SóProvas


ID
1085746
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenvolvimento do programa de padronização e da melhoria continua de processos, bens e serviços, fundamenta-se, dentre outros, no ciclo PDCA.

Analise:

I. O ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo.

II. Com a utilização do método PDCA de forma ininterrupta, promove-se a melhoria contínua e sistemática na organização.

III. Girar o ciclo PDCA não significa obter previsibilidade nos processos ou aumentar a competitividade organizacional. A previsibilidade acontece pela obediência aos padrões.

IV. A quarta fase do ciclo PDCA apresenta duas alternativas: 1) buscar as causas fundamentais a fim de prevenir a repetição dos efeitos indesejados, ou 2) adotar como padrão o processo planejado na primeira fase, já que as metas foram alcançadas.

É correto o que consta APENAS em:


Alternativas
Comentários
  • C).

     

    13.2.2. Ciclo Deming ou PDCA
    O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.
    É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem.
    De acordo com Junior et al,16 o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo.
    Esse método foi desenvolvido por Shewart a partir da análise de que a maioria dos problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, é causada pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.
    Ou seja, que deveria existir uma melhoria contínua dos processos para que estes conseguissem “entregar” exatamente o produto ou serviço necessário ao cliente. Assim sendo, seus passos principais são vistos na figura a seguir.

    Figura 13.2 – Ciclo PDCA
    As etapas do PDCA são as seguintes:
    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
    Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
    Act (agir de forma corretiva)

  • Se não estou errado:

    Girar o ciclo PDCA significa aumentar a competitividade organizacional.

    A afirmativa III, apresentou o contrário, se tornando incorreta, e tornando incorreta as quatro alternativas que continham a afirmativa III.

  • Girar o Ciclo PDCA significa obter previsibilidade na abordagem de processos e o aumento da competitividade organizacional. A previsibilidade acontece pela obediência aos padrões, pois, quando a melhoria é bem sucedida, adota-se o método planejado, padronizando-o, caso contrário, volta-se ao padrão anterior e recomeça-se o ciclo.

  • O ciclo PDCA gera sim a previsibilidade dos processos.