-
Princípio do respeito à ordem original: é aquele, segundo o qual, o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
-
Segundo
o princípio de respeito à ordem original (ou, segundo alguns, o 2º grau
do Princípio da Proveniência), estabelece que os documentos que compõem
estes arquivos ou fundos de arquivo devem manter a classificação e a
ordem dada pela própria instituição de origem, dessa forma, refletindo a
organização interna da instituição.
-
·
Ordem Original: os documentos devem ser mantidos
no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram.
·
Organicidade: o acervo deve refletir a
estrutura interna e as competências / atribuições de seu órgão produtor.
-
Os princípios fundamentais da arquivística são os seguintes:
a) O Princípio da Proveniência
b) O Princípio do Respeito pela Ordem Original
c) O Princípio do Respeito pela Estrutura
d) O Princípio da Pertinência
e) O Princípio da Territorialidade
-
Correta.
Complementando...
Princípio da Organicidade
É o princípio
segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da
entidade produtora, em suas relações internas e externas.
-
Só corrigindo um pequeno equívoco no comentário do colega Maicon:
Se diz CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos. ;)
-
Gabarito - Certo
Princípio Da Ordem Original - É o princípio, segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
-
Princípio da Ordem Original:
Princípio segungo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem CONSERVAR A ORGANIZAÇÃO ESTABELECIDA PELA ENTIDADE PRODUTORA, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
-
O princípio da Ordem Original determina que os conjuntos de documentos, quando recolhidos aos arquivos permanentes, devem manter a organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho.
Isso por que os documentos possuem muito mais informação do que as que estão registradas em seu corpo; esta informação "extra" está localizada justamente na organização dos documentos dentro do conjunto. Sendo assim, manter essa organização é também preservar as informações, estas mais sensíveis, pois não estão registradas, o que facilitar sua perda.
Gabarito do professor: Certo
-
O principio fundamental da Arquivologia é o Principio da Proveniencia ou seja o principio do Respeito aos Fundos,
Por tratar-se da Indivisibilidade (ou integridade arquivística), Segundo Heloísa Bellotto os fundos de arquivos devem ser preservados sem
dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência. Portanto esta questão é digna de RECURSO
-
principio fundamental: proveniência
-
Organicidade: documentos refletem a estrutura/ atividades.
-
Princípio Fundamental: Proveniência.
-
CERTO
VEJAM OUTRA:
(Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: EBC Prova: Técnico - Administração)
O caráter orgânico dos documentos de arquivo decorre do fato de que esses documentos são produzidos e recebidos, naturalmente, como resultado das atividades desenvolvidas em uma organização, seja ela pública ou privada.(CERTO)
-
ORGANICIDADE = ESTRUTURA
-
Organicidade – Princípio segundo o qual os arquivos re
-
proveniência é principio do q então....?! estágirio detectado
-
indiretamente atinge o princípio da organicidade sim .
-
Certo.
Princípio Da Ordem Original/Primitiva – Também conhecido como princípio da Custódia Intacta ou Santidade, constitui a disposição dos documentos de arquivo na sequência rigorosa das espécies documentais. É o princípio, segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência, quando recolhidos aos arquivos permanentes, devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar a organicidade e as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. Isso por que os documentos possuem muito mais informação do que as que estão registradas em seu corpo; esta informação "extra" está localizada justamente na organização dos documentos dentro do conjunto. Sendo assim, manter essa organização é também preservar as informações, estas mais sensíveis, pois não estão registradas, o que facilitar sua perda. É o respeito à ordem dos papéis na primeira idade (corrente) e na segunda idade (intermediária). Deve conservar o Arranjo dado pela entidade, mas esse arranjo não precisa necessariamente estar nos conjuntos de documentos fisicamente, desde que haja algum registro de sua existência em ferramentas de pesquisa. O princípio da ordem original não faz referência à ordem material, mas à ordem intelectual de acumulação dos documentos. Esse princípio busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem.
Ordem Material: é a ordem física em que os documentos foram acumulados.
Ordem Intelectual: a ordem em que os documentos foram produzidos dentro de uma sequência lógica, de um contexto.
-
- Ordem primitiva/ ordem original: Os documentos devem ser mantidos segundo a ordem original/SEQUÊNCIA RIGOROSA dada pelo produtor.
-
Conceito sempre explorado pela banca, veja outras questões semelhantes
:
Q547642 A aplicação do princípio da ordem original garante a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo. CORRETO.
Q564876 A preservação do contexto de produção dos documentos de arquivo é obtida por meio da aplicação do princípio da ordem original. CORRETO.
-
o princípio da ordem original preserva a organicidade dos documentos porque mantem o arranjo dado pela entidade produtora. Quer dizer, os documentos são produzidos de acordo com uma ordem material e intelectual, correto? Se essa ordem é mantida, a organicidade é mantida.
-
CERTO
-
Eu sempre confundo esse conceito com o princípio da organicidade.
Acredito que a ordem original diz respeito à preservação da organicidade dos documentos da forma em que foi criado
E o da organicidade diz respeito à preservação da organicidade dos documentos em relação à entidade produtora