SóProvas


ID
1084654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos políticos, julgue os itens a seguir.

Os direitos políticos passivos consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • - Direitos políticos ativos: liga dos à capacidade eleitoral ativa, tais direitos se exteriorizam por meio do voto;

    - Direitos políticos passivos: ligados à capacidade eleitoral passiva, esses direitos traduzem o direito eleitoral de ser votado. É o conjunto de normas jurídicas que regulam a participação do indivíduo na vida política do país, como candidato a cargo eletivo, ou mesmo depois de eleito

    Fonte: http://servicos.damasio.com.br/cursoapostilado/pdf/EAD_400_eleitoral.pdf


  • Péssima redação! participar é votar também.

  • A questão definiu o conceito de direitos políticos NEGATIVOS:


    Direitos políticos negativos – são regras que privam o cidadão, pela perda definitiva ou temporária (suspensão) da totalidade dos direitos políticos de votar e ser votado e, ainda, determinam restrições à elegibilidade do cidadão. 


  • Os direitos políticos são aqueles pelos quais se exerce a soberania popular, atribuindo poderes aos cidadãos para interferirem na condução da coisa pública, direta ou indiretamente.

    Consistindo os direitos políticos basicamente na capacidade de votar e ser votado, pode-se dizer que eles dividem-se em direitos políticos ativos e direitos políticos passivos e em direitos positivos e negativos.

    Os direitos ativos e passivos se referem à capacidade de votar e ser votado, enquanto os positivos e negativos se referem às normas que impedem essa atuação, tendo como núcleo as inelegibilidades.

    Os direitos políticos positivos são aqueles referentes à capacidade de votar e ser votado, tendo como núcleo o sufrágio, que é o instrumento de participação popular na organização da atividade estatal.

    Os direitos políticos negativos, como ressalta Pedro Lenza “individualizam-se ao definirem formulações constitucionais restritivas e impeditivas das atividades político-partidárias, privando o cidadão do exercício de seus direitos políticos” .

    São as chamadas inelegibilidades, bem como as situações em que há privação dos direitos políticos.


    FONTE:http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=687



  • Cidadania ATIVA = ALISTÁVEIS + ELEGÍVEIS

    Cidadania PASSIVA = ALISTÁVEIS + INELEGÍVEIS

    Ou seja, NÃO impede totalmente a participação no processo político.

    ESMORECER JAMAIS!

  • Sinceramente não entendi essa questão. As inelegibilidades fazem parte do rol dos direitos políticos passivos e SIM impedem a participação no processo eleitoral, caso não cumpridas.


  • Mesmo depois de ler todos os comentários...continuo achando que a resposta deveria ser CERTO!

  • Alguma confusão pode ser feita por não se saber a real aplicação da palavra "consagra", que significa sancionam.

  • Os direitos políticos podem ser divididos em 2.
    Direitos políticos positivos - Estão relacionados ao sufrágio, ou seja, a capacidade eleitoral ativa e passiva.
    Direitos políticos negativos - São aqueles que limitam o exercício da cidadania, são os casos de inelegibilidade e os casos de perda e suspensão dos direitos políticos.


    GABA: ERRADO

  • ERRADA.

    A questão trata dos direitos políticos negativos, o que não se confunde com os direitos políticos positivos (capacidade ativa e passiva).


    Os direitos políticos podem ser divididos em dois grupos:


    a) Direitos políticos positivos

    São os que garantem a participação do povo no poder mediante o sufrágio. Abrangem a capacidade eleitoral ativa (direito de votar) e a capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado). Segundo o prof. Leo Van Holthe são normas que asseguram a participação do indivíduo no processo político e nos órgãos governamentais, incluindo o direito de votar (capacidade eleitoral ativa) e de ser votado (capacidade eleitoral passiva), iniciativa popular da lei, plebiscito, referendo, propor ação popular etc;


    b) Direitos políticos negativos

    São regras que privam o cidadão, pela perda definitiva ou temporária (suspensão) da totalidade dos direitos políticos de votar e ser votado e, ainda, determinam restrições à elegibilidade do cidadão.

    Segundo o prof. Leo Van Holthe são normas que impedem ou restringem a participação do indivíduo no processo político eleitoral. São as inelegibilidades e as hipóteses de perda e suspensão dos direitos políticos.

