SóProvas



Questões de Política Internacional


ID
20293
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois que 1,4 milhão de palestinos foram às urnas e elegeram seu novo Parlamento, a comunidade internacional mostra-se surpresa e preocupada com o resultado das eleições. Essa preocupação é motivada pela vitória do grupo radical Hamas que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão pode ser facilmente resolvida por lógica. No próprio enunciado ele diz "grupo radical Hamas", lógico é de ser esperar acordos não pacíficos como nas alternativas: A, B e C. Sobraria então as alternativas D e E e, sabendo um pouco de atualidade, chegaria a conclusão de que a palestina, que nem tem mesmo um território defindo, não poderia expadir seu território para o Egito, sobrando então a alternativa E.
  • prefeita observação Sérgio!
  • O Hamas é uma organização islâmica palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.Desde junho de 2007, quando obteve larga maioria durante as eleições para o Parlamento Palestino, derrotando o partido rival Fatah (de Yasser Arafat), e após violentos confrontos entre ambas as facções, o Hamas governa a parte dos Territórios Palestinos correspondente à Faixa de Gaza.Atualmente o mais importante movimento islamista palestino, o Hamas é listado como organização terrorista pelo Canadá[4],União Européia, Israel , Japão e Estados Unidos e banido pela Jordânia. Austrália e Reino Unido listam somente a ala militar do Hamas - as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam - como organização terrorista. Outros países, como é o caso da África do Sul, a Rússia, a Noruega e o Brasil não adotam a designação "organização terrorista", embora tenham condenado publicamente os atos de terrorismo cometidos pela organização.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamas
  • O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, cujos princípios se baseiam no Corão. Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. O Hamas não reconhece o Estado de Israel, e a este se refere como "entidade sionista". Nesse aspecto, opõe-se ao Fatah. Em sua carta de princípios, publicada em 1988,[24] o Hamas prega a criação de um Estado palestino islâmico.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamas
  • Em 2006, o grupo radical Hamas, que significa Movimento de Resistência Islâmica, elegeu a maioria no Parlamento palestino e indicou um novo primeiro-ministro para comandar a Autoridade Nacional Palestina, que é responsável por administrar as áreas sob domínio palestino. O Hamas é mais conhecido pelo seu braço armado, que realiza ações terroristas e operações suicidas contra Israel, porém possui também uma organização política que desenvolve programas sociais no território. Na carta de fundação do movimento, o Hamas defende a destruição do Estado de Israel e o estabelecimento de um Estado teocrático na palestina histórica.
    A resposta correta é a letra E.



ID
46000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado
entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas
cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Segundo o acordo, o Paraguai pode vender parte da energia gerada por Itaipu diretamente no mercado de energia brasileiro.

Alternativas
Comentários

ID
46006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado
entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas
cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Em contrapartida às concessões brasileiras, o Paraguai autorizou no acordo a instalação, em seu território, do gasoduto Patagônia-São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • No caso, não houve contrapartida paraguaia e, ademais, inexiste esse gasoduto.

  • Gabarito Errado.

    GASODUTO LIGARÁ BRASIL, VENEZUELA E ARGENTINA Integra: 91257.htm
    Equipe de Reportagem O Globo em 10/12/2005

    Os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Venezuela, Hugo Chávez, e Argentina, Néstor Kirchner, assinaram ontem um acordo para a construção de um grande gasoduto na América do Sul. A princípio, a estrutura começará na Venezuela e irá até a região da Patagônia, na Argentina, passando pelo Brasil. Mas o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que com os gasodutos e conexões já existentes poderá haver a interligação com outros países, como Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia.

    http://infoener.iee.usp.br/scripts/infoener/hemeroteca/EmDiaComEnergia.asp?decriterio=10%2F12%2F05&buPesquisar=Pesquisar

  • GABARITO ERRADO,

    NÃO EXISTE ESSE GASODUTO INDICADO NO CORPO DO TEXTO.
  • Não faria sentido geográfico ou político, passar um gasoduto vindo da Patagônia para São Paulo, passando pelo Paraguai!
  •  A Patagônia fica na Argentina. Nada a ver.

     


ID
46009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado
entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas
cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Os diretores e os conselheiros de Itaipu são indicados, em igual número, pelo governo brasileiro e pelo paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • Itaipu possui um Conselho de Administração composto por doze conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.Na margem brasileira, três indicações cabem ao governo federal, duas à Eletrobrás e uma ao Ministério das Relações Exteriores. No Paraguai, três nomes são apontados pelo governo federal, dois pela Ande e um pelo Ministério das Relações Exteriores. Os conselheiros têm mandato de quatro anos, e os diretores de cinco anos.Fonte:http://www.itaipu.gov.br/index.php?q=node/436&nid=333
  • Do site Itaipu Binacional:

    Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio da Eletrobrás e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, um posto equivalente destinado à outra margem.

    A Diretoria Executiva é composta pelos seguintes cargos: Diretor-Geral Brasileiro; Diretor-Geral Paraguaio; Diretor Técnico Executivo; Diretor Técnico; Diretor Financeiro Executivo; Diretor Financeiro; Diretor Jurídico Executivo; Diretor Jurídico; Diretor de Coordenação Executivo; Diretor de Coordenação; Diretor Administrativo Executivo; e Diretor Administrativo. 




ID
49222
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

(14/01/09) A decisão da Justiça brasileira de conceder ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti refúgio político gerou duras reações por parte do governo italiano e de familiares de vítimas de terrorismo.[...] O ministério das Relações Exteriores italiano reagiu com uma nota na qual, além de condenar a decisão do ministro Tarso Genro (Justiça) [...] Além da chancelaria, representantes do governo [...] manifestaram indignação contra a decisão da Justiça brasileira. O vice-ministro do Interior, Alfredo Mantovano, considerou "grave e ofensiva" a decisão: "um insulto a nosso sistema democrático", disse.

Internet: . Acesso em 15/2/2009.

Acerca do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão boa para relembrar a diferença entre asilo político e refúgio!!Constituem diferenças entre os mencionados institutos as características abaixo elencadas: Características do refúgio:a) Instituto jurídico internacional de alcance universal;b) Aplicado a casos em que a necessidade de proteção atinge a um número elevado de pessoas, onde a perseguição tem aspecto mais generalizado;c) Fundamentado em motivos religiosos, raciais, de nacionalidade, de grupo social e de opiniões políticas;) É suficiente o fundado temor de perseguição;e) Em regra, a proteção se opera fora do país;f) Existência de cláusulas de cessação, perda e exclusão (constantes da Convenção dos Refugiados);g) Efeito declaratório;h) Instituição convencional de caráter universal, aplica-se de maneira apolítica;i) Medida de caráter humanitário.Características do asilo político:a) Instituto jurídico regional (América Latina);b) Normalmente, é empregado em casos de perseguição política individualizada;c) Motivado pela perseguição por crimes políticos;d) Necessidade de efetiva perseguição;e) A proteção pode se dar no território do país estrangeiro (asilo territorial) ou na embaixada do país de destino (asilo diplomático);f) Inexistência de cláusulas de cessação, perda ou exclusão;g) Efeito constitutivo;h) Constitui exercício de um ato soberano do Estado, sendo decisão política cujo cumprimento não se sujeita a nenhum organismo internacional;i) Medida de caráter político.
  • Gostaria de saber porque a letra "a" está errada, ao meu ver está correta e responde melhor ao questionamento.

  • A letra A está incorreta pois a Itália não vivia ditadura na década de 70. Não havia ditadura, menos ainda de extrema direita. Havia extremistas, tanto de direita quanto de esquerda, que promoviam ataques terroristas contra o governo.


ID
50197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Segundo o acordo, o Paraguai pode vender parte da energia gerada por Itaipu diretamente no mercado de energia brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • O item está certo. Segundo o acordo, firmado em julho de 2009, o Paraguai pode vender parte da energia gerada por Itaipu diretamenteno mercado de energia brasileiro. Até então, a parte paraguaia da energia tinha de ser vendida à Eletrobras.
  • De acordo com o Tratado de Itaipu, 50% de toda a energia  não utilizada pelo  Paraguai  deverá ser vendida ao Brasil. Esse acordo vigora até 2023.

  • A questão está CERTA!

    "Com o acordo, o Brasil praticamente triplicou a quantia que paga ao vizinho pela energia elétrica com a qual o Paraguai abastece a região sudeste brasileira. O acordo também permitirá que o governo de Assunção venda energia ao mercado brasileiro sem a mediação da estatal Eletrobrás, uma antiga reclamação paraguaia. Porém, essa medida entraria em vigor a partir de 2023".

    Fonte:
     http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u600336.shtml  




ID
50203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Em contrapartida às concessões brasileiras, o Paraguai autorizou no acordo a instalação, em seu território, do gasoduto Patagônia-São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • No caso, não houve contrapartida paraguaia e, ademais, inexiste esse gasoduto.
  • O acordo trata apenas do ajuste do fator de multiplicação aplicado sobre o montante que remunera a energia cedida pelo Paraguai ao Brasil. Que segundo o Paraguai é um valor injusto comparado aos valores de mercado pagos por outros países.

ID
50206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Os diretores e os conselheiros de Itaipu são indicados, em igual número, pelo governo brasileiro e pelo paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • O item está certo. Os diretores e os conselheiros de Itaipu são indicados, em igual número, entre brasileiros e paraguaios, pelos governosdos dois países.
  • Na verdade, há um número igual de funcionários brasileiros e paraguaios trabalhando na Binacional.
    Curiosidade:
    Cada funcionário, ao deixar a empresa planta uma árvore na "floresta da empresa" e deixa seu nome. 
    Vale a pena visitar quando for à Foz do Iguaçu.

ID
50500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Por esse acordo, o Paraguai tornou-se sócio minoritário da Usina Hidrelétrica de Itaipu, com 30% de participação nos lucros advindos da distribuição de energia elétrica, em razão de as águas da represa terem inundado parte do território paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • Questão completamente errada! Pelo Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos dois países, 50% da energia produzida pertencem ao Brasil e a outra metade, ao Paraguai. Então não possui sócio majoritário nem minoritário. O Brasil por utilizar mais da energia, paga por fora um valor altíssimo para o Paraguai. Por último não houve inundação de parte do território paraguaio.

ID
53578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dia 20 de janeiro de 2009 foi o dia O. A posse de
Barack Obama foi fato celebrado em todo o mundo. Há quase um
trator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo dia
D, assemelhado simbolicamente ao ano de 1944, quando Dwight
David Eisenhower e Franklin Delano Roosevelt credenciaram-se
às páginas da história ao não terem titubeado, em dia de decisão
fundamental, apesar do frio e das névoas do Canal da Mancha.

José Flávio Sombra Saraiva. O mundo diante do dia O. In:
Correio Braziliense, 25/1/2009, p. 17 (com adaptações).

Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue
os itens de 21 a 25, acerca da chegada de Barack Obama à
presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e dos seus
impactos no mundo.

A saída de George W. Bush da presidência norte-americana e a chegada de um afro-descendente ao posto mais importante da política nos EUA tiveram valor simbólico para a sociedade daquele país.

Alternativas
Comentários
  • Correta a assertiva: O trecho:Há quase umtrator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo diaD
  • Alguem se habilita a explicar melhor a questao, ja que temos que ter por base apenas o trecho citado acima?
  • O texto deu uma pista da importância simbólica ao falar em páginas da história no evento que usou como comparação ( Dia D)

  • Marquei C de acordo com o seguinte trecho: "Há quase um
    trator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo dia
    D, assemelhado simbolicamente ao ano de 1944,"

    Como falou de valor simbólico para a sociedade daquele país achei bem semelhante...

  • Se analisarmos o enunciado da questão: "Considerando o texto acima apenas como referência inicial, (...)", e o trecho: "Há quase um trator ideológico..., é possível concluir que a alternativa está correta.

  • Pessoal, antigamente o CESPE elaborava questões de atualidades. Assim, o Qc classificou-as como português. Vejam o enunciado: 

    Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue
    os itens de 21 a 25, acerca da chegada de Barack Obama à
    presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e dos seus
    impactos no mundo.


ID
108823
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) reúne o grupo de países com elevado potencial econômico. O bloco fez a sua primeira reunião oficial em junho de 2009. A partir dessa reunião, é correto afirmar que esses países têm, como posição comum,

Alternativas
Comentários
  • Brick em inglês significa tijolo, mas a sigla BRIC é a soma das iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada para designar - segundo os economistas da Goldman Sachs - o bloco dos novos gigantes da economia, que cimentariam uma nova ordem mundial. Cada um deles superar ou vai superar os "brits", isto é, os britânicos, que há 60 anos foram o maior império ultramarino da história. A China é o mercado que mais cresce no mundo e vai enviar uma nave à Lua. Com a Índia possui 40% da população mundial e se desenvolve como líder em manufaturas e serviços. O Brasil e a Rússia são grandes exportadores de matérias-primas (o primeiro de carnes, soja, açúcar, café e laranja; o segundo de gás, trigo e minerais.)A Rússia não faz muito tempo se constituiu como o oitavo membro do G8, grupo dos países mais ricos. No entanto o Brasil tende a ultrapassar economicamente a alguns detes membros: a Itália em 2025, a França em 2031 e o Reino Unido em 2036, segundo previsões confiáveis.FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061102045045AA6sqS9
  • Apenas complementando a alternativa D está incorreta acerca da reformulação da ONU basicamente porque a China não concorda com a entrada do Japão no conselho de segurança da ONU nem existe uma postura conjunta dos BRICS sobre o assunto.

  • Por ser formado por países em desenvolvimento, este bloco busca uma adaptação do cenário internacional às novas forças políticas e econômicas que surgiram nas últimas décadas, ampliando a participação de novas potências em locais de decisão. Para tanto, o BRICs tem expandido suas atividades em duas principais vertentes: i) coordenação em reuniões e organismos internacionais; ii) construção de uma agenda de cooperação multissetorial entre seus membros. 

      Com relação à coordenação no âmbito internacional, o BRICS segue atuando tanto na esfera da governança econômico-financeira como na política. Na primeira, a agenda do BRICS confere prioridade à coordenação no âmbito do G-20 e na reforma do FMI. Na vertente política, o BRICS defende a reforma das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança, de forma a melhorar sua representatividade, em prol da democratização da governança internacional.

    Resposta: C 



ID
120880
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em termos de política externa brasileira, uma atuação do Brasil, bastante criticada pelas imprensas nacionais e in- ternacionais, no ano de 2009, ocorreu em

Alternativas
Comentários
  • b) novembro, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, visitou o Brasil.

    • d) outubro, quando foi determinada a extradição do italiano Cesare Battisti.
    A letra "D" tem uma pegadinha: Cesare Battisti não foi extraditado para a Itália. Inclusive isso está sendo motivo até de conflito diplomático entre os dois países. Lula no último dia de governo não concedeu a extradição ao suposto terrorista italiano.

ID
121330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As relações diplomáticas entre Brasil e Colômbia foram afetadas pela influência americana nos assuntos desse país vizinho ao Brasil. Com relação a esse mal-estar diplomático, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Colômbia e Estados Unidos assinaram nesta sexta (30) o polêmico acordo que permite o acesso de militares norte-americanos a sete bases colombianas para realização de operações contra o narcotráfico e terrorismo.

    O pacto foi firmado entre o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, e o embaixador norte-americano em Bogotá, William Brownfield.

    A decisão da Colômbia de assinar o convênio com Washington gerou polêmica na região e crítica dos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

    Atualmente 800 militares e 600 contratados norte-americanos possuem autorização para permanecer na Colômbia apoiando as operações contra o narcotráfico e a guerrilha esquerdista, número que se manterá com o convênio.

    Os Estados Unidos são o principal aliado da Colômbia na luta contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais vinculados a essa atividade e desde o ano 2000 forneceu mais de US$ 6 bilhões (R$ 10,4 bilhões) a Bogotá.

     

    fonte:

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/colombia-e-eua-assinam-acordo-sobre-bases-militares-20091030-1.html


ID
121375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que se refere à organização político-administrativa e a aspectos geográficos do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • São Símbolos do Estado do Rio Grande do Norte:

    A Bandeira do Estado do Rio Grande do Norte foi criada pela Lei 2.160/1957, sancionada pelo então governador Dinarte de Medeiros Mariz. A idéia de sua criação partiu de um grupo de pessoas ligadas à cultura potiguar, cabendo ao historiador Luís da Câmara Cascudo a missão de estudar a forma da bandeira.

    A Bandeira do RN é constituída de um retângulo com 1,5m por 1m dividido em duas partes iguais no sentido horizontal, sendo a parte superior de cor verde, idêntica à da Bandeira Nacional e a parte inferior branca. Ao centro do retângulo, um campo amarelo em forma de escudo, servindo de fundo ao Brasão do Estado, instituído pelo Decreto nº 201/1909.

    Brasão
    O Brasão de Armas do Rio Grande do Norte foi criado pelo Decreto nº 201/1909, durante a gestão do governador Alberto Maranhão. Ele foi organizado e desenhado pelo escultor Corbiniano Vilaça. O Decreto de oficialização determinou que o original fosse arquivado no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Durante o governo de Dinarte de Medeiros Mariz, em 1957, foi criada a Flor do Algodoeiro como Emblema Floral do Estado (Lei 2.160/1957).

    Hino

    O Hino do Estado foi declarado oficial pela Lei 2.161/1957, no governo de Dinarte Mariz. Ele é de autoria do senador José Augusto Meira Dantas, com música de José Domingos Brandão, ambos de Ceará Mirim. O Hino é constituído de três estrofes de doze versos cada uma e um estribilho. Ex-chefe da Casa Civil durante a gestão Mariz, o professor Antônio Soares Filho registra que o Hino foi composto em 1918 quando Meira Dantas exercia mandato legislativo pelo estado do Pará. A solenidade de oficialização aconteceu em frente ao Palácio Potengi com uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

    Espero ter ajudado.

ID
123007
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro brasileiro da Justiça decidiu, em janeiro de 2009, conceder asilo político a Cesare Battisti, criando um impasse diplomático com a Itália. Desde 2007, Battisti estava preso no Brasil e aguardava decisão do governo brasileiro quanto à sua extradição. O asilado foi condenado na Itália por

Alternativas
Comentários

ID
124936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Hillary Clinton riscou seis dias de sua agenda para fazer uma excursão pela América Latina. No meio do caminho, dedicou 29 horas ao Brasil. A secretária de Estado chegou a Brasília na noite de terça e deixou o Brasil por São Paulo na madrugada de quarta. Foi a primeira vez que um representante graduado do governo Obama esteve no país. O primeiro encontro foi fugaz e chocho, o que se nota pelas declarações mornas de ambas as partes, restritas à polidez protocolar do discurso diplomático. A questão de como lidar com o Irã, aquele mistério teocrático envolto em um enigma nuclear, divide Brasil e Estados Unidos da América (EUA).

Veja, 10/3/2010, p. 84 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca das relações entre o Brasil e os EUA.

Alternativas
Comentários
  • A: IMPONHA SANÇÕESB:E FAVOR DESDE QUE SEJA PARA FINS PACIFICOS.C: AUTORIZOUD: CORRETAE:NÃO E O ÚNICO

ID
124939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O STF deve finalmente encerrar o julgamento da extradição do ex-militante de esquerda italiano Cesare Battisti. A votação, que teve início em 9 de setembro, foi adiada duas vezes e esteve empatada em quatro votos para cada lado. O presidente do STF, Gilmar Mendes, deu o voto decisivo.

Época, 17/11/2009 (com adaptações).

A partir do texto apresentado acima, assinale a opção correta relativa ao caso Cesare Battisti.

Alternativas
Comentários

ID
125122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Vale se debruçar sobre a relação entre as dificuldades na
reforma da ONU, e seus métodos antiquados de tomada de
decisões, especialmente nos temas energéticos, climáticos e no
nevrálgico capítulo das migrações internacionais. São todos
exemplos que expõem, em carne e osso, novas estruturas
duradouras das relações internacionais do século XXI.

José Flávio Sombra Saraiva. Entre egoísmos e frustrações. In:
Correio Braziliense, "Opinião", 2/8/2008, p. 29 (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os
itens que se seguem, acerca das relações internacionais do fim do
século passado e início do século XXI.

O declínio relativo dos Estados hegemônicos do Atlântico Norte e a transferência do eixo de poder para países do Pacífico e do Índico vêm promovendo mudanças, no início do século XXI, na geografia política das relações internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Haja vista o crescimento econômico da China e da Índia, dois dos principais países no mundo que vem deslocando gradualmente o poder das decisões de questões globais do Atlântico-norte para o Pacífico e Índico. O declínio é relativo dos EUA, pois em termos absolutos ainda é uma nação com o "maior poder de fogo" nas negociações mundiais. A Rússia também tem tentado aumentar sua influência na medida em que se utiliza do seu aparato bélico para demonstrar poder. 


ID
147532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em decisão histórica, a reunião da Assembleia Geral da
Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009,
tornou sem efeito a resolução que excluía Cuba do Sistema
Interamericano de Nações. Passaram-se 47 anos de isolamento
desde a reunião de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando
foi oficializado o afastamento da ilha.

Folha de S.Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o
tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue
os itens seguintes.

O atual presidente norte-americano, Barack Obama, demonstra disposição em mudar o comportamento de seu país em face de Cuba, relação que se tornou conflituosa desde a adoção do socialismo pelo regime castrista.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA! A REVOLUÇÃO DE 1959 TROUXE FIDEL CASTRO CONTRA OS INTERESSES NORTE AMERICANOS DESDE A EMENDA PLATT (NA QUAL CUBA ERA UM ESTADO SUBORDINADO AOS EUA) E DO SERVILHISISMO DE FULGÉNCIO BATISTA AOS EUA.
  • "O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou uma abertura extraordinária dos líderes cubanos, manifestada recentemente, para propor ontem conversações destinadas a quebrar 50 anos de hostilidades entre Washington e a Havana, na sequência da Guerra Fria.

    Ao intervir na Cimeira das Américas, em Trinidade e Tobago, nas Caraíbas, o Presidente Obama declarou aos líderes do continente que pretende estabelecer “um novo começo” no relacionamento dos Estados Unidos com Cuba, reconhecendo os “erros” de sucessivas administrações norte-americanas, mas requerendo também gestos recíprocos por parte da ilha dos irmãos Castro.

    A linguagem conciliatória levanta, segundo destaca a AFP, a perspectiva de os Estados Unidos encararem o fim dos seus 47 anos de embargo a Cuba, uma vez que ele foi impotente para derrubar um regime comunista de que Washington não gostava."


ID
147535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em decisão histórica, a reunião da Assembleia Geral da
Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009,
tornou sem efeito a resolução que excluía Cuba do Sistema
Interamericano de Nações. Passaram-se 47 anos de isolamento
desde a reunião de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando
foi oficializado o afastamento da ilha.

Folha de S.Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o
tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue
os itens seguintes.

Em todos os países das Américas, ocorreram manifestações populares de regozijo pela volta de Cuba aos quadros da OEA , em clara demonstração de apoio ao regime cubano e de oposição à grande potência continental.

Alternativas
Comentários
  • O próprio ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, declarou que um concenso acerca da questão seria um milagre.
  • Na realidade não houve regozijo nem por parte de Cuba; o país vem desdenhando de sua reinclusão na OEA em razão do protagonismo dos EUA.

