-
ALTERNATIVA A - ART. XXVI - Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. ( O ERRO ESTÁ NO OBRIGATÓRIO).
ALTERNATIVA B - Artigo XXIV- Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas. ( EXISTE SIM LIMITAÇÃO À CARGA HORÁRIA);
ALTERNATIVA C - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. LEMA DA REVOLUÇÃO FRANCESA.
ALTERNATIVA D -
Artigo XXI 1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
ALTERNATIVA E -Artigo XVI 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer retrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.
2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.
-
C) Artigo I - TODAS AS PESSOAS NASCEM LIVRES E IGUAIS em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
A) Artigo XXVI - 1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será GRATUITA, pelo menos NOS GRAUS ELEMENTARES E FUNDAMENTAIS. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução SUPERIOR, ESTA BASEADA NO MÉRITO.
Se alguem puder me explicar pq a letra A esta errada agradeco imensamente...
-
Será que alguém poderia me ajudar?
Coloquei na prova a alternavtiva A por entender que também está correta.
Analistando o art. XXVI, que trata da seguinte maneira:
ART. XXVI - Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
A alternativa descreve:
"está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com o mérito."
Analisando os trechos do artigo XXVI entendi da seguinte maneira:
A instrução será gratuita pelo menos nos graus elementares e fundamentais.
A instrução elementar será obrigatória
logo, a instrução elementar será gratuita e obrigatória.
Quanto à instrução superior, ficou bem claro que será baseada no mérito.
-
concordo com o comentário do colega willan, não existe erro na alternativa A.
-
ART. XXVI - Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
A alternativa descreve:
"está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com o mérito."
-
O erro da alternativa "A", a meu ver, ocorre quando diz que o ensino elementar é obrigatório e gratuito, o que estaria parcialmente correto. Pois, em verdade, tanto o ensino elementar quanto o fundamental serão gratuitos e obrigatórios.
-
Acredito que o erro da letra A é em razão do artigo tratar de instrução - Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita (...) - e não educação, com previsto na alternativa.
-
De acordo com o artigo XXVI da DUDH, trata-se da expressão INSTRUÇÃO e não ENSINO, como traz a questão de letra A).
Acho que este é o único erro, pois, a instrução elementar é sim OBRIGATÓRIA E GRATUITA.
" Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução ELEMENTAR será OBRIGATÓRIA. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior , esta baseada no mérito".
-
Artigo I
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
ALTERNATIVA C
-
Não por querer me considerar o maioral, mas há questões aqui que podemos resolver com o uso do "bom senso".
Fé em Deus!
-
No meu humilde ponto de vista, a alternativa "a" não chega a estar incorreta, porém esta incompleta e ha na questão, uma outra alternativa mais completa. Nessas horas temos que lembrar dos professores quando dizem pra escolhermos a alternativa que mais se aproxima da verdade. A alternativa "c" não gera duvidas, esta certinha. Já a alternativa "a" estaria completamente correta se também constasse o ensino fundamental; e sim, ensino, pois no meu ponto de vista o erro não esta na palavra "ensino" (ja que no texto original consta instrução), mas sim na falta de informações sobre o tema proposto na alternativa.
-
Pessoal, sinceramente, entendo os comentários do pessoal no tocante à possibilidade da alternativa "A" também está correta, todavia, temos que verificar que em concurso não devemos brigar com a questão, assim, marcamos a "mais correta" ou a "menos errada". Dessa feita, resta evidente que a questão "C" condiz claramente com o que está expresso na DUDH.
-
Não entendi a justificativa da alternativa A ser errada. Ensino e Instrução vai depender da forma de tradução da DUDH, pois a declaração foi concebida em inglês. No texto original traz o termo "education" (educação).
-
Trata-se de uma questão em que há duas questões corretas: letras a e c. Totalmente passível de anulação.
-
Ai pessoal, Indiquem comentário!!!
-
A - Correta - A instrução será gratuita, pelo menos, nos graus elementares e fundamentais. De outra parte, somente a instrução elementar é que será obrigatória. Então temos: Obrigatória e gratuita - instrução elementar.
C - Correta
-
A-correta
C-correta
-
Após as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, surge a necessidade de se reconstruir os direitos humanos, como paradigma e referencial ético a orientar a ordem internacional, mediante a formulação de um código universal de valores. Este código universal significaria o consenso sobre os preceitos minimamente necessários para assegurar uma vida com dignidade.
