SóProvas


ID
1086058
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc.

Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Certo! A Cultura Organizacional é o conjunto de crenças, valores, rituais, bem como a missão e visão que caracterizam a organização. Ela é complexa e única, além disso, é difícil de ser modificada, mas não impossível. Possuí elementos informais e formais, tbm é dividida em artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

    Não confundir com Clima organizacional, que é temporário e fácil de ser modificado. O Clima é influenciado pela estrutura e condições de trabalho, bem como a atuação do chefe ou líder.

    fonte: Chiavenato

    Bons Estudos!

  • Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc.
    Depois de lido esse parágrafo a resposta é lógica: identidade organizacional


  • Perfeito Andre, obrigada pela contribuição!

  • MEGGINSON MOSLEY e PIETRI JR. (1998) apud ARAUJO (2006, p. 308) CULTURA é o conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização.

  • A “abordagem sistêmica da administração”, da letra A), não se refere ao tema cultura organizacional, e sim ao tema: evolução das teorias de Administração. Portanto não é criada pela cultura organizacional.

    Na letra C), o “público-alvo da empresa” é parte constituinte do processo de desenvolvimento da cultura organizacional. Uma vez que se vislumbra um negócio empresarial seu público-alvo é desvelado, não se pensa o empreendimento sem computar esta variável. Também não é criada pela cultura organizacional.

    Na alternativa D), um “cenário do macroambiente organizacional” é um retrato dos cenários  político, econômico, tecnológico ou ecológico,  etc. do ambiente externo da organização.

    Seu diagnóstico poderá influenciar a “maneira como as coisas são feitas” na empresa e, por sua vez, influenciar na cultura organizacional.  Também não é criada pela cultura organizacional.

    Na letra E), a “relação entre o ambiente externo e o grau de incerteza interno” é um indicador que pode ser considerado no diagnóstico organizacional. Também pode influenciar a cultura organizacional imprimindo à identidade uma ideia de maior ou menor apetite ao risco, mas o indicador não a define. Também não é criada pela cultura organizacional.

    Com relação a letra B), é importante situar o candidato sobre as discussões sobre o relacionamento entre a cultura e a identidade organizacional. Segundo Katsurayama (2013), “as definições dadas por alguns dos principais autores sobre cultura organizacional, em maior ou menor grau, aproximam ou afastam esse conceito do conceito de identidade organizacional.” No entanto, a identidade organizacional “necessita ser teorizada tanto em relação à cultura quanto à imagem para entendermos como as definições internas e externas da identidade organizacional interagem.” Neste sentido, podemos entender que cultura organizacional cria a identidade organizacional.

    Referencias:

    KATSURAYAMA, Ernesto Hideaki. Cultura Organizacional e Identidade Organizacional: Distinções e Aproximações. Congresso Virtual Brasileiro - Administração, v. 01, p. 01, 2013. Disponível em: http://www.convibra.org/upload/paper/2013/34/2013_... . Acessado em 20 de abril de 2015.

    Manual de identidade visual do Banco do Brasil. Disponível em: http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/dilog/dwn/mb... . Acessado em 20 de abril de 2015.



    RESPOSTA: B

  • cultura cria identidade--gaba. B

  • Cultura Organizacional é o conjunto de ideias, normas e valores criados em decorrência da interação cotidiana dos diversos servidores, em suas trocas de experiências e em seu crescimento cultural e profissional.


    Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento. Nesse sentido, pode-se dizer que uma cultura forte funciona como um substituto da formalização. Uma formalização intensa na organização gera previsibilidade, ordem e consistência. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita. Portanto, podemos encarar a cultura organizacional forte a formalização, com dois caminhos diversos para se chegar ao mesmo fim. Quanto mais forte a cultura organizacional, menos os executivos precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. Essa orientação é introjetada pelos funcionários à medida que eles aceitam a cultura organizacional.

  • Gabarito: Letra B.

    A cultura organizacional cria a identidade organizacional.

  • Gabarito: letra B

    completando

    é importante situar o candidato sobre as discussões sobre o relacionamento entre a cultura e a identidade organizacional. Segundo Katsurayama (2013), “as definições dadas por alguns dos principais autores sobre cultura organizacional, em maior ou menor grau, aproximam ou afastam esse conceito do conceito de identidade organizacional.” No entanto, a identidade organizacional “necessita ser teorizada tanto em relação à cultura quanto à imagem para entendermos como as definições internas e externas da identidade organizacional interagem.” Neste sentido, podemos entender que cultura organizacional cria a identidade organizacional.

    fonte: comentários do professor

  • LETRA B