    Consoante os ensinamentos de Dirley da Cunha Júnior, os direitos políticos negativos compreendem um conjunto de normas constitucionais que limitam o exercício da cidadania, quer impedindo o gozo da capacidade eleitoral passiva (inelegibilidades), quer neutralizando os próprios direitos políticos positivos, afetando tanto a capacidade eleitoral ativa como a capacidade eleitoral passiva (perda e suspensão).


    O próprio Cespe já exigiu o conhecimento do tema em 2011. Vejamos:


    Q88104 Direito Constitucional / Direitos Políticos / Ano: 2011 / Banca: CESPE / Órgão: TJ-ES / Prova: Analista Judiciário - Direito


    Considerando as normas constitucionais sobre os direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes.

    Consideram-se direitos políticos negativos as restrições e os impedimentos ao exercício da capacidade eleitoral ativa e passiva.

    CERTO.


    Fontes:

    http://servicos.damasio.com.br/cursoapostilado/pdf/EAD_400_eleitoral.pdf

    http://jus.com.br/artigos/11805/o-principio-da-moralidade-como-fundamento-para-o-indeferimento-de-registro-de-candidatura


  • Os direitos políticos passivos consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral. (ERRADO)

    Na verdade os direitos políticos passivos consagram as normas que permitem a participação do cidadão no processo eleitoral. O qual a depender de certas situações poderá se candidatar a certos cargos políticos.


  • DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS.

  • Gente, seria esse o caso em que ele pode votar mas não pode ser votado??

  • O termo DIREITOS POLÍTICOS PASSIVOS se referem aos casos de elegibilidade, ou seja a possibilidade de se eleger, ser votado.

  • DIREITOS POLÍTICOS: garante a participação no processo eleitoral, que dispõe de capacidade eleitoral ATIVA, que é o direito de votar, e PASSIVA, que é o direito de ser votado.


    ERRADA, pois NÃO IMPEDE a participação no processo eleitoral, pelo contrário, GARANTE!
  • Capacidade PASSIVA (concorrer a cargo político):

    INELEGÍVEIS DE FORMA ABSOLUTA: CONSCRITO, ANALFABETO e ESTRANGEIRO.

    Analfabetos PODEM votar.

  • Questão Falsa!

    Direitos Políticos Passivos dizem respeito a possibilidade de "ser votado".

    Direito Político Negativo diz respeito as restrições e impedimentos ao exercício dos direitos políticos.

    A questão trocou os dois termos e por isso está falsa!

    Abraço!

  • POSITIVOS = alistabilidade (ATIVOS) + elegibilidade (PASSIVOS)

    NEGATIVOS = inalistabilidade + inelegibilidade (ativos e passivos com SINAL TROCADO)

  • Os direitos políticos passivos dizem respeito a capacidade de ser votado(elegibilidade). Sua restrição não impede a participação no processo político eleitoral porque essa condição (inelegibilidade) não afasta o exercício do poder de voto (alistabilidade).


  • DIREITO POLÍTICO PASSIVO: É a possibilidade de a pessoa ser eleita por meio das eleições, desde que preenchidos os requisitos.


    DIREITO POLÍTICO ATIVO: É a capacidade eleitoral de votar, de escolher os mandatários que o representarão.


    Fonte: Curso de Direito Constitucional, Clever Vasconcelos.

  • ERRADO. Você pode não possuir direitos políticos passivos (capacidade de ser votado),mas pode possuir direitos políticos ativos ( direito de votar) ao mesmo tempo. Exemplo : Analfabetos.

  • Errada. A questão tenta pegar o candidato insinuando que "passivo" seria algo ""ruim"".

    Traduzindo:

    Possuir direitos políticos passivos é, basicamente, possuir capacidade eleitoral passiva, ou seja, poder ser votado, ser eleito.

    Esses direitos consagram a elegibilidade. Portanto a questão está errada em afirmar que impedem. 

    Para finalizar: "participação no processo político eleitoral" inclui VOTAR não apenas ser votado, o que torna a questão ainda mais errada.

  • Questão parecida, porém com o conceito empregado corretamente..


    Ano: 2011Banca: CESPEÓrgão: TJ-ESProva: Analista Judiciário - Direito (+ provas)

    Consideram-se direitos políticos negativos as restrições e os impedimentos ao exercício da capacidade eleitoral ativa e passiva.

