SóProvas


ID
108823
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) reúne o grupo de países com elevado potencial econômico. O bloco fez a sua primeira reunião oficial em junho de 2009. A partir dessa reunião, é correto afirmar que esses países têm, como posição comum,

Alternativas
Comentários
  • Brick em inglês significa tijolo, mas a sigla BRIC é a soma das iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada para designar - segundo os economistas da Goldman Sachs - o bloco dos novos gigantes da economia, que cimentariam uma nova ordem mundial. Cada um deles superar ou vai superar os "brits", isto é, os britânicos, que há 60 anos foram o maior império ultramarino da história. A China é o mercado que mais cresce no mundo e vai enviar uma nave à Lua. Com a Índia possui 40% da população mundial e se desenvolve como líder em manufaturas e serviços. O Brasil e a Rússia são grandes exportadores de matérias-primas (o primeiro de carnes, soja, açúcar, café e laranja; o segundo de gás, trigo e minerais.)A Rússia não faz muito tempo se constituiu como o oitavo membro do G8, grupo dos países mais ricos. No entanto o Brasil tende a ultrapassar economicamente a alguns detes membros: a Itália em 2025, a França em 2031 e o Reino Unido em 2036, segundo previsões confiáveis.FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061102045045AA6sqS9
  • Apenas complementando a alternativa D está incorreta acerca da reformulação da ONU basicamente porque a China não concorda com a entrada do Japão no conselho de segurança da ONU nem existe uma postura conjunta dos BRICS sobre o assunto.

  • Por ser formado por países em desenvolvimento, este bloco busca uma adaptação do cenário internacional às novas forças políticas e econômicas que surgiram nas últimas décadas, ampliando a participação de novas potências em locais de decisão. Para tanto, o BRICs tem expandido suas atividades em duas principais vertentes: i) coordenação em reuniões e organismos internacionais; ii) construção de uma agenda de cooperação multissetorial entre seus membros. 

      Com relação à coordenação no âmbito internacional, o BRICS segue atuando tanto na esfera da governança econômico-financeira como na política. Na primeira, a agenda do BRICS confere prioridade à coordenação no âmbito do G-20 e na reforma do FMI. Na vertente política, o BRICS defende a reforma das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança, de forma a melhorar sua representatividade, em prol da democratização da governança internacional.

    Resposta: C