SóProvas


ID
108982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em redações oficiais, é certo

Alternativas
Comentários
  • No Manual da escrita oficial do Estado do Paraná tem esse texto:Quanto aos adjetivos que se referem a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexoda pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor forhomem, o correto é Vossa Excelência está atarefado, Vossa Senhoria deve estar satisfeito; se for mulher, VossaExcelência está atarefada, Vossa Senhoria deve estar satisfeita.
  • A/B-Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto". Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").C-Fechos para comunicações:a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente, b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente,D- Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.E-Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
  • Colocarei as justificativas das alternativas INCORRETAS:

    a) ERRADA. O pronome a ser usado quando nos referirmos a "Vossa Excelência", ou qualquer outro tratamento em 3ª pessoa, é o pronome "sua".


    b) ERRADA. O tratamento "Vossa Senhoria" é empregado tanto para o sexo feminino quanto para o masculino e é usado para as demais autoridades que estão FORA da lista de autoridades tratadas por "Vossa Excelência" (ver páginas 8 e 9 do Manual de Redação Oficial da Presidência da República).


    c) ERRADA. "Respeitosamente" é usado como fecho de comunicação para autoridade hierarquicamente SUPERIORES, inclusive o Presidente da República.

    Para autoridades do mesmo nível hierárquico usamos o fecho "Atenciosamente".


    d) ERRADA. "Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD) (...)  A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. "


    e) CORRETA.


    Fonte: Manual de Redação Oficial, 2002.

  • A questão apresenta alternativas diferentes e pede que seja marcada a correta.

    Quando se usa "Vossa Excelência", o correto é usar o pronome "sua". "Vossa Senhoria" pode ser usado tanto para o feminino quanto para o masculino. "Respeitosamente" é usado para pessoas com níveis hierárquicos diferentes. É usado para autoridades superiores. 
    Segundo o Manual de Redação Oficial, "está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação".


    A resposta correta é a letra (E).
  • A) Errado . Neste caso o pronome de tratamento leva para 3 º pessoa do singular

    B) Errado . Vossa senhoria é utilizado com particulares e todos aqueles que não possuam alguma forma de tratamento especial

    C) Errado . Usa-se respeitosamente para pessoas de nível hierárquico superior

    D) Errado . Dignidade é um pressuposto do exercício do cargo , e não deve ser usada como forme de tratamento

    E) Correto . Campo denominado de ''Signatário''

  • Formatando o comentário da Erica MB:

    A/B - ERRADAS - Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

    É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa... vosso...").

    C - ERRADA - Fechos para comunicações:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente

    D - ERRADA - Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

    E - CORRETA - Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

    GABARITO: E