    GABARITO: CERTA.



  • Caros colegas,

    Existem os direitos políticos positivos e os direitos políticos negativos. Nos positivos consiste a capacidade ativa (direito de votar) e passiva ( direito de ser votado). Já os negativos estão relacionados à perda ou suspensão dos direitos políticos. Como a questão mistura conceitos, a assertiva está errada. Estaria correta se assim mencionasse: "Os direitos políticos NEGATIVOS consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral."

  • Os Direitos Políticos podem ser positivos ou negativos.  Os positivos são aqueles relacionados ao exercício do sufrágio (capacidade eleitoral ativa ou direito de votar e capacidade eleitoral passiva ou direito de ser votado), ou seja, relacionados às condições de alistabilidade e requisitos para elegibilidade. Os negativos são aqueles que limitam o exercício da cidadania, ou seja, estão relacionados com a inelegibilidade (situações que impedem o gozo da capacidade eleitoral passiva ou direito de ser votado) e com a perda ou suspensão dos Direitos Políticos.

  • Os direitos políticos negativos consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral.

  • GABARITO ERRADO


    DIREITOS POLÍTICO é gênero que comporta duas espécies.

    POSITIVO E NEGATIVO


    POSITIVO – participação na vida política, esse se desmembra em:

    Direitos políticos passivos – quem é votado

    Direitos políticos ativos – quem vota


    NEGATIVO

    Direitos políticos negativos – É uma vedação no exercício da cidadania.

  • Capacidade eleitoral ativa= possibilidade de votar.

    Capacidade eleitoral passiva= possibilidade de ser votado.

  • Genial o comentário da professora do Qconcursos, dá pra ver que ela tem afinidade por dir. fundamentais. Já a redação da questão é muito estranha e  confusa.

  • Passa a caneta no passivo e escreve NEGATIVO

    Errado

  • Com essa professora eu nem consigo concentrar ! kkk !

  • Errada.

    A questão trata de direitos políticos negativos, não de direitos políticos passivos. Vejam os conceitos:


    . Direitos Políticos Positivos => normas que possibilitam ao cidadão a participação na vida pública, incluindo o direito de votar e ser votado.


    . Direitos Políticos Negativos => normas que impedem a participação do cidadão no processo político e nos órgãos governamentais, abrangendo a perda e suspensão de direitos políticos, bem como as inelegibilidades.


    . Direitos políticos passivos => direito de ser votado, eleger-se.


    . Direitos políticos ativos => direito de votar.

  • ooooooh Coutinho <3

  • O erro da questão está em: Direitos políticos Passivos, pois o correto é direitos políticos NEGATIVOS.

  • Linda ...explicação mara...

  • Direito ativo é a capacidade de votar;

    Direito passivo é a capacidade de ser votado;


    Simples assim

    Portanto: errado

  • Não confunfir direito político negativo (que limitam o exercício da cidadania) com direitos políticos passivos ( capacidade de ser votado e de se eleger a um cargo público)

  • É possível classificar os direitos políticos em POSITIVOS E NEGATIVOS.

    Direitos políticos POSITIVOS:

    São as normas que asseguram a liberdade do cidadão em participar ATIVAMENTE da 
    vida pública estatal, incluindo-se, aqui, o direito de votar e ser votado. O Estado Demo­
    crático de Direito permite ao cidadão, que está em pleno gozo de suas atividades políticas, 
    participar efetivamente das atividades estatais, inclusive fiscalizando os atos das autorida­
    des a quem a população entregou o poder de governar.

    Os Direitos políticos NEGATIVOS:

    Restringem a participação política.

  • NUÓÓÓÓÓSSINHÓÓÓRA!

    Tem hora que dá até medo.

    kkk

  • Ótima questão!!

  • Resumindo:

    .

    Os direitos políticos passivos consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral.

    .

    Um alnalfabeto, o que não tem direitos políticos passivos,  pode ser impedido de votar, o que tem direito de participação no processo político eleitoral ?  SIM

    .

    .

    Então ASSERTIVA ERRADA

  • DIREITOS POLÍTICOS ATIVOS: NORMAS QUE ATRIBUEM A CAPACIDADE DE VOTAR
    DIREITOS POLÍTICOS PASSIVOS: NORMAS QUE ATRIBUEM A CAPACIDADE DE SER VOTADO
    DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS: NORMAS QUE PERMITEM A PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO POLÍTICO ELEITORAL. 
    DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS: NORMAS QUE IMPEDEM A PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO POLÍTICO ELEITORAL.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Questão errada, esse é o conceito de NEGATIVOS!

