SóProvas


ID
1087354
Banca
IESES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Oferecer bens e serviços (públicos puros) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes (meritórios ou semipúblicos) é uma das características da função do orçamento público chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Funções do Orçamento



    •Alocativa: Utilização dos recursos totais da economia, incluindo a oferta de bens públicos, podendo criar incentivos para desenvolver mais certos setores em relação a outros.

    •Distributiva: Combate os desequilíbrios regionais e sociais, promovendo o desenvolvimento das regiões e classes menos favorecidas.

    •Estabilizadora: Escolhas orçamentárias na busca do pleno emprego dos recursos econômicos; da estabilidade de preços; do equilíbrio da balança de pagamentos e das taxas de câmbio, tudo isso visando o crescimento econômico em bases sustentáveis.


  • FUNÇÃO ALOCATIVA

    Relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos, bens semi-públicos (ou meritórios) e de desenvolvimento. Dada a incapacidade do mercado de suprir a sociedade, o orçamento público destinará recursos para a produção desses bens e serviços necessários à sociedade. Exemplos:

    Bens Públicos: rodovias, aeroportos, etc. (consumo não-rival/ não-excludente)

    Semi-Públicos: educação, saúde, segurança, etc. (consumo rival/excludente)

    De desenvolvimento: construção de usinas, etc. 

    Obs: a junção desses bens resultará em "bens mistos".

    DICA: Os termos "chave" da função alocativa são: "bens e serviços", "falhas de mercado", "infraestrutura" e outros relacionados.



    FUNÇÃO DISTRIBUTIVA

    Visa tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população, etc. Promove o ajustamento da distribuição de renda, visando o chamado ideal de Pareto, que preconiza a melhoria do indivíduo sem que a situação dos demais seja deteriorada. 

    Exemplo: Destinação de recursos tributários para as áreas de saúde e educação. Programa Bolsa-Família. Etc.


    DICA: Os termos "chave" são: "igualdade social", "melhor distribuição de renda", "imposto progressivo", "programas sociais", etc.



    FUNÇÃO ESTABILIZADORA

    Trata do ajustamento do nível geral de preços, do emprego, da demanda e da estabilidade da moeda mediante instrumentos da política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controle por leis, limites, etc.). Para o exercício da função estabilizadora, o governo tem à disposição 2 principais instrumentos macroeconômicos: a política fiscal e a política monetária.


    DICA: É uma função mais ligada à intervenção do Estado na economia.


    Palavras-Chave: "economia", "demanda agregada", "políticas fiscal, monetária ou cambial" e etc.



    Prof. Anderson Ferreira

    GAB: C

  • FUNÇÃO ALOCATIVA MINIMIZAR FALHAS DE MERCADO.

  • FUNÇÃO ALOCATIVA