  • ERRADO: A suspensão foi revogada em 2009. No entanto, uma declaração emitida pelo governo cubano em 8 de junho de 2009 afirmou que, embora o país tenha recebido com satisfação o gesto da Assembleia, à luz do registro histórico da Organização "Cuba não voltará à OEA". Além disso, os Estados Unidos defendiam que o país só poderia ser reintegrado se houvesse o restabelecimento da democracia em terras cubanas. A questão menciona um episódio que nunca aconteceu.

    No site da OEA tem uma nota de rodapé relevante sobre esse assunto: "Em 3 de junho de 2009, os Ministros de Relações Exteriores das Américas adaptaram a Resolução AG/RES.2438 , que determina que a Resolução de 1962, a qual excluiu o Governo de Cuba de sua participação no sistema interamericano, cessa seu efeito na Organização dos Estados Americanos (OEA). A resolução de 2009 declara que a participação da República de Cuba na OEA será o resultado de um processo de diálogo iniciado na solicitação do Governo de Cuba, e de acordo com as práticas, propósitos e princípios da OEA."

  • Gabarito:"Errado"

    A Organização dos Estados Americanos, abreviadamente OEA (em inglês, Organization of American States ou OAS), é uma organização internacional com sede em Washington, D.C.Estados Unidos, cujos membros são as 35 nações independentes do continente americano.

    Cuba foi suspensa da OEA em 31 de janeiro de 1962. Só em 2009, após 47 anos, a OEA revogaria a expulsão de CUBA, mas não houve regozijo como informa a assertiva...


ID
202240
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Após classificar a relação com os EUA como a mais importante para a China, o primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou que os laços entre os dois países foram seriamente afetados pela decisão do presidente americano, Barack Obama, de se encontrar com o dalai-lama em fevereiro e pelo anúncio de que Washington venderá US$ 6,4 bilhões em armas para Taiwan. (OESP, 15/3/2010)

As divergências entre os dois países, indicadas no texto, ocorrem porque o

Alternativas
Comentários
  • dalai-lama é classificado pelo governo chinês como separatista

  • Resposta letra E. Tendo cuidado para não se confundir com a alternativa A, tendo seu erro na afirmativa de que Taiwan também busca uma independência religiosa.

  • Outro erro do item "a" diz respeito à religião no Tibete, pois, nessa região predomina o budismo, e não hinduísmo, como sugere a assertiva.

ID
243421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os países do Oriente Médio são construções políticas
artificiais, impostas. A herança colonial deu lugar a um equilíbrio
instável, que, de tempos em tempos, é transmudado em guerras. Não
sou otimista. Gaza poderá ser vista como escaramuça preparatória de
um grande conflito que está em gestação. Os interesses de Israel e do
Irã não têm denominador comum.

César Benjamin. Gaza pode prenunciar grande conflito.
In: Folha de S.Paulo
, 10/1/2009, capa (com adaptações).

A partir da leitura do texto acima e considerando o cenário do Oriente Médio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Estado da Palestina é uma organização política reconhecida parcialmente como um estado soberano no Oriente Médio.
    O Estado da Palestina não é reconhecido pelas Nações Unidas.
    Alguns países da União Europeia, como o Reino Unido, mantêm relações com a Autoridade Nacional Palestiniana, estabelecida através dos Acordo de Paz de Oslo. Brasil se soma a uma lista de mais países que reconhecem o Estado Palestino, entre eles, todos os países árabes, a maioria dos africanos, boa parte dos asiáticos e da Europa Oriental. Reconhecendo também a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), desde 1975 como "legítima representante do povo palestino".

    Fonte Wikipedia
  • Uma nação é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais, idioma, costumes, valores sociais, entre outros elementos em comum, formando, assim, uma identidade cultural. Tendo em vista todas essas semelhanças, surge a necessidade da formação de um Estado-Nação próprio, onde será exercido o poder sobre um território delimitado e reconhecido pela comunidade internacional. Entretanto, várias nações não têm um território autônomo, vivendo, portanto, em áreas onde o poder é exercido por outros grupos. Entre as principais estão:

    Palestinos:
    Os Palestinos ocupam uma área do Oriente Médio. Essa nação, formada por mais de 7 milhões de pessoas, reivindica a criação do Estado Palestino, além da reincorporação de terras ocupadas por Israel. Os constantes conflitos envolvendo árabes e israelenses provocaram grandes fluxos migratórios de palestinos para o Líbano, Síria, Egito e Jordânia, fato que enfraqueceu a luta pela formação do Estado Palestino. No entanto, a OLP (Organização para Libertação da Palestina) continua lutando pela autonomia política e territorial dessa grande nação.

    Incremente seus conhecimentos e leia sobre mais nações sem estado em "http://www.brasilescola.com/geografia/nacoes-sem-estado.htm".

  • O conflito Israel-Palestina tem origem na ocupação da antiga Palestina a partir do final do século XIX. EM 1948, com a criação do Estado de Israel, aumenta a imigração judia para região, o que irá intensificar também os confrontos.

    Com a Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel ocupa os territórios de Jerusalém Oriental, as Colinas de Golan e a Cisjordânia. A postura de Israel de não deixar as áreas ocupadas, junto aos atentados e boicotes por parte de palestinos que não reconhecem o Estado judeu, impedem que os conflitos terminem.
    Nesse contexto, a formação efetiva de um Estado Palestino é vista por muitos como ponto crucial para a concretização de um processo de paz, uma vez que amenizaria problemas básicos sofridos pela população palestina como a fome (embora a Faixa de Gaza tenha acesso ao mar, não é permitida a pesca), pobreza e desemprego (intervenções contra o “comércio" palestino), além da dependência de recursos básicos como eletricidade, água e meios de comunicação.

     A resposta correta é a letra A.
  • A inexistência efetiva de um Estado palestino é vista por muitos como fator desestabilizante e gerador de crises sucessivas na região.

    O Estado da Palestina é uma organização política reconhecida parcialmente como um estado soberano no Oriente Médio.

    Gab. A


ID
244069
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas, que é uma espécie de Constituição da entidade, assinada na época por 51 países, entre eles o Brasil. Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo."
(Disponível em http://www.onu-brasil.org.br. Acesso em: 08 de jan. 2010.)

Com mais de seis décadas de existência, a Organização das Nações Unidas tem atuado em diversos países, evitando conflitos, promovendo acordos de paz e enviando tropas para promover a pacificação em conflitos armados. No entanto, diversos fatos recentes têm levantado questionamentos acerca da eficácia da ONU no cumprimento do seu objetivo de promoção da paz mundial. Nesse sentido, assinale a alternativa que reflete, CORRETAMENTE, o questionamento em relação à eficácia da ONU no contexto mundial atual.

Alternativas
Comentários
  • O EUA INVADIRAM O IRAQUE NÃO RESPEITANDO O POSICIONAMENTO CONTRÁRIO DA ONU.

  • O atropelo com que a decisão de atacar o Iraque foi tomada pela coalizão EUA-Inglaterra, apoiada na alegação, ainda não comprovada, de que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa. Para não mencionar que essa iniciativa passou por cima daquela que, teoricamente, seria a instância mundial maior na deliberação desse tipo de operação: o Conselho de Segurança da ONU.

    "Sociedade não instruída,massa desorganizada" - Félix Barbosa


  • b) A invasão ao Iraque em 2003 pela coalizão anglo-americana, mesmo sem a aprovação do Conselho de Segurança.

  • A ONU, apesar de ter resistido e não ter aprovado a resolução do Conselho de Segurança que daria respaldo legal à invasão, não foi capaz de evitá-la, contribuindo ainda mais para seu descrédito perante a população iraquiana que, mesmo antes da invasão, já a entendia como a responsável pelo desarmamento do Iraque e pela pobreza ali instaurada - em decorrência do embargo econômico por ela imposto.

    Fonte: Conjur


ID
244327
Banca
FCC
Órgão
SJDHDS - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O termo BRIC foi criado para fazer referência a quatro países emergentes que, com características comuns, possuem índices de desenvolvimento e situações econômicas semelhantes, embora não componham um bloco econômico. Tais países são

Alternativas
Comentários
  • Em economia o termo BRIC (normalmente traduzido como os países "BRICS" ) é uma sigla que se refere ao Brasil, Rússia, India e China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento em suas economias em desenvolvimento.

  • Eventualmente,mesmo não sendo considerado um bloco econômico regional, alguns estudiosos afirmam que a BRIC'S é um Bloco Multilateral ou Intercontinental Econômico. Todavia este grupo de negociações comerciais move quase 1/3 de toda economia mundial voltado a prestação de serviços e produtos agrícolas e minerais. Facilitando

    Brasil -  Produtos Agrícolas e Extração Mineral (imagine se a Vale do Rio Doce não fosse privatizada,o Brasil arrecadaria mais)
    Rússia - Produtos Agrícolas e fornecedor de fontes energéticas
    Índia - Prestação de Serviços em geral.
    China - Atualmente a 2ª maior economia do mundo,desbancando seu vizinho o Japão em 2008 (É o grande comprador e contratante da BRIC'S)

    Espero ter ajudado!
    Saudações e bons Estudos!
  • Atualmente, estão utilizando também a sigla BRICS em substituição ao termo BRIC. Esse "S" serve para incluir a África do Sul, em inglês, South Africa. 
  • BRIC é a designação para um grupo de países em desenvolvimento que seriam promissores para as próximas décadas. Até 2011, era formado apenas por Brasil, China, India e Rússia. Posteriormente, a Africa do Sul entrou no grupo, mudando a sigla para BRICS.

    A resposta correta é a letra E. 



ID
250849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação a atualidades no âmbito internacional, julgue o item
subsequente.

Atualmente, o Brasil é um dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criado em 1945 após a 2ª Guerra Mundial. Cinco países ocupam assentos permanentes e dez assumem as cadeiras de forma rotativa, por dois anos. Em 2011, são membros do Conselho a África do Sul, Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Gabão, Índia, Líbano, Nigéria, Portugal, Reino Unido e Rússia.

    A presidência do Conselho de Segurança é exercida rotativamente por seus quinze membros, em ordem alfabética na língua inglesa, e o mandato tem duração de um mês. Em março, o Brasil transmitirá a presidência à China.

    Fonte:
    Portal Brasil
    Blog do Planalto 

  • O Conselho de Segurança da ONU possui 5 membros permanentes e 10 não-permanentes. Os permanentes são França, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos e China. Os membros não-permanentes são eleitos pela Assembléia Geral da ONU para um período de 2 anos, sendo que cinco são substituídos a cada dois anos. Atualmente são membros temporários: Brasil, Bósnia Herzegovina, Gabão, Líbano, Nigéria, Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda.
    Uma decisão não-processual (decisão importante) é tomada pelo Conselho de Segurança da ONU com o quórum de 9 votos, sendo que, obrigatoriamente 5 sejam dos membros permanentes, ou seja, todos os membros permanentes devem votar a favor de determinada decisão para que ela seja válida. Caso todos os membros não-permanentes votem a favor e apenas um membro permanente vote contra, a decisão não será adotada. É o chamado "poder de veto", segundo o qual qualquer membro permanente pode evitar que determinada decisão seja tomada.
    Essa é uma das razões pelas quais o Brasil pleiteia um assento permanente nesse órgão.


    Fonte: Ponto dos Concursos.
  • " A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira, 15, o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança do órgão para ocupar durante o biênio de 2010-2011 um dos postos não-permanentes reservados à América Latina e ao Caribe." 
    Estado.com   - 15 de out 2009
  •                 Atualmente o conselho de segurança da ONU é composto por 15 membros, 10 desses eleitos por assembleia geral para mandato de 2 anos, e o Brasil até 2011 é um dos membros do conselho. Apenas 5 dos membros são permanentes no Conselho de Segurança: EUA, China, Russia, Reiono Unido e França. Há anos o Brasil tenta, sem sucesso,  uma vaga permanente no conselho.


    bons estudos
  • NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira que a legitimidade do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) depende cada vez mais de sua reforma e que o Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente.

    A presidente disse também acreditar que é chegado o momento de a Palestina ser membro pleno da ONU.


    Link: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/21/dilma-pede-reforma-do-conselho-de-seguranca-brasil-como-membro-925408199.asp
  • GABARITO CORRETO

    Considerando o ano de realização do concurso, o que podemos extrair em matéria divulgada no site do Estadão.com.br, é que: a Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira, 15.10.2009, o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança do órgão para ocupar durante o biênio de 2010-2011 um dos postos não-permanentes reservados à América Latina e ao Caribe.

    Outros países escolhidos para integrar o grupo são Bósnia, Gabão, Líbano e Nigéria. A partir de 1º de janeiro de 2010, esses países substituirão Burkina Faso, Costa Rica, Líbia, Croácia e Vietnã como membros sem poder de veto no corpo de 15 nações.

    Bons estudos!!!
  • Se cair isso na prova no ano de 2012 já está errado porque atualmente o Brasil não faz parte do conselho de segurança da ONU. Como bem dito pelos colegas o conselho é formado por 15 membros sendo 5 permanentes e 10 rotativos.

    Dos 5 permantes inclui-se aqueles países considerados vencedores pós 2a guerra mundial, que são: EUA, Russia, China, França e Reino Unido.
  • Essa questão poderia ser anulada, pois uma coisa é ser membro permanente do Conselho e outra é ser membro não-permanente (ou temporário). A questão infelizmente não informou qual era o tipo. De fato, o Brasil é membro não-permanente, eleito em 2011 tendo o seu mandato até 2013.

    Membros do Conselho de Segurança

    Composição em 2011

    O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto. Os Membros Permanentes são: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

    Fazem parte também do Conselho dez Membros Não-Permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois anos. Estes países não possuem direito a veto.

    Em 2011, os dez Membros Não-Permanentes são:

    África do Sul (que deixará o Conselho no final de 2012),
    Alemanha (2012);
    Bósnia-Herzegóvina (2011);
    Brasil (2011);
    Colômbia (2012);
    Gabão (2011);
    Índia (2012);
    Líbano (2011);
    Nigéria (2011); e
    Portugal (2012)

    Sobre o Conselho

    A Presidência do Conselho é rotativa, seguindo a ordem alfabética (em inglês) do nome dos países que fazem parte do órgão. Cada Presidente fica no cargo durante um mês. Os dez Membros Não-Permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por períodos de dois anos não podem ter mandatos consecutivos. O número de Membros Não-Permanentes aumentou de seis para 10 através de uma emenda na Carta da ONU realizada em 1965.

    Cada membro do Conselho tem direito a um voto. As decisões sobre questões de procedimentos são tomadas pelo voto afirmativo de pelo menos nove dos 15 membros. As decisões sobre questões de fundo exigem nove votos, incluindo os votos afirmativos de todos os cinco membros permanentes. Esta é a regra conhecida como “unanimidade das grandes potências” ou poder de “veto”.

    Segundo a Carta da ONU, todos os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas concordam em aceitar e executar as decisões do Conselho de Segurança.

    Enquanto outros órgãos das Nações Unidas fazem recomendações aos governos, só o Conselho tem o poder de tomar decisões que os Estados-Membros são obrigados por força da Carta a realizar.

    Fonte: http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/membros/

  • Atenção, atualmente o Brasil não faz parte do Conselho de Segurança da ONU. Para  2013 foram eleitos : Argentina, Austrália, Azerbajão,Coreia do Sul, Guatemala, Luxemburgo, Marrocos, Paquistão, Ruanda e Togo.
  • Acho o pessoal do Conselho de Segurança da ONU cometeu um gigantesco equivoco em ter dado ao Brasil essa chance de participar de tal organização política. Ainda mais, considerando a existência ideológica petistas no 'comando'.

  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por 15 membros, sendo 5 permanentes ( EUA, Rússia, China, França e Inglaterra) e 10 não permanentes. A escolha dos 10 membros não permanentes preza por uma distribuição geográfica equitativa e seu mandato dura dois anos, não se permitindo mandatos consecutivos. O Brasil, junto com o Japão, são os países que mais foram eleitos para o Conselho de Segurança. Em 2011, quando a prova foi feita, o Brasil era membro não permanente do Conselho. Entretanto, atualmente, não está mais na lista. 
    Portanto, de acordo com o ano de aplicação da prova, a resposta está Certa. 

    Gabarito: Certo.
  • Na época estava correto, mas hoje em dia o Brasil não faz mais parte. O Conselho é composto por 15 membros. 5 permanentes e 10 não permanentes.  O Brasil não está incluido na lista. 

     

    Segue link dos atuais membros:

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_membros_do_Conselho_de_Seguran%C3%A7a_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

     

     

  • Essa questão está desatualizada, visto que atualmente o Brasil não faz parte do conselho de segurança da ONU

  •  Idade Contemporânea.


ID
250858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a atualidades no âmbito
nacional.

Neste início de ano, os governos brasileiro e italiano assinaram plano de cooperação militar segundo o qual a Itália venderá ao Brasil o casco para a montagem de um submarino de propulsão nuclear.

Alternativas
Comentários
  • O acordo foi assinado em junho de 2010. O acordo entre as Marinhas brasileira e italiana visa desenvolver um relacionamento privilegiado no campo da defesa, embasado na parceria industrial e transferência de tecnologia. Não tem nada haver com submarino.
  • Questão errada!

    Os governos brasileiro e italiano assinaram o plano de cooperação militar que tem como objetivo desenvolver a cooperação bilateral entre suas forças armadas a fim de reforçar as capacidades defensivas e reforçar a cooperação mútua em matéria de segurança. A análise do impacto da regulamentação também aponta que a medida destina-se a reforçar as relações entre os dois países, aumentando o espírito de amizade que já existe.

  • O submarino em questão vem de um acordo com a França e não a Itália, onde serão produzidos quatro submarinos convencionais e um nuclear.

    Menção em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/selecao-diaria-de-noticias/midias-nacionais/brasil/agencia-de-noticias-brasil-arabe/2011/10/05/industria-belica-espera-dobrar-de-tamanho
  • Um acordo de cooperação entre Brasil e França, firmado em 2008, possibilitou a construção do casco de cinco unidades do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), articulado pelo Ministério da Defesa. Entre os submarinos a serem construídos, um será de propulsão nuclear.

    A resposta está errada.  

ID
250861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a atualidades no âmbito
nacional.

Em dezembro de 2010, a Corte Interamericana dos Direitos Humanos julgou improcedente o pedido de condenação do Estado brasileiro pelo desaparecimento de algumas pessoas no combate à guerrilha do Araguaia.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil sofreu nova condenação na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) - a terceira da história. Desta vez foi por causa da guerrilha na região do Araguaia, entre 1972 e 1974, e da Lei de Anistia, que foi editada em 1979, beneficiando guerrilheiros e agentes do Estado que teriam cometido torturas e assassinatos. As duas outras condenações foram por causa de agressões a mulheres, o que resultou na aprovação da Lei Maria da Penha, em 2006, e de denúncias de maus-tratos em penitenciárias e manicômios.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,a-condenacao-do-brasil,655168,0.htm
  • OEA julga caso da Guerrilha do Araguaia; decisão da corte, reunida na Costa Rica, deve sair em até três meses

    RIO - [09/12/2010 às 17:12] Pela primeira vez, o Estado brasileiro senta no banco dos réus da Corte Interamericana de Direitos Humanos para responder por atos da ditadura. O Brasil já tinha sido réu na Corte, mas nunca em questões envolvendo o regime militar. Chamado de ""Caso Gomes Lund e outros", o processo pede apuração de desaparecimentos na Guerrilha do Araguaia, nos anos 1970. As sessões públicas começaram nesta quinta-feira, na Costa Rica, sede da Corte, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), e continuam nesta sexta-feira. A decisão dos sete juízes da Corte, porém, deve sair daqui a pelo menos três meses, diz o presidente da seção Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous, que acompanha as sessões.

    Na manhã desta quinta-feira foram ouvidos parentes de desaparecidos, que disseram que o Estado brasileiro até hoje não prestou informações sobre o paradeiro dos desaparecidos. O processo foi movido pelo Centro Pela Justiça e Direito Internacional, pelo grupo Tortura Nunca Mais do Rio e pela Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos. Testemunhas das famílias e do governo brasileiro também vão depor. Nesta sexta, haverá audiências públicas com debates entre os advogados das partes. Representantes dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, da Advocacia Geral da União e do Superior Tribunal de Justiça foram à Costa Rica.

    Se a Corte Interamericana decidir que deve haver punição de agentes do Estado que cometeram crimes comuns no Araguaia, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a revisão da Lei da Anistia poderá ser contestada, na opinião da OAB do Rio. A decisão do STF, porém, foi motivada por questionamento da OAB nacional, cujos argumentos não foram aceitos pelo Supremo.

    O processo na OEA agora pede, entre outros pontos, que o Estado agilize a abertura dos arquivos da ditadura; que a Lei de Anistia não seja obstáculo para punir autores de crimes comuns no Araguaia; que haja reparação financeira, pelo Estado, às famílias das vítimas.

    Fonte: http://extra.globo.com/noticias/brasil/oea-julga-caso-da-guerrilha-do-araguaia-decisao-da-corte-reunida-na-costa-rica-deve-sair-em-ate-tres-meses-131222.html

  • Esta questao nao fica muito clara para mim.
  • No final de 2010, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro no caso da Guerrilha do Araguaia. Trata-se do desaparecimento forçado de militantes do PCdoB que viviam na região próxima ao Rio Araguaia, no Tocantis, e tentavam promover uma guerrilha rural contra o regime militar brasileiro. No início da década de 1970, diversas expedições militares foram à região para exterminar a guerrilha. Desde então, os familiares dos militantes buscam informações sobre a localização dos corpos, porém as Forças Armadas se recusam a informar. Em 1985, os familiares das vítimas ajuizaram uma ação, mas a mesma não surtiu o efeito buscado. Diante da demora, enviaram o caso ao Sistema Interamericano.

    A resposta está errada. 

ID
256066
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro das Relações Exteriores do Brasil declarou [em 09/01/11] que a maioria dos países do mundo, entre eles os da União Europeia, reconhecerão em 2011 a região como um Estado. [...] "Caso a União Europeia (UE) não o faça, a Espanha será o primeiro país a reconhecer o Estado", garantiu. O ministro disse ainda que, antes do fim de setembro, a maioria da comunidade internacional irá reconhecer o Estado independente. Em dezembro [de 2010], Brasil, Argentina, Bolívia e depois Equador reconheceram a região como um Estado livre e independente no interior das fronteiras de 1967, ou seja, o traçado da fronteira antes da guerra dos Seis Dias.
(Adaptado de www.historianet.com.br)

O texto refere-se ao reconhecimento

Alternativas
Comentários
  • Palestina reconhecida pela maioria dos países em 2011
    AFP
    O ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al-Malki, disse neste domingo que a maioria dos países do mundo, entre eles os da UE, reconhecerão em 2011 a Palestina como Estado, após uma reunião com a chanceler espanhola.

    "A ministra espanhola (Trinidad Jiménez) me disse que a União Europeia irá reconhecer um Estado palestino no início de setembro" de 2011, declarou Malki aos jornalistas, sem informar quando ocorreu esta conversa com Jiménez.

    "Caso a União Europeia (UE) não o faça, a Espanha será o primeiro país a reconhecer um Estado palestino", garantiu.

    Malki disse ainda que, antes do fim de setembro, "a maioria da comunidade internacional irá reconhecer um Estado palestino independente".

    O Chile reconheceu na sexta-feira a Palestina como um Estado "livre e independente", seguindo outros países da América Latina.

