-
Resposta item B.
As "clawback clause" possibilitam aos empregadores/empresas requererem a devolução de um bônus eventualmente adiantado ao empregado em razão de um prejuízo causado ao empregador. Em geral, é recorrente essa prática na classe dos "altos executivos" e há na doutrina uma tendência a aceitação de tal prática, com fundamento nos dispositivos da CLT que autorizam descontos salariais decorrentes de dolo do empregado ou quando previsto previamente no contrato.
"Clawback clauses ou clawback provisions são mecanismos de reembolso e clausulas de regresso. Como define Boucinhas Filho asClawback clauses, também chamadas clawback Provisions, consistem em previsões contratuais que obrigam altos executivos a, quando restar caracterizada fraude em sua gestão ou grave imprudência na condução dos negócios ou simples pedido de demissão para trabalhar em empresa concorrente, restituir ao empregador os bônus que recebeu antecipadamente" (LTr vol. 75, n. 5 pág 588/594).
-
Trecho interessante:
"Por outro lado, há de se levar em conta que essa estipulação ocorre em
regra para os altos executivos que presumivelmente possuem a capacidade
de discernimento suficiente para entender o que está pactuando, não
necessitando da proteção que a legislação oferece aos trabalhadores em
geral".
http://atdigital.com.br/direitodotrabalho/2013/10/clawback-clauses-ou-clawback-provisions-e-a-legislacao-trabalhista-brasileira/
-
As clawback clauses (ou clawback provisions) são, segundo a doutrina, previsões contratuais que obrigam altos executivos a, quando restar caracterizada fraude em sua gestão ou grave imprudência na condução dos negócios ou simples pedido de demissão para trabalhar em empresa concorrente, restituir ao empregador os bônus que recebeu antecipadamente. O que se discute em Direito do Trabalho é se o referido bônus possui natureza trabalhista/salarial ou não (meramente contratual civilmente), tratando-se de tema muito pouco abordado na doutrina e jurisprudência, não possuindo um entendimento ainda pacificado. De acordo com os enunciados e a explicação acima, tem-se como RESPOSTA: B.
-
Comentário do professor: As clawback clauses (ou clawback provisions) são, segundo a doutrina, previsões contratuais que obrigam altos executivos a, quando restar caracterizada fraude em sua gestão ou grave imprudência na condução dos negócios ou simples pedido de demissão para trabalhar em empresa concorrente, restituir ao empregador os bônus que recebeu antecipadamente. O que se discute em Direito do Trabalho é se o referido bônus possui natureza trabalhista/salarial ou não (meramente contratual civilmente), tratando-se de tema muito pouco abordado na doutrina e jurisprudência, não possuindo um entendimento ainda pacificado. De acordo com os enunciados e a explicação acima, tem-se como RESPOSTA: B
-
CLAWBACK O QUE? É DE COMER?
-
Clawback clauses ou clawback provisions são mecanismos de reembolso e clausulas de regresso. Como define Boucinhas Filho as Clawback clauses, também chamadas clawback Provisions, consistem em previsões contratuais que obrigam altos executivos a, quando restar caracterizada fraude em sua gestão ou grave imprudência na condução dos negócios ou simples pedido de demissão para trabalhar em empresa concorrente, restituir ao empregador os bônus que recebeu antecipadamente (LTr vol. 75, n. 5 pág 588/594).
-
Essa nem o Cespe pensou
-
Pelo significado consegue chegar a resposta da questão.
clawback clause = clausula de recuperação
Mas concordo que cobrar um tipo de questão dessa não mede a capacidade do candidato.