     

    Ativos: direito de votar

    Passivos: direito de ser votado

    Positivos: garantem a participação no processo politico eleitoral: votar ou ser votado

    Negativos: restringem a participação no processo politico eleitoral: Ineligibilidades, inalistabilidades, privação dos direitos politicos, impugnação de mandato 

  • Questão que torna-se difícil pela redação horrível!

  • Pelo contrário, impõe a participação. E

  • A questão conceituou direitos políticos negativos.

  • ERRADA

    DIREITOS POLÍTICOS ATIVOS - DIREITO DE VOTAR.

    DIREITOS POLÍTICOS PASSIVOS  - DIREITO DE RECEBER VOTOS.

     

  • Trocou direitos políticos NEGATIVOS com PASSIVOS.
  • Questão: Os direitos políticos passivos consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral ERRADO. Os direitos políticos são positivos e negativos. Os direitos políticos positivos se dividem em ativos e passivos, que dizem respeito ao direito de votar e de ser votado, respectivamente. Já os direitos políticos negativos,  dizem respeito às normas que impedem a participação no processo político eleitoral.

  • Enunciado horrível.

  • Direitos políticos de ordem Negativa - são as restrições  à participação no processo eleitoral

  • Os direitos políticos passivos tratam da possibilidade de uma pessoa ser eleita. Então para isso a pessoa precisa passar pelo processo de eleição.
  • Num intidi nada....
  • QUANDO A QUESTAO FALA EM IMPEDEM ELA SE REFERE DE FORMA GENERALISTA, OU SEJA, TOMEMOS COMO EX. UM  ANALFABETO, EMBORA ELE NAO POSSA PARTICIPAR PASSIVAMENTE ELE PODE PARTICIPAR ATIVAMENTE VOTANDO.. GAB E

  • DIREITOS POLÍTICOS PASSIVOS ESTÃO LOCALIZADOS NO GÊNERO DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS, QUE É IGUAL A:

    ATIVOS  + PASSIVOS = DIR POLÍTICOS POSITIVOS (SUFRÁGIO).

    **************************************************************************************************************

    ENTRETANTO,====>

    =====>   OS QUE  CONSAGRAM AS NORMAS QUE IMPEDEM (LIMITAM/RESTRINGEM) A PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS ( GÊNERO )

     

    =====> ESPÉCIES:  1) INEGIBILIDADES

                                        2) PERDA OU SUSPENÇÃO DOS DIR POLÍTICOS

     

     

     

  • Direitos Políticos Positivos
    - Capacidade Eleitoral Ativa: Votar ---- (D.Político ATIVO)
    - Capacidade Eleitoral Passiva: Ser Votado ---- (D.Político PASSIVO)
     
    Direito Político Negativo:
    - Regras que privam o cidadão de participar do processo eleitoral (Perda/Suspensão e Restrições de Elegibilidade)
     
    => O correto seria:
    Os direitos políticos NEGATIVOS consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral.

  • participação no processo político eleitoral.

     

    o candidato que recebe voto não está participando do processo eleitoral não???

  • TÍPICA QUESTÃO CESPE: REDAÇÃO DIFÍCIL PARA CONFUNDIR!

  • depois de estudar e entender os conceitos, vai o lembrete:

    pense em vc votando. Isto é uma ação ATIVA.
    daí vc elimina o resto.
     

    praise be _/\_

  • Capacidade eleitoral:

    - PASSIVA = ELEGIBILIDADE = CAPACIDADE DE SER VOTADO

    - ATIVA = ALISTABILIDADE = CAPACIDADE DE VOTAR

  • Os direitos políticos NEGATIVOS consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral.



  • Direitos políticos passivos: capacidade de ser VOTADO.



    Dias de luta, dias de glória!

  • Errado, quem é votado também vota.

  • Não exatamente pois quando o cara vota (processo ativo) ele tbm participa no processo político eleitoral! Então mesmo impedido de ser votado ele pode participar do processo político eleitoral!! Gab: errado!! Vlw filhotes!!?
  • Direitos políticos Ativos = Capacidade de Votar

    // // Passivos = Capacidade de ser Votado.

