SóProvas


ID
1083406
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A diretoria de uma organização internacional, renomada em seu mercado de atuação, está em processo de mudança cultural e percebe a ocorrência do fenômeno da contracultura por parte de alguns gerentes, em uma de suas filiais. Decide, então, adotar uma postura empresarial policêntrica que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Postura etnocêntrica

    Acredita que a maneira como ela trabalha em seu país de origem,é superior a de outros países. Muitas vezes, ela adota uma postura que ignora as diferenças culturais.

    Postura policêntrica

    Acredita que o país que hospeda a organização, conhece melhor os procedimentos e métodos mais adequados ao seu ambiente. Uma organização excessivamente preocupada com a adaptação a culturas locais, pode perder sua identidade e seus valores de origem.

    Postura geocêntrica

    Não ignora a influência das diferenças culturais sobre os estilos de gestão.Apesar de manterem seus princípios e valores básicos, buscam adaptar-se às diferenças nacionais

  • Alguém pode comentar os outros tipos de postura, por favor?

  • "A primeira é a etnocêntrica. Nessa, considera-se a própria cultura como sendo superior. Assim, a nativa é inferior e dever ser ignorada e até combatida, pois é também nociva. A sua implementação gera alienação por parte do corpo funcional é não é nada motivadora. Nela, os valores distanciam-se bastante das premissas subjacentes.


    A segunda é a policêntrica. Nessa, a cultura original da empresa é totalmente ignorada e adota-se, sem restrições, a nativa. Essa desesperada atitude de se integrar ao meio no qual está instalada leva a empresa a desnaturar-se, a perder sua própria identidade.


    A terceira é a geocêntrica. Nessa, mantêm-se as premissas subjacentes básicas da empresa e, por meio da interação com a cultura nativa,  são gestados novos elementos na cultura organizacional, havendo, assim, umaconvergência cultural. Essa postura é um meio termo entre as duas anteriores. É a recomenda para o administrador que deseja ter alguma ingerência sobre a cultura de sua organização."

    http://www.administracaoemgestaopublica.com/2011/11/diagnostico-de-cultura-organizacional.html

  • no google sempre tem colega... e só escrever por la que aparece as explicações dos assuntos :)

  • Fui, parando por aqui, vou alí comer uma coxinha de frango!

  • GABARITO: LETRA C.

    Pois bem! A banca FCC costuma cobrar as abordagens dos autores Charles M. Vance e ‎Yongson Paik: etnocêntricapolicêntricageocêntrica regiocêntrica.

    Na abordagem etnocêntrica, todas as posições estratégicas na subsidiária devem ser preenchidas por pessoas oriundas da matriz. As empresas, baseadas em suas crenças, adotam esta abordagem por três razões: inexistência de pessoas qualificadas no país hospedeiro para preencher as posições de gestão sênior; a busca por uma melhor maneira de unificar a cultura corporativa; e por fim, a ênfase em transferir as competências essenciais para as subsidiárias.

    Na abordagem policêntrica, os cargos de liderança na subsidiária são ocupados por pessoas do próprio país hospedeiro, enquanto se reportam à matriz corporativa, composta por gestores do país original da empresa. Esta prática baseia-se na crença do particularismo cultural, que considera a distinção e idiossincrasias de cada país.

    Na abordagem geocêntrica, há a identificação das melhores pessoas para ocuparem posições-chave, tanto na matriz quanto nas subsidiárias, independente da nacionalidade. Baseia-se na premissa da confiança, na colaboração sem fronteiras tanto entre as subsidiárias, quanto destas com a matriz.

    Na abordagem regiocêntrica, temos a expansão da escolha dos candidatos às posições executivas a todos os países da região. Permite e promove a interação entre os executivos transferidos das subsidiárias para as matrizes regionais e os próprios executivos oriundos do país sede para que sejam alocados na matriz regional.

    FONTE: Professor Adriel Sá - Tec Concursos

  • Sintetizando, temos:

    Orientação Etnocêntrica:

    ·                     Supõe que seu país de origem seja superior ao resto do mundo;

    ·                     Os produtos podem ser semelhantes ou ter práticas bem sucedidas, sendo que o seu produto e serviço é sempre superior ao demais;

    ·                     Mesmo que as necessidades e desejos dos consumidores nos mercados internacionais sejam diferentes das do país de origem, as diferenças são ignoradas na sede da empresa;

    ·                     Utiliza-se o termo internacional.

    Orientação policêntrica:

    ·                     É o oposto do etnocentrismo;

    ·                     Descreve a crença ou premissa da administração na singularidade de cada país em que a empresa atua;

    ·                     Utiliza o termo multinacional.

    Orientação geocêntrica:

    ·                     Significa ver o mundo todo como mercado potencial e esforçar-se para desenvolver estratégias integradas para o mercado mundial;

    ·                     Uma empresa cuja orientação é geocêntrica ou regiocêntrica é, às vezes, conhecida com empresa global ou transnacional.

    Orientação regiocêntrica:

    ·                     Vê as regiões como singulares e procura desenvolver uma estratégia regional integrada;

    ·                     Agrega o etnocentrismo e policentrismo, com uma visão mundial que vê semelhanças e diferenças entre países e mercados, e procurar criar uma estratégia global, capaz de responder plenamente as necessidades e desejos dos locais;

    ·                     Utiliza-se o termo global ou transnacional.

     

    Fonte: Professor Adriel Sá - Tec Concursos

  • Posturas empresariais que mantém vínculos (direto ou indireto) com cultura estrangeira

    ·         Etnocêntrica – adota a crença de que são “superiores” e assim, preserva a cultura da origem.

    ·         Policêntrica – adota a cultura local.

    ·         Geocêntrica – mix (preserva parte da cultura de origem e adaptação à diferenças regionais da cultura local).

    e ainda errei, olhei local, nem li geocêntrica nos meus resumos e taquei letra B.


    GAB LETRA C

  • POSTURA POLICÊNTRICA Postura oposta ao etnocentrismo. Parte da idéia de que o país que hospeda a multinacional conhece melhor os procedimentos e métodos mais adequados a seu ambiente.


  • Essa postura se resume no seguinte: Caso não derrote seu inimigo, una-se a ele.  

  • Lembra que a cultura policêntrica é aquela que adota uma postura que valoriza a “polis”? Ou seja, ela utiliza mais os aspectos culturais da localidade em que a empresa está sendo instalada. Assim, temos que o item a) trata da cultura etnocêntrica, o item b) uma cultura geocêntrica e o item c) é o nosso gabarito, relatando a cultura policêntrica.

    Gabarito: C

  • Postura etnocêntrica - adota cultura do país de origem, ignorando ou relevando as diferenças culturais

    Postura policêntrica - adota a cultura local, buscando adaptar-se a ela.

    Postura geocêntrica - Buscam meio termo, portanto mantém seus princípios e valores básicos, mas buscam adaptar-se às diferenças nacionais.