    Em dezembro, Brasil, Argentina, Bolívia e depois Equador reconheceram a Palestina como um "Estado livre e independente no interior das fronteiras de 1967", ou seja, o traçado da fronteira antes da guerra dos Seis Dias.

    O Uruguai anunciou que fará o mesmo em 2011, sem informar em que fronteiras.

    Cuba, Venezuela, Nicarágua e Costa Rica já reconhecem o Estado palestino.

    Malki indicou que a Autoridade Palestina se esforça para obter o reconhecimento do México e de outros países da América Central e do Sul.

    Esta onda de reconhecimentos latino-americanos alarmou Israel e suscitou a reprovação de Washington, para quem "qualquer ação unilateral é contraproducente", segundo o departamento de Estado.

  • JERUSALÉM (Reuters) - Israel criticou a Argentina, o Brasil e o Uruguai nesta terça-feira por declararem reconhecimento de um Estado palestino, dizendo que isso é uma "interferência altamente prejudicial" por parte de países que nunca fizeram parte do processo de paz no Oriente Médio.14 de julho de 2011 às 17:36h

    A Liga Árabe anunciou que vai apoiar o plano palestino de obter reconhecimento integral como estado independente pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Os ministros do exterior das nações que compõem a liga disseram, por meio de um documento divulgado nesta quinta-feira 14 no Catar, que seus países “tomarão todas as medidas necessárias e que buscarão apoio de todos os países do mundo, a começar pelos membros do Conselho de Segurança da ONU, pelo reconhecimento de uma Palestina independente”.

    A liga é composta por países com maioria da população árabe no norte e nordeste da África e no Oriente Médio. Entre seus membros, figuram o Egito, Jordânia, Catar, Líbano e Marrocos.


    03/12/2010 - Por meio de carta enviada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em 1º de dezembro, o Governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras existentes em 1967.

    Israel busca frear reconhecimento da Palestina pela comunidade internacional

    Estima-se que o Equador se some à Argentina, Brasil, Uruguai e Bolívia entre os países que recentemente reconheceram a Palestina segundo as fronteiras de antes de 1967


ID
256879
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os quatro principais países emergentes do mundo - o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) - cancelaram [em 26.06.2010] um encontro do grupo durante a reunião do G20, no Canadá, (...). O grupo representa 16,5% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial e tem buscado influência nas instituições financeiras globais.

(http://noticias.r7.com/economia/noticias, 27.06.2010)

Dentre as características comuns existentes entre os países que compõem o BRIC, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Sem dúvida alguma, a china é o maior expoente disso, apesar de ainda sofrer com a má distribuição de renda.

    Bons estudos!!
  • Comentário adicional:

    Todos os países de BRIC fazem parte do G-20, porém só a Rússia integra o G8.

    Rússia e China são os países que integram o conselhor permanente de segurança da ONU.
  • O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O'Neill em seu estudo “Building Better Global Economic BRICs", de 2001, para designar economias de países em desenvolvimento que seriam promissoras para as próximas décadas.

    A resposta correta é a letra E. 


  • A resposta correta é a letra E. O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Neill em seu estudo “Building Better Global Economic BRICs”, de 2001, para designar economias de países em desenvolvimento que seriam promissoras para as próximas décadas.

  • O BRICS é formado pelas nações ditas emergentes, que possuem grande potencial de se tornarem grandes economias nos próximos anos.

    Alternativa E


ID
257680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a atualidade no âmbito
internacional.

Na esfera do direito internacional, entrou em vigor, em dezembro de 2010, a União dos Países Sul-Americanos, cujos países-membros, a partir do estabelecimento dessa instituição, deixaram, automaticamente, de pertencer à Organização dos Estados Americanos.

Alternativas
Comentários
  • A UNASUL foi estabelecida com este nome pela Declaração de Cuzco em 2004, sendo o Tratado Cosntitutivo assinado em Brasilia no ano de 2008.
    1. A UNASUL é constituida pelos 12 países da America do Sul.
       
    2. Teve sua origem em 2004 com a criação da "Comunidade Sul-americana de Nações".
       
    3. Para tornar-se uma organização internacional, a Unasul precisa que o seu Tratado Constitutivo seja ratificado por nove dos doze países membros. Em 1º de dezembro de 2010, o Uruguai foi o nono país a ratifica-lo, dando assim plena legalidade a Unasul a partir de janeiro de 2011.
  • 14/02/2011 -

    O Governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia de que o Uruguai depositou, em 9 de fevereiro, o instrumento de ratificação do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) perante o Governo do Equador, depositário do documento.

    Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela haviam ratificado o documento anteriormente. Cumpriu-se, assim, o requisito de nove ratificações para a entrada em vigor do Tratado, a qual se efetivará em 11 de março próximo, trinta dias após a nona ratificação, conforme previsto no instrumento. A entrada em vigor do Tratado Constitutivo representa passo fundamental para a consolidação da UNASUL.

    Fonte: http://fichasmarra.wordpress.com/2011/02/16/entra-em-vigor-o-tratado-constitutivo-da-unasul/

  • A UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) foi constituída em 23/05/2008 e tem como objetivo a integração sul-americana. Para isso, ela reúne o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), Comunidade Andina de Nações (CAN-Colômbia, Peru, Equador e Bolívia), Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.
    O que existe hoje na UNASUL são propostas e intenções das quais as principais são: Liberação do comércio entre os países; Livre circulação de pessoas; Criação do Banco do Sul; 

    Não há nenhuma disposição no Tratado Constitutivo da UNASUL, tampouco algum país manifestou a intenção de deixar de pertencer a OEA ao ingressar na UNASUL.
  • A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é formada pelos doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. Dez países já depositaram seus instrumentos de ratificação (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), completando o número mínimo de ratificações necessárias para a entrada em vigor do Tratado no dia 11 de março de 2011


    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/unasul

ID
257692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue o item
subsecutivo.

Entre os anos de 2003 e 2010, no grupo denominado BRIC - composto por Brasil, Rússia, Índia e China -, o crescimento médio do produto interno bruto brasileiro foi superado somente pelo chinês.

Alternativas
Comentários
  • O PIB do Brasil ficou atrás da China e da India
  • Segundo o jornal O Globo:" O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2010, com alta de 7,5%, colocou o país em terceiro lugar entre as principais economias mundiais que já divulgaram os resultados do ano passado. O país ficou atrás apenas da China, com 10,3%, e da Índia, com 8,6%."Há uma matéria muito interessante sobre os BRIC na Revista do Ipea :
    http://desafios2.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14313
  • A expressão BRIC's se refere as quatro grandes potências emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia e China. Com a perspectiva de desbancar, até 2050 o poderio econômico de EUA, Japão, Alemanha, Grã Bretanha, França e Itália. 
    Todos os países que pertencem a esse grupo vem apresentando taxas de crescimento maiores que a média mundial. Com exceção do Brasil, que teve um crescimento médio anual de apenas 2,5% nos últimos 25 anos, os três demais países contam com a média de 6,5%, o que lhes tem dado um importante diferencial.
  • Não sei a data em que foi aplicada essa prova, mas é importante dizer que desde fevereiro de 2011 a Africa do Sul entrou para o BRICS.
  •   O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O'Neill em seu estudo “Building Better Global Economic BRICs", de 2001, para designar economias de países em desenvolvimento que seriam promissoras para as próximas décadas.

      A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) iniciou-se de maneira informal em 2006, com reunião de trabalho à margem da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2007, o Brasil assumiu a organização do encontro e, nessa ocasião, verificou-se o interesse em aprofundar o diálogo entre esses países. Em 2011, a Africa do Sul juntou-se ao grupo, transformando a sigla em BRICS.

      Desde a sua criação, o BRICS tem expandido suas atividades em duas principais vertentes: i) coordenação em reuniões e organismos internacionais; ii) construção de uma agenda de cooperação multissetorial entre seus membros. 

      Com relação à coordenação no âmbito internacional, o BRICS segue atuando tanto na esfera da governança econômico-financeira como na política. Na primeira, a agenda do BRICS confere prioridade à coordenação no âmbito do G-20 e na reforma do FMI. Na vertente política, o BRICS defende a reforma das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança, de forma a melhorar sua representatividade, em prol da democratização da governança internacional.

       No que se refere à afirmativa, a mesma está errada, pois entre 2003 a 2010, o Produto Interno Bruto da China e da Índia foram maiores do que o do Brasil.

    Gabarito Errado.
  • Brasil.. Brasil..

    PIB do Brasil fica em antepenúltimo em ranking com 47 países.

    Romênia, Filipinas e China estão entre os três primeiros. Depois do Brasil, vêm somente a Dinamarca e a Suíça.

    Notícia de 2017 - https://g1.globo.com/economia/noticia/pib-do-brasil-fica-em-antepenultimo-em-ranking-com-47-paises.ghtml

     

  • LEMBRANDO QUE A QUESTÃO PERGUNTOU ENTRE OS ANOS DE 2003 E 2010, O QUE O BRASL FICOU NÃO ATRÁS DA CHINA, MAS SIM DA RÚSSIA


ID
271675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

O governo brasileiro reconheceu a existência o Estado palestino, cuja atual fronteira consiste na que possuía anteriormente à Guerra dos Seis dias, em 1967.

Alternativas
Comentários
  • Anulada pq a atual fronteira NAO é a mesma de antes da Guerra dos seis dias...

    MAS

    Brasil reconhece Estado palestino

    Após carta enviada por Abbas, Lula diz que decisão é parte da posição em favor das negociações

    03 de dezembro de 2010 | 14h 21

    SÃO PAULO - O Itamaraty anunciou nesta sexta-feira, 3, que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores à guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta datada do dia 24 de novembro.

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasil-reconhece-estado-palestino-,649028,0.htm
     


ID
272917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca de geopolítica, julgue os itens que se seguem.

No final do ano de 2010, o governo brasileiro reconheceu o Estado Palestino, com as fronteiras existentes antes da guerra ocorrida em 1967.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTA.

    O Itamaraty anunciou nesta sexta-feira, 03/12, que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores à guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta datada do dia 24 de novembro. 

    FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasil-reconhece-estado-palestino-,649028,0.htm
  • O apoio não é uma novidade. O governo brasileiro já declarara apoio à formação de um Estado palestino nos territórios pré-1967 em uma votação da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1988. Mais recentemente, em fevereiro de 2006, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu em comunicado que Israel se retirasse dos territórios ocupados.

    Em teoria, a afirmação corresponde à posição tradicional do Itamaraty, segundo a qual Israel tem o direito à segurança e à existência "dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas", expressão que equivale às fronteiras existentes antes de 1967. Paralelamente, a diplomacia brasileira também reconhece o direito palestino de exercer sua soberania sobre Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/840326-brasil-reconhece-estado-palestino-com-fronteiras-anteriores-a-1967-diz-itamaraty.shtml

  • Brasil reconhece Estado palestino com fronteiras anteriores a 1967, diz Itamaraty
    03/12/2010

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta a Mahmoud Abbas, presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), nesta quarta-feira (1º) reafirmando o reconhecimento de um potencial Estado palestino com fronteiras anteriores a 1967, informou em comunicado o Itamaraty.

    O apoio não é uma novidade. O governo brasileiro já declarara apoio à formação de um Estado palestino nos territórios pré-1967 em uma votação da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1988. Mais recentemente, em fevereiro de 2006, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu em comunicado que Israel se retirasse dos territórios ocupados.

    Em teoria, a afirmação corresponde à posição tradicional do Itamaraty, segundo a qual Israel tem o direito à segurança e à existência "dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas", expressão que equivale às fronteiras existentes antes de 1967. Paralelamente, a diplomacia brasileira também reconhece o direito palestino de exercer sua soberania sobre Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/840326-brasil-reconhece-estado-palestino-com-fronteiras-anteriores-a-1967-diz-itamaraty.shtml
  • A proxima questões da cespe deve vir sobre o reconhecimento pela Unesco, fiquem ligados

    BANDEIRA DA PALESTINA HASTEADA PELA ONU (UNESCO) EM PARIS

     
    Foto: Remy de la Mauviniere / AP

    BANDEIRA DA PALESTINA É HASTEADA NA SEDE DA UNESCO

    "Um mês e meio depois de aprovar o reconhecimento da Palestina como Estado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) realizou ontem, terça-feira (13), em sua sede, em Paris (França), cerimônia na qual a bandeira palestina foi erguida ao lado das bandeiras dos outros 194 Estados-membro da organização.

    A cerimônia contou com a participação do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, segundo quem o hasteamento da bandeira na UNESCO é “bom presságio” para que a Palestina seja reconhecido como Estado pelas Nações Unidas. 

    O pedido oficial foi feito em setembro por Abbas, mas está parado no Conselho de Segurança. Os palestinos precisam de nove dos 15 votos, mas os Estados Unidos já garantiram que vão vetar o pedido. Os EUA, assim como Israel, consideram que os palestinos não poderiam ter abandonado os diálogos bilaterais [que não deixam avançar observando também os direitos palestinos] e buscado o reconhecimento na ONU de forma unilateral. A divergência não bloqueou a iniciativa palestina, que mantém os esforços pelo reconhecimento na ONU, como conta a agência “France Presse”: 

    Atualmente estamos mantendo diálogos com as partes”, disse Abbas quando perguntado sobre o Conselho de Segurança. “Ainda não pedimos o votação, mas isso pode ocorrer a qualquer momento. Se não tivermos maioria, vamos repetir o pedido de novo e de novo”.

    Como se vê, os palestinos continuam insistindo na legitimidade da estratégia de ir diretamente à ONU para obter o reconhecimento de seu Estado. Eles alegam que esta é a única forma de obter o reconhecimento diante da rigidez do governo de Israel e do fracasso das negociações. Na segunda-feira, “O Filtro” destacou artigo de Saeb Erekat, negociador-chefe palestino, no qual ele fazia um apelo aos israelenses para que aceitem o reconhecimento na ONU. Segundo ele, a janela de oportunidade para a solução de dois Estados (Israel e um Estado palestino) está se fechando rapidamente.”

    FONTE: publicado pela revista Época e transcrito no portal do jornalista Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/unesco-hasteia-bandeira-da-palestina#more).[trecho entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].
  • A questão está certa. O Brasil reconheceu a palestina como sendo um Estado em 2010. O reconhecimento de Estado é irrevogável, de modo que o Brasil não pode voltar atrás em sua decisão. A guerra ocorrida em 1967 ficou conhecida como guerra dos seis dias e, por meio dela, Israel ocupou não somente territórios palestinos, mas também de outros países, como a península do Sinai, que pertence ao Egito. Para o Brasil, a Palestina tem direito a existência como um Estado com base na ocupação do território anterior à guerra dos seis dias, em 1967.






  • A política externa do PT foi tão surreal que surgem esses peguinhas.

ID
273079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens de 37 a 50, acerca de temas da atualidade.

No início do último mês de março, a ONU suspendeu a participação da Líbia no Conselho de Direitos Humanos da entidade, decisão que provocou o isolamento desse país, bem como de seu líder, Muamar Khadafi, na comunidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • No início de 2011, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou a suspensão da Líbia do Conselho de Direitos Humanos, devido à morte de milhares de civis desde o início dos protestos contra o governo de Muamar Khadafi. O Brasil foi um dos copatrocinadores da resolução que solicitava a suspensão.

    A resposta está correta. 
  • Gabarito Certo.

    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,libia-e-suspensa-do-conselho-de-direitos-humanos-das-onu,686272


ID
273094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens de 37 a 50, acerca de temas da atualidade.

O Tribunal de Haia — instância judiciária da ONU — julga questões que envolvem países e que tratam, por exemplo, de interrupção de tratados e disputas entre governos que reconhecem a jurisdição do tribunal para resolver a causa em pauta.

Alternativas
Comentários
  • https://noticias.r7.com/brasil/noticias/o-que-e-corte-internacional-de-haia-20090927.html

     

    CERTO.


ID
279808
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

TEXTO III: 

                                            O cajueiro


      O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância, belo, imenso, no  alto do morro, atrás de casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.
      Eu me lembro de outro cajueiro que era menor e morreu há muito mais tempo. Eu me lembro dos pés de pinha, do  cajá-manga, da pequena touceira de espadas-de-são-jorge e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a  meninada do bairro porque fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude. Lembro-me da tamareira, e de tantos  arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes,  beijos, violetas. Tudo sumira, mas o grande pé de fruta-pão ao lado da casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como
árvores sagradas protegendo a família. Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu  fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros  além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.
      No último verão ainda o vi; estava como sempre carregado de frutos amarelos, trêmulo de sanhaços. Chovera; mas  assim mesmo fiz questão de que Caribé subisse o morro para vê-lo de perto, como quem apresenta a um amigo de outras  terras um parente muito querido.
      A carta de minha irmã mais moça diz que ele caiu numa tarde de ventania, num fragor tremendo pela ribanceira  abaixo, e caiu meio de lado, como se não quisesse quebrar o telhado de nossa velha casa. Diz que passou o dia abatida,  pensando em nossa mãe, em nosso pai, em nossos irmãos que já morreram. Diz que seus filhos pequenos se assustaram;  mas depois foram brincar nos galhos tombados.
      Foi agora, em setembro. Estava carregado de flores.

                                      (Rubem Braga, Cem crônicas escolhidas, Rio, José Olímpio, 1956, pp. 320-22)

Durante um encontro realizado em abril deste ano, os representantes dos países membros do Bric anunciaram a intenção de implementar transações comerciais em moeda local. Isso significa que:

Alternativas

ID
285703
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Brics acenam com mudanças em divisas,

mas não descartam de vez o dólar (Da Agência EFE, 16/6/2009) As quatro grandes economias emergentes que integram o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) pediram nesta terça-feira um sistema de divisas mais diversificado, estável e previsível, mas não descartaram de vez o dólar.
No comunicado final após a primeira cúpula formal na cidade russa de Ecaterimburgo, nos Urais, o Bric defendeu um mecanismo mais democrático e transparente de tomada de decisões nas organizações financeiras multilaterais.
Participaram da cúpula o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governantes de Rússia, Dmitri Medvedev; da China, Hu Jintao e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, cujos países concentram 40% da população mundial.

 Internet: <www.epa-europeanpressphoto.com>. Acesso em 26/6/2009.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A China representa, sozinha, mais de um quinto da população mundial, seguida de perto pela Índia (17,5%) e, bem mais longe, pelo Brasil (2,9%) e pela Rússia (2,2%). O que representa cerca de 40% da população mundial. De fato, à exceção do Brasil, os três outros Bric vêm ganhando peso e importânca no contexto global e setorial.
  • No Brasil não há um controle da natalidade pelo governo, pois é livre o planejamento familiar do casal, que pode ter a quantidade de filhos que lhe aprouver. Já na China, o governo controla rigidamente a natalidade, de forma que o casal só pode ter um filho. Se essa quantidade não é respeitada, os filhos posteriores não podem usar gratuitamente o serviço público, como atendimento em hospitais, creches, escolas, entre outros.
  • questão A e B:

    O grupo BRIC's possuem muitas diferenças estruturais econômicas:

    China, por exemplo, é um grande exportador de manufaturados;
    Índia se insere pelos serviços especializados no setor de tecnologia da informação;
    Rússia se destaca no fornecimento de combustíveis fósseis e matérias primas minerais;
    Brasil desponta como potência agrícola e dos biocombustíveis.

    questão C: A população total do bloco conhecido como Bric supera os dois bilhões de habitantes, sendo que os países integrantes apresentam certa similitude quanto aos níveis de crescimento vegetativo e às políticas de controle da natalidade.

    A força dos Bric provém, em larga medida, da enorme fatia da população mundial concentrada nos quatro países, nos quais vivem 2,75 bilhões de habitantes ou 40% da humanidade (6,5 bilhões) 

    A china por exemplo adota a política do filho único, política esta, não adotada pelos demais integrantes.

    questão D e E:

    Os países que integram o BRIC's vem apresentando taxas de crescimento maiores que a média mundial, com exceção do Brasil, que teve um crescimento médio anual de apenas 2,5% nos últimos 25 anos, os três demais países contam com a média de 6,5%.
  • http://www.youtube.com/watch?v=U73YcphQEW8

    P
    essoal, esse vídeo pode ser de grande valia para resolver a questão. O Brasil, entre os países dos BRICS foi o que menos cresceu.

    Bons Estudos!!!

ID
330283
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“No ano de 1947, a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a criação de um Estado judeu na Palestina. Os dois países que concentravam a bipolaridade de forças na época, EUA e URSS, eram favoráveis, assim como a opinião pública internacional após o genocídio nazista ocorrido na 2ª Guerra Mundial.” O enunciado está se referindo à criação de que país (ES) ou organização?

Alternativas
Comentários
  • Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se deparou com as sequelas de anos de crueldade: mais de seis milhões de judeus exterminados nos campos nazistas. Com isso, as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a palestina. A Inglaterra tentou de todas as formas barrar o desembarque dos refugiados, lembrando que a Palestina era concessão britânica.

    O fato sensibilizou a opinião pública mundial e revigorou a ideia de criação de um Estado judeu na Palestina. Em 1947, em assembleia realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi deliberada a divisão da Palestina em dois Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe. Em maio de 1948, os judeus, liderados por David Bem Gurion, fundaram oficialmente o Estado de Israel. No entanto, o Estado árabe prenunciado pela ONU nessa partilha não foi estabelecido e os palestinos lutam até hoje para ter o seu Estado. Esse episódio foi denominado Questão Palestina.

    A revolta dos países árabes foi imediata à criação do Estado de Israel. Isso culminou no primeiro conflito árabe israelense.  Com o apoio militar e financeiro recebido de outras nações, Israel venceu a guerra e dominou mais da metade do território reservado aos árabes no plano de divisão da ONU. Com a derrota da guerra de 1948, cerca de meio milhão de palestinos foram obrigados a deixar a terra em que viviam para se refugiar em países vizinhos.

    Expulsos de suas terras, os palestinos eram maltratados, inclusive nos países árabes. Somente a Jordânia permitiu a integração dos palestinos em sua sociedade, mas sendo vigiados permanentemente. Nos outros países eles passaram a viver em acampamentos para refugiados, com a ajuda da ONU. Desde então, o Oriente Médio tornou-se uma das regiões mais conflituosas do globo, cenário de consecutivos conflitos extremistas entre judeus e árabes.

  • Gabarito A

    Criação do Estado de Israel.
  •  O Estado de Israel foi criado em 1948 mas a imigração judia para a região da Palestina tem início no final do século XIX, após a criação do movimento sionista. Este movimento tinha como objetivo principal o combate ao antissemitismo e a criação de um Estado para o povo judeu.
     A resposta correta é a letra A. 

ID
346978
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Durante um encontro realizado em abril deste ano, os representantes dos países membros do Bric anunciaram a intenção de implementar transações comerciais em moeda local. Isso significa que:

Alternativas
Comentários
  • A Terceira Cúpula dos BRIC, acrônimo para os países emergentes que mais crescem no mundo (Brasil, Rússia, Índia e China), ocorreu em 14 de abril de 2011 na China, com a presença dos respectivos Presdientes. 

    Uma observação: a África do Sul foi convidada a participar do grupo na Segunda Cúpula realizada em 2010, e desde então tem-se denominado o aglomerado como BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e South África (África do Sul, em inglês).

    O principal assunto foi a crise econômica global, donde os cinco países decidiram diminuir a dependência do dólar e do euro em suas transações, por isso está certa a alternativa C. Veja bem, eu disse diminuir, não excluir o euro e dólar de suas transações (como está na alternativa E), até porque a China é o país que detém mais títulos da dívida norte-americana.

