-
Não entendi porque que o primeiro a leva crase, alguém sabe me explicar?
-
Não entendo o porquê da letra D.
-
Usa-se crase pois "as experiências" é complemento de "soma-se". Quem soma, soma algo a alguma coisa. No caso, se soma dor às experiências.
-
Mesmo com o comentário de Nathassia Lima Ramos eu continuo achando estranho essa questão...na minha opnião deveria ser letra c.
-
Somar no contexto é VTDI, soma-se a dor às experiências.
Basta colocar a frase na ordem direta: Sujeito/ Verbo/ Complemento, ou seja, A dor soma-se às experiências...
Por que = pelo qual
Contexto = permite o uso do "em que" ou "no qual"
Se alguém considerar equivocado, por gentileza, corrija.
-
Questão muito confusa. Alguem pode explicar?
-
Concordo com a Fernanda e a Nathassia Ramos.
A frase está fora de ordem e, por isso, ficou mais difícil de entendê-la.
-
Alguém sabe explicar porque a primeira lacuna leva crase?
-
Primeira lacuna leva crase porque é complemento de "soma-se". Soma-se a dor às experiências.
Quem passa, passa por... Por que passamos.
A dor é objeto direto, "a" é somente artigo.
Quem converte-se converte-se "em", mais o "o" do substantivo masculino = "no"
Isso foi o que eu entendi :)
-
A pedidos, eis meus comentários sobre a questão: "Em nossa cultura, ...... experiências ...... passamos soma- se ...... dor, considerada como um elemento formador do caráter, contexto ...... pathos pode converter-se em éthos." Num primeiro momento, a impressão é a de que a primeira lacuna seria preenchida com "as"; entretanto, caso o termo "as experiências" fosse sujeito, o verbo "soma" teria de estar no plural, mas não está. Isso nos impõe a seguinte leitura: "soma-se a dor às experiências", ou seja, a primeira lacuna deve ser preenchida com "às", pois o termo "às experiências" é, na verdade, objeto indireto do verbo "soma". Raciocinando assim, já podemos eliminar as alternativas (c) e (e). Quem passa... passa POR; por isso, a segunda lacuna deve ser preenchida por POR QUE ou por PELAS QUAIS (forma flexionada do pronome relativo). Com isso, eliminamos a alternativa (a). E, como sempre, ficamos ente a "resposta" e a "quase resposta" . Mas vamos lá: o termo "dor" é sujeito; o certo, então, é a anteposição de um artigo. A terceira lacuna deve ser preenchida simplesmente com o artigo "a". Com isso, a alternativa (b) também é eliminada. Já matamos a questão: a resposta é a alternativa (d). Além disso, a última lacuna deve ser preenchida inequivocamente por "em que" (ou "no qual), pois é "EM" certo conctexto que "pathos pode converter-se em éthos." Um grande abraço a todos.
-
Em nossa cultura, ...... experiências ...... passamos soma- se ...... dor, considerada como um elemento formador do caráter, contexto ...... pathos pode converter-se em éthos.
Quem passa, passa POR alguma coisa...logo, POR é uma preposição, e o verbo PASSAR é VTI. E preposição (POR) + artigo (A) exige crase. Por isso ÀS experiências.
-
Galera professor Colaborador respondeu, não precisa mais de comentários.. afinal ninguém mais ganha estrelinhas nem estatus comentando!
-
-
Bom, vou comentar, pois acho que quanto mais informações e pontos de vista melhor para aprendizado.
Também errei a questão, mas analizando posteriomente observei que trata-se, como comentado pelos demais colega que a frase não esta em sua forma padrão "Sujeito + Verbo + Predicado", então tentando por na ordem acho que ficaria assim:
Em nossa cultura, considerada como um elemento formador do caráter às experiências por que passamos soma- se a
dor, contexto no qual pathos pode converter-se em éthos.
Desta forma fica mais fácil de ver o por que da crase no "às", pois "considerada" considera requer preposição (a=preposição) + (as=artigo) então fica "às".
Favor corrijam-me se estiver errado...
-
Caro leandro semprebom.
Este é um canal livre para comentários, independente da quantidade que já possui ou se o professor colaborador postou ou não o comentário sobre a questão.
Este seu comentário foi ridículo, você é quem não deveria ter colocado.
-
Caro leandro semprebom.
Este é um canal livre para comentários, independente da quantidade que já possui ou se o professor colaborador postou ou não o comentário sobre a questão.
Este seu comentário foi ridículo, você é quem não deveria ter colocado.
-
Basta colocar a oração na ordem direta.
Basta observar, também, que o verbo está no singular.
(Em nossa cultura, a dor por que passamos soma-se às experiências)
-
Em nossa cultura, Às experiências por que...... passamos soma- se ..a.... dor, considerada como um elemento formador do caráter, contexto ..no qual.... pathos pode converter-se em éthos.
Em nossa cultura, a dor,considerada como um elemento formador do caráter, soma-se às experiências por que passamos, contexto no qual pathos pode converter-se em éthos.
-
Em nossa cultura, a dor, considerada como um elemento formador do caráter, soma-se às experiências por que passamos, contexto no qual pathos pode converter-se em éthos.
-
Em nossa cultura, soma-se a dor às experiências por que ( pelas quais) passamos, condiderada como um elemento formador do caráter, contexto no qual pathos pode converter-se em éthos.
1º) Sempre que conseguirmos substituir uma palavra feminina por masculina que vier acompanhada de ao/aos, o seu correspondente feminino tem preposição e pode vir com crase.
2º) “...contexto no qual pathos pode converter-se em éthos.” Podemos fazer a pergunta “Em qual contexto?” E a resposta será: Em+qual = no qual.
FONTE: http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com.br/2014/05/questoes-de-concurso-por-que-porque_7.html
-
d)às - por que - a - no qual
a dor soma-se às experiências por que passamos ,considerada como um elemento formador do caráter, contexto no qual pathos pode converter-se em éthos.
Contexto é uma locução adverbial de local, o que exige preposição em (ou no qual).
-
Só mesmo com as explicações dos professores consegui entender. Questão BEM dificil!
-
Houve inversão da ordem direta:
A dor soma-se às experiências por que passamos.
O verbo passar rege preposição "por"
-
NEM COM BOLA DE CRISTAL