-
CERTA, NÃO É RESTRITA PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. PODE SER UTILIZADA POR GRANDES EMPRESAS.
Departamentalização por funções (ou funcional)
Consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas na empresa. Exemplo: departamento deprodução, de vendas, de finanças.Esse tipo de departamentalização ocorre de acordo com o critério de semelhança de funções, em atividades agrupadas, de mesma classificação funcional.A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.É apropriada para organizações que:
Estão no começo de sua vida;
São de pequeno porte;
Manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço(ou poucos);
Executam todas as operações em uma mesma área geográfica;
Contam com um ambiente externo estável.
Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança, e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.
http://pt.scribd.com/doc/96771465/2-Criterios-de-Departamentalizacao
-
O comentário final de área geografica, tentou confundir o candidato, para pensar que é territorial/regional.
Mas sim pode ser utilizada a funcional em determinada região.
Certo
-
Nem precisa saber a matéria, mesmo que fosse um modelo ruim para a empresa, nada impede que ela use o modelo "errado" até pq não existe o errado e sim o mais errado para cada caso.
-
indicada para empresas de pequeno porte? Não entendi
-
Certo.
A estrutura funcional é mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos e / ou serviços que operem em uma região pequena, mas também pode ser utilizada por empresas de grande porte, desde que atendam os seguintes critérios :
Apresentem uma pequena diversificação tecnológica, ou de produtos; venda e distribuição dos produtos pelos mesmos tipos de canais; execução de operações em uma mesma área geográfica ; e ambiente externo estável.
-
Só um BIZU: algum tipo de departamentalização funcional costuma existir em todas as organizações complexas, principalmente nos níveis mais altos.
CIO (Chief Financial Officer), COO (Chief Operacional officer), CIO (Chief Information Officer), etc, são cargos normais nas maiores multinacionais e isso é uma departamentalização funcional abaixo da qual a empresa pode fazer as mais variadas divisões de acordo com suas necessidades: pode fazer outras departamentalizações funcionais mais específicais mas também pode departamentalizar por regiões, produtos, projetos, etc.
Então como a questão mencionam que esse modelo "...também pode ser utilizado ..." ela também estaria correta se descrevesse qualquer tipo de organização, não precisaria ser só "...grandes empresas que executam suas operações em uma mesma área geográfica.".
Somente nas estruturas que são definidas como simples é que não costuma haver nenhuma divisão funcional. Essa estrutura costuma ocorrer somente em micro empresas onde só existe a divisão patrão/empregados e cada um dos empregados (e o patrão também) é meio que um "faz tudo", Quando se fala em departamentalização, seja ela qual for, já está se falando em estruturas complexas.
-
certo, bem simples de entender, se quer um departamento especializado em pagamento, usa se a departamentalizaçao funcional, em recursos humanos idem.
-
Departamentalização por função/funcional:
- é indicada para empresas que desempenham atividades rotineiras, visto que oferece pouca flexibilidade;
- é indicada para empresas de pouco porte, em início de funcionamento, ou que trabalhem com um único produto/serviço.
-
GABARITO: "CERTO"
A estrutura funcional é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que permaneçam inalteradas por longo tempo. Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a sua própria estrutura interna.(CHIAVENATO, TGA)
O modelo de departamentalização funcional é indicado para grandes empresas, que apresentam pequena diversificação tecnológica ou de produtos, vendas ou distribuição pelos mesmos tipos de canais, execução de operações em uma área geográfica bem delimitada e ambiente externo estável.
Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: UNIPAMPAProva: Assistente de Administração
O modelo funcional de departamentalização pode ser aplicado a um grande número de situações, tanto simples quanto complexas. Nas situações mais simples, o modelo funcional é apropriado para organizações que manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço.
Ano: 2014Banca: FUMARCÓrgão: Câmara Municipal de Mariana - MGProva: Técnico em Administração
-
Poder pode tudo, só não é o mais aconselhável.
Gabarito: CERTO
-
Tudo é permitido, mas nem tudo convém!
GAB: CERTO
-
Questão muito abstrata. Pertinentes os comentários dos colegas, pois pelo que sabemos, não é ''apropriado'' uma organização de pequeno porte, ser departamentalizada por funções.
-
Essa estrutura é mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos/serviços, ou que operem e uma região pequena. Mas pode sim ser usada em maiores.
-
Até pode usar, mas saber se vai dar certo, aí já é outra história rsrs.
Gabarito: certo.
-
afinal, há departamentalização apropriada para tal estrutura ou vai de acordo com a situação em que ela vive?
-