SóProvas


ID
108613
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O crime não ocorre por acaso. Antes de atacar, o bandido costuma observar atentamente sua vítima. Estuda seus movimentos e pontos fracos e avalia os riscos da investida. A não ser que esteja drogado, quem pratica uma ação criminosa pesa todos esses fatores antes de decidir se vale a pena arriscar. Facilidade de ataque e fuga, fragilidade do alvo e possibilidade de bons ganhos são fatores que pesam na decisão.
Analisando dessa forma, fica fácil entender o que se deve fazer para diminuir o risco de se tornar alvo preferencial, sujeito a ataques a qualquer momento. O melhor é recorrer ao bom senso. Não ostentar jóias nem outros objetos de valor, evitar lugares desertos, procurar estar sempre acompanhado, somente utilizar caixas eletrônicas em locais públicos e prestar atenção quando estiver no trânsito. Apesar de amplamente conhecidos, esses cuidados costumam ser negligenciados pelas pessoas. A tendência é imaginar que coisas ruins só contecem com os outros.
Para evitar o risco de engrossar as estatísticas da criminalidade, a melhor tática é seguir os conselhos de policiais e profissionais especialistas em segurança. Ao caminhar pela calçada, por exemplo, os ladrões preferem abordar pessoas distraídas e que aparentam ter algo de valor. É aconselhável ficar afastado das aglomerações e andar com bolsas e sacolas junto ao corpo. A observação do movimento também ajuda. Uma pessoa precavida tem muito mais chance de um caminho livre de bandidos.

Veja Especial - Sua Segurança

O melhor é recorrer ao bom senso.

A mesma regência exigida pelo verbo grifado acima está na frase:

Alternativas
Comentários
  • RECORRER - verbo transitivo indireto.A mesma regência exigida pelo verbo grifado também ocorre na alternativa C, com o verbo ACONTECER.
  • Tem que ficar muito esperto com os verbos de ligação, pois eles podem nos confundir e eu, por exemplo, marquei a D, pensando que era a correta.. é isso aí, bom que os exercícios nos ajudam a perceber esses pequenos detalhes de prova!! Abraços  e bons estudos
  • VPNI..na verdade, na alternativa D, o verbo andar não é verbo de ligação, mas verbo intransitivo, daí porque não ser essa também a alternativa correta

  • não é a letra D,porque na pergunta só tem uma preposição e na letra C também,mas na letra D tem duas preposiçoões COM bolsas e  Ao corpo.
  •  OS COMENTÁRIOS NÃO ME CONVENCERAM.

    A) ESTUDA (VTD) O QUÊ? MOVIMENTOS
    B) OSTENTAR (VTD) O QUÊ? JÓIAS
    C) ACONTECER  -  SEGUNDO O DICIONÁRIO É VERBO INTRANSITIVO
    D) ANDAR - VERBO INTRANSITIVO
    E) OBSERVAR (VTD) O QUÊ? MOVIMENTO

    O MELHOR É
    RECORRER (VTI) AO BOM SENSO

    ESTOU ENGANADA? ALGUÉM?

  • Vania, entendo sua confusão e questionamento, mas preste atenção no que no que vou lhe dizer:
    Praticamente todos os verbos da nossa lingua, possuem mais de uma regência, ou seja, é raro encontrar verbos apenas intransitivos ou apenas transitivos, vai depender do contexto. (essa afirmação me causou espanto também).

    Vejamos as acepções do verbo acontecer:

    ---
    ? verbo
    transitivo indireto e intransitivo
    1    ser ou tornar-se realidade no tempo e no espaço, seja como resultado de uma ação, ou constituindo o desenvolvimento de um processo ou a modificação de um estado de coisas, ou envolvendo ou afetando (algo ou alguém)
    Ex.: <aconteceu-nos o que ninguém esperava> <não acontecem mais fatos como aquele> <o eclipse aconteceu na hora prevista> <este ano a festa acontecerá em outro local> <seguiu a carreira de músico, como aconteceu com seus irmãos>
    intransitivo
    1.1    ser, poder ser ou tornar-se realidade, apesar de esforço ou interesse em contrário, por estar além da capacidade de controle ou de previsão
    Ex.: acidentes acontecem
    transitivo indireto e intransitivo
    1.2    ocorrer em razão de um mal qualquer
    Ex.: juro que nada vai acontecer a você
    intransitivo
    1.3    ocorrer por acaso; dar-se
    Ex.: <coisas assim simplesmente acontecem> <aconteceu que nos encontramos e saímos juntos>
    intransitivo
    2    ser fato, ser verdade
    Ex.: <acontece que ele não sabe nada sobre isso> <quero ir ao cinema, mas acontece que não tenho tempo>
    intransitivo
    3    Derivação: sentido figurado. Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
         ser objeto de atenção, interesse, admiração, esp. na vida social; fazer sucesso
    Ex.: <não perdiam ocasião de badalar e a.> <aquela cantora aconteceu já no disco de estréia>

    ---

    portanto, podemos ter acontecer com, acontecer a, denpendendo do contexto.

    Abraços!
  • Letra C


    O melhor é recorrer ao bom senso.

    Na oração acima o verbo RECORRER É V.T.I, pois quem recorre, "recorre AO bom senso"

    Vamos lá:

    a) Estudar o quê?  seus movimentos...          VTD

    b)Ostentar o quê?  jóias...                                   VTD

    C) coisas ruins só acontecem com quem? com os outros         VT.I

    D) e andar com bolsas e sacolas junto ao corpo.  VERBO INTRANSITIVO   A expressão em negrito expressa circunstância de companhia, portanto é adjunto adverbial

    e) A observação do movimento também ajudaVERBO INTRANSITIVO
  • Eu confundi a regência da preposição "a" com a transitividade. Na verdade, a questão pede um verbo com transitividade idêntica e não termo que rege a preposição "a", por isto marquei c), devido ao "junto ao corpo". Como o enunciado diz "regência", cai na confusão, infelizmente!

  • A frase da alternativa dada como correta - que coisas ruins só acontecem com os outros - pode ser reescrita que coisas ruins só acontecem aos domingos. Ou seja, é circunstancial!

    Enunciado: "A mesma regência exigida pelo verbo grifado acima está na frase:"

    Mas o verbo acontecer não exige a regência do mesmo modo que o verbo recorrer!

    Quem recorre, recorre a algo/a alguém. VTI, sem discussão.

    O que acontece, acontece. VI. Pode ocorrer de o verbo acontecer ser acompanhado por uma preposição para indicar circunstância - acontecer em, acontecer com, acontecer a, acontecer por -, introduzindo um adjunto, tal como "andar com bolsas e sacolas junto ao corpo", "andar na contramão", "andar pela beirada"; assim explicam-se os exemplos dados "acontecer com seus irmãos", "acontecer em outro local", "acontecer-nos" (acontecer a nós).

    Obs: não entendi o acontecer como VTI no exemplo dado por Geraldo Junior em "não acontecem mais fatos como aquele".

  • Sempre a FCC kkkkk