SóProvas


ID
1086151
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um bancário, almejando promoção na carreira, realiza diversos cursos propostos pelo seu empregador. Ao final de um desses cursos, foi apresentada uma questão exigindo do aluno o conhecimento de que a hipoteca.

Alternativas
Comentários
  • Achei que seria a letra c, alguém sabe me explicar se ela também está certa?

  • Juliana, o devedor hipotecário pode até alienar a coisa, dar em garantia novamente, pois é nula a cláusula que impede a livre disposição desse bem hipotecado.

  • "Art. 1.473. Podem ser objeto de hipoteca:

    I - os imóveis e os acessórios dos imóveis conjuntamente com eles;

    II - o domínio direto;

    III - o domínio útil;

    IV - as estradas de ferro;

    V - os recursos naturais a que se refere o art. 1.230, independentemente do solo onde se acham;

    VI - os navios;

    VII - as aeronaves.

    VIII - o direito de uso especial para fins de moradia;

    IX - o direito real de uso;

    X - a propriedade superficiária.



    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/10404/a-hipoteca-a-luz-do-direito-registral#ixzz339cED4Jc

  • a) é inaplicável sobre as acessões do imóvel hipotecado. (Código civil no art. 1.476 permite a pluralidade sobre o mesmo imóvel a favor do mesmo credor)

     b) é relacionada aos títulos de crédito documentados.(Esse é o aval, a Hipoteca é relacionada a um contrato acessório registrada no cartório do lugar imóvel)

     c) acarreta a proibição de alienação do imóvel hipotecado. ( É nula a cláusula que proíbe ao proprietário alienar o imóvel hipotecado)

    d) pode incidir sobre navios e aeronaves. (Essa é a danada!! como diz o Professor de português do QC Alexandre Soares rs)

     e) pode ser realizada por pessoa absolutamente incapaz. (¬¬ não preciso nem comentar)
    Fonte:Livro Sistema Financeiro e Bancário. Carlos Arthur Newlands
    .

  • Hipoteca (do latim hypotheca, derivado do grego ὑποϑήκη, cognato de ὑποτίϑημι "pôr sob", "dar como empenho") é uma garantia real extrajudicial e incide sobre bens imóveis ou equiparados que pertençam ao devedor ou a terceiros.

     

    Alguns exemplos de bens que podem ser dados em hipoteca são habitações, navios e aeronaves.

  • A hipoteca é um tipo de garantia real constituída, em regra sobre bens imóveis. Um bem pode ter mais de uma hipoteca (letra A errada). Pode ser negociado (letra C errada). Não se relaciona com títulos de crédito, é uma garantia de contratos (letra B errada) e, por óbvio não pode ser prestada por incapazes (letra E errada). Sobra apenas a letra D que fala de bens... móveis. Aqui reside a pegadinha, embora a hipoteca incida sobre bens imóveis, o Código Civil prevê apenas duas exceções a esta regra, justamente navios e aeronaves... 

    Gabarito: letra D

  • Só a título de curiosidade: A hipoteca dos navios e das aeronaves reger-se-á pelo disposto em lei especial.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires

    Em geral, a hipoteca recai sobre bens imóveis. No entanto, há a possibilidade de incidência sobre navios, aeronaves, estradas de ferro e recursos minerais, 

    ===

    TOME NOTA (!)

    Hipoteca

    • Modalidade de direito de garantia real 
    • Ocorre quando se onera um bem específico para garantir determinada operação de crédito

    Vejamos os tipos de bens que podem ser hipotecados: 

    1. Imóveis:  Todo  tipo  de  bem  imóvel  pode  ser  gravado  por  hipoteca,  tais  como apartamentos, casas, escritórios, lojas, terrenos etc.
    2. Estradas  de  Ferro:  Quando  a  hipoteca  versar  sobre  vias  férreas,  será  o  Cartório  do Registro  de  Imóveis  do  Município  em  que  se  encontra  a  estação  inicial  da  linha  o competente  para  registrar  a  garantia  real.
    3. Recursos minerais: As jazidas, minas e demais recursos minerais podem ser onerados por hipoteca, independentemente do solo em que se encontram 
    4. Navios: O registro da hipoteca incidente sobre navios, inclusive os que se encontram em construção, deve ser feito no Tribunal Marítimo, órgão encarregado do assentamento da propriedade das embarcações nacionais  
    5. Aeronaves: A hipoteca de aeronave é constituída pelo registro do contrato no Registro Aeronáutico Brasileiro, em que está assentada a propriedade do bem onerado, além da averbação no correspondente Certificado de Matrícula.