SóProvas


ID
1086037
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Sistema Financeiro Nacional (SFN), sob o enfoque da Dinâmica do Mercado, o elemento técnico-conceitual referente à parte da economia que acompanha o comportamento dos salários e do poder de compra do salário da população, é a:

Alternativas
Comentários
  • Política Fiscal é o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia de um país. Nos diversos manuais de Economia, a política fiscal está intimamente ligada à política monetária, podendo-se afirmar, em termos bastante simplistas, que as duas políticas econômicas são como irmãs, pois ambas buscam influenciar um aspecto da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda, e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais. Todo o governo invariavelmente irá utilizar as duas políticas sob várias combinações e graduações, num esforço para orientar as metas econômicas de um país.

    Política de Preços - O preço mínimo é uma imposição governamental ou de grupos privados, através de regulações ou impostos, que tem como fim o estabelecimento de uma remuneração mínima a uma mercadoria qualquer. Para um preço mínimo para ser eficaz, ele obrigatoriamente deve ser maior do que o preço de equilíbrio do mercado. No ambiente econômico atual, de alta competitividade, exigência de produtos com alta qualidade e preços moderados, a gestão estratégica de custos torna-se fundamental para o estabelecimento da política de preços das empresas. Nesse sentido, a Contabilidade de Custos é responsável por fornecer subsídios ao processo de formação de preços por meio de ferramentas de planejamento e controle de custos, porém existem diversos fatores a serem considerados.

    Inflação, em economia é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços.

    [CERTA] Política de rendas é um conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política económica governamental, juntamente com a política fiscal, política monetária e a política cambial. O exercício da política de renda pelo Governo consiste no controle da remuneração dos fatores diretos de produção na economia --- salários, depreciações, lucros, dividendos e preços dos produtos intermediários e finais ---. As políticas de rendas são normalmente usadas durante períodos de aumento da procura, para tentar prevenir o aumento de preços.

    A taxa básica de juros corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. É também a taxa a que um banco empresta a outros bancos.


  • a) Errada. Conforme site do Tesouro Nacional a política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. 
    b) Errada. Política de preços é a determinação de preço por parte do Governo, Exemplo Política de Garantia de Preços Mínimos.
    c) Errada. Inflação é o aumento contínuo e generalizado de preços.
    d) Correta. Definição da Política de Rendas.
    e) Errada. Taxa de juros é o custo do dinheiro cobrado para emprestá-lo. 
    Gabarito: letra D
  • A política de rendas é a parte da economia que acompanha o comportamento dos salários e o poder aquisitivo. Isto significa o poder de compra do salário da população.

  • Entendo que a resposta certa seja esta, mas quando a questão se referiu ao elemento técnico-conceitual eu fiquei com dúvida e marquei Inflação. De fato, não entendo política de renda como algo técnico.

  • Se atentar é luxo! A inflação é a desvalorização da moeda, e não é somente ela quem define a política de salários no país.