Em 10 de dezembro de 1948, foi criada, assim, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela aprovação unânime de 48 Estados, com 8 abstenções. A Declaração consolida a afirmação de uma ética universal, ao consagrar um consenso sobre valores a serem seguidos pelos Estados. Ela introduz a concepção contemporânea de direitos humanos, marcada pela universalidade, interdependência e indivisibilidade destes direitos.
Comparando o que está disposto na Declaração e as alternativas desta questão, pode-se afirmar que:
-> a letra A está incorreta pois o art. 26º, I afirma que o ensino elementar é obrigatório e, pelo menos, a educação correspondente ao ensino elementar fundamental deve ser gratuita.
-> a letra B está incorreta pois o art. 24º, ao estabelecer o direito ao repouso e ao lazer, salienta que também deve haver uma limitação razoável da duração do trabalho.
-> a letra C está correta. É de fácil interpretação esses três valores: Art.1º “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
->a letra D está incorreta pois no art. 21º são elencadas diversas liberdades políticas como o direito de tomar parte na direção do governo do seu país diretamente ou por representante eleitos; o acesso igualitário ao serviço público do país; e por fim, consagram a vontade do povo como fundamento da autoridade dos poderes públicos, devendo exprimir-se periodicamente por eleições, com sufrágio universal, voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade do voto.
-> a letra E está incorreta pois o art. 16º trata especificamente do direito de contrair matrimônio e fundar uma família aos homens e mulheres maior de idade, sem qualquer tipo de discriminação. O artigo afirma que ambos gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução e que o mesmo não será válido, sem o livre e pleno consentimento dos nubentes. (art. 16, §1).
-
A alternativa ( a ) está errada porque não está previsto o direito à educação, mas o direito à INSTRUÇÃO.
-
Instrução e educação são sinônimos, não existe justificativa para essa (a) estar errada, a justificativa mais plausível é o fato da letra (c) está mais correta. Prova de múltipla escolha, deve-se sempre buscar a alternativa mais correta.
-
Questões desse tipo paciência,aqui,a pessoa até se conforma em errar,mas no dia dá prova da uma raiva rs.
Vamos lá!
-
Em algumas traduções da Declaração o termo é instrução, em outras é educação.
O uso de qualquer dos termos não anula a questão.
-
pootz.... educação e instrução, sinônimos!!! Mas não está escrita na lei a primeira... afffee
-
Alternativa C esta CORRETA. Alternativa A esta ERRADA pois não é de acordo com o merito, e sim ESTA BASEADA NO MERITO.
-
Sinceramente.... não vi erro na alternativa (a)
-
de acordo e baseada é a mesma coisa pelo amor de Deus. Letra A correta
-
Letra A tbm está correta!!
-
A VUNESP tem esse costume de colocar questões corretas... as vezes acho que tem alguma coisa envolvida nesse meio para eliminar candidatos sem indicações.
Fiz uma prova recentemente e uma das questões era nesse estilo
-
Não encontrei o erro da letra A.
-
A alternativa "A" não falou do ensino técnico-profissional o qual também está previsto na DUDH. Quando o enunciado pede o que está previsto ou contido, tem que ser "tim tim por tim tim" o que se tem na letra.
-
Fui na letra A e sei que não errei
Questão totalmente mal elaborada
-
Questão maldosa...
As bancas devem se preocupar em exigir do candidato o conhecimento, de fato.
Jogar alternativas dessa forma fazem parte de uma coleção das tantas questões de concursos públicos que não se importam com a pessoa que as lê, em um momento de pressão e nervosismo, de cansaço e exaustão.
(desabafo)
-
Quase cai, se tirasse a palavra "obrigatório" da letra A, esta seria a correta.
-
Segundo comentário de Sávia Cordeiro, Após as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, surge a necessidade de se reconstruir os direitos humanos, como paradigma e referencial ético a orientar a ordem internacional, mediante a formulação de um código universal de valores. Este código universal significaria o consenso sobre os preceitos minimamente necessários para assegurar uma vida com dignidade.
Em 10 de dezembro de 1948, foi criada, assim, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela aprovação unânime de 48 Estados, com 8 abstenções. A Declaração consolida a afirmação de uma ética universal, ao consagrar um consenso sobre valores a serem seguidos pelos Estados. Ela introduz a concepção contemporânea de direitos humanos, marcada pela universalidade, interdependência e indivisibilidade destes direitos.
