SóProvas


ID
1082200
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Distúrbios que afetam as lembranças


Conheça as doenças mais comuns que levam à perda da memória


09 de maio de 2012

Mal de Alzheimer


     Comum em idosos, a doença se caracteriza pela incapacidade do paciente de se lembrar de eventos recentes - a degeneração da memória a curto prazo. O mal de Alzheimer piora com o tempo, e sintomas nos estágios mais avançados incluem a debilitação de habilidades cognitivas e de linguagem, instabilidade emocional e até perda de memória a longo prazo.
     A doença ainda não tem cura, mas o tratamento - à base de medicações e reabilitação neuropsicológica - permite retardar a degeneração e reduzir os sintomas.
Manter o cérebro "trabalhando" durante todas as fases da vida é a melhor forma de evitar o Alzheimer, de acordo com o neurologista Erich Fonoff, do Hospital Sírio-Libanês.

Amnésia


     Ocorre quando o cérebro perde a capacidade de processar e armazenar informações obtidas a curto ou longo prazo, seja por causa do mau funcionamento das células nervosas, seja devido a um trauma psicológico que inibe as lembranças. O distúrbio pode se aplicar às memórias adquiridas antes ou depois do evento causador - geralmente um traumatismo craniano, um tumor cerebral, uso indevido de medicações ou deficiência de vitamina B.
     A perda da memória pode ser transitória ou permanente. No primeiro caso, o paciente perde a noção de quem é, o que faz, o que aconteceu, mas aos poucos - ou até imediatamente - retoma as lembranças.
No segundo, mais comum em casos pós-traumáticos, os efeitos são irreversíveis. O tratamento, quando possível e se necessário, é feito com base na psicoterapia.

Síndrome de Korsakoff


     É um tipo específico de amnésia, relacionado ao déficit crônico de vitamina Bl, comum em alcoólatras.
Ocorre uma lesão no hipotálamo, uma pequena região na parte inferior do cérebro fundamental para a aquisição de novas memórias. O paciente sofre um déficit cognitivo irreversível e torna-se incapaz de
adquirir e armazenar novas informações. É uma síndrome bastante rara e, até agora, não tem cura.

(www. estadao. com. br)

Sobre a palavra "seja", em destaque no texto, no contexto em que aparece, pode-se afirmar corretamente que.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão!?

  • seja: está sendo empregado como uma conjunção coordenativa sindética que exprime ALTERNÂNCIA; ESCOLHA.

    ex.: Passaremos um dia, seja neste concurso seja em outro.

    Entendi assim...

    Bons estudos!

  • seja por isso, seja por aquilo... oração coordenada alternativa

  • De acordo com as explicações, resposta e.

  • Seja... Seja = conjunção com sentido de alternância, podendo ser substituída por "ou...ou"

  • Não é uma forma verbal. Observem que o termo "seja" aparece em duas orações, dando a ideia de alternância e, desse modo, trata-se de uma conjunção alternativa que liga duas orações coordenadas. Para comprovar, observem que a conjunção aparece nas duas orações, que é uma peculiaridade das conjunções alternativas

  • Se fomos no automatico erraremos por conta do presente do subjuntivo.

    que eu seja ,que tu sejas ,que ele seja ,que nós sejamos, que vós sejais, que eles sejam.

    Porém, nessa questão ai, a banca só colocou um ''seja'' no negrito pra nos enganar kkk. Pq Seja... Seja = conjunção com sentido de alternância, podendo ser substituída por "ou...ou"