  • #DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS(GÊNERO)---> Capacidade de VOTAR(Ativo) e ser VOTADO(Passivo).

    A ausência da CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA, Não impede a participação no processo eleitoral. Ex: Analfabeto,não pode ser votado, mas poderá VOTAR.

    #DIREITO POLÍTICOS NEGATIVOS: Impede de participar do processo eleitoral.

  • Direitos Políticos Positivos: Garantem a participação no processo político eleitoral: votar (direito político ativo) ou ser votado (direito político passivo).

    Direito Políticos Negativos: Restringem a participação no processo político eleitoral: ineligibilidades, inalistabilidades, privação dos direitos políticos, impugnação de mandato etc.

  • GAB ERRADO

    ATIVO -> SÓ VOTA

    PASSIVO -> VOTA / E SOFRE VOTAÇÃO

  • Capacidade eleitoral ativa

    - direito de votar

     → Capacidade eleitoral PASSIVA.

    - direito de ser votado

      

    Direitos Políticos Positivos:

     - direito de sufrágio (CF, art. 14, caput);

    - direito de votar em eleições, plebiscitos e referendos (alistabilidade) (CF, art. 14, § 1º);

    - direito de ser votado/eleito (elegibilidade) (CF, art. 14, § 3º);

    - iniciativa popular (CF, art. 61, § 2º);

    - propor ação popular (CF, art. 5º, LXXIII);

    - organização e participação em partidos políticos (CF, art. 17). 

     → Direitos Políticos Negativos:

    - as inelegibilidades;

     - as regras sobre perda e suspensão dos direitos políticos.

  • DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

    Consiste nos limites impostos pela Constituição para que determinados direitos políticos sejam exercidos.

    INELEGIBILIDADE

    a)     ABSOLUTA: Estrangeiros, conscritos (São inelegíveis apenas os conscritos, pessoa que presta serviço militar obrigatório, e não os militares como um todo) e analfabetos (semianalfabeto poderá ser elegível). A inelegibilidade absoluta é uma característica da pessoa, e não do cargo, sendo disciplinada somente na CF.

    b)     RELATIVA

    REGRA DA REELEIÇÃO 

    Art. 14 §5º “O presidente da República, os governadores de Estado e dos Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.” 

    DESINCOMPATIBILIZAÇÃO 

    Art. 14 §6º “Para concorrerem a outros cargos, o O presidente da República, os governadores de Estado e dos Distrito Federal, os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.” 

    INELEGIBILIDADE REFLEXA 

    Art. 14 §7 “São inelegíveis no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção do presidente da República, dos governadores de Estado e dos Distrito Federal, de prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato 

    *INELEGIBILIDADE REFLEXA (RELATIVA): Apenas dentro do território de jurisdição do titular (podem ser eleitas fora da jurisdição), aplica-se aos Cônjuge ou parentes até 2ºgrau ou por adoção, SALVO SE JÁ TITULAR DO MANDATO E QUISER REELEIÇÃO (deve ser parente até 2º Grau) se concorrer a reeleição poderá entrar.

    SÚMULA VINCULANTE 18: “A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade.”

    *Separação do casal não afasta a inelegibilidade reflexa. No caso de morte do cônjuge será afastada a inelegibilidade reflexa.

    Obs: Para o STF é inelegível para o cargo de prefeito de Município resultante de desmembramento territorial o irmão do atual chefe do Poder Executivo do município-mãe.

    A desincompatibilização não gera inelegibilidade reflexa, mas a candidatura de quem o sucedeu será considerada reeleição do desincompatibilizado. 

    Impugnação de mandato eletivo:

    A) Trâmite: Segredo de justiça.

    B) Julgamento: Público.

    Art. 14, § 10 – O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

    § 11 – A ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé.

    A condenação criminal transitada em julgado acarreta a SUSPENSÃO dos direitos políticos, independentemente de manifestação expressa na decisão condenatória.

  • ERRADO porque os direitos políticos passivos são os direitos que o cidadãos tem de serem votados. Contudo não impedem aqueles inelegíveis de exercerem seu direito ao voto , a menos que tenham perdido esse direito ou estejam suspensos provisoriamente!

