SóProvas


ID
1088743
Banca
FGV
Órgão
TCE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A festa cristão

     A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
     “Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo" , registra o filósofo Karl Popper. “O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus" , observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco “o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
     O historiador Paul Johnson argumenta que “a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais" . Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
     O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A “morte" de Deus e o “desencantamento" do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal, “a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana" , considera o biólogo Edward Wilson.
     Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos. “Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes" , diagnostica o economista Friedrich von Hayek.

                                                        (Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)

A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização”.

Assinale a alternativa que indica a forma de reescrever-se essa frase do texto que modifica o seu sentido original.

Alternativas
Comentários
  • A relação CAUSA x CONSEQUÊNCIA modifica o sentido:


    A  Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo  vazio espiritual da moderna civilização”. 

    CAUSA: amoralidade / materilismo

    CONSEQUÊNCIA: vazio espiritual


    •  a) Por causa do vazio espiritual da moderna civilização, a  Igreja  Católica denuncia a amoralidade e o materialismo. 
    • CAUSA: vazio espiritual
    • CONSEQUÊNCIA: denuncia da amoralidade e do materialismo
    Foi o que eu entendi.


  • A ambiguidade na letra B não conta?

  • A questão ficou assim mesmo, gabarito letra A:

    http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/tceba/agentepublico
    Eu anularia a questão ou mudaria para a letra B.

    a) Por causa do vazio espiritual da moderna civilização, a  Igreja  Católica denuncia a amoralidade e o materialismo. 

    b) A amoralidade e o materialismo  são denunciados pelo  vazio  espiritual da moderna civilização pela Igreja Católica.
    A preposição POR tem funções de:
    Troca, meio, lugar, modo, distribuição, divisão, CAUSA, tempo, agente da passiva, disposição de ânimo.
    Ou seja, causa/consequência não modifica o sentido.
    Na letra B quem denuncia a amoralidade e o materialismo é o vazio espiritual e não a igreja, isso porque a última preposição está longe do núcleo do sujeito. A impropriedade da repetição da preposição causando ambiguidade chama-se galicismo. Em Francês o primeiro "pelo" introduz a causa e o segundo, o agente da passiva "igreja Católica".
    No caso do galicismo as letras A e B passam a ter exatamente o mesmo sentido, o que anularia a questão.
    Caso fosse considerada a ambiguidade, a resposta seria a letra B.
    Os recursos têm que ser bem escritos, as provas "grandes" da FGV normalmente tem mais de 15% das questões anuladas. Lembrem-se sempre disso, o concursando não é avaliado no quanto ele conhece sobre o assunto, e sim, o quanto ele conhece sobre a banca.
    Conselho, estudem Vícios de Linguagem, a FGV utiliza bastante como sendo correto. Quando responder a prova já vai saber quais questões vai ter que entrar com recurso antes mesmo de sair o gabarito, até o irracional segue uma lógica. Só para incentivar o pessoal a questionar as bancas, mais de 80% dos meus recursos na FGV foram aceitos, então contestem, batam o pé, mostremos a eles que somos bons para que elaborem provas melhores com cada vez menos arbitrariedades.
  • Esse adjunto deslocado da letra B deveria estar entre vírgulas para ter o mesmo significado que o trecho do texto. Como pode um adjunto caralhosamente extenso como esse estar deslocado sem vírgulas e ainda poder manter o mesmo sentido? 

    Essa FGV é uma BOSTA bem grande mesmo!

  • Essa letra B tá um nojo.

  • Na letra B, com a transposição de voz ativa para passiva, houve mudança de sentido. Quem pratica a ação de denunciar não é o vazio espiritual e sim a igreja católica.