Comparando o que está disposto na Declaração e as alternativas desta questão, pode-se afirmar que:
-> a letra A está incorreta pois o art. 26º, I afirma que o ensino elementar é obrigatório e, pelo menos, a educação correspondente ao ensino elementar fundamental deve ser gratuita.
-> a letra B está incorreta pois o art. 24º, ao estabelecer o direito ao repouso e ao lazer, salienta que também deve haver uma limitação razoável da duração do trabalho.
-> a letra C está correta. É de fácil interpretação esses três valores: Art.1º “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
->a letra D está incorreta pois no art. 21º são elencadas diversas liberdades políticas como o direito de tomar parte na direção do governo do seu país diretamente ou por representante eleitos; o acesso igualitário ao serviço público do país; e por fim, consagram a vontade do povo como fundamento da autoridade dos poderes públicos, devendo exprimir-se periodicamente por eleições, com sufrágio universal, voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade do voto.
-> a letra E está incorreta pois o art. 16º trata especificamente do direito de contrair matrimônio e fundar uma família aos homens e mulheres maior de idade, sem qualquer tipo de discriminação. O artigo afirma que ambos gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução e que o mesmo não será válido, sem o livre e pleno consentimento dos nubentes. (art. 16, §1).
-
Alternativa A está correta, assim como a C também, porém após o examinador elaborar a questão, ela é passada para um professor de português mudar a ordem, mantendo o sentido. É por esses motivos que há tantas anulações (desabafo).
.
Também não entendi o comentário e conclusão que o professor chegou.
.
CONCLUSÃO do Artigo: 26
Instrução GRATUÍTA: Elementares e Fundamentais
Instrução OBRIGATÓRIA: Elementar
-
Examinador queria a mais completa!!
-
Que questão ridícula!!! Uma pessoa que elabora uma questão dessa deveria sentir vergonha!!! RAIVAAA
-
No meu conceito, a letra A está correta, mas eles não darão o recurso, pois quem elabora a questão, ganha dinheiro para elaborá-la e perde o mesmo se tiver que retificar o gabarito, por isso respondi a C, mas mantenho a convicção de que a letra A seria a mais correta.
-
Não anulou essa? Brincadeira =|
-
Artigo XXVI Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
a)está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com o mérito.
Vunesp não considera questão incompleta como correta (???), segue o baile!
-
GRAU ELEMENTAR> gratuito e OBRIGATÓRIO
GRAU FUNDAMENTAL> gratuito
GRAU TÉCNICO-PROFISSIONAL e superior > baseado no mérito.
-
Por favor, alguém pode me explicar o que está errado na letra A, sendo que está de acordo com o disposto na resolução??
A DUDH diz que o esino elementar é obirgatório e gatruito e o superior é baseado no mérito.
não entendi o que há de errado?
-
ERRO DA "A"
A alternativa A, inicia falando "está PREVISTO", i é, contido (aqui ela está falando em CTRL "C" CTRL "V" da DUDH, "tim tim por tim tim").
Sendo assim, ao analisarmos a DUDH, art. XXVI "Toda pessoa tem direito à INSTRUÇÃO (...)" e não EDUCAÇÃO.
INSTRUÇÃO # EDUCAÇÃO. (não são, nem de perto, expressões sinônimas)
INSTRUÇÃO: é o aprendizado das primeiras letras até chegar às disciplinas que aprendem nas escolas até chegar a última fase, que é a instrução superior, ministrada nas universidades e cursos; após formatura, tornam-se efetivamente instruídos. Resumindo: é o recebimento de conteúdos, disciplinas (matemática, português), apenas; / CONTEÚDO
EDUCAÇÃO (mais abrangente): é o efeito de se educar moralmente recebendo bons exemplos; é ter conhecimentos sobre moralidade; é parte da filosofia que trata dos costumes; / MORAL
E para complementar, basta dizer que existem pessoas humildes com pouca instrução, mas altamente educadas, enquanto outras com grande instrução são portadoras de pouca educação.
___________________________________
Só para reforçar a ideia, a alternativa C, que é a correta, começa falando "são PROCLAMADOS, em seu artigo I (...)". Aqui não se fala na literalidade "previsto" da DUDH, vez que no respectivo diplona está escrito dessa forma: Artigo I "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade". > OU SEJA, realmente proclamam os três valores fundamentais dos direitos humanos a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
___________________________________
Fonte: http://www.abi.org.br/instrucao-e-educacao-sao-coisas-diferentes/
Espero ter contribuído.
