SóProvas


ID
1083943
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinada empresa do ramo farmacêutico, responsável pela importação de importante fármaco necessário ao tratamento de grave doença, formulou pedido de retificação de sua declaração de importação, não obtendo resposta da Administração pública. Em razão disso, ingressou com ação na Justiça, obtendo ganho de causa. Em síntese, considerou o Judiciário que a Administração pública não pode se esquivar de dar um pronto retorno ao particular, sob pena inclusive de danos irreversíveis à própria população. O caso narrado evidencia violação ao princípio da:

Alternativas
Comentários
  •  "O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros"


    Diante da gravidade da situação, a empresa de fármacos acionou o Judiciário uma vez que não houve PRESTEZA na resposta por parte da Administração Pública.
  • Acho que o que define a situação como princípio da eficiência é quando a questão afirma "considerou o Judiciário que a Administração pública não pode se esquivar de dar um PRONTO RETORNO ao particular" exatamente em razão do fundamento que o colega abaixo comentou. 

  • GABARITO LETRA "B".


  • GABARITO: B

    Como nos ensina Fernanda Marinela, o núcleo do princípio da EFICIÊNCIA é a procura de produtividade e economicidade, e o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a prestação dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional.


    O não atendimento no pleito da empresa, em prazo razoável, sobretudo dado o caráter de produto importado importante para tratamento de grave doença, é uma ofensa direta ao princípio da eficiência.

  • Errei a questão por ler sem atenção, mas a chave para resposta está em 'PRONTO RETORNO' o que configura uma das acepções do conceito de eficiência.

  • "Em síntese, considerou o Judiciário que a Administração pública não pode se esquivar de dar um pronto retorno ao particular"  - PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA

  •  O enunciado não trata de negativa de resposta, e sim de demora em atender ao pedido do administrado. Nesse caso, a atuação administrativa mostrou-se morosa, lenta, representando um serviço de baixa qualidade em decorrência da demora. Portanto, estamos falando do princípio da eficiência. 

  • O TRF da 3a região tem julgamento nesse sentido: 

    TRF-3 - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA AMS 34053 SP 2000.61.00.034053-5 (TRF-3)

    Data de publicação: 12/11/2010

    Ementa: A é : ADMINISTRATIVO. PEDIDO DE RETIFICAÇÃO DE DECLARAÇÕES DE IMPORTAÇÃO. DEMORA EXPLICADA EM RAZÃO DE EXCESSO DE PEDIDOS DE RETIFICAÇÃODIREITO DO IMPORTADOR A PROCURAR O PODER JUDICIÁRIO. PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1. O princípio da isonomia ou da igualdade não válido quando se trata de reagir a uma violação de direito. Não se pode induzir alguém à inação, pelo fato de outros adotarem igual postura. 2. Quando se trata de ofensa a direito, a regra é a de que cada um procure defender os seus interesses, segundo os meios permitidos pela ordem jurídica. Serão atendidos os que tiverem a iniciativa neste sentido, permanecendo em estado de violação os que não reagirem ("dormientibus non sucurrit ius"). 3. A Administração Pública é regida, dentre outros, pelo princípio da eficiência (caput do art. 37 da CF ), não podendo negar a prestação de serviço àqueles que dele necessitarem, mormente em situações como a destes autos, em que os produtos importados podem ser considerados essenciais para o tratamento de grave doença (câncer). 4. Improvimento da apelação e da remessa oficial

  • a Administração pública não pode se esquivar de dar um pronto retorno ao particular - PRINCIPIO DA EFICIÊNCIA

    Se tivesse dito: A Adm púb. não pode se esquivar em dar retorno ao particular --> Seria Prinicpio da públicidade.

    O princípio da publicidade não incide apenas para orientar a divulgação e a transparência dos atos finais, mas também permite aos administrados conhecer documentos e ter informações ao longo do processo de tomada de decisão

  • GAB B

     

    .

    OMISSÃO SERVIÇO OU MESMO SERVIÇO DEFICIENTE OU INADEUQUADO --> PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIAA

  • O caso hipotético narrado no enunciado expressa a demora e ausencia no atendimento da Administração Pública a um requerimento de um administrado. Dessa forma, ocorreu uma violação ao princípio da eficiência.

     

    Gabarito: B)

  • "danos irreversiveis" matou a questão

    GAB = B 

  • Sobre o tema, no REsp 1044158MS, o STJ reconheceu o dever de indenizar o Estado devido a demora injustificada na concessão do ato de aposentadoria de servidor que preenchera os requisitos legais.

  • Matei essa com a expressão "pronto retorno" que pra mim tem conotação de eficiência. 

  • Uma rápida lida na questão poderia levar o candidato a pensar que se trata do princípio da publicidade. No entanto, o enunciado não trata de negativa de resposta, e sim de demora em atender ao pedido do administrado. Nesse caso, a atuação administrativa mostrou-se morosa, lenta, representando um serviço de baixa qualidade em decorrência da demora. Portanto, estamos falando do princípio da eficiência.

    Gabarito: alternativa B

  • Mandado de segurança contra a ADM por desatendimento ao princípio da eficiência!