SóProvas


ID
108733
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No fim da década de 90, atormentado pelos chás de cadeira que enfrentou no Brasil, Levine resolveu fazer um levantamento em grandes cidades de 31 países para descobrir como diferentes culturas lidam com a questão do tempo. A conclusão foi que os brasileiros estão entre os povos mais atrasados - do ponto de vista temporal, bem entendido - do mundo. Foram analisadas a velocidade com que as pessoas percorrem determinada distância a pé no centro da cidade, o número de relógios corretamente ajustados e a eficiência dos correios. Os brasileiros pontuaram muito mal nos dois primeiros quesitos. No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar. O país dos relógios é, portanto, o que tem o povo mais pontual. Já as oito últimas posições no ranking são ocupadas por países pobres.
O estudo de Robert Levine associa a administração do tempo aos traços culturais de um país. "Nos Estados Unidos, por exemplo, a ideia de que tempo é dinheiro tem um alto valor cultural. Os brasileiros, em comparação, dão mais importância às relações sociais e são mais dispostos a perdoar atrasos", diz o psicólogo. Uma série de entrevistas com cariocas, por exemplo, revelou que a maioria considera aceitável que um convidado chegue mais de duas horas depois do combinado a uma festa de aniversário. Pode-se argumentar que os brasileiros são obrigados a ser mais flexíveis com os horários porque a infraestrutura não ajuda. Como ser pontual se o trânsito é um pesadelo e não se pode confiar no transporte público?

(Veja, 02.12.2009)

Assinale a alternativa em que todas as palavras ou expressões têm a função de construir a coesão do texto.

Alternativas
Comentários
  • FORAM ANALISADOS DOIS............. QUESITOS.os suíços O PAÍS DOS RELÓGIOS é, portanto, o que tem o povo mais pontual.
  • COESÃO: é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente. A coesão não deve ser confundida com coerência, que diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos.
  • "Foram analisadas a velocidade com que as pessoas percorrem determinada distância a pé no centro da cidade, o número de relógios corretamente ajustados e a eficiência dos correios. Os brasileiros pontuaram muito mal nos dois primeiros quesitos. No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar. O país dos relógios é, portanto, o que tem o povo mais pontual."

    De maneira geral, um texto coeso é um texto mais fácil de ler, menor, sem palavras repetidas, sem redundâncias...

    No texto acima, a palavra quesitos retoma os dois primeiros itens estudados pelo pesquisador. Ao sumarizar todo o trecho (em vermelho) na palavra quesitos, houve grande contribuição para que o texto se tornasse mais sucinto, menor, mais coeso.

    Já na escolha de país dos relógios ao invés de Suíça, o autor também usa um artifício para evitar palavras similares muito próximas (já que usou "suíços" pouco antes) e dar um pouco mais de graça ao texto. Expressões como "o velho continente", "o rei da floresta", etc podem ser usadas para substituir palavras já usadas anteriormente (Europa, leão), garatindo maior coesão textual.
  • B) quesitos, o país dos relógios