    Mais informações: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201104141023_BBB_79615251
  • De acordo com link do colega citado acima, a letra C está correta. Vejam:  ..."Durante o encontro, os países buscaram consenso em alguns temas de interesse comum e defenderam uma reforma no sistema monetário internacional "com reservas internacionais de ampla base", uma alusão às propostas de diversificar a atual dependência do dólar como moeda de referência...".
  • Os países membros do Bric (Brasil, China, Rússia e Índia) anunciaram nesta quinta-feira (15.04.10), durante reunião em Brasília, a intenção de implementar transações comerciais entre os países membros do grupo em moeda local, ou seja, sem a intermediação do dólar ou do Euro.De acordo com o memorando de entendimento aprovado durante a cúpula, os ministros da Fazenda e presidentes dos bancos centrais de Rússia, Índia, China e Brasil vão negociar acordos de cooperação monetária para facilitar investimentos e ampliar o comércio no âmbito do Bric.
    *G1
  • C e E dá no mesmo caberia recurso ai tranquilamente.


  • BRIC é a designação para um grupo de países em desenvolvimento que seriam promissores para as próximas décadas. Até 2011, era formado apenas por Brasil, China, Índia e Rússia. Posteriormente, a Africa do Sul entrou no grupo, mudando a sigla para BRICS. Quando o texto menciona o objetivo de fazer transações em moeda local, significa utilizar a moeda dos países membros do grupo, ao invés do dólar ou euro, comumente mais usado no comércio internacional.

    A resposta correta é a letra C. 
  • BRIC é a designação para um grupo de países em desenvolvimento que seriam promissores para as próximas décadas. Até 2011, era formado apenas por Brasil, China, Índia e Rússia. Posteriormente, a Africa do Sul entrou no grupo, mudando a sigla para BRICS. Quando o texto menciona o objetivo de fazer transações em moeda local, significa utilizar a moeda dos países membros do grupo, ao invés do dólar ou euro, comumente mais usado no comércio internacional.

    A resposta correta é a letra C. 

  • Gab.C


ID
350299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando os principais acontecimentos da atualidade e suas
implicações históricas, julgue os itens que se seguem.

A nova política externa dos Estados Unidos da América, implantada pelo presidente Obama, levou à redução do número de soldados norte-americanos no Afeganistão.

Alternativas

ID
354880
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, como Human Rights Watch, lançaram apelos e realizaram manifestações para a extinção da morte de mulheres no Irã e na Nigéria por apedrejamento. Um dos fatos que mais chamou a atenção foi a condenação a essa pena de Sakineh Mohammadie Ashtiani, no Irã, considerada culpada por:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA "A".

    Sakineh Mohammadi Ashtiani, mãe iraniana, pode ser executada a qualquer momento por um suposto adultério.

    FONTE: http://www.liberdadeparasakineh.com.br/
  • Sakineh Mohammadi Ashtiani (em persa: ????? ????? ??????? ; nascida em 1967) é uma cidadã iraniana de etnia azeri que esteve no corredor da morte, após ter sido condenada à pena capital no Irã por adultério e conspiração pelo assassinato do marido. A princípio, Sakineh seria executada por lapidação.

    O fato provocou comoção da comunidade internacional, levando o governo iraniano a divulgar que o motivo da condenação à pena capital seria uma suposta participação de Sakineh no assassinato de seu marido, juntamente com um dos seus supostos amantes. Estas declarações contradizem toda a documentação apresentada no processo[1].

    Sakineh foi julgada pela primeira vez em 15 de maio de 2006, por um tribunal de Tabriz, quando admitiu ser culpada de "manter relacionamento ilícito" com dois homens, após a morte do seu marido. Foi então condenada a receber 99 chibatadas - pena que lhe foi efetivamente aplicada.[2]

    Em setembro de 2006 o processo foi novamente aberto, quando um outro tribunal julgou um dos dois homens envolvidos na morte do marido de Sakineh Mohammadi Ashtiani. Ela foi então novamente condenada por cometer adultério quando ainda era casada. Dessa vez, foi condenada à pena de morte por lapidação. Mais tarde ela voltou atrás da sua confissão, alegando que confessara sob pressão e que, por falar apenas a língua turca, não compreendera o que era dito em farsi.[3][4] Malek Ejdar Sharif, diretor do Poder Judiciário da Província do Azerbaijão Oriental afirmou que “ela foi condenada à pena de morte... sob acusação de assassinato, homicídio culposo e adultério”."[5][6] O supremo tribunal iraniano confirmou a sentença em 27 de maio de 2007, de forma que somente um perdão concedido pelo aiatolá Ali Khamenei poderia impedir a sua execução.[2]

    A campanha movida pelos seus dois filhos resultou no adiamento da execução iminente de Sakineh Ashtiani, em julho de 2010, mas a pena de morte não foi suspensa. Houve protestos contra a sentença em Londres e Washington, D.C., entre outras cidades.[7][8] Apelos pelo cancelamento da sua execução foram emitidos pela Anistia Internacional e pela Human Rights Watch, bem como por várias celebridades.[9][10][11][12] 

  • A Embaixada do Irã em Londres divulgou uma declaração dizendo que ela não seria executada por lapidação, o que deixou em aberto a possibilidade de execução por um outro método.[13] Os jornalistas no Irã estão proibidos de noticiar o caso, e o advogado dela, Mohammed Mostafei, teve que se esconder no país.[14][15]

    Em 31 de julho de 2010, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a anunciar publicamente que pediria ao líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que enviasse a iraniana condenada à morte por apedrejamento ao Brasil, onde ela poderia receber asilo.[16] Entretanto em 18 de agosto Mahmoud Ahmadinejad, descartou conceder o asilo.[17]. O porta-voz do Ministério exterior do Irã disse: "Lula tem um temperamento muito humano e emotivo e provavelmente não recebeu informações suficientes sobre este caso". [18]

    Em 8 de setembro, a pena de apedrejamento foi suspensa, não sendo, entretanto, descartada a possibilidade de aplicação de outro castigo. Na sequência, a União Europeia exigiu a completa revogação da sentença.[19]

    Em 2 de novembro, a ONG Comitê Internacional contra Apedrejamento anunciou que a morte de Sakineh estaria marcada para o dia seguinte. Informações obtidas pela organização indicavam que as autoridades iranianas teriam ordenado sua execução na prisão de Tabriz, onde Sakineh estava detida. No dia anterior a ONG já tinha adiantado que o processo de execução de Sakineh poderia ter sido acelerado pela Justiça iraniana.[20] (wikipedia)
     

  • A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada à morte por apedrejamento, por razão de adultério. A decisão da justiça iraniana gerou protestos em muitos países e organizações internacionais, fazendo surgir campanhas globais para que sua pena fosse revogada. Sakineh foi libertada, mas foi mantida isolada e proibida de falar sobre o caso. O governo iraniano a pressionou a assinar um documento onde promete “sigilo absoluto" e fica vetada a dar declarações, sobretudo, com ONGs e imprensa estrangeira.

    A resposta correta é a letra A. 



ID
359665
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Mortos em ataques chegam a 38 em Moscou; Interpol pode investigar ação”. Estes episódios ocorreram em estações de metrô em Moscou. Sobre o assunto é ERRADO afirmar:

Alternativas

ID
359836
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro é muito importante para as relações internacionais do Brasil. Sobre o assunto, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
404488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao Brasil no contexto internacional, julgue os itens
que se seguem.

O acrônimo BRIC significa Brasil, Ruanda, Índia e Canadá e se refere ao grupo de países (G-4) que busca articular um diálogo entre as civilizações.

Alternativas
Comentários
  • Em economiaBRIC é uma sigla que se refere a BrasilRússiaÍndiaChina, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. O acrônimo foi cunhado e proeminentemente usado pelo economista Jim O'Neill,2 chefe de pesquisa emeconomia global do grupo financeiro Goldman Sachs,3 em um estudo de 2001 intitulado "Building Better Global Economic BRICs".
  • ERRADO.

    Bric é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. O acrônimo foi cunhado e proeminentemente usado pelo economista Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2001. Estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas

    Fonte:http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166

  • Lembrando que o acrônimo BRIC ganhou um "S", tornando-se BRICS, com a inclusão do País "SOUTH AFRICAN" (África do Sul) nesse grupo de países chamados EMERGENTES.

             BRASIL             RÚSSIA           ÍNDIA         CHINA            SOUTH AFRICAN
                                                                                                                 (África do Sul)

ID
478513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às relações internacionais contemporâneas e aos
temas de segurança de Estado, julgue os itens que se seguem.

As fronteiras contemporâneas, cada vez menos porosas, exigem atenção moderada no campo da defesa nacional.

Alternativas
Comentários
  • Tamanho e diversidade do país são desafios para segurança nas fronteiras, avalia Dilma

    O plano, coordenado pelos ministérios da Justiça e da Defesa, envolve ações da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas. A iniciativa visa a fortalecer as ações de controle nas fronteiras.

    - O tamanho do Brasil e a diversidade da nossa geografia são os grandes desafios para a segurança na fronteira brasileira. São quase 17 mil quilômetros de extensão. E, para cada região, precisamos ter estratégias diferentes - avaliou Dilma.

    A repressão à entrada de drogas e armas em território brasileiro é uma das principais frentes do plano e, segundo Dilma, complementa outras ações da política de segurança pública do governo.

    A frase correta seria: "As fronteiras contemporâneas, cada vez mais porosas, exigem maior atenção no campo da defesa nacional."



    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/politica/tamanho-diversidade-do-pais-sao-desafios-para-seguranca-nas-fronteiras-avalia-dilma-2711729#ixzz1hUKaXedY 
    © 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
  • Penso que o erro primordial da questão está em afirmar que, nos tempos atuais, as fronteiras entre os países estão 'menos porosas'. O fenômeno da globalização está aí para mostrar que não; as nações vêm sofrendo cada vez mais interferências e influências umas das outras, em todos os campos possíveis (economia, cultura, produção, etc.). 
  • Para mim o erro ficou mesmo na atenção moderada, acho que o correto é uma atenção prioritária e não moderada.

    Que Deus nos abencoe sempre.
  • Concordo com Ricardo!

    Não me parece que a fronteira tenham ficado mais porosas ao longo do tempo, a dimensão  dela continua a mesma e o governo tem aumentado o controle nas regiões de fronteira ano a ano. Aumento de controle significa maior dificuldade de acesso logo menos porosidade. Assim, também acredito que o erro está na "atenção MODERADA".

    Bom, mas o sentido de poroso pode ser amplo, e de repente o examinador entende que o aumento de tentativas ou da necessidade de cruzar a fonteira significa aumento de porosidade.

    Vale a discussão.

    Bons estudos!
  • AO MEU VER , É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO E VER COMO ESTAMOS NO CENÁRIO ATUAL, DIZER QUE : AS FRONTEIRAS CONTEMPORANEAS ESTAO MENOS POROSAS, IMPLICA DIZER, QUE O BRASIL CONTROLA EFICAZMENTE A ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO BRASIL, E NOS SABEMOS QUE O BRASIL TEM POUCA BUROCRACIA, CHEIO DE COLOMBIANO EMPRESTANDO DINHEIRO PRO POVO, CHINESES VENDENDO BUGINGANGAS NOS CENTROS URBANOS E PASTEL KKKKK, AGORA VA QUERER SAIR DAQUI PARA IR PROS EUA O PROTOCOLO QUE É. ATÉ A RENDA ELES EXIGEM , PERGUNTAM QUANTO TEMPO VAI FICAR ,ENFIM KKK.


ID
478519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às relações internacionais contemporâneas e aos
temas de segurança de Estado, julgue os itens que se seguem.

As relações internacionais têm como centro e ator principal os indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Cada pergunta mais sem noção do que a outra. Vejo muito subjetividade nas questões.
  • As relações internacionais têm como centro e ator principal os Estados.

    As relações internas do Estado é que tem como centro e ator principal os indivíduos, pautado no interesse público.
  • Errada a afirmativa, pois os principais atores que se destacam nas relações internacionais, sobretudo, no âmbito político e econômico são: os blocos econômicos (a exemplo da União Euripéia), as grandes empresa e/ou instituições financeiras, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a ONU, a OPEP, o G-20, os principais Estados nacionais (ex: China, EUA, etc), os quais comandam ou participam dos grandes centros de decisões que influenciam no comportamento das sociedades e do mercado mundial.
  • Relações somente com interesses, que são comerciais, econômicos e financeiros, os indivíduos estão bem longe do centro.

    B. Estudos!

ID
490822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Uma das características da globalização é a interdependência dos mercados, o que permite supor que uma crise de grandes proporções em um importante país pode se expandir e arrastar consigo muitos outros países.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Essa interdependência dos mercados é o motivo pelo qual somos tão rapidamente afetados aqui, quando, por exemplo, o PIB da China não alcança o nível de crescimento esperado. Poxa, China... Brasil... estamos tão longe... pois é, mas os produtos de um país e do outro estão sendo comercializados globalmente e o que afeta um, cedo ou tarde, afetará o outro.

ID
510496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O final de 2005 e os primeiros meses de 2006 foram marcados,
na América Latina, por relevantes processos eleitorais que
levaram ao poder, em alguns países, presidentes com idéias
políticas um pouco diferenciadas em relação ao ideário político
que predominou na região na década passada. A propósito dessas
eleições e seus impactos, julgue os itens subseqüentes.

A diplomacia brasileira, ante a delicadeza das eleições em vários países da região, vem mantendo certa distância e evitando interferência nesses processos eleitorais.

Alternativas

ID
550885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Há três décadas, as tropas argentinas se renderam a forças britânicas. Era o fim da Guerra das Malvinas, arquipélago a 480 quilômetros da costa portenha, cuja soberania britânica, apesar do resultado do combate, ainda é contestada. Hoje, os dois países se veem mais uma vez em meio a uma crise sobre o controle do arquipélago."

                                                                              OLIVEIRA,V. Jornal do Brasil, 28 fev. 2010, p. A25

Expressando sua natureza geopolítica e geoeconômica, o principal motivo responsável pela reedição da crise entre os dois países consiste na intenção britânica de explorar, no arquipélago, o seguinte recurso natural:

Alternativas
Comentários
  • Expressando sua natureza geopolítica e geoeconômica, o principal motivo responsável pela reedição da crise entre os dois países consiste na intenção britânica de explorar, no arquipélago, o seguinte recurso natural conhecido como petroleo

  • D. petroleo



ID
613000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando a atualidade mundial, julgue os itens de 34 a 40.



Por ser a China o país com a maior reserva em moedas internacionais do mundo, Hu Jintao foi eleito diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, em substituição ao francês Dominique Strauss-Khan.

Alternativas
Comentários
  • Ele foi substituído pela ministra de Finanças da França, Christine Lagarde
  • Errado. Complementando...


    China é o país com a maior reserva em moedas internacionais do mundo US$ 3,2 trilhões 

    E o Brasil?

    O Brasil é o sexto país com o maior nível de reservas US$ 350,9 bilhões em 10 agsoto 2011


    http://www1.folha.uol.com.br/poder/958124-reservas-internacionais

    Bons estudos!
  • Estranho essa questão ser considerada muito fácil! Se você memorizar que ele foi substituído por um Francês mas não souber o nome da figura, não adianta! Vc erra a questão. =(
  • Errado. Acredito que é mais inteligível recordar que Hun Jintao é o atual presidente da China (Secretário-Geral do Partido Comunista).
  • Acertei . Raciocínio:  sempre é algum europeu  a assumir esta posição, por tradição.
  • Christine Lagarde é uma advogada e política francesa filiada no partido UMP, atual Diretora-Geral do FMI, o cargo mais alto do organismo multilateral, o qual ela é a primeira mulher a ocupar.

    Dez. 2015

  • O diretor-geral do FMI é tradicionalmente um europeu. Atualmente, ocupa este cargo a advogada e política francesa Christine Lagarde.

    A resposta está errada. 


ID
633166
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Economistas e analistas de mercado criaram o termo “BRICS” para se referir a alguns países que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. Os países que compõe esta expressão são:

Alternativas
Comentários
  • B- Brasil
    R- Russia
    I- India
    C- China
    S- Africa do Sul
  • Em economia, BRICS é uma sigla que se refere aos países membros fundadores (Brasil, Rússia, Índia e China) e à África do Sul, que juntos foram um grupo político de cooperação. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".
  • A idéia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS. Os países dos Brics estão em desenvolvimento, que, conforme projeções, serão os maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

    O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.


     Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/bric.htm  e http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais/agrupamento-brics 
  • Brasil 
    Rússia
    India
    China
    South Africa (África do Sul)
  • O Brasil, em relação aos demais países do BRICS, é o que tem apresentado menor crescimento, no entanto, é o que apresenta a maior variedade de recursos naturais (destaque para a água) e grande área de terras com clima apropriado para a agricultura. Outra diferença é o fato do Brasil não ser uma potencia militar como os demais.
    Dentre as características em comum, destacam-se:
    Reservas consideraveis de recursos minerais
    Estabilidade política
    Mão de obra abundante
    Recebimento de investimentos
    Rápido processo de inclusão digital
    Economia estabilizada (ainda que recentemente)
    Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)
    Melhoramentos em infra-estrutura
    Caso as projeções se confirmem, o cenário mundial em termos de fornecimento ficará mais ou menos assim:
    Brasil – alimentos, combustíveis renováveis (álcool, biodiesel), petróleo (pré-sal);
    Rússia – gás natural e petróleo;
    Índia – mão de obra (qualificação tem recebido investimentos);
    China – tecnologia.
     

  • BRIC é a designação para um grupo de países em desenvolvimento que seriam promissores para as próximas décadas. Até 2011, era formado apenas por Brasil, China, India e Rússia. Posteriormente, a Africa do Sul entrou no grupo, mudando a sigla para BRICS.

     A resposta correta é a letra C. 


ID
633169
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julian Paul Assange é atualmente um célebre ativista no cenário internacional, tendo sido agraciado, em maio de 2011, com a Medalha de Ouro da Fundação para a Paz de Sydney, por sua coragem na defesa dos direitos humanos. Julian Assange é

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Wikipédia:

    Julian Paul Assange (Townsville3 de julho de 1971) é um jornalista e ciberativista australiano. É um dos nove membros do conselho consultivo do WikiLeaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações. É também o principal porta-voz do website.

    Assange estudou matemática e física, foi programador e hacker, antes de se tornar porta-voz e editor-chefe do WikiLeaks. Fundou o WikiLeaks em 2006 e atua em seu conselho consultivo. Esteve envolvido na publicações de documentos sobre execuções extrajudiciais no Quênia, e isso lhe garantiu o prêmio Amnesty International Media Award de 2009. Também publicou documentos sobre resíduos tóxicos na África, procedimentos do Guantánamo, e outros.[1] Em 2010, ele publicou detalhes sobre o envolvimento dos Estados Unidos nas guerras do Afeganistão e Iraque

    d
    isponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange

    Resposta letra B

  • O erro da questão D é afirmar que foram publicados centenas de milhares de documentos de domínio público. A grande maioria era documentos sigilosos.
  • Só conceituando...
    "A Wikileaks é uma organização internacional, criada em 2006, que tem o propósito de divulgar vazamentos e submissões anônimas de documentos classificados. Seu alvo são políticos corruptos e instituições turvas. A estrutura da Wikileaks é amorfa e dinâmica. Não há uma sede, staff ou organograma. Sua base tecnológica está espalhada por servidores em diversos países, de forma a garantir a permanência no ar, mesmo diante de ameaças de governos e instituições poderosos. Seus colaboradores são ativistas, jornalistas e especialistas em tecnologia da informação: um exército de anônimos.
    *Carta Capital.

    *Carta Capital" "
    • b) fundador e membro do conselho consultivo da organização transnacional “WikiLeaks”, pela qual mantém intensa campanha virtual a favor do direito à informação.
    •  
    • d) fundador e membro do conselho consultivo da organização transnacional alcunhada “WikiLeaks”, pelo qual publicou centenas de milhares de documentos diplomáticos de domínio público de embaixadas dos Estados Unidos em todo o mundo.

      Apesar de muito parecidas, o erro está no fato da questão ter citado esta passagem : "pelo qual publicou centenas de milhares de documentos diplomáticos".

    A examinador quis confundir o concurseiro, porque é sabido que realmente vazaram diversos documentos públicos, da mesma forma informações governamentais importantes, porém, não com essa quantidade.
  • Julian Assange é um dos membros do Conselho Consultivo do Wikileaks, que é uma ferramenta para acelerar a denúncia e vazamento de informações sobre governos, empresas e autoridades públicas no meio virtual. Atualmente, Assange encontra-se em asilo político na Embaixada do Equador em Londres.

    A resposta correta é a letra B. 


ID
637033
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Este confronto entre democratas e antidemocratas não tem vencedores, nem vencidos, só Cuba, nossa pátria, ganhou”, disse Fariñas em um comunicado que seus colaboradores mostraram pelo vidro da sala de terapia intensiva da cidade central de Santa Clara, onde está internado. (France Presse)
A greve de fome do opositor do regime cubano, Guilermo Fariñas, repercutiu e gerou protestos em todo o planeta, tendo como resultado:

Alternativas
Comentários

ID
637831
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Mossoró - RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 1960, o pesquisador canadense Hebert Marshall McLuhan, da Escola de Comunicação da Universidade de Toronto, lançou a “Teoria da Aldeia Global” que tratava do fenômeno imposto pelos meios eletrônicos de comunicação a distância, permitindo não apenas ampliar os poderes de organização social da população, mas abolindo, em grande medida, a sua fragmentação espacial, possibilitando que qualquer acontecimento numa parte remota do mundo tenha reflexos noutra distante, geograficamente. Que fenômeno atual foi previsto pelo pesquisador em meados do século passado?

Alternativas

ID
639916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Presente nos meios de comunicação mundiais, desde janeiro de 2011, a expressão Primavera Árabe, que ganhou notoriedade e passou a fazer parte do vocabulário geopolítico contemporâneo, identifica

Alternativas
Comentários
  • Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.
    Inspirados no "sucesso" dos protestos na Tunísia, os egípcios foram às ruas. A saída do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos, demoraria um pouco mais. Enfraquecido, ele renunciou dezoito dias depois do início das manifestações populares, concentradas na praça Tahrir (ou praça da Libertação, em árabe), no Cairo, a capital do Egito. Mais tarde, Mubarak seria internado e, mesmo em uma cama hospitalar, seria levado a julgamento.
    A Tunísia e o Egito foram às urnas já no primeiro ano da Primavera Árabe. Nos dois países, partidos islâmicos saíram na frente. A Tunísia elegeu, em eleições muito disputadas, o Ennahda. No Egito, a Irmandade Muçulmana despontou como favorito nas apurações iniciais do pleito parlamentar.
    Líbia demorou bem mais até derrubar o coronel Muamar Kadafi, o ditador que estava havia mais tempo no poder na região: 42 anos, desde 1969. O país se envolveu em uma violenta guerra civil, com rebeldes avançando lentamente sobre as cidades ainda dominadas pelo regime de Kadafi. Trípoli, a capital, caiu em agosto. Dois meses depois, o caricato ditador seria capturado e morto em um buraco de esgoto em Sirte, sua cidade natal.
    O último ditador a cair foi Ali Abdullah Saleh, presidente do Iêmen. Meses depois de ficar gravemente ferido em um atentado contra a mesquita do palácio presidencial em Sanaa, Saleh assinou um acordo para deixar o poder. O vice-presidente, Abd Rabbuh Mansur al-Radi, anunciou então um governo de reconciliação nacional. A saída negociada de Saleh foi também fruto de pressão popular. 
    http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe
    *fONTE 

  •  Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados.
  • Letra c) o movimento contestatório a regimes autoritários em países árabes.          

