SóProvas


ID
1086958
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Algumas das diferenças entre administração pública gerencial e administração pública burocrática estão em que a primeira;

Alternativas
Comentários
  • Trecho no qual foi tirada a questão.

    De acordo com Bresser Pereira e Spinki (2003), se nos países desenvolvidos, a res publica não foi bem protegida pela administração burocrática, dada a sus ineficiência em administrar o Estado do Bem-Estar Social, nos países emergentes, a res publica foi ainda menos protegida, porque nesses países os burocratas não se dedicaram apenas à construção do Estado, mas também a substituir parcialmente a burguesia no processo de acumulação de capital e na apropriação do excedente econômico. 

    Como resposta à crise do Estado do Bem-Estar Social, surgiu na segunda metade do século XX a administração pública gerencial, que tem como objetivos centrais enfrentar a crise fiscal, reduzir custos e tornar mais eficiente a administração dos bens e serviços inerentes ao Estado, protegendo-o contra os interesses do nepotismo e da corrupção.

    A administração pública burocrática preocupa-se essencialmente com o processo, com os procedimentos para o desenvolvimento dos serviços públicos, enquanto a administração pública gerencial foca seus esforços para os resultados. 

    Fonte:  A Nova Administração Pública: Profissionalização, Eficiência e Governança By MARIO PASCARELLI FILHO, página 29

     

    Por conta disso o gabarito é letra C.

  • A letra D também está correta 

  • A letra D ao meu ver está incorreta, pois não se pode falar que a gestão pública gerencial satisfaz as demandas dos cidadãos. Pelo menos não as minhas...

  • A resposta C está com um erro de grafia (segunda-FEIRA) que me confundiu.