-
Gabarito: letra E
Questão estranha.
A menos errada, ao meu ver, é mesmo a letra E, pois é a única que fala, mesmo que indiretamente, de aspectos referentes a cultura organizacional. O que é estranho, é que existem inúmeros motivos que podem levar os colaboradores a ter baixa iniciativa e pequena capacidade realização, e eles podem ser provenientes de questões pontuais, ou seja, influenciados pelo clima organizacional e não pela cultura em sí.
Agora, se em decorrência disso, há a transferência de responsabilidade, então teremos mudança na estrutura formal na organização, e isso sim pode afetar de alguma maneira a cultura organizacional, mas ficou muito subjetivo, a questão poderia ter sido melhor formulada.
Bons Estudos!
-
Também achei sem nexo.
-
Mesmo assim, não podemos afirmar o tipo de cultura caracterizado na alternativa E.
Questão sem pé, sem cabeça e sem... bom senso.
-
Também achei esquisita esta questão, mas assinalei a "E" por ser a única alternativa a falar dos empregados, já que entendo que a cultura organizacional refere-se a significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. Mas também não tenho certeza se esse pensamento está correto, porém bateu com o gabarito da questão.
-
também achei estranha essa pergunta, nenhuma das alternativas se adequa a pergunta, deveria ser anulada essa questão ...
-
Concordo com Gilberto, ao ler três vezes todas as alternativas rsrs e não encontrar nenhuma que respondesse adequadamente a questão, parti pra analise em relação a cultura e a única que cita aspectos da cultura, que fala da posição dos empregados e estilo de gestão é a E
-
Evocando Edgar Shein, temos que:
“[...] cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna"
Já Geert Hofstede, outro autor de destaque, conclui que a cultura organizacional
“[...] pode ser definida como a programação coletiva da mente que distingue os membros de uma organização dos de outra”.
Resumindo, a cultura organizacional é construída socialmente e relacionada a estudos antropológicos, ou seja, as pessoas e suas relações. A questão é dificílima, mas a única que apresenta aspectos antropológicos e sociais é a alternativa E, em que são tratados os temas liderança e motivação.
-
LetraE é a única questão que se refere aos funcionários sendo que a gestão da empresa é familiar, ou seja, foi transferida de pai para filho. Normalmente as empresas de gestão familiar tem suas decisões centralizadas nos diretores (normalmente são os próprios donos) e isso não dá abertura para que os funcionários sejam proativos. Na minha opinião é a única alternativa que faz sentido.
-
É bem evidente que as outras alternativas não se referem a nada relacionado a Cultura Organizacional, o que resta apenas a letra E, que mesmo falando da empresa de forma negativa, cita características voltadas para a Cultura Organizacional, que é exatamente oque pergunta a questão.
-
De fato, a questão apresenta um caso hipotético de empresa familiar, a cujas características podemos citar gestão, liderança e poder de decisão centralizadores, hierarquia rígida passada de pai para filhos, netos, etc.... A alternativa que melhor retratou uma característica de cultura organizacional (...a responsabilidade das decisões e da resolução de problemas transferida aos líderes) foi a alternativa E); embora nesta alternativa, os fatores críticos imputados aos empregados não sinalizem questões pontuais de cultura organizacional, mas pode estar relacionadas a fatores motivacionais, estruturais, clima organizacional, liderança (centralizadora) ou a falta dela, entre outros.
As demais alternativas (A a D) tratavam de características mercadológicas,estratégias, posição e nicho de mercado, concorrência e questões financeiras (fluxo de caixa e lucratividade).
Um fator crítico de sucesso, portanto, característico de ponto fraco evidente no caso apresentado, foi o fato de o sócio-fundador esperar 60 anos para saber quais são as características de sua empresa, o que ele poderia ter obtido estas informações mais cedo, através de uma análise de seu ambiente interno e externo, partindo de um planejamento estratégico que certamente poderia trazer melhorias na gestão de sua empresa e nos resultados. Neste contexto, a falta desse planejamento evidenciou a confirmação dos pontos negativos diagnosticados pelo consultor.
-
Cultura Organizacional tem a ver com PESSOAS, Comportamento grupal, relações INTERNAS à organização
a) "A estratégia competitiva da empresa..." --> EXTERNO à organização, e não se refere a relações PESSOAIS
b) "A empresa opera em mercados..." --> EXTERNO à organização, e não se refere a relações PESSOAIS
c) "O mercado tem muitos concorrentes..." --> EXTERNO à organização, e não se refere a relações PESSOAIS
d) "O fluxo de caixa da empresa..." --> INTERNO à organização, porém não se refere a relações PESSOAIS
e) "Os empregados apresentam baixa iniciativa e pequena capacidade de realização por autodeterminação, sendo a responsabilidade das decisões e da resolução de problemas transferida aos líderes" --> INTERNO à organização, e se refere a relações PESSOAIS, embora seja uma cultura organizacional prejudicial à empresa
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Contudo, a resposta é a letra E.
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=O-Que-e-Cultura-Organizacional&idc_cad=582qebocp
-
Mais uma vez a banca aplica uma pegadinha e a gente, se vacilar, cai. Esqueçam o resto, atenham-se ao que a questão realmente pede: Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:
A única alternativa que se refere à cultura é a letra e), as outras falam de estratégia, marketing, finanças, tudo, menos cultura.
-
Nesta questão, o candidato deve entender que o
levantamento das características feito pelo consultor contratado comporta todas
as alternativas. No entanto o examinador quer aquela que faz referência à
cultura da organização.
Essa questão exige conhecimentos sobre cultura
organizacional que é: um conjunto de hábitos, crenças, estabelecidos através
de normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os
membros de uma organização. Com
essa informação podemos analisar cada alternativa. Verificarmos que a letra E)
é a que mais reflete uma característica que se enquadra nesta definição de
cultura organizacional. É a única alternativa que reúne todos os membros da
organização, “os empregados" e
os líderes." As demais alternativas se
encaixam melhor no tema diagnóstico organizacional onde se busca verificar no
ambiente externo, oportunidades (O) e ameaças (A); e no ambiente interno, forças(F)
e fraquezas (F), conforme o quadro abaixo:
RESPOSTA: E
-
Embora as outras alternativas fazem sentido, a única que fala de PESSOAS é a alternativa E. E cultura é algo que impacta nas PESSOAS da empresa, no jeito de comportar, de vestir, etc.
-
d) fluxo de caixa não tem relação nenhuma com cultura
A única alternativa que fala de "pessoas" é a letra E ... fala em "empregados"
cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que
orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e
que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o
estabelecimento dos objetivos da organização.
-
existe a cultura do poder - em que as decisões são tomadas por uma única central e com poucas pessoas podendo tomar decisões ou seja um controle centralizado.
-
Eu fiz essa prova, levei um ferro tremendo kkkkkkk A primeira reprovação a gente nunca esquece.
-
LETRA E
-
Análise de mercado com ênfase em compreensão e interpretação de textos kkkkkkk
Me lasquei :(