  • Em resumo podemos dizer que a Primavera Arabe trata-se de um conjunto de manifestações realizadas com objetivo de questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio, onde a população vem sofrendo desde muitas décadas , violência , falta de liberdade leitoral , sem direito a voto , inclusive com o poder sucessivos de uma única família.

    Em 2011 , com a utilização da internet , pela redes sociais a população vem buscando mudar essa tradicional situação , em busca do liberalismo e

    dos direitos humanos, em alguns desses países , já ocorreu a queda dos presidentes , como no Egito e na Líbia.


    3
  • 13/03/2012 16h 44

    Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

    Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

    Ditaduras derrubadas A onde de protestos e revoltas já provocou a queda de quatro governantes na região. Enquanto os ditadores da Tunísia e do Egito deixaram o poder sem oferecer grande resistência, Muammar Kadafi, da Líbia, foi morto por uma rebelião interna com ação militar decisiva da Otan. No Iêmen, o presidente Saleh resistiu às manifestações por vários meses, até transferir o poder a um governo provisório. A Síria foi o único país que até agora (12/03/2012) não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.

    Transição para as novas democracias Tunísia e Egito realizaram eleições em 2011, vencidas por partidos islâmicos moderados. A Tunísia é apontada como o país com as melhores chances de adotar com sucesso um regime democrático. No Egito, os militares comandam o conturbado processo de transição, e a população pede a sua saída imediata do poder.

    Geopolítica árabe Os Estados Unidos eram aliados de ditaduras árabes, buscando garantir interesses geopolíticos e econômicos na região, que abriga as maiores reservas de petróleo do planeta. A Primavera Árabe põe em cheque a política externa de Washington para a região. A Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita e pelo Catar, assume um papel de destaque na mediação das crises e dos conflitos provocados pela Primavera Árabe.


    http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/atualidades/primavera-arabe-resumo-679427.shtml
     


ID
639931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Oriente Médio continua sendo uma das mais tensas regiões do mundo. Uma questão que se arrasta no tempo e que foi levada formalmente à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, é a que se refere à efetiva criação — e ao pleno reconhecimento como tal pela ONU — do Estado do(a)

Alternativas
Comentários
  • O que pedem os palestinos?
    Representados pela Autoridade Palestina, os palestinos há tempos tentam estabelecer um Estado independente e soberano na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, ocupados por Israel desde a guerra de 1967. No entanto, duas décadas de períodos intermitentes de negociações de paz não produziram um acordo.
    Em 2010, lideranças palestinas adotaram uma nova estratégia: começaram a pedir para que países reconheçam, individualmente, um Estado Palestino com as fronteiras de 1967. Agora, eles querem que a ONU faça o mesmo. Eles pedem representatividade integral como país-membro na entidade. Atualmente, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) tem apenas status de observador.
    Isso teria implicações políticas e daria aos palestinos acesso aos tribunais internacionais onde eles poderiam, em tese, abrir processos contra a ocupação israelense de seu território.
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,reconhecimento-de-estado-palestino-ampliaria-paz-diz-dilma,775536,0.htm

  • A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Os hebreus, povo do qual descendem os judeus, foram os primeiros a habitar a região (cerca de 2000 a.C.).
    Durante muito tempo, a região devido à sua posição estratégica, serviu de passagem entre Europa, África e Ásia e esteve sob o domínio de diversos povos, assírios, babilônios, gregos, romanos,
     árabes, turcos e ingleses. Os judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos que os dominaram. Passaram então a viver espalhados por várias regiões do mundo. Embora dispersos pelo mundo, os judeus preservaram uma profunda consciência nacional e conservaram suas tradições religiosas e seus costumes. Com o fim do Império Romano e a criação do Islamismo, no século VII, a Palestina passou a ser dominada pelos árabes. O povo palestino lá permaneceu mesmo sem formar um país. Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses.Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a região permaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.
  • Em 26 de junho de 2011, Mahmud Abbas anuncia a decisão de solicitar à ONU o status de membro com plenos direitos para o Estado da Palestina.
     

  • 14/05/2012

    Carta de Netanyahu menciona criação de Estado palestino

    Seria 1ª vez que compromisso de Israel aparece em um documento oficial.
    Segundo o 'Haaretz', carta dada a Abbas fala em estado desmilitarizado.

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se comprometeu em uma carta entregue no sábado (12) ao presidente palestino Mahmud Abbas a estabelecer um Estado palestino desmilitarizado, pela primeira vez em um documento oficial, informou nesta segunda-feira (14) o jornal "Haaretz".
    Segundo o correspondente diplomático do periódico, que cita uma fonte que consultou a carta, cujo conteúdo não foi publicado, nela é mencionado um compromisso de criar um Estado palestino desmilitarizado junto a Israel no âmbito de uma solução negociada.



    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/carta-de-netanyahu-menciona-criacao-de-estado-palestino.html
  • Para defender a luta palestina no sentido da criação de um Estado autônomo, foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1964, tendo como líder Iasser Arafat. 

  • Em 2011, os palestinos tentaram integrar a ONU como membros permanentes, porém não obtiveram apoio do Conselho de Segurança da ONU. Um ano depois, a Assembléia Geral da ONU aprovou a ascensão  da Autoridade Palestina a “Estado observador não-membro" da ONU. Apesar de ser um status simbólico, isso poderá a vir auxiliar na concretização do Estado Palestino futuramente.
    A resposta correta é a letra C.

ID
722935
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Nos dias seguintes, viram-se milhares continuarem a enfrentar a polícia na capital e em várias cidades do Iêmen, em um movimento de crescimento mais lento que o do Egito, mas muito firme. Idem na Jordânia, onde a substituição do gabinete não satisfez a oposição. Na Tunísia, onde ministros continuaram a cair e manifestantes a enfrentar a repressão do governo interino, enquanto migrantes na miséria aproveitam a brecha na ordem para chegar à Itália em pequenas embarcações. No Iraque, onde milhares saíram às ruas de Kut e no Curdistão houve cinco mortes. Na Líbia, centenas fizeram protestos contra Muammar Kaddafi em Bengazi e Al-Bayda, onde a repressão fez mais 14 mortos. No Sudão, mulheres saíram às ruas pedindo a libertação de filhos e maridos presos”. 

Costa, A. L.M. C. Feliz Oriente Novo In: CARTA CAPITAL, Edição 634 de 24/02/2011. 

Sobre a crise descrita no excerto acima, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
749389
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Itália ameaçou recorrer à Corte Internacional de Justiça de Haia para tentar reverter a decisão do Brasil a respeito de Cesare Battisti, responsabilizado pela morte de quatro cidadãos italianos em 1978 e 1979. O governo italiano questiona a decisão do STF que, no dia 08 de junho de 2011,

Alternativas
Comentários
  • STF concede liberdade a Cesare Battisti

    Quarta-feira, 8 de junho de 2011.

    Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (08/06/2011), que o italiano Cesare Battisti deverá ser solto. Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, afirmou que o italiano somente poderá ser libertado se não estiver preso por outro motivo.

    O STF posicionou-se no sentido de que o ato do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição de Battisti para a Itália é um “ato de soberania nacional que não pode ser revisto pelo Supremo”. Esse foi o entendimento dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio.

  • Um curisiosidade. O Brasil adotou dois pesos diferentes, como no caso dos Boxeadores cubanos que vieram participar de uma competição no Rio de JAneiro e foi preso pela Polícia Federal em Araruama, município do Rio de Janeiro, e foi entregue aos irmãos Castros.

    Em suma: crime de homicídio ( no caso do italiano) pode permanecer no Brasil; já não aceitar o Regime Regime político do país de origem pode ser  extraditado.
  • O STF decidiu pela não extradição do ex-ativista político Cesare Battisti, ficando livre para viver como cidadão comum no Brasil. Este julgamento seguiu determinação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu último dia no cargo, decidiu manter Battisti no Brasil mesmo com decisão contrária do STF. Com a decisão de Lula, o governo italiano recorreu e o STF reabriu o caso.Por 6 votos a 3, os ministros se posicionaram a favor da soltura e contra a extradição de Battisti, contrariando voto do relator, o ministro Gilmar Mendes.

    A resposta correta é a letra B. 



ID
749392
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 04 de junho, os jornais brasileiros anunciavam que o Brasil havia ficado nos últimos lugares em termos de crescimento no primeiro trimestre de 2011, na comparação com os BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e

Alternativas
Comentários
  • Em economiaBRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (BrasilRússiaÍndia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglêsSouth Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar demercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".
  • Brazil Russia India China South Africa
  • Há dez anos o economista inglês Jim O’Neill cunhou o acrônimo Bric para se referir a quatro países de economias em desenvolvimento – Brasil, Rússia , Índia e China– que desempenhariam, nos próximos anos, um papel central na geopolítica e nos negócios internacionais.O acrônimo ganhou uso corrente entre economistas e se tornou um dos maiores símbolos da nova economia globalizada. Neste quadro, os países emergentes ganharam maior projeção política e econômica, desafiando a hegemonia do grupo de nações industrializadas, o G7 (formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, e Japão)

    Desde 2009, os líderes dos países membros do Bric realizam conferências anuais. Em abril do ano passado, a   África do Sul   foi admitida no grupo, adicionando-se um “s” ao acrônimo, que passou a ser Brics.

    No grupo estão 42% da população e 30% do território mundiais. Nos últimos dez anos, os países do Bric apresentaram crescimento além da média mundial. Estima-se que, em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brics corresponda a 22% do PIB mundial; e que, em 2027, ultrapasse as economias do G7.

    A China é o “gigante” do grupo. A abertura da economia chinesa, mediante um conjunto de reformas, tornou o país a segunda maior economia do planeta, atrás somente dos Estados Unidos e ultrapassando Japão e países da Europa.

  • A Africa do Sul integra o bloco BRIC em 2011, quando este passa a ser designado como BRICS.

    A resposta correta é a letra B. 

ID
781777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de manifestações e revoltas populares contra os regimes políticos ditatoriais de países do norte da África e do Oriente Médio. Acerca desse processo político e de suas consequências, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA E.
    As eleições presidenciais no Egito acirraram o confronto entre dois tradicionais grupos no país: os militares, que deram um golpe branco, e a Irmandade Muçulmana, que diz ter vencido a eleição.
    Os partidários da Irmandade Muçulmana fizeram festa. A maior organização política do Egito, que viveu décadas na clandestinidade, assegura que Mohamed Mursi venceu por uma pequena margem, mas o resultado oficial só deve sair na quinta-feira (21).
    Os militares tentaram explicar hoje que não houve golpe. Disseram que a decisão de limitar os poderes do presidente, dissolver o parlamento e transferir suas funções para os militares seria apenas uma forma de equilibrar a relação com o futuro governo.
    Os opositores ao regime condenaram a manobra, que daria aos militares poder para "indicar" a comissão que vai redigir a nova constituição. O outro candidato do segundo turno, Ahmed Shafiq, o último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak, também afirma que ganhou a eleição.
    O desafio do futuro presidente não é só assegurar mais democracia ao país, é melhorar as condições de vida de mais de 80 milhões de pessoas, a maioria vivendo na extrema pobreza.
    Desde o início da revolução, há 15 meses, mais de três milhões de trabalhadores aguardam a chegada de turistas para visitar as pirâmides, e outras maravilhas de um dos berços da humanidade.
    FONTE: O GLOBO EM  18/06/2012.
  • A) ERRADA. Na Túnisia, já ocorreu eleições e não há mais guerra civil. Foi o país que marcou o inicio da PRIMAVERA ARABE, em dezembro de 2010. O atual governo é de HAMADI JEBALI: Depois que os protestos começaram, Ben Ali havia anunciado estado de emergência no país, demitido grande parte dos funcionários do seu governo e declarado que não iria concorrer ao sexto mandato consecutivo, como tentativas ineficazes de aplacar a revolta popular. Após sua saída, o primeiro-ministro, Mohammed Ghannouchi, assumiu temporariamente o cargo, formou um novo governo de unidade nacional e convocou eleições.
    B) ERRADA: Israel é uma democracia representativa com um sistema parlamentar, representação proporcional e sufrágio universal. O primeiro-ministro serve como chefe de governo e o Knesset como o corpo legislativo unicameral do país. Israel tem uma das mais altas expectativas de vida do mundo e é considerado um país desenvolvido, sendo membro da OCDE e da ONU. Seu produto interno bruto (PIB) nominal foi o 40º maior do mundo em 2011, enquanto o país tem o mais alto padrão de vida do Oriente Médio. No entanto, organizações como a Anistia Internacional e o Human Rights Watch têm sido críticos das políticas de Israel em relação aos palestinos, enquanto o governo dos Estados Unidos e alguns países da Europa, como o Reino Unido e a Alemanha, geralmente apoiam Israel bélica e financeiramente.
    C) ERRADA:O governo provisório então declarou, em janeiro, que eleições livres teriam sido marcadas para junho. A nova lei eleitoral, segundo o CNT, que formará sua primeira assembleia constituinte em junho, exclui a proposta que previa a reserva de 10% dos assentos do congresso nacional de 200 membros para as mulheres, em uma decisão criticada por grupos de defesa dos direitos das mulheres. A nova lei também garante que um-terço das cadeiras do parlamento sejam ocupados por candidatos independentes e o restante por membros de partidos políticos registrados e que cada um destes partidos tem que ter metade de seu quadro de candidatos formado por mulheres.
    De acordo com uma pesquisa feita pelas universidades de Oxford, em Benghazi, junto a 2 mil pessoas, o resultado concluiu que elas estão otimistas quanto ao futuro da Líbia. No dia 11 de fevereiro foi divulgado um vídeo com os rebeldes de Benghazi destruindo um monumento a Gamal Abdel Nasser, ex-líder egípcio e pioneiro no movimento pan-árabe

  • A Comissão Eleitoral do Egito declarou o candidato Mohamed Mursi, do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana, vencedor das eleições presidenciais no país, informou a rede CNN. O resultado foi muito comemorado na Praça Tahir.

    O presidente da comissão, Farouk Sultan, anunciou que Mursi obteve 13.230.131 votos válidos (51,73%), no segundo turno do pleito, realizado nos dias 16 e 17 deste mês, contra 12.347.380 (48,27%) votos recebidos por seu concorrente, o general reformado Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak. A vitória de Mursi o torna o primeiro presidente do Egito após a queda de Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro de 2011, e leva a Irmandade Muçulmana à Presidência pela primeira vez em seus 84 anos de história.

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mohamed-mursi-vence-eleicoes-no-egito

    Bons estudos!

  • Alguém pode explicar o erro da letra "C"?
  • Ele não foi destituído. Foi morto por rebeldes quando se deslocava em comboio pelo país. Fontes não oficiais informaram que os rebeldes obtiveram ajuda internacional para localizar o comboio e proceder com o ataque.
  • "se encerrou com a destituição do general Muammar Kaddafi do poder"

    A letra C se encontra equivocada não só pelo motivo da morte e não destituição de Muammar Kaddafi, mas, também, devido a continuidade dos confrontos entre os diversos grupos rebeldes, ou seja, não houve encerramento da guerra.  


ID
812131
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil faz parte de um grupo político de cooperação, composto de países com economias “emergentes”, denominado BRICS.
O país admitido posteriormente à fundação do grupo foi

Alternativas
Comentários

ID
816595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o item quanto ao panorama atual da geopolítica e das relações internacionais.

A lusofonia não se restringe apenas às dimensões geopolíticas — estados-nação — de países que têm o português como língua oficial. Inclui, também, as identidades culturais presentes em cidades, comunidades e grupos desses países.

Alternativas
Comentários
  • Lusofonia  é a comunidade formada pelos povos e nações que compartilham a língua e cultura portuguesas, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidade em todo o mundo.

    O Dia da Lusofonia é comemorado em 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa. É consagrada a Nossa Senhora da Conceição.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lusofonia


ID
816601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o item quanto ao panorama atual da geopolítica e das relações internacionais.

A principal motivação do Itamaraty na defesa da ocupação pelo Brasil de uma vaga rotativa no Conselho de Segurança da ONU é de natureza econômica e particularmente vinculada ao desejo de situar o Brasil entre as grandes potências mundiais.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Através dos relatos das notícias, a principal motivação do Brasil na ocupação na vaga rotativa do Conselho de Segurança da ONU, é para conseguir realizar a reforma nesse conselho e assim ampliar o número de cadeiras permanentes, pois essas possuem maior prerrogativas, tais como o poder de veto, do que as cadeiras rotativas.

    Segue abaixo os links das notícias que eu li. Caso eu esteja errado, peço para os colegas corrigirem. Desejo um bom estudo para todos.

     

    https://www.oestadoce.com.br/mundo/brasil-voltara-a-ocupar-vaga-rotativa-no-conselho-de-seguranca-da-onu - Març, 2018

     

    https://oglobo.globo.com/mundo/brasil-obtem-vaga-rotativa-no-conselho-de-seguranca-da-onu-3153424 Out 2009 - foi atualizado em Nov- 2011


ID
822361
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de maio de 2012, um representante oficial de um país sul-americano, alegando ser vítima de perseguição política e de correr risco de vida, pediu asilo político à embaixada brasileira. Após 50 dias, ainda não recebeu o salvo-conduto e por isso continua sem poder deixar o país rumo ao Brasil. O referido pedido de asilo político foi feito por um:

Alternativas
Comentários
  • Há uma semana na embaixada brasileira, senador boliviano espera resposta sobre asilo político



    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-04/ha-uma-semana-na-embaixada-brasileira-senador-boliviano-espera-resposta-sobre-asilo-politico
  • gabarito A

     Brasil e Bolívia analisam caso de senador que obteve asilo
    Comissão foi criada para que assunto fosse debatido pelos dois países

    Agência Brasil

    Publicação: 02/03/2013 18:13 Atualização:

    Nove meses depois de o Brasil conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina (Convergência Nacional), de 52 anos, os governos brasileiro e boliviano decidiram hoje (2) criar uma comissão para analisar o assunto. O político está abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz desde 28 de maio de 2012.

    Em maio, Pinto Molina pediu abrigo à embaixada. Em junho, o Brasil concedeu o asilo, mas o senador não conseguiu deixar o país porque não houve autorização (o salvo-conduto) do governo boliviano. O senador se diz perseguido políticamente pelo governo do presidente Evo Morales.

    Pinto Molina é acusado de corrupção e conivência com o narcotráfico. Ele nega, mas é alvo de 20 ações judiciais abertas pelo governo em diferentes cidades bolivianas. O senador é um dos líderes da oposição.

    Leia mais notícias em Brasil/Economia/Política

    Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Brasil, e David Choquehuanca, da Bolívia, reuniram-se hoje e o tema foi discutido. "O grupo de trabalho contará com representantes das chancelarias e de especialistas na matéria para um exame de todos os aspectos relevantes do caso", disse o ministro boliviano.
  • Olá, amigos!

    Gabarito: A

    O governo brasileiro decidiu conceder asilo ao Senador Boliviano Roger Pinto Molina, à luz das normas e da prática do Direito Internacional Latino-Americano e com base no artigo 4.º, inciso X.

    Pinto havia pedido asilo político ao governo brasileiro na semana passada, alegando perseguições políticas por parte do governo do presidente , segundo explicou em entrevista exclusiva à BBC Brasil

    Roger Pinto Molina refugiou-se na embaixada brasileira em La Paz no dia 28 de maio de 2012

    : 16 de agosto de 2017, ACIDENTE DE AVIÃO.


ID
828190
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

[Julian] Assange está na embaixada equatoriana em Londres desde 19 de junho. De nacionalidade australiana, ele recebeu asilo diplomático do Equador em 16 de agosto para evitar sua extradição à Suécia, onde irá responder a acusações de agressão sexual que ele nega ter cometido. (...)
O criador do WikiLeaks teme que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por (...).
(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/reino-un... diz-que-quer-negociar-caso-assange-com-equador.html, 26.08.2012. Adaptado)

Nos Estados Unidos, o australiano é investigado por

Alternativas

ID
828553
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a informação.

Assange entre 4 paredes: Confinado na Embaixada do Equador em Londres, fundador do Wikileaks sua na esteira e faz sessão de dança com amigos para superar o estress. (Folha de S.Paulo, 18.08.2012)
As polêmicas marcam a trajetória de Julian Assenge, o fundador do Wikileaks, organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica em seu site, postagens (posts) de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas. Ameaçado de extradição para o seu país, Julian Assenge solicitou asilo político para o governo

Alternativas

ID
834499
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos meses, o país Honduras tem vivido momentos de incertezas políticas. Sobre a situação política de Honduras, analise as sentenças abaixo:

I. O governo brasileiro adotou uma política de neutralidade e distanciamento, não se pronunciando sobre as questões internas do país.

II. Os dois presidentes, o deposto e o interino, envolvidos na crise política, são do Partido Liberal.

III. A deposição do presidente hondurenho Roberto Micheletti foi um dos fatores da crise política.

IV. Um acordo foi selado, em fins de outubro do corrente ano, tendo como um de seus pontos a transferência da autoridade das Forças Armadas para o Supremo Tribunal Eleitoral.

Das sentenças acima, estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA D

    ERRADAS
    I. O governo brasileiro adotou uma política de neutralidade e distanciamento, não se pronunciando sobre as questões internas do país.
    Errada, vide Nota de Imprensa do Itamaray nº303

    "O Governo brasileiro condena de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do Presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país...."

    III. A deposição do presidente hondurenho Roberto Micheletti foi um dos fatores da crise política.
    A deposição foi do José Manuel Zelaya

ID
843895
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um país rico deve, sim, ser um país sem miséria, mas deve também ser um país com cidades seguras, saudáveis, equitativas, democráticas e que propiciem o desenvolvimento das melhores capacidades humanas. (NAKANO, 2011, p. 6).

A partir desse pensamento de Nakano, pode-se afirmar:

As periferias urbanas e metropolitanas, no Brasil, continuam em crescimento, entretanto problemas — como a violência, a especulação imobiliária e uma deficiente presença do Estado no atendimento à população mais carente, entre outros, — fazem com que o sonho de viver em cidades “seguras, saudáveis, equitativas, democráticas” seja uma realidade ainda distante.

Alternativas
Comentários
  • A urbanização ocorrida de forma desordenada alastrou-se de tal forma para as periferias urbanas e metropolitanas, que gera uma série de dificuldades de ordem ambiental e social. A grande aglomeração de pessoas somada à falta de infra-estrutura suficiente traz diversos problemas como, por exemplo, o desemprego, o aumento da violência, serviços públicos básicos etc.

    A resposta está correta. 



  • •CERTO

    Quem é brasileiro nato vai saber essa.


