SóProvas


ID
1082899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.

A gestão de documentos é aplicada aos documentos considerados de valor permanente, ou seja, aqueles com valor histórico reconhecido pela sociedade

Alternativas
Comentários
  • Errada, a Gestão de documentos é aplicada na fase corrente e intermediária.

  • Um documento para possuir valor histórico tem que ser necessariamente reconhecido pela sociedade?

    Aguardo comentários...


  • Como já foi dito a questão está errada, pois a gestão de documentos é mais aplicada quando o arquivo possui um valor primário, que correspondem as fases corrente e intermediária, uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:

    A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.

    GABARITO: CERTA.

  • A Lei nº 8.159/91, em seu paragrafo 3º, define gestão de documentos como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Ou seja, questão incorreta, uma vez que a gestão de documentos não se aplica aos documentos com valor permanente/histórico (arquivo permanente) mas aos arquivos com valor primário (corrente e intermediário).

  • Há outras doutrinas...

    complicado isso.

  • "Se uma questão de prova disser que a gestão de documentos aplica-se unicamente à fase corrente; marque “errado”! 

    Se disser que se aplica unicamente à fase intermediária; “errado” neles! 

    Repetindo, então, para você não se esquecer: a gestão documental aplica-se APENAS às duas fases: corrente e intermediária. Não falamos de gestão de documentos na fase permanente, então, bastante cuidado."

    (Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini  - Curso Estratégia - TCDF - p. 15)

  • Gestão de documentos: É o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Fases da gestão de documentos: produção, utilização e destinação.
    Prof: Elvis Corrêa Miranda

    Logo ERRADO

  • Gestão de Documentos não se aplica ao arquivo permanente.

  • A Lei nº 8.159/91, em seu paragrafo 3º, define gestão de documentos  como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades  MAÇETE A GESTÃO DE DOCUMENTOS É PUTAA:

    de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    FACA NA CAVEIRA HEHEHE

    Reportar abuso

  • Fases da gestão de documentos: produção, utilização e destinação.

  • Fase da gestão de documentos é: PAUTA: Produção, Avaliação, Utilização, Tramitação, e Arquivamento/destinação em fase corrente e intermediária (valor administrativo)

  • GABARITO: ERRADO

    Comentário: Resuminho rápido desse assunto (Gestão de Documentos): 

     

    Gestão de documentos: é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. (Lei nº 8.159/91, Art. 3º).

    SÓ OCORRE NA FASE CORRENTE E INTERMEDIÁRIA

     

    Ø  FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

    MACETE: PUD

    P – Produção

    U – Utilização

    D – Destinação

  • corrente e intermediária

  • Resolução: a gestão de documentos é aplicada nas fases corrente e intermediária e não na fase permanente, ou seja, o foco não é nos arquivos permanentes, apesar de as atividades desenvolvidas na gestão de documentos serem refletidas nos arquivos permanentes.

    Resposta: errada