A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo
pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das
famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos
costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados
seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a
história do Ocidente quanto o cristianismo"
, registra o filósofo
Karl Popper.
“O cristianismo foi o principal ingrediente do
pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos
em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a
moralidade cristã até mesmo os ateus"
, observa o historiador
Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos,
desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco
“o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
O historiador Paul Johnson argumenta que
“a ascensão cristã
não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente
e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo
grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações
satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com
crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais"
. Era a
versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias
socialistas. A
“morte" de Deus e o “desencantamento" do mundo
exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e
suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um
formidável equívoco intelectual mas também um trágico
experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se
por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e
altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das
grandes religiões. Pois, afinal,
“a predisposição à crença religiosa
é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força
da natureza humana"
, considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e
incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam
uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de
indivíduos.
“Nossas dificuldades resultam de que precisamos
ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois
mundos diferentes"
, diagnostica o economista Friedrich von
Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
“São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus”.
Essa frase nos diz que os ateus :