ID
851797
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Conselho de Segurança da ONU é formado por cinco membros permanentes que possuem o direito de vetar qualquer resolução. O ano de 2012 está sendo marcado por críticas generalizadas ao Conselho de Segurança pela demora de ações na Síria que sofre com uma guerra civil em seu território.
Um país membro do Conselho de Segurança da ONU que vetou a intervenção da Organização das Nações Unidas na Síria foi:

Alternativas
Comentários

ID
864094
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O nome BRIC foi criado pelo economista americano Jim O’Neill, do grupo Goldman Sachs, para designar

Alternativas
Comentários
  • Hoje é BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Representam os cinco principais países emergentes do mundo.
  • a questão apenas está refrindo-se aos BRIC (Brasil, Rússia, India e China). Posteriormente foi inserida a África do SUl (S de South Africa)
  • México e Coreia do Sul seriam os únicos comparáveis aos BRICS, mas suas economias foram excluídas inicialmente por já terem alcançado grau de desenvolvimento mas avançado. A força do BRICS vem do tamanho de sua população que alcança 40% da população mundial. São também 1/4 das terras do planeta. Não podemos esquecer:
    1) Petróleo = Rússia e Brasil
    2) Produtos Agrícolas = Brasil
    3) Mão de obra farta e barata = China
    4) Potencial para o desenvolvimento de mais produtos com as inovações científicas e tecnológicas = China e Índia.

  • Brasil, Rússia, Índia e China

    O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções, serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

    O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.

    http://www.brasilescola.com/geografia/bric.htm

    Bons estudos!
  • O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O'Neill em seu estudo “Building Better Global Economic BRICs", de 2001, para designar as economias de países em desenvolvimento que seriam promissoras para as próximas décadas: Brasil, China, India e Rússia.

    A resposta correta é a letra B. 


ID
869698
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Passada a euforia da vitória, o “estado de graça” – como os franceses chamam o período de calmaria social e política que ocorre após as eleições – deve ser de curta duração para o novo presidente da França, o socialista François Hollande, afirmam especialistas ouvidos pela BBC Brasil. Isso porque Hollande herda um país com baixo crescimento econômico e onde a dívida pública, atualmente de 85% do PIB, e o desemprego, de cerca de 10%, explodiram nos últimos anos em razão da crise financeira mundial e, posteriormente, na zona do euro.
(BBC Brasil. http://bbc.in/KebesF. 7 de maio de 2012)

Sobre a situação da França retratada no texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Passada a euforia da vitória, o "estado de graça" – como os franceses chamam o período de calmaria social e política que ocorre após as eleições – deve ser de curta duração para o novo presidente da França, o socialista François Hollande, afirmam especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

    Isso porque Hollande herda um país com baixo crescimento econômico e onde a dívida pública, atualmente de 85% do PIB, e o desemprego, de cerca de 10%, explodiram nos últimos anos em razão da crise financeira mundial e, posteriormente, na zona do euro.

    Ciente dos inúmeros desafios que o aguardam tanto no campo econômico quanto no social, Hollande chegou a declarar há alguns dias que seu antecessor, Nicolas Sarkozy, "infelizmente não levaria embora com ele as dívidas do país nem o desemprego".

    http://www.bbc.com/portuguese/celular/noticias/2012/05/120506_hollande-desafios_df.shtml


ID
893797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A previsão do tempo a curto e médio prazo — para até sete
dias — ficará mais apurada. O avanço se deve a um programa que
a NASA cedeu ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE), que poderá, além da temperatura, contribuir para os
meteorologistas conferirem a pluviosidade esperada para a semana
seguinte. Trata-se de um dado fundamental em um período em que
boa parte do país é assolada pelas chuvas de verão.
O Globo, 28/12/2012, p. 32 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
considerando o tema que ele aborda, além de aspectos relativos ao
nível de desenvolvimento científico do mundo contemporâneo,
julgue os itens seguintes.

País emergente, ao lado de outras forças econômicas que se destacam no cenário global, como China, Índia, Rússia e África do Sul, o Brasil optou por desenvolver um programa espacial de modestas dimensões, o que explica o fato de não construir foguetes nem possuir bases para lançar esses artefatos no espaço.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    embora não esteja explorando o espaço o Brasil possui base de lançamento de foguetes sim.

    Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi a denominação atribuída à segunda base de lançamentos de foguetes da Força Aérea Brasileira. Destina-se a realizar missões de lançamentos de satélites e sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

    Devido a sua proximidade com a linha do equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação a outras bases de lançamento existentes. No âmbito do mercado das Missões Espaciais Internacionais, o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara
  • Complementando o colega.

    Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul.[1] Está localizada naRota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.

    O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.

    O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento.[2] Em março de 2011, a então presidenta Dilma Rousseffpassou o carnaval no hotel de trânsito da base, permanecendo isolada, aproveitando a segurança das instalações.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Barreira_do_inferno

  • é só lembrar do terrivel acidente que aconteceu em 2003....


    Acidente de Alcântara

     
    Torre Móvel de Integração do CLA (ao fundo) destruída em 2003.

    Às 13h30min (horário de Brasília) do dia 22 de agosto de 2003, três dias antes da data prevista para o lançamento, uma enorme explosão destruiu o foguete brasileiro VLS-1 V03 em sua plataforma de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara durante os preparativos para o lançamento, matando 21 técnicos civis.1 2

    O objetivo da missão, nomeada Operação São Luís, era colocar o satélite meteorológico Satec do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nanosatélite Unosat da Universidade do Norte do Paraná em órbita circular equatorial a 750 km de altitude.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_de_Alc%C3%A2ntara

     



  • Correção: A base de Alcantara se encontra no Estado do Maranhão.

    conforme wiki:

    "Ela está situada na latitude 2°18’ sul, e tinha originalmente uma área de 620 km², no município de Alcântara, a 32 km de São Luís, capital do estado brasileiro do Maranhão."
  • Registre-se a coleção de fracassos que o Programa Espacial Brasileiro vem logrando nas últimas décadas. Enquanto Índia, China e até mesmo o Irã têm tido êxitos em seus programas espaciais. E o grande astronauta brasileiro, Sr. Marcos Pontes, não passa de um fanfarrão que ficou famoso às custas do contribuinte e hoje vende a sua imagem para fazer propaganda de travesseiros da NASA.

     

  • Completando os colegas.

     Em Formosa, fica o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução do Exército Brasileiro(6º GLMF). Nas dependências da unidade, serão construídas outras duas, especializadas em mísseis e foguetes e destinadas a operar o  Astros 2020(...)

    Chamada de Forte de Santa Bárbara, a nova base receberá o avançado míssil AV-TM,de fabricação nacional, com alcance de até 300 quilômetros e lançado por terra, de blindados. As obras, segundo oExército, começam neste semestre(2º\2013), com conclusão prevista para 2018 eum custo total de R$ 1,246 bilhão. (...)

    Fonte: Correio Brasiliense. 

    Gabarito: Errado

  • Brasil: 21 mortos em lançamento de foguete



    Por mais que o Brasil ainda não tenha um programa espacial forte, ele já enfrentou um dos piores acidentes do gênero. Em 2003, durante o lançamento de dois satélites que seriam colocados em órbita pela agência espacial brasileira, o foguete que levaria os equipamentos ao espaço explodiu, causando a morte de 21 funcionários do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos (SP).

    Em entrevista para a Folha, o tenente-brigadeiro Astor Nina de Carvalho disse que a explosão foi provocada por um incêndio que ocorreu na base do primeiro estágio do foguete, gerando um calor de cerca de 3 mil ⁰C que derrubou a torre de lançamento sobre o veículo que levaria os satélites para o espaço.

    Investigações posteriores apontaram como prováveis causadores do acidente a presença de gases perigosos e voláteis, sensores deteriorados e interferência eletromagnética no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Como se não bastasse, funcionários encarregados do controle de qualidade da baseadmitiram estar com excesso de trabalho e falta de empregados.

    O acidente causou um impacto muito grande no programa espacial brasileiro, mas um novo veículo lançador de satélites, o VLS-1 V4, está em desenvolvimento e com planos de ser utilizado em 2013. Quem sabe, no futuro, o Brasil não passe a ser um grande explorador do espaço, certo?

    http://www.tecmundo.com.br/astronomia/20393-as-6-maiores-tragedias-espaciais-de-todos-os-tempos.htm




  • Questão relativamente simples. É só lembrar do CLBI (Centro de Lançamento da Barreira do Inferno) em Natal-RN, e do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) na cidade de Alcântara-MA. Unidades militares subordinadas à FAB com recursos da AEB (Agência Espacial Brasileira).

  • Embora o Brasil realmente tenha um programa espacial pouco desenvolvido se comparado ao de outros países, inclusive emergentes, temos programas de construção de foguetes, veículos lançadores de satélites e bases de lançamento. Atualmente, a principal base é o Centro de Lançamento de Alcântara, situado no Maranhão, onde ocorrem diversas operações. A questão está errada. 


    RESPOSTA: Errado



ID
910225
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa desenvolvida pelo Itamaraty durante o ano de 2012 pode ser considerada discreta, mas atuante. Entre os fatos mais expressivos das relações internacionais brasileiras pode-se destacar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D. Sob a liderança do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, a Assembleia-Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira a elevação da Palestina do status de entidade observadora ao de Estado observador não membro. A resolução obteve 138 votos favoráveis, nove contrários e 41 abstenções.
    Em nota, o Ministério das Relações Exteriores confirmou o voto favorável à mudança e "felicitou" a Palestina, a quem reconhece como Estado desde 2010, pela vitória. Reiterou também seu apoio "à retomada imediata de negociações entre Israel e Palestina que conduzam ao estabelecimento de uma paz sustentável e duradoura baseada na solução de dois Estados".

    FONTE - FOLHA DE SÃO PAULO.
  • c) o aumento da participação das tropas que desenvolvem missão de paz em território do Haiti
    ERRADA!!!

    Brasil vai diminuir contingente da força de paz no Haiti
    BRASÍLIA - O Ministério da Defesa informou na tarde de quarta-feira que o Brasil vai iniciar uma redução do contingente militar que atua nas forças de paz no Haiti. Atualmente, há 1.910 militares brasileiros naquele país.
    Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/brasil-vai-diminuir-contingente-da-forca-de-paz-no-haiti-7450505


     


ID
934636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
cenário geopolítico mundial.

O Brasil advoga, juntamente com outros países, a ampliação do número de assentos permanentes e não permanentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, órgão que detém capacidade jurídica para autorizar o uso da força e fazer cumprir suas decisões em caso de ruptura da paz ou de ameaça à paz e à segurança internacional.

Alternativas
Comentários
  • Brasília – A representante permanente dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixadora Susan Rice, 48 anos, conversa hoje (17) com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Em discussão, as explosões em Boston, a crise na Síria, a ameaça de guerra nuclear na Península Coreana, a tensão em alguns países africanos e a proposta brasileira de ampliação do Conselho de Segurança da ONU.

    Em relação à reforma do Conselho de Segurança, autoridades norte-americanas sinalizam que não há impedimentos, por parte dos Estados Unidos, aos esforços brasileiros para ampliar o órgão. A proposta do Brasil é aumentar o número de assentos do conselho – que atualmente tem cinco lugares permanentes e dez rotativos - cuja estrutura é de depois da 2ª Guerra Mundial.

    http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/04/representante-norte-americana-na-onu-conversa-com-patriota-sobre
  • GABARITO: CORRETO

    O Brasil no Conselho de Segurança

    Esta é a décima vez que o Brasil ocupa assento não-permanente no Conselho de Segurança (CSNU), cargo para o qual foi eleito pela Assembleia Geral para o mandato 2010-2011. Brasil e Japão são os dois países que mais vezes ocuparam assento eletivo no CSNU.

    Conforme a Carta das Nações Unidas, o CSNU tem a responsabilidade primária pela paz e segurança internacionais. Um dos instrumentos de que se vale o CSNU para cumprir sua função é o estabelecimento de operações de manutenção da paz. Na atualidade, há 16 operações de manutenção da paz ativas em todo o mundo.

    O Brasil participa, no momento, de nove dessas operações, com cerca de 2.200 militares e policiais.

    A participação brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) é o principal envolvimento do Brasil em operações de manutenção da paz. O Brasil é o maior contribuinte de tropas para essa Missão. De 2004 a fevereiro de 2010, o Brasil manteve contingente de 1200 militares, com rotação semestral. Após o terremoto, passou a manter contingente de 2.100 militares no terreno. Desde o início da participação brasileira até hoje, mais de 13 mil militares brasileiros tiveram experiência no Haiti. O comando militar de todos os 8.609 militares que compõem a MINUSTAH, provenientes de 19 países, é exercido por generais brasileiros desde 2004.

    Desde 1948, o Brasil participou de mais de 30 operações de manutenção da paz, tendo cedido um total de mais de 24.000 homens. Integrou operações na África (entre outras, no Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda, Sudão), na América Latina e Caribe (El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Haiti), na Ásia (Camboja, Timor-Leste) e na Europa (Chipre, Croácia). Embora tenha enviado militares e policiais em diversos casos, apenas a cinco operações o Brasil cedeu tropas, isto é, unidades militares formadas: Suez (UNEF I), Angola (UNAVEM III), Moçambique (ONUMOZ), Timor-Leste (UNTAET/UNMISET) e Haiti (MINUSTAH).

    Fonte: Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

  • A organização das Naçoes Unidas, suas agências e sua relação com os Estado são assuntos frequentes nas provas para concurso. Sugiro este post que aborda de forma didática a organização bem como suas contradições contemporâneas. Além do texto o pos é acompanhado de um excelente video sobre a organização.

    http://araoalves.blogspot.com.br/2010/11/onu-organizacao-das-nacoes-unidas-texto.html
  • Gabarito certo

    Importante: o Brasil não faz parte, atualmente, do conselho de segurança da onu.

    Argentina, Ruanda, AustráliaLuxemburgo e Coreia do Sul foram eleitas nesta quinta-feira (18) para vagas provisórias no Conselho de Segurança da ONU, no período de 2013 e 2014.

    Ruanda e Argentina não tiveram adversários para suas candidaturas nos setores África e América Latina e Caribe, mas precisaram ter mais de dois terços dos votos dos 193 membros da Assembleia Geral.

    Ruanda teve 148 votos, e a Argentina, 182.

    A Austrália venceu Finlândia e Luxemburgo no primeiro de dois assentos para o grupo "Europa Ocidental e Outros", com 140 votos. Em outra rodada de votação, Luxemburgo se garantiu.

    Na última cadeira, para Ásia e Pacífico, a Coreia do Sul superou Camboja e Butão.

    O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo cinco membros permanentes (EUA, Rússia, Reino Unido, China e França) e 10 rotativos.

    Os cinco membros permanentes têm direito a veto, em uma configuração que representa o equilíbrio de forças que surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

    Portugal, no momento o único país de língua portuguesa no órgão, participa do Conselho até o dia 31 de dezembro. Os novos membros assumem em 1º de janeiro de 2013.

    Os outros cinco membros não permanentes são Azerbaijão, Guatemala, Marrocos, Paquistão e Togo. Seus mandatos terminarão em 2013.

  • Por favor, o CSNU, detém capacidade jurídica para autorizar o uso da força e fazer cumprir suas decisões em caso de ruptura da paz ou de ameaça à paz e à segurança internacional ? 

    Confesso que não entendi.

    Força sempre.

  • A demanda pela ampliação de assentos permanentes e não permanentes no Conselho de Segurança é um dos principais pleitos da diplomacia brasileira, que tem a pretensão de conquistar um dos novos assentos permanentes. O Conselho de Segurança da ONU tem 15 membros atualmente, sendo 5 permanentes e 10 não permanentes. Os membros permanentes têm poder de veto, o que provavelmente não será estendido aos novos membros permanente caso haja, de fato, uma reforma no órgão. O Conselho de Segurança é o principal órgão da ONU no que tange à responsabilidade de manter a paz e a segurança internacionais, podendo autorizar o uso da força caso julgue necessário. Segundo o artigo 39 da Carta das Nações Unidas, “O Conselho de Segurança determinará a existência de qualquer ameaça à paz, ruptura da paz ou ato de agressão, e fará recomendações ou decidirá que medidas deverão ser tomadas de acordo com os Artigos 41 e 42, a fim de manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais”. 

     A questão está certa.
  • Conselho de Segurança - 5 Permanentes

    macete: RECIF

    Rússia

    E.U.A

    China

    Inglaterra (reino unido)

    França

  • O Conselho de Segurança veio com a criação da ONU para poupar as gerações futuras do horror da guerra, de maneira ágil e eficaz, tornando-se o "principal órgão responsável pelas decisões finais quando o assunto é paz mundial". O órgão, de acordo com artigo 23 da Carta, é destinado à "manutenção da paz e da segurança internacionais e para os outros propósitos da Organização", agindo "de acordo com os Propósitos e Princípios das Nações Unidas." Especificamente, deve atentar-se à solução pacífica de controvérsias, ação relativa a ameaças a paz, rupturas da paz a atos de agressão, aos acordos regionais e ao sistema internacional de tutela.

    Fonte: http://araoalves.blogspot.com.br/2010/11/onu-organizacao-das-nacoes-unidas-texto.html

  • Como internacionalista, eu nao sei se essa questao me faz rir ou chorar. Um dos maiores problemas enfrentados pela ONU é justamente a dificuldade em sancionar países e fazer cumprir suas decisões. Só acertei porque entendo que neste tipo de questão (atualidade, mais ampla e generalista), o avaliador toma por certo a que a instituição se propõe


ID
934642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
cenário geopolítico mundial.

O primeiro-ministro israelense anunciou, recentemente, a construção de um muro de segurança ao longo da fronteira de Israel com a Síria, em decorrência do temor de ataques terroristas e da formação, no país vizinho, com a eventual derrubada do regime sírio, de um Estado islâmico antissionista.

Alternativas
Comentários
  • Israel iniciou a construção de mais um muro de segurança. A infraestrutura está a ser edificada na fronteira norte entre a localidade libanesa de Kfar Kila e a vila israelita de Metulla. A decisão tinha sido noticiada há uma semana.

    De acordo com um porta-voz do exército israelita, este dispositivo é essencial para proteger a localidade hebraica. Nos últimos 18 meses registaram-se alguns disparos sobre Metulla com origem no Líbano.

    Em 2006, Israel e o Hezbollah travaram uma guerra de 34 dias, durante a qual morreram cerca de 1200 libaneses e 160 israelitas. 12 mil capacetes azuis foram mobilizados para a região no final do conflito.

    O muro vai ter uma extensão de dois quilómetros e uma altura mínima de sete metros. Israel está a edificar outro muro de segurança na fronteira com o Egito. Mas a estrutura mais conhecida é o que se estende ao longo Cisjordânia, uma construção considerada ilegal pelo Tribunal Internacional de Justiça.

    http://pt.euronews.com/2012/04/30/israel-constroi-muro-de-seguranca-na-fronteira-com-o-libano/
  • Matéria interessante sobre o assunto :)



    http://www.amalgama.blog.br/11/2009/vinte-anos-depois-de-berlim/
  • GABARITO: CORRETO

    Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, declarou ser necessário construir um muro ao longo dos Montes Golã sírios, controlados por Israel.

    Discursando na reunião semanal do gabinete de ministros, Netanyahu ordenou ao ministro da Defesa do país continuar a construção de vedações ao longo de todas as fronteiras e um muro fortificado ao longo da fronteira sírio-israelense.

    O premiê fundamentou essa sua ordem pelo fato de o exército sírio se ter afastado da fronteira com Israel e seu lugar ter sido ocupado por extremistas islâmicos. Vamos nos lembrar que  no caso da Síria, "a questão das armas químicas" preocupa ainda mais Israel, que, em colaboração com os Estados Unidos e outros países, está a avaliar a situação, de forma a preparar-se para "qualquer cenário".

    A Síria vive uma sangrenta guerra civil desde a revolta popular desencadeada em Março de 2001, que opõe o regime de Bashar al-Assad, no poder desde 2000, e as forças de oposição, e já causou mais de 60 mil mortos, segundo as Nações Unidas.

  • Esta foto que foi inserida (do comentário anterior) não é do Muro ao longo da Fronteira com Israel e Síria, mas sim separando a CisJordânia com Israel.  Os muros que separam diversas áreas de Israel começaram a ser construídos em 2002.
  • Devem estar construindo este muro com o dinheiro das reparações da Segunda Guerra Mundial...não aprendem...
  • Devemos nos atentar sempre as questões que envolvem os conflitos no Oriente Médio, o CESPE gosta de cobras os assuntos que envolvem tais conflitos, inclusive aqueles que fazem um link com a Primavera Árabe.
  • O primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou, no início de 2013, que é necessário construir um muro na região das Colinas de Golã, que faz fronteira com a Síria, como forma de proteger Israel de terroristas provindos de eventual governo fundamentalista, caso o governo sírio seja substituído pelos opositores. Esse muro seria similar aos que Israel já construiu nas fronteiras com o Egito e a Cisjordânia. 

     A questão está certa.
  • Interessante notar que Israel ocupa território internacionalmente reconhecido como sírio desde a Guerra dos Seis Dias (1967), região conhecida como Colinas de Golã. Onde ficaria o tal muro?


ID
998353
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Há dez anos o economista inglês Jim 0'Neill cunhou o acrônimo Bric para se referir a quatro países de economias em desenvolvimento: Brasil, Rússia, índia e China. Em 2010, a África do Sul foi admitida no grupo, adicionando- se um "s" ao acrônimo, que passou a ser Brics.
Os elementos que permitem identificar estes países como pertencentes ao mesmo grupo estão relacionados a seguir, à exceção de um.

Assinale- o.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito :  D

    Mas o item A é bastante confuso afirmar que todos os países do BRICS dispõe de poder militar...

    Exemplo nosso próprio país que de acordo com generais temos munição para apenas uma hora de guerra...

    Olhem essa matéria http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/sucateado-exercito-nao-teria-como-responder-guerra-dizem-generais.html
  • E a alternativa C tb é confusa....
    "Estes países demonstram um grau de coesão interna suficiente para garantir a capacidade efetiva da ação estatal"

    ué, mas a Russia nao tem conflitos internos? 

    http://www.jornaldefesa.pt/1/crises_e_conflitos_russia_981674.html
  • O problema é que a "d" tem um ERRO GROTESCO

    Estes países têm poder suficiente para alterar a realidade política e econômica global, na medida em que se integrarem a um sistema de alianças com os EUA.
  • pra mim é a alternativa E,pois era o que eu poderia afirmar sobre o BRICS.

  • Eta bancazinha chula. Muito mal formulada a questão. Há 3 exceções: A, C e D. 

    Que poder militar têm Brazil e África do Sul?

    Coesão interna? Só na China, em que o povo é massacrado.

    E o gabarito, D, que na verdade resume as duas anteriores: Não têm poder suficiente pra alterar realidade global, porque não têm poder militar nem coesão interna.

  • Eu vi um pequeno erro em quase todas as alternativas, mas como não adianta brigar com banca, o mais absurdo mesmo é imaginar a China ou a Rússia "amiguinhas" dos EUA.

  • Uma vez que o poder de influência dos BRICS não se relaciona com a necessidade de se articular um sistema de alianças com os Estados Unidos. Apesar de as outras alternativas terem sido consideradas como certas pelo gabarito, há algumas questões controversas. Na letra (A), é questionável considerar que todos os países do BRICS contam com poder militar significativo, o que não ocorre com o Brasil, por exemplo. Na letra (C), podem surgir dúvidas quanto à questão da coesão interna, uma vez que alguns países do agrupamento têm que lidar com questões sensíveis, como movimentos separatistas. É importante ressaltar, contudo, que divergências políticas internas são naturais e que movimentos separatistas ou problemas do gênero não são, por si só, necessariamente suficientes para abalar a coesão interna de um Estado. No caso dos BRICS, todos os países têm regimes políticos bem definidos, independentemente de serem ou não democracias, o que permite que seus governos sejam considerados representantes legítimos desses Estados na esfera internacional. Isso lhes confere efetividade de ação estatal, o que demonstra um nível mínimo de coesão interna, lembrando que essa coesão não é sinônimo de homogeneidade ou consenso político interno ou de inexistência de problemas de outras naturezas.