  • ERRADO porque os direitos políticos passivos são os direitos que o cidadãos tem de serem votados. Contudo não impedem aqueles inelegíveis de exercerem seu direito ao voto , a menos que tenham perdido esse direito ou estejam suspensos provisoriamente!

  • Não confunda :

    Ativo (votar) × Passivo ( ser votado)

    com

    Positivo ( sufrágio) × Negativo ( inelegibilidades,etc)

  • capacidade eleitoral passiva é a susceptibilidade de ser eleito. Para ser candidato, além de ser eleitor e estar em dia com as suas obrigações eleitorais, o cidadão tem de cumprir várias condições de elegibilidade e não pode incorrer em nenhuma situação de inelegibilidade.

  • Os direitos políticos positivos podem ser ativos (capacidade de votar) ou passivos (capacidade de se eleger).

    Já os direitos políticos negativos são regras que privam o cidadão de exercer os direitos políticos positivos, ex: inelegibilidade.

    A questão está errada pois não são os direitos políticos passivos que impedem a participação no processo eleitoral, tais direitos apenas permitem o cidadão se candidatar/eleger.

  • ERRADO

    A capacidade eleitoral passiva está relacionada ao direito de ser votado, de ser eleito (elegibilidade).

    Direitos políticos negativos

    Os direitos políticos negativos são normas que limitam o exercício do sufrágio, restringindo a participação do indivíduo na vida política do Estado. Podemos dividir os direitos políticos negativos em duas espécies:

    a) as inelegibilidades e;

    b) as hipóteses de perda e suspensão dos direitos políticos.

  • -> Os direitos políticos positivos, estão relacionados à participação ativa dos indivíduos na vida política do Estado. A essência desses direitos é traduzida pelo art. 14, incisos I a III, CF/88:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

    -> Os direitos políticos negativos são normas que limitam o exercício do sufrágio, restringindo a participação do indivíduo na vida política do Estado. Podemos dividir os direitos políticos negativos em duas espécies: i) as inelegibilidades e; ii) as hipóteses de perda e suspensão dos direitos políticos. 

    a) inelegibilidades absolutas: Relacionadas a características pessoais do indivíduo, impedem a candidatura

    e, consequentemente, o exercício de qualquer cargo político. São taxativamente previstas pela Constituição

    Federal, ou seja, não podem ser criadas novas inelegibilidades absolutas pela legislação infraconstitucional.

    Segundo o art. 14, §4º, são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. Veja que os analfabetos, apesar de

    poderem votar (voto facultativo), não podem ser votados. E que, entre os inalistáveis, temos os estrangeiros

    e os conscritos, durante o período do serviço militar obrigatório.

    b) ) inelegibilidades relativas: São regras que obstam a candidatura a certos cargos políticos, em virtude de situações específicas previstas na Constituição ou em lei complementar. Não estão vinculadas à condição pessoal do indivíduo e, por isso, não resultam em impedimento categórico ao exercício de qualquer cargo. Assim, o indivíduo não poderá se candidatar a determinados cargos, mas poderá concorrer a outros. As inelegibilidades relativas previstas na Constituição podem ser de diferentes tipos: i) inelegibilidade relativa por motivos funcionais; ii) inelegibilidade relativa por motivo de casamento, parentesco ou afinidade (inelegibilidade reflexa); iii) inelegibilidade relativa à condição de militar. 

  • Gabarito: ERRADO!

    Replicando o excelente comentário da colega Sarah M:

    Ativos: direito de votar

    Passivos: direito de ser votado

    Positivos: garantem a participação no processo politico eleitoral: votar ou ser votado

    Negativos: restringem a participação no processo politico eleitoral: Ineligibilidades, inalistabilidades, privação dos direitos políticos, impugnação de mandato.

    Quase lá..., continue!

  • Gabarito: ERRADO!

    Os direitos políticos NEGATIVOS consagram as normas que impedem a participação no processo político eleitoral.

  • Só lembrar que o candidato a vereador pode votar nele mesmo.

  • Qual a diferença entre direito político positivo passivo e direito político negativo?

  • não confundam passivo com negativo!

  • A alternativa traz o conceito dos direitos políticos negativos e não direitos políticos passivos. Os direitos políticos negativos são aqueles que privam o cidadão de votar e ser votado. São materializados por meio da suspensão e perda dos direitos políticos e ainda pelas hipóteses de inelegibilidades.