.


  • Fiquei entre as alternativas C e E.

    E até agora não entendi o erro da letra E.

    Vamos começar pela negação:

    Do TODO: algum, ao menos um, nem todos...

    Do NENHUM: algum, ao menos um, pelo menos um...

    Do ALGUM(NS): nenhum é, todos não são...

    Partindo dessa premissa:

    Alguns economistas são juízes. 

    Substituindo: Todos economistas não são juízes.

    Se "todos não são" é porque existem "alguns economistas que fizeram Direito não são juízes".

    Agradeço, se alguém puder esclarecer a resposta correta confirmada pela banca.


  • eu resolvi a questão pensando nos diagramas. 

    todo mundo do conjunto que estudou direito está dentro do conjunto juiz. o conjunto dos economistas tem uma interseção com o conjunto dos juizes. Então, pelo menos um economista está nessa interseção. 
    Espero ter ajudado :-)   
  • Pelos diagramas...

    Existem algumas formas possíveis de construir o diagrama sem invalidar as premissas:

    1) Diagrama em que o conjunto dos juízes seja igual ao conjunto dos que fizeram Direito; e o conjunto dos economistas tenha uma parte em comum com esse conjunto  "juizes =  direito" e uma parte fora (sem intersecção com nenhum). 

    obs.: Neste caso, por exemplo, a letra E está incorreta. 

    2) Diagrama em que o conjunto dos juízes esteja contido no conjunto dos que fizeram Direito; e o conjunto dos economistas tenha uma intersecção com o conjunto dos juízes (logo, também com o dos formados em Direito) e uma parte fora de ambos.

    3) Diagrama em que o conjunto dos juízes esteja contido no conjunto dos que fizeram Direito; e o conjunto dos que fizeram Direito esteja contido no conjunto dos economistas (ou seja, um conjunto dentro de outro conjunto). 

    Essas três formas são possíveis. A única alternativa que está correta nestas três possibilidades é a alternativa C.

  • Comentando a letra E.

    Quando a questão diz "Alguns economistas são juízes”, só se tem duas possibilidades: ou você é economista, ou você é juiz que fez economia. E se você estiver nesta última condição, necessariamente fez direito. Não há, na questão, possibilidade de ser economista e ter feito direito. Por isso, a letra E está ERRADA.

    :))

  • SOCORRO!Não é possível!Até agora não entendi o erro da letra E.Concordo que a letra C esteja correta,mas a E também está!

    Fazendo o diagrama podemos ver que alguns economistas que fizeram direito não são juizes!No esquema da resposta do professor tem um desenho que mostra exatamente isso.A parte verde representa os economistas que fizeram direito,mas não são juizes!PELAMOR!Alguém me ajuda!!

  •  Sem querer ser polêmico:       “AlgunS economistaS são juízeS” - O correto não seria: "ao menos DOIS economistas fizeram Direito"   ?? 

  • A alternativa E está "errada" pois não podemos afirmar que existe algum economista que fez direito mas não é juiz, pois existe esta possibilidade.

  • Para todas as representações por diagramas, ao menos um economista fez Direito. 

  • Minha análise para que a opção E não esteja correta. 

    "Alguns economistas são juízes" - Para ser juiz, tem que ter feito direito. Logo, estes economistas que são juízes, necessariamente fizeram direito. Assim, com base nas premissas apresentadas, não se pode afirmar que exista economista que tenha feito direito e não são juízes.
  • O gráfico feito pelo professor do qconcursos não é a única hipótese existente a partir do enunciado da questão, de forma que a quantidade de pessoas que fizeram direito pode ser maior (hipótese 1) ou igual (hipótese 2) à quantidade de juízes.

     

    Existindo estas duas hipóteses, a alternativa “e” se torna errada porque, na “hipótese 1” alguns economistas que fizeram direito não são juízes APENAS se a quantidade de pessoas que fizeram direito for maior que a quantidade de juízes.

     

    Na “hipótese 2”, se a quantidade de pessoas que fizeram direito for igual à quantidade de juízes não é possível existir economista que fez direito não ser juiz, ou seja, nesta hipótese, todos os economistas que fizeram direito também serão juízes.

     

    O erro da alternativa “e” é justamente por afirmar algo que não dá para ter certeza a partir dos dados do enunciado.

  • Existem mineiros. Todos os mineiros comem pão de queijo. Alguns deputados são mineiros.

     

    Alguns deputados que comem pão de queijo não são mineiros.

     

    Considerando apenas as três premissas, não temos subsídio bastante para dizer que há deputados não mineiros incluídos no grupo dos que comem PQ. Pode ser que há, pode ser que não há.