     Resposta : D.

  • É para rir, na letra A falar que o Brasil é potencia militar kkkkkkk caindo aos pedaços

  • Brasil?????? Poder militar,essa banca é uma" FANFARRONA".

  • muito mal formulada essa questão


ID
1043668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Denúncia de que o governo americano monitorou milhões de emails e telefonemas no Brasil motivou a criação de comissão parlamentar de inquérito. Jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro e já falou à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, afirma que documentos a serem divulgados têm informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil. Em plenário, senadores falaram sobre a notícia de que a presidente Dilma Rousseff e assessores dela teriam sido vítimas diretas da espionagem.

Jornal do Senado, 3/9/2013, capa (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens


A espionagem, tema tratado no texto, é prática relativamente recente, surgida nos últimos trinta anos. Essa prática se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que fizeram da informática um instrumento indispensável à ação dos Estados no complexo universo das relações internacionais.

Alternativas
Comentários
  • O CESPE adora misturar afirmações corretas e falsas numa única frase, para ver se o (a) candidato (a) "cai" no truque.

    As partes incorretas da assertiva aparecem em destaque, logo abaixo:

    "A espionagem, tema tratado no texto, é prática relativamente recente, surgida nos últimos trinta anos. Essa prática se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que fizeram da informática um instrumento indispensável à ação dos Estados no complexo universo das relações internacionais."

    A prática da espionagem por meios eletrônicos é recente, mas há um erro em afirmar que a colheita ilícita de informações secretas surgiu há pouco tempo.

    Veja que Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.), general chinês, já mencionava a espionagem no célebre livro "A Arte da Guerra" :

    " A espionagem segundo Sun Tzu, em Arte da Guerra, é um ato só permitido entre beligerantes, nações grupos, guerrilheiros em Guerra e/ou Guerrilha (pequena - Guerra), é a prática de obter informações de caráter secreto ou confidencial sobre governos ou organizações, sem autorização destes, para alcançar certa vantagem militar, política, econômica, tecnológica ou social." - Wikipedia

    Pela mesma razão, é incorreto dizer que a prática se tornou possível graças aos avanços tecnológicos; a espionagem existe desde muito antes da invenção do primeiro computador.

    Portanto, a afirmação está incorreta.
  • Espionagem traça destinos políticos desde a Antiguidade

     

     

     

     

    A interceptação de informações pessoais dos cidadãos não é novidade nos EUA

     

     

    .

    Julio César

    É possível que Júlio César tenha sido informado da rebelião que resultou na sua morte

    Por quinze anos, atuou como inquisidor-chefe em Toulouse, onde julgou pelo menos 900 pessoas por heresia .

    No livro "A conduta da Inquisição na Depravação da Heresia", de 1324, Gui explicou como identificava, interrogava e punia os hereges.

     

    .

     

    Conferência em Washington

    Os EUA conseguiram a liderança naval após espionar os japoneses em uma cúpula em Washington





     
  • E pelo visto parece que não pára.

    Vizinho espião

    Durante a Guerra Fria, a espionagem fez parte do cotidiano de quem vivia nos países atrás da chamada “cortina de ferro”.

    Os Estados Unidos espionaram cidadãos considerados suspeitos após o fim da Segunda Guerra

    Em nenhum lugar foi mais sentida do que na Alemanha Oriental. Durante 40 anos, o serviço de inteligência do Ministério da Previdência (conhecida como a Stasi) monitorou e registrou as atividades dos cidadãos, usando as informações para acabar com tumultos e possíveis dissidências .

    Até a queda do Muro de Berlim em 1989, a Stasi tinha 91 mil colaboradores, com uma rede de 200 mil informantes.

    A Alemanha Oriental usou a tecnologia, com uma quantidade imensa de funcionários, expandindo a espionagem em uma escala nunca antes vista.

    Os Estados Unidos também adotaram práticas parecidas após a Segunda Guerra Mundial, como parte do projeto Shamrock. Foi criada uma rede de vigilância de cidadãos americanos suspeitos de atividades subversivas.

    O sistema de vigilância foi extinto pelo Congresso em 1975. Quase quatro décadas depois, a NSA acabou reconstruindo o projeto Shamrock, desta vez bisbilhotando os cidadãos em uma nova esfera - a rede mundial de computadores.


  • Introdução

    No campo da ameaça de Espionagem verificou-se, após o final da Guerra Fria, o aumento do número dos seus atores, a aquisição de um caráter transnacional e um aumento exponencial na qualidade dos meios técnicos utilizados, o que elevou, necessariamente, a complexidade da atividade dos Serviços de Informações (SI). Estes, estando no centro da segurança interna e externa, têm de acompanhar o contexto de mudança global, em que existe maior mobilidade de pessoas, bens e ideias.

    Neste contexto, os SI precisam conhecer as ameaças, determinar as forças que as conduzem e as formas como podem atuar.

    Assim, o maior número de atores das várias ameaças, e a relação entre eles, tornaram a prevenção um fator tão importante como a reação face a atividades ilegais.

    Quando não se consegue perceber a tendência, o padrão ou a frequência das ameaças os SI têm adapitado a estratégia de focar a pesquisa e a análise na avaliação da ameaça de ataques contra vulnerabilidades nacionais. A finalidade é criar medidas de prevenção, deixando de colocar recursos humanos apenas na abordagem centrada no combate direto à ameaça.

    O que é

    A Contra-espionagem é a atividade desenvolvida por um Serviço com o objetivo de antecipar, detectar e impedir atividades de recolha de informações que possam colocar em risco a segurança nacional, habitualmente designadas por Espionagem.


  • A espionagem, tema tratado no texto, é prática relativamente recente, surgida nos últimos trinta anos. Essa prática se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que fizeram da informática um instrumento indispensável à ação dos Estados no complexo universo das relações internacionais.


    Gostaria de lembrar que a prática de espionagem foi muito firme na segunda guerra mundial, ainda bem que eu leio mas esse CESPE quer pegar você em pequenos detalhes...

    Garbo é o nome do espião que era agente duplo inglês, se passava por ''informante essencial'' e contato direto com Hitler e seus oficiais, ele mesmo propôs a Hitler mover as tropas para uma outra praia da costa francesa, alegando que de lá sairia o ataque planejado pela coalização dos aliados. Ele convenceu Hitler contrariar o seu inferior imediato, que era um dos maiores gênios de guerra do século. Por esse ato de espionagem o caminho foi aberto para o dia D ser um sucesso. Isso há setenta anos atrás.

  • Errado.

    Desde a época que o James Bond foi criado, em 1953, a espionagem já existia.


  • Comentários excelentes!

  • Rs! Não precisa pensar demais... quer dizer q somente depois dos anos 80 que passou a existir epioes?

  • KGB atuando na segunda guerra mundial, sempre existiu espiões. A diferença consiste na tecnologia que hoje promove uma maior eficiência no processo.


    PM_ALAGOAS_2018

  • Espionagem é prática antiga.


ID
1051075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com a escalada de violência que acontece nos últimos dias, especialmente no Rio de Janeiro, com saques e depredações de patrimônios públicos e privados, ficou claro que as grandes manifestações de massas não representaram somente um terremoto na política nacional, mas estão impondo novos desafios para o Estado democrático de direito. Os policiais do Police Executive Research Forum, com sede em Washington, enumeraram alguns pontos fundamentais para lidar com manifestações de massas em contextos democráticos e de comunicação globalizada e instantânea, fruto da experiência adquirida pela polícia dos países desenvolvidos pós-Seattle99: planejamento, coordenação com outras agências de segurança e logística das forças policiais ou do evento.

Merval Pereira. Repressão na Democracia. In: O Globo , 24/7/2013, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema nele abordado, julgue os itens de 15 a 19.

Ao mencionar Seattle99, o texto faz referência a dois eventos simultâneos ocorridos na cidade, os quais levaram multidões às ruas para protestar: o Fórum Social Mundial e a reunião extraordinária do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que postergou a criação do Estado da Palestina.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O Seattle99 diz respeito às manifestações contra o encontro da OMC em Seattle e ocorreram em 30 de novembro de 1999.

    Os manifestantes envolvidos nos protestos tinham motivações e perspectivas políticas distintas. Enquanto os membros de ONGs e humanistas se contrapunham ao encontro como forma de protestar contra o avanço das políticas neoliberais, que consideravam uma ameaça aos direitos humanos e às políticas de saúde, educação e distribuição de renda nos países mais pobres, na ótica dos ambientalistas as manifestações tinham como objetivo barrar as negociações da OMC, chamando a atenção para a degradação ambiental resultante das políticas desenvolvimentistas estatais e privadas. Na ótica dos sindicalistas era o momento de lutar pela manutenção dos direitos trabalhistas. Para diversos grupos anarquistas a reunião se mostrou uma ocasião para demonstrar o repúdio ao capitalismo global tanto pelas questões sociais como pelas questões ambientais, através de diferentes formas de ação direta.

    A Batalha de Seattle é considerada em certos meios como uma manifestação superior a muitas outras ocorridas nos Estados Unidos da América, perdendo apenas para as manifestações contra a Guerra do Vietnã.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesta%C3%A7%C3%B5es_contra_o_encontro_da_OMC_em_Seattle


  • Vamos para o erro da questão: o evento que ocorreu foi a Reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) e não os dois que a questão cita. 

    O primeiro forum mundial social foi em 2001.

    Pronto. Direto ao Ponto.

  • A menção à Seattle99 tem relação com as manifestações ocorridas em Seattle em 1999 contra a reunião da Organização Mundial do Comércio, que chegou a juntar quase 100 mil pessoas, entre elas, ambientalistas, sindicalistas e estudantes.
    A afirmativa está errada. 
  • Só de encontrar (PALESTINA), ja da pra marcar errado

     

  • Postergou a criação do Estado da Palestina... EXTRAPOLAÇÃO (o texto não fala nada sobre, nem infere).

  • OMC, não Conselho de Segurança.

  • OMC, não Conselho de Segurança.

  • O nome (Palestina) denuncia que a questão é errada.


ID
1097587
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixou o cargo nesta segunda-feira (26.08.2013). Ele caiu após um diplomata brasileiro patrocinar a fuga do senador de seu país.

Segundo assessores presidenciais, a presidente ficou irritada ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil no país sul-americano no embarque do senador, condenado a um ano de prisão por corrupção. Ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses.

O país de onde fugiu o senador é:

Alternativas
Comentários
  •  GaBARITO: LETRA C 

    Antonio Patriota  ex-ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil apresentou sua renúncia à presidente Dilma Rousseff, em 26 de agosto de 2013 em virtude do turbulento processo de fuga do senador BOLIVIANO Roger Pinto Molina.  Foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo, representante do Brasil junto à ONU. Em seguida, foi nomeado para chefiar a Delegação Brasileira no referido órgão internacional.

    FONTE: Wikipédia

  • A alternativa correta é a letra (C), uma vez que o caso relatado no enunciado refere-se à situação do senador boliviano Roger Pinto Molina. Depois de ficar muito tempo na embaixada brasileira em La Paz, Molina veio ao Brasil em um carro oficial brasileiro. O senador era opositor do governo boliviano e se diz perseguido político, de modo que requereu asilo ao Brasil. Para sair da embaixada, contudo, o senador necessitava de salvo-conduto do presidente boliviano Evo Morales, o qual nunca foi concedido. Em razão de sua vinda clandestina ao Brasil em transporte da embaixada brasileira, criou-se um mal-estar diplomático que levou à queda do Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.


ID
1099327
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mãe pede que Dilma interceda para libertar brasileira presa na Rússia

A mãe da ativista brasileira, presa na Rússia junto com outros 29 integrantes do Greenpeace por organizar um protesto em uma plataforma petrolífera no Ártico, fez um apelo à presidente Dilma Rousseff para que interceda junto ao governo russo e antecipe o retorno da bióloga.

(G1, 03.10.13. Adaptado)

Acerca do episódio discutido no trecho, é correto afirmar que o governo brasileiro

Alternativas

ID
1108567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, no final do ano de 2013, um apelo recorde para operações de ajuda humanitária em dezessete países em 2014. Metade do dinheiro, cerca de 6,5 bilhões de dólares, será destinada a socorrer 16 milhões de sírios afetados pela guerra civil que já dura quase três anos.

O Globo, 17/12/2013, p. 27 (com adaptações).


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.


A guerra civil a que o texto se refere faz retornar o clima elevado de tensão no Oriente Médio, região pacificada desde a instalação plena do Estado da Palestina.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    JUSTIFICATIVA – A região não está pacificada nem o Estado da Palestina existe oficialmente.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf
  • O Oriente Médio nunca esteve completamente pacificado. Pode haver algum momento em que não haja conflito armado, mas as tensões e a possibilidade de eclosão de uma guerra sempre existem. Da mesma forma, a questão da Palestina não foi resolvida. Ainda há muitos países que não reconhecem a Palestina como Estado e Israel não cede para alcançar negociações de paz e de aceitação do Estado palestino. Em meados de 2014, por exemplo, houve uma série de confrontos de israelenses e palestinos, em que esses últimos foram massacrados em ataques contra a Faixa de Gaza, território palestino isolado pelos israelenses, onde a mobilidade de pessoas e mercadorias é totalmente controlada por Israel. Além da permanente tensão na Palestina e da guerra na Síria, o restante do Oriente Médio é, em geral, bastante instável. A guerra no Iraque, por exemplo, acabou formalmente, mas a crescente atuação do Estado Islâmico em seu território ameaça não só o país, mas toda a região. Dessa forma, a questão está errada.

  • Oriente médio ainda vive na idade média...

  • A região do Oriente Médio não foi pacificada e o Estado da Palestina também não foi criado (apesar do Brasil tê-lo reconhecido em 2010.)

  • ERRADA

    Uma fonte para quem quiser mais informações:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_da_Palestina

  • Tenho a senção que essas questões de Atualidades é mais pra interpretação textual do que o referido propriamente dito lol

  • ERRADA

    Nunca vi esta região do oriente médio sem um conflito.

  • Essa é pra não zerar!

ID
1108582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimização, a parte da população afetada pela violência é maior do que se poderia imaginar. Um em cada cinco brasileiros que vivem nas cidades com mais de 15 mil habitantes foi vítima de uma ação criminosa - agressão, sequestro, fraude, ofensas sexuais, discriminação, furto e roubo - no período de doze meses abrangido pela pesquisa. A porcentagem da população vítima desses vários tipos de ocorrência varia muito de estado para estado.

O Estado de S.Paulo, 17/12/2013, p. A3 (com adaptações).


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.


A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmente para a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    JUSTIFICATIVA – Cada vez mais forte, o crime organizado age em escala global e, não raro, envolve em suas teias representantes do poder público nos mais diversos países.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf
  • O foco primordial da O.N.U num contexto mundial é o defesa da paz, zelando pela segurança internacional e o Tribunal Internacional existe no âmbito global para julgar crimes cuja amplitude pede um julgamento multilateral, mais tais enfoques não contribuem para a redução de crimes internacionais, especialmente o Tráfico de Drogas ou Lavagem de Dinheiro, pois a atividades finalísticas desses organismos internacionais , são diversas dos órgãos de controle ostensivo ou repressivo. 

  • Embora existam iniciativas no plano internacional para discutir e eventualmente criar tratados com o objetivo de reduzir o crime organizado em escala global, nenhuma organização - nem a ONU - conseguiu implementar medidas ou políticas que, de fato, fossem capazes de diminuir esse tipo de problema. O crime organizado é extremamente lucrativo, especialmente o tráfico de drogas, e dificilmente será reduzido somente por meio da atuação de organizações internacionais, mesmo que tenham a magnitude da ONU. Outro erro da questão é colocar o Tribunal Penal Internacional como uma das instituições que ajuda a combater o crime organizado. O TPI tem competência específica para julgar somente três tipos de crime - genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra -, de modo que o crime organizado não se encontra dentre suas competências. A questão está, portanto, errada.

  •  tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro.


  • Comentários: professor do QC

    "Embora existam iniciativas no plano internacional para discutir e eventualmente criar tratados com o objetivo de reduzir o crime organizado em escala global, nenhuma organização - nem a ONU - conseguiu implementar medidas ou políticas que, de fato, fossem capazes de diminuir esse tipo de problema. O crime organizado é extremamente lucrativo, especialmente o tráfico de drogas, e dificilmente será reduzido somente por meio da atuação de organizações internacionais, mesmo que tenham a magnitude da ONU. Outro erro da questão é colocar o Tribunal Penal Internacional como uma das instituições que ajuda a combater o crime organizado. O TPI tem competência específica para julgar somente três tipos de crime - genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra -, de modo que o crime organizado não se encontra dentre suas competências. A questão está, portanto, errada." 

  • o cerne da questão está no TPI, tendo em conta que este Tribunal não atua de maneira alguma no âmbito do combate ao crime organizado.

  • A afirmativa se torna errada ao afirma que "ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmente para a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro"

     

    Objetivo da ONU é promover a paz e a diplomacia em situações que envolvam Estados. Já, o objetivo do TPI é promover o Direito internacional, e seu mandato é de julgar os indivíduos, e não os Estados (tarefa do Tribunal Internacional de Justiça).

     

    GABARITO: E

  • A ONU visa questões HUMANITARIAS E TPI(Tribunal Penal Internacional)julga os crimes de genocídio e contra a vida humana e não lavagem de dinheiro ou trafico ,que nem traz a afirmativa .

  • Pessoal, o TPI tem competência pra julgar 4 crimes. Embora um deles não esteja presente no Estatuto de Roma, na Conferência de Revisão de Campala, ele foi definido.

    Crime de Agressão: não foi definido pelo Estatuto de Roma. Em 2010, na Conferência de Revisão de Campala, foi definido como crime que inclui três elementos: (1) seu perpetrador deve ser um líder político ou militar; (2) deve-se provar que o perpetrador esteve envolvido no planejamento, na preparação, na iniciação ou na execução do ato estatal de agressão; e (3) o ato de agressão, dadas sua gravidade e escala, deve constituir uma violação manifesta da Carta da ONU, abarcando, portanto, situações mais sérias de uso ilegal da força por Estados. Desde 2018, o TPI tem competência para julgar indivíduos acusados de crimes de agressão.

    Diplomata, Bruno Resende


ID
1110556
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2013, ocorreu um aperto de mão muito importante: o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou o presidente de Cuba, Raúl Castro. Isso aconteceu

Alternativas
Comentários
  • Barack Obama e Raúl Castro dão aperto de mão na cerimônia em memória a Nelson Mandela no estádio Soccer City, em Johanesburgo, África do Sul.


ID
1113271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na ONU, o setor voltado para a proteção de pessoas que buscam refúgio fora de seu país, nas diversas regiões do planeta, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra D 


    ACNUR ( Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ) - protege e presta assistência  às vítimas de perseguição e violação generalizada dos direitos humanos , entre esses : solicitantes de asilo, refugiados, apátridas, deslocados internos e repatriados.


    Fonte : ONU 2014

  • As Nações Unidas atribuíram ao ACNUR ( Alto Comissariado da ONU para Refugiados) o mandato de conduzir e coordenar ações internacionais para proteção dos refugiados e a busca por soluções duradouras para seus problemas.

    A resposta correta é letra D. 


ID
1191898
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou nesta quarta-feira, 18, por unanimidade, a proposta de Brasil e Alemanha que estende a sites da internet o direito à privacidade já previsto na Declaração Internacional dos Direitos.

A resolução não prevê punição para quem descumpri-la, mas tem o peso político de um texto apoiado por quase 200 países (...).

                                         (www.estadao.com.br. 18.12.2013)

Essa proposta decorreu da

Alternativas
Comentários
  • alternativa c)

    http://blogs.estadao.com.br/link/onu-aprova-proposta-do-brasil-contra-espionagem/


ID
1205647
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito dos aspectos geográficos, sociais, econômicos e político-administrativos referentes ao Distrito Federal (DF) e suas inúmeras vinculações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    De acordo com o gabarito final da banca IADES.

  • Gabarito: A

    ... A economia do DF está mudando de perfil e o setor privado está suplantando o setor público. 
    A economia do DF está dominada por dois setores:
    Serviços, responsáveis por 91% do PIB local, de acordo com o IBGE. Estes se dividem em:
       Governo: O setor público é o mais utilizado . Proporciona em torno de 40% dos empregos na cidade. Os empregos do governo incluem em todos os níveis, desde a polícia federal à diplomacia.
       Comunicações: Na cidade se encontram o escritório central da "Brasil Telecom", estações públicas e privadas de televisão, como as da Rede Globo, SBT, Rede Bandeirantes, Rede Record, Rede TV e as principais oficinas da TV Câmera, TV Senado e Justiça.
       Finanças: Brasília é a sede do Banco Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Central do Brasil, Banco de Brasília entre outros.
       Entretenimento
       Tecnologia de Informática: Com companhias como "Politec", Poliedro, CTIS, entre outras.
       Serviços Legais
    Industrias, entre as quais se destacam:
      Construção: PaulOOctávio, Via Construções e Irmãos Gravia entre outras.
      Processamento de alimentos: Perdigão, Sadia.
      Fabricação de móveis
      Reciclagem: Novo Rio, Latasa e outras.
      Farmacêuticas: União Química.
      Impresa e editoria 
    ....

  • b) O Distrito Federal não possui altas taxas de produção agrícola, muito menos de produção pecuária. Esses elementos estão distribuídos em 8% de toda a economia do DF. A economia do Distrito Federal é, de acordo com o IBGE, baseada, 91%, no segmento de prestação de serviçoshttp://regiao-centro-oeste.info/economia-da-regiao-centro-oeste.html

    c) O potencial econômico de Taguatinga — aliado ao crescimento cada vez maior da região — ainda continua animando empresas e comerciantes. Tanto que a concentração de fábricas e lojas rendeu à região o título de polo industrial do Distrito Federal. Mas, agora, parece surgir um empecilho no caminho. Segundo os empresários, a expansão do setor industrial está cada vez mais limitada pela falta de espaço físico. O setor habitacional praticamente se fundiu à área destinada às indústrias e ainda houve perda de terreno para outras cidades, como Samambaia e Ceilândia. 

     

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/05/interna_cidadesdf,305793/taguatinga-potencial-economico-da-cidade-anima-empresas-e-comerciantes.shtml


    d) A base da economia do DF é o setor terciário e isso se explica pela função político-administrativa da capital. Os segmentos que mais empregam mão-de-obra são as administrações públicas e o comércio. Professor J.Urani

    e) Regiões Administrativas - O Distrito Federal constitui uma unidade atípica na federação. Não é um estado nem possui municípios. Consiste em um território autônomo, dividido em regiões administrativas.https://www.portalbrasil.net/estados_df.htm
     

  • Além de não possuir altas taxas de produção agrícola ou pecuária, a economia do DF é basicamente concentrada na prestação de contas.  -> A letra B está incorreta. 
      -> A letra C está incorreta. Criado há 27 anos para ser um polo de referência da atividade econômica no Distrito Federal, o Setor de Indústrias de Ceilândia (SIC) demora a emplacar. Apesar da proximidade com uma rodovia federal, da mão de obra acessível nos arredores e dos preços de terreno muito abaixo do mercado, mais da metade da área destinada às fábricas está ociosa. A carência de infraestrutura no local afasta os empresários: falta iluminação pública, asfalto e, em algumas quadras, até água e esgoto. Pelo menos oito empresas deixaram o setor nos últimos 10 anos.

    -> A letra D está incorreta. O setor terciário é a base da economia do Distrito Federal, devido a alta empregabilidade na administração pública e no comércio.

    -> A letra E está incorreta, pois consiste em um território dividido em regiões administrativas.

    A letra A está correta. 


  • a) Apesar disso, é bom destacar que o setor de serviços é incomparavelmente maior que qualquer outro, alcançando mais de 90% da produção do PIB local. ITEM CORRETO.

    b) O setor agropecuário no DF é mínimo e representa menos de 1% do PIB local. ITEM INCORRETO.

    c) Apesar de ter se planejado para ser um Polo Industrial, o certo é que o SIC nunca teve suas potencialidades bem aproveitadas como inicialmente planejado. Boa parte de sua área é ocupada por moradias irregulares, galpões abandonados e lixo. ITEM INCORRETO.

    d) Baseia-se no setor terciário – e não secundário, como informado pela questão. ITEM INCORRETO.

    e) O Distrito Federal, dividido em Regiões Administrativas, é território autônomo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
1233025
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Casa Branca parabenizou os iranianos pela eleição presidencial, mas disse que o governo de Teerã criou um ambiente intimidatório que limitou a liberdade de expressão. (...)

Neste sábado, o candidato moderado Hasan Rowhani venceu as eleições presidenciais do Irã, informou o ministro do Interior, Mostafa Mohammad Najjar. Em comunicado à imprensa, o ministro disse que Rowhani obteve mais de 50% dos mais de 36 milhões de votos na eleição que aconteceu na sexta-feira. 


(http://www.estadao.com.br. 15.06.2013)


A vitória desse candidato e as medidas iniciais de seu governo indicaram

Alternativas
Comentários
  • Depois do anúncio de testes nucleares pelo Irã, a relação  entre este país e os EUA foi se deteriorando. Dessa forma, as atitudes tomadas pelo novo primeiro-ministro devem ser vistas como uma forma de reaproximação, no intuito de normalizar as relações diplomáticas, políticas e econômicas entre o Irã e os países ocidentais.

     A resposta correta é a letra D. 

ID
1240978
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bolívia pediu, neste domingo (25/08/2013), explicações do governo brasileiro sobre a saída do senador Roger Pinto do país - o parlamentar estava há quase 15 meses na embaixada brasileira em La Paz e chegou ao Brasil sem autorização de saída do governo boliviano.
"Estamos pedindo informações oficiais, tanto ao governo do Brasil como a outras autoridades locais, sobre como se produziu a fuga", disse a ministra boliviana da Comunicação. Ela afirmou que a Bolívia "não negociou a saída" do senador e não concedeu o salvo-conduto para que ele fosse ao Brasil, pois o parlamentar enfrenta processos por corrupção e, inclusive, foi condenado a um ano de prisão em um dos casos
.
(Adaptado de http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/- 08/1331837-bolivia-pede-explicacoes-sobre-saida-de- senador.shtml)

O evento relatado na notícia foi um dos mais sérios ocorridos no campo da diplomacia brasileira em 2013. Uma das consequências imediatas do fato foi

Alternativas
Comentários
  • http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/08/26/patriota-pede-demissao-do-itamaraty.htm

  • começo da sequencia da queda de ministros...

  • Em 2013, o então Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota pediu demissão do cargo em razão da operação que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil, conduzida pelo titular interno da diplomacia brasileira em La Paz, Eduardo Saboia, sem consulta ao Itamaraty.

    A resposta correta é a letra E. 

ID
1252144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Os cientistas suíços responsáveis pela exumação dos restos mortais de Yasser Arafat encontraram evidências de envenenamento. No laudo, os peritos informam que o nível de polônio 210 encontrado é dezoito vezes superior ao normal, o que representa forte indício de ter sido Arafat envenenado com essa substância.

                                  Jornal de Brasília, 7/11/2013, p. 26 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue o item seguinte.

Yasser Arafat, cuja atuação é historicamente identificada com a luta pela constituição do Estado da Palestina, foi um dos mais conhecidos e respeitados líderes árabes contemporâneos.

Alternativas
Comentários
  • Yasser Arafat

    Ex-Presidente da Autoridade Nacional Palestina

    Yasser Arafat foi o líder da Autoridade Palestiniana, presidente da Organização para a Libertação da Palestina, líder da Fatah, a maior das facções da OLP, e co-detentor do Nobel da Paz. Wikipédia

    Nascimento: 24 de agosto de 1929, Cairo, Egito

    Falecimento: 11 de novembro de 2004, Clamart, França

    Cônjuge: Suha Arafat (de 1990 a 2004)

    Filiação: Abdel Raouf al-Qudwa al-Husseini, Zahwa Abul Saud

    Filha: Zahwa Arafat


  • Além de ser reconhecido como o mais influente presidente da Organização pela Libertação da Palestina e da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat foi um dos líderes criadores do Fatah no final da década de 1950. Desde o começo, o Fatah dedicou-se à luta armada para a libertação da Palestina realizada pelos próprios palestinos.

     O reconhecimento internacional de Arafat foi concretizado nos Acordos de Paz de Oslo de 1993, que estipulavam que a Cisjordânia e a Faixa de Gaza deveriam ser administradas pela Palestina durante cinco anos. No ano seguinte, Arafat recebeu o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com autoridades israelenses.
    A resposta está correta. 

ID
1252150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Os cientistas suíços responsáveis pela exumação dos restos mortais de Yasser Arafat encontraram evidências de envenenamento. No laudo, os peritos informam que o nível de polônio 210 encontrado é dezoito vezes superior ao normal, o que representa forte indício de ter sido Arafat envenenado com essa substância.

                                  Jornal de Brasília, 7/11/2013, p. 26 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue o item seguinte.

A antiga Organização para a Libertação da Palestina, na qual Yasser Arafat construiu sua vitoriosa trajetória de líder inconteste, constituiu a base da criação do atual Estado da Palestina, instalado em território delimitado pela Organização das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • Ainda não existe  Estado da Palestina.

  • Outro erro: Ele, Arafat, passou maus bocados em sua longa militância. Nem sempre foi popular e estimado pelos palestinos. Houve momentos em que ele se viu fora das discussões entre a Autoridade Palestina e Israel. 

  • Apesar dos esforços da antiga Organização para a Libertação da Palestina e da atual Autoridade Nacional Palestina, não houve ainda a criação e o completo reconhecimento internacional do Estado da Palestina. Em relação à Yasser Arafat, apesar de ter sido um grande líder árabe, suas decisões não foram sempre aceitas incondicionalmente pelo povo palestino.
    A afirmativa está errada.
  • Só complementando, o território que a ONU delimitou foi para Israel e não Palestina


ID
1256443
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O acordo provisório alcançado em Genebra, em 24 de novembro de 2013, estabelece um congelamento durante seis meses de algumas das atividades nucleares mais sensíveis do Irã, limitando o enriquecimento de urânio a 5%, em troca de um levantamento parcial das sanções econômicas impostas pelo Ocidente. As potências e Israel temem que o Irã use seu controverso programa nuclear para fins militares, o que Teerã repetidamente nega. O governo israelense criticou várias vezes o acordo, que considera um "erro político".


                  (Disponivel em: 01-www.g1.globo.com-em12/o1/2014, as17h40.)




"O Irã assinou o acordo com os Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que compõem o(a) __________ e, também, com o(a) ____________ ." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. A única dúvida seria A ALEMANHA. Mas sabendo quem faz parte Conselho, já mata a questão:

    azem parte também do Conselho dez Membros Não-Permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois anos. Estes países não possuem direito a veto. Em 2011, os dez Membros Não-Permanentes são: África do Sul (que deixará o Conselho no final de 2012), Alemanha (2012), Bósnia-Herzegóvina (2011), Brasil (2011), Colômbia (2012), Gabão (2011), Índia (2012), Líbano (2011), Nigéria (2011) e Portugal (2012).

    http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/membros/

  • ¨GENEBRA - Os detalhes finais para um acordo de limitação do programa nuclear iraniano em troca do alívio das sanções contra o país foram fechados nesta sexta-feira, dependendo agora da aprovação dos sete governos envolvidos.

    Há dois dias em reuniões, o P5+1 ( membros do Conselho de Segurança + Alemanha) concordaram com o Irã sobre aspectos técnicos que não foram definidos na reunião de novembro. Entre eles, está o quanto Teerã terá de alívio de sanções para cada passo que der em relação à adequação de seu programa nuclear¨.

    Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/assinado-em-genebra-acordo-nuclear-com-ira-vai-para-aprovacao-politica-nas-seis-potencias-11266991



    Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/assinado-em-genebra-acordo-nuclear-com-ira-vai-para-aprovacao-politica-nas-seis-potencias-11266991#ixzz3D8wpCkEC

  • Em julho de 2015, o Irã e as grandes potências mundiais chegaram a um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O momento foi considerado histórico. O Irã vai abrir as usinas nucleares para os inspetores internacionais e em troca terá o fim do embargo econômico ao país.

    A resposta correta é a letra D. 




ID
1260157
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                     Edward Snowden recebe asilo da Rússia
O ex-­consultor Edward Snowden já saiu do aeroporto de Moscou, onde estava há mais de um mês, depois de ter recebido das autoridades russas os documentos necessários, anunciou seu advogado. “Acabei de entregar [a Snowden] os documentos do Serviço Federal de Migração russo. Eles permitem sair do aeroporto”, disse o advogado russo, citado pela agência Interfax. Segundo ele, Snowden está em um local seguro que não vai ser revelado por questões de segurança.
                                                                                         (EBC, http://goo.gl/uOpeOe, 1.ago.2013. Adaptado)

Edward Snowden buscou asilo, pois

Alternativas
Comentários
  • O autor dos vazamentos de segredos da NSA estava na zona de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, desde que havia chegado de Hong Kongem 23 de junho. "Ele agora é um dos homens mais procurados do mundo", disse Kucherena no aeroporto. "A questão da segurança é muito importante para ele."

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-08-01/snowden-recebe-asilo-temporario-da-russia-e-deixa-aeroporto-diz-advogado.html

  •   http://www.valor.com.br/internacional/3373962/edward-snowden-busca-asilo-politico-no-brasil


ID
1260757
Banca
VUNESP
Órgão
IMESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Após mal-estar diplomático, Kerry marca visita ao Brasil
(UOL.com.br, 07.08.13. Adaptado)

A visita do secretário de Estado americano, John Kerry, ao País está relacionada

Alternativas

ID
1263433
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ministério das Relações Exteriores esteve envolvido, em agosto de 2013, em uma crise que resultou na demissão do então ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Assinale a alternativa que aponta corretamente a causa da crise

Alternativas
Comentários

ID
1303483
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde 2004, o Brasil lidera a missão de paz das Nações Unidas no Haiti. De acordo com especialistas no assunto, a presença militar no Caribe faz parte da estratégia da diplomacia brasileira para:

Alternativas
Comentários
  • Um perigo esse tipo de informação baseada em uma tese minoritária, viu dona Funcab!. 

    Gabarito B


ID
1313131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de aspectos diversos relativos ao cenário geopolítico brasileiro e mundial, julgue o próximo item.


Por meio do Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, o governo brasileiro pretende aumentar significativamente o número de vagas em presídios e reduzir o número de presos em delegacias de polícia, transferindo-os para cadeias públicas.

Alternativas
Comentários
  • Pretende, porém..... Certo.

  • De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, a população carcerária no País é de 550 mil presos, em uma estrutura que comportaria pouco mais de 300 mil detentos. Com este significativo déficit de vagas nos presídios, há dezenas de milhares de detentos, aprisionados em delegacias de polícia. O Brasil é a quarta maior população carcerária do mundo, só fica atrás dos Estados Unidos, da China e da Rússia.

     Lançado em novembro de 2011, o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional do Governo Federal, tem duas metas principais: zerar o déficit de vagas femininas e reduzir o número de presos em delegacias de polícia, transferindo-os para cadeias públicas. A meta é criar 42 mil novas vagas em presídios até 2014. 

    FONTE: Prof  Leandro Signori 

  • Em 2011, foi lançado pelo governo o Plano Nacional de Apoio ao Sistema Prisional. Esse plano inclui 99 convênios fechados com os estados, para criação de quase 46 mil vagas no sistema prisional, e possui duas metas principais: zerar o déficit de vagas feminino e reduzir o número de presos em delegacias de polícia, transferindo-os para cadeias públicas Nesse sentido, um dos objetivos principais do plano é reduzir a superlotação nos presídios do país.

    A resposta está correta


  • O Projeto “Cidadania nos Presídios” é muito mais que uma proposta de atualização de processos. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo reconhecimento e pela valorização de direitos, em sentido amplo. Discutir-se nova dinâmica e metodologia para o sistema de execução e fiscalização das penas, revendo o funcionamento das varas de execução penal e a superocupação dos presídios, com o reforço da interlocução e interação de todos aqueles que intervêm no processo e nas rotinas da execução penal, têm aptidão para tornar o sistema de justiça “mais humano, aproximando o juiz e a sociedade do jurisdicionado”.

    Atualmente, os mais de 700.000 presos que se encontram cumprindo penas no país em regime de encarceramento mais ou menos rígido fazem do Brasil o país com a terceira maior população prisional, em termos absolutos. E o modelo de encarceramento que praticamos, infelizmente, alimenta um ciclo de violências que se projeta para toda a sociedade, reforçado por uma ambiência degradante em estabelecimentos que pouco ou minimamente estimulam qualquer proposta de transformação daqueles que ali estão. O tratamento digno e com respeito de presos é indício da civilização de uma sociedade e o primeiro passo que se dá na tentativa de regenerar a vida daqueles que um dia haverão de estar entre nós.

    Contexto – Dados de 2014 do Ministério da Justiça mostram que o número de pessoas presas no Brasil aumentou mais de 400% em 20 anos. De acordo com o Centro Internacional de Estudos Penitenciários, ligado à Universidade de Essex, no Reino Unido, a média mundial de encarceramento é 144 presos para cada 100 mil habitantes. No Brasil, o número de presos sobe para 300.

    Em junho de 2014, o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do CNJ, fez um levantamento inédito ao incluir nesta estatística as pessoas em prisão domiciliar. Os dados apresentados revelam que a população carcerária brasileira é de 711.463 presos, o que coloca o Brasil na terceira posição mundial de maior população de presos. Ao mesmo tempo há um déficit de 354 mil vagas no sistema carcerário. Se se considerarem os mandados de prisão em aberto – 373.991 – a população carcerária saltaria para mais 1 milhão de pessoas.

    Relatório divulgado pela Anistia Internacional em fevereiro de 2015 coloca o Brasil no topo dos países mais violentos do mundo. São pelo menos 130 homicídios por dia. O relatório aponta que a sensação de impunidade é um incentivador, já que 85% dos homicídios não são solucionados no Brasil, e cita como os principais fatores para a crise no Brasil a violência policial, registros de tortura e a falência do sistema prisional. A reincidência e as condições desumanas das unidades prisionais são também fatores preocupantes. Segundo a Anistia, sete em cada 10 presos voltam a praticar crimes.


ID
1313134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de aspectos diversos relativos ao cenário geopolítico brasileiro e mundial, julgue o próximo item.


O sucessor de Hugo Chávez enfrentará dois grandes desafios no comando do governo da Venezuela: a violência no país e a alta taxa de analfabetismo, uma das maiores da América do Sul.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    A Venezuela está entre as 6 maiores taxas de ALFABETIZAÇÃO da América do Sul, a frente de Colômbia, Equador e Peru, por exemplo.
  •  A UNESCO, agência especializada das Nações Unidas, reconheceu em 2005 que o analfabetismo foi erradicado da Venezuela durante o governo Chavez.

    A resposta está incorreta.

  • Além do reconhecimento da UNESCO quanto a erradicação do analfabetismo na Venezuela durante o governo Chavez¹, considerei na questão que os dois maiores problemas a serem enfrentados por Nicolas Maduro (1 já citado na questão "taxas de violência"), inclusive número deprimente de homicídios, sendo o segundo grande desafio a excessiva INFLAÇÃO².

     

    ¹QC: Autor: Sávia Cordeiro , Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

    ²Rebecca Guimarães, professora Grancursos Online.

  • Taxa de analfabetismo: 4,8 para Venezuela e 8 para o Brasil, dados de 2015.


ID
1313137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de aspectos diversos relativos ao cenário geopolítico brasileiro e mundial, julgue o próximo item.


A internação compulsória de usuários de crack, uma das metas do plano de governo Crack, é possível vencer!, foi adotada, na maioria das capitais brasileiras, como política pública de combate ao uso de drogas.

Alternativas
Comentários
  • Generalizou, errou!

  • http://oglobo.globo.com/brasil/apenas-metade-dos-estados-do-brasil-adere-plano-anticrack-7284560

  • O programa Crack, é possível vencer! é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social dos usuários desse tipo de droga.

      Desde que foi lançado em 2011, o plano não foi adotado pela maioria das capitais ou estados brasileiros devido à discussão sobre a constitucionalidade da internação compulsória, prevista no plano.  Apesar de ser amparado pela lei federal 10.216/2001, o tema de internação à força é amplamente debatido por  profissionais de saúde e representantes de instituições de defesa dos direitos humanos, que defendem que o discurso de “combate ao crack" tem servido de pretexto para a implementação de políticas públicas de viés repressivo e que violam direitos humanos, contrariando, inclusive, as diretrizes do SUS para o tema.

      Por generalizar o alcance do programa, a questão está errada.

  • Infelizmente não foi adotada como deveria


ID
1313140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de aspectos diversos relativos ao cenário geopolítico brasileiro e mundial, julgue o próximo item.


A despeito da tradicional rivalidade existente entre Brasil e Argentina no campo esportivo, a escolha do cardeal Jorge Mario Bergoglio como sucessor do papa Bento XVI não reforçou a disputa entre esses países, pois, embora seja considerado argentino por ter sido arcebispo daquele país, Bergoglio é, efetivamente, filho de pais argentinos, mas cidadão italiano.

Alternativas
Comentários
  • Francisco (em latim: Franciscus; Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), nascido como Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.[3]

    É o primeiro papa nascido no continente americano e também o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos[4] e também o primeiro papa jesuíta da história. Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de fevereiro de 2001, com o título de Cardeal Presbítero de San Roberto Belarmino. Foi eleito papa em 13 de março de 2013.

    Jorge Mario Bergoglio nasceu numa família de imigrantes italianos. O seu pai, Mario Giuseppe Bergoglio Vasallo, nascido em Portacomaro em 2 de abril de 1908 e falecido em 1959, era um trabalhador ferroviário e sua mãe, Regina Maria Sivori Gogna, nascida em Buenos Aires, de pais genoveses, em 28 de novembro de 1911 e falecida em 8 de janeiro de 1981, era dona de casa. 

  • O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, em uma família de imigrantes italianos. A Argentina reconhece a cidadania com base no “jus solo", ou seja, todos aqueles que nasceram em território argentino tem o direito à cidadania daquele país. Nesse sentido, o Papa tem cidadania argentina. Por outro lado, a Itália admite o direito à nacionalidade decorrente do “jus sanguinis", ou seja, por direito de sangue. Assim, filhos de italianos, como é o caso do Papa Francisco, têm direito à cidadania italiana. Conclui-se, portanto, que o Papa Francisco possui ambas as cidadanias.

    A resposta está errada. 


ID
1313146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de aspectos diversos relativos ao cenário geopolítico brasileiro e mundial, julgue o próximo item.


O governo brasileiro pretende tornar permanente e ostensiva a fiscalização contra o desmatamento ilegal na Amazônia Legal, razão por que criou uma força nacional de segurança ambiental permanente na região, modelo de fiscalização que inclui serviços de inteligência com o envolvimento de órgãos governamentais e um programa de ação que será conduzido pelo Exército.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ebc.com.br/2012/10/amazonia-legal-tera-forca-nacional-de-seguranca-ambiental-permanente-diz-ministerio

  •   Em outubro de 2012, foi anunciado a criação da Força Nacional de Segurança Ambiental, responsável pela fiscalização contra o desmatamento na Amazônia Legal, agindo de forma permanente na região, independente da sazonalidade de desmatamentos. Além dessa fiscalização ostensiva, outras medidas estão sendo implementadas como: o Proteger Ambiental, que é um estímulo à integração das ações de inteligência ambiental coordenadas pelos órgãos federais; a participação do Exército na atuação ambiental; e  advento de um grupo de trabalho permanente entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para monitorar os focos de desmatamento de forma permanente.

      O objetivo principal dessa iniciativa é modernizar o sistema de controle contra o desmatamento diante das mudanças verificadas nesse tipo de crime ambiental, que se torna cada vez mais difícil de ser combatido.

    A resposta está correta.
  • Brasília – A fiscalização contra o desmatamento ilegal na Amazônia Legal será permanente e ostensiva a partir de agora. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi criada uma força nacional de segurança ambiental permanente na região, independente da sazonalidade de desmatamentos observada nos últimos anos.

    “Não sairemos mais da Amazônia Legal, mesmo com chuva. Todo mundo espera que a gente saia na [época da] chuva, para desmatar”, disse a ministra. Segundo ela, o trabalho desses grupamentos foram iniciados na região há pouco mais de um mês. “Agora, a fiscalização com estratégia de inteligência estará permanente”

    Izabella disse que o novo modelo de fiscalização adotado pelo governo também inclui serviços de inteligência envolvendo outros órgãos do governo e um programa de ação de combate aos crimes que será conduzido pelo Exército. Intitulado Proteger Ambiental, a criação do programa deve ser publicada esta semana.

    Confira a matéria da Radioagência Nacional sobre o tema:

     

    “Mudou todo o arranjo de inteligência ambiental e de ação coordenada das entidades federais. Vamos trabalhar com o Exército, Marinha e Aeronáutica. Vamos contar com a inteligência militar”, disse. Em tom otimista, a ministra afirmou que os resultados vão aparecer em poucos dias.

    Em agosto deste ano, o Sistema de Monitoramento em Tempo Real (Deter), do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou que a degradação e o desmatamento na Amazônia Legal atingiram uma área quase 200% maior do que a destruída em agosto do ano passado. Em setembro, a devastação na região caiu para 282 quilômetros quadrados, mas ainda afetou uma área maior do que a do ano passado (213 quilômetros quadrados).

    A queda na comparação entre agosto e setembro foi impulsionada, principalmente, pela redução de 83% da área desmatada no Pará e de 32% no Mato Grosso.

    Apesar do aumento da área afetada em comparação a 2011, o governo anunciou os números em um clima mais otimista. Foi a primeira vez que as imagens da destruição foram analisadas e o governo conseguiu separar, nesses locais, o que foi degradação, que pode incluir as queimadas intensificadas pela seca do mês de agosto, e o que representa corte raso, ou desmatamento.

    “Dos 522 quilômetros quadrados em agosto, 40% estão associados a desmatamento [corte raso] e 60% a degradação, que inclui queimadas. É um período atípico, com intensificação de queimadas pela seca”, explicou a ministra. Em setembro, o desmatamento superou a degradação, respondendo por 63% da área identificada pelo satélite.

    “Muitas vezes o fiscal sai e se depara com desmatamento que já aconteceu ou com área que é queimada e não é desmatamento. Este aperfeiçoamento tecnológico foi concluído ontem entre Inpe e Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos]”, disse a ministra.