  • Pessoal, quanto à letra E, atentem-se ao que o enunciado diz: Diante, APENAS, das premissas “Existem juízes”, “Todos os juízes fizeram Direito” e “Alguns economistas são juízes”. Ou seja, devemos levar em consideração somente as 3 premissas do enunciado. A letra E está errada justamente por não se encaixar nas premissas do enunciado, então, cuidado com as interpretações que extrapolam, que é o caso da letra E.

  • José Jesus. O "alguns" deixa tão vago, que não dá para saber se o alguns é realmente todos, ou se é apenas um só.

  • Eu errei também essa questão, pois marquei a letra (E), todavia, fiz o diagrama de forma equivocada. Devemos levar em consideração as proposições lógicas ditas no enunciado ao pé da letra, ou seja, Algum juiz é economista. Todo juiz fez direito. Logo (algum) ou (um) economista fez direito, pois o mesmo está no diagrama de juiz, e fazer direito é condição necessária para ser juiz, logo, não há a possibilidade de ser a (E), pois não existe esse diagrama, quando montado corretamente o enunciado, pelos diagramas lógicos.

  • O comentário do professor não está eficaz, continuo sem entender o erro da letra E.

  • Ana desenha o diagrama dos conjuntos. Na questão ele diz que qualquer juiz fez direito, também afirma que alguns economistas são juízes, ou seja, obrigatoriamente fizeram direito, então não há possibilidade de algum juiz só ter feito direito e não ser juiz.

  • Essa questão dá para fazer desenhando diagramas, como o professor do QC explicou, no entanto, o professor só colocou um diagrama possível, quando na verdade há 4 diagramas possíveis. Infelizmente o QC não permite colocar imagens nos comentários, mas para tentar facilitar a visualização pensem da seguinte forma:

    D = pessoas que fizeram direito

    J = juízes

    E = economistas

    Em um dos 4 diagramas possíveis temos que D = J, pois não há nenhuma premissa que afirme que há pessoas que fizeram direito que não sejam juízes, por isso não há como considerar a alternativa E correta.

    Não sei se fui claro, mas foi esse o meu raciocínio.

    Lembrando que nessas questões de lógica temos que trabalhar apenas com as premissas que nos foram passadas pelo enunciado, mesmo que sejam irreais, como concluir que todas as pessoas que fizeram direito sejam juízes.

  • ESSA QUESTÃO PEGOU MUITA GENTE, ASSIM COMO OUTROS FIQUEI NA DÚVIDA DAS QUESTÕES E e C

    porém o que entendi foi que não tem como ser JUIZ e ECONOMISTA ao mesmo tempo.

    então ou o cara é JUIZ e fez direito ou é ECONOMISTA e fez direito.

    Ou um OU outro. portanto

  • Nesta questão nem precisamos construir diagramas. Sabemos que Todos os juízes fizeram Direito. Sabemos também que alguns economistas são juízes. Ora, para que um economista seja juiz, ele tem que ter cursado Direito Portanto, ao menos um economista fez Direito.

    Gabarito: C

    Fonte: Brunno Lima

  • Não concordo com a Mariana, pois todos os juízes fizeram direito, mas na questão não está afirmando que todos que fizeram direito são juízes. Acredito que a letra C está certa, pois temos certeza dessa afirmação. Já na alternativa E, até podem ter economistas que fizeram direito e não são juízes, mas não podemos ter certeza disso.

  • Deixa eu ver se entendi:

    Existem Juízes.

    E Todos os Juízes fizeram Direito.

    E alguns economistas são juízes.

    A Conclusão deve ser uma CONSEQUÊNCIA OBRIGATÓRIA DE SUAS PREMISSAS.

    A informação principal dentre as premissas é " E alguns economistas SÃO Juízes.

    Ora, se alguns SÃO Juízes, então pelo menos um deles cursou Direito.

    Seria a letra E se a terceira premissa fosse escrita dessa forma: " E alguns economistas NÃO SÃO Juízes.

    Ora, se alguns NÃO SÃO Juízes, então pelo menos um deles não Cursou Direito.

    Creio que seja nesse sentido.

  • Sobre a assertiva E.

    O erro reside no fato de não ser possível afirmar, com base nas premissas, que existem economistas que não são juízes, mas fizeram direito.

    A questão afirma que existem alguns economistas que são juízes e, com base na segunda premissa, concluimos que fizeram direito.

    No entanto, não é possível afirmar que algum economista fez direito e não é juiz.

  • Olá, pessoal.

    Essa questão realmente gera dúvida nas questões C e E.

    A resolução do professor é uma das formas de representar as premissas que foram dadas.

    Entretanto, também teríamos uma outra representação, que seria considerar que o diagrama de quem fez Direito é igual ao de quem fez Economia. Dessa forma, conseguiríamos excluir a alternativa E.

    Utilizem a explicação do item para resolver essa questão.

    Maria passa à frente.