-
errei por causa exatamente de uma palavra
-
TA ZUANDO QUE O ERRO DA LETRA A ESTA EM APENAS UMA PALAVRA....
-
É a primeira e última vez que irei errar essa questão.
-
Questão ridícula, não mede conhecimento algum. Não vejo erro na alternativa A.
-
A) Artigo 26
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será GRATUITA, PELO MENOS nos graus elementares e fundamentais. A INSTRUÇÃO ELEMENTAR SERÁ OBRIGATÓRIA. A INSTRUÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL SERÁ ACESSÍVEL A TODOS, bem como a INSTRUÇÃO SUPERIOR, ESTA BASEADA NO MÉRITO.
B) Artigo 24
Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.
C) Artigo 1
Todos os seres humanos nascem LIVRES e IGUAIS em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
D) Artigo 21
1. Todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
E) Artigo 16
1. Os homens e mulheres de MAIOR IDADE, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de IGUAIS DIREITOS em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.
GABARITO -> [C]
-
Okay....
mas dá pra levar à sério?
Q561088
No tocante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.
A educação deve ser direcionada ao pleno desenvolvimento da personalidade humana e ao respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais, devendo o ensino ser gratuito nos graus elementares e fundamentais.
CORRETA
-
Galera não adianta brigar com a banca. Vamos entender esse trem.
Veja, na alternativa "a" diz:
está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com o mérito.
O que o DUDH diz?!
Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito. [http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm]
Eu acredito que o erro esteja em afirmar que a ensino elementar é gratuita. Veja... na alternativa "a" está restringindo (implicitamente) que apenas o ensino elementar deve ser gratuita. Mas, a DUDH diz que PELO MENOS, isto é, NO MÍNIMO, o ensino elementar deve ser gratuito. Ora, que deve ser gratuita é a educação. O ensino elementar é obrigatório.
Na lei, não fala obrigatória E gratuita.
Acertei a questão por pensar nessa hipótese de restringir a gratuidade apenas ao ensino elementar fundamental.
O texto retirado da ONU está assim:
Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. [http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf]
Mas, não altera o texto acima.
Espero ter ajudado!
Deus no comando galera!
Nada de desistir!
Deus no comando!
UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
-
Apenas complementando o sensato comentário do senhor Andrey França
Há somente uma, E APENAS UMA INTERPRETAÇÃO POSSÍVEL PARA A ALTERNATIVA "a" ESTAR ERRADA. É uma redação incompleta, pois não falou da progressividade da gratuidade, limitando-a apenas ao ensino fundamental, além de não ter citado o ensino técnico generalizado e o amplo acesso ao nível superior.
As pessoas que estão dizendo que o correto deveria ser INSTRUÇÃO ao invés de EDUCAÇÃO estão sendo concurseiros infantis ao postarem informações inverídicas e que induzem ao erro os outros candidatos. A BANCA ACERTOU AO USAR "EDUCAÇÃO". O problema que as pessoas "googlam" qualquer coisa na internet e não fazem um filtro mínimo sobre o que estão escrevendo.
De fato há diversos sites, inclusive oficiais, que ora utilizam traduções da UDUR com a palavra "instrução" ora com a palavra "educação". E salvo engano o Brasil não utilizou nenhum procedimento interno de incorporação da referida Declaração, não existindo, portanto, uma "tradução" oficial como existe para todos os outros tratados e acordos que passam pelo crivo do CN e do Presidente.
O texto foi redigido em 1948 e a primeira edição, retirada do site da ONU, a primeira que foi discutida, assinada e publicada nos anais da ONU saiu em inglês e francês. E vejam só o que a EDIÇÃO ORIGINAL DE 1948 DIZ:
"ARTICLE 26
1. Everyone has the right to education. Education shall be free, at least in the elementary and fundamental stages. Elementary education shall be compulsory. Technical and professional education shall be made generally available and higher education shall be equally acessible to all on the basis of merit.
ou
ARTICLE 26
1. Toute personne a droit à l'éducation. L'éducation doit être gratuite, au moins en ce qui concerne l'enseignement élémentaire et fondamental. L'enseignement élémentaire est obligatoire. L'enseigment technique et professionnel doit être généralisé; l'accés aux études supérieures doit être ouvert en pleine égalité à tous en fonction de leur mérite.
FONTE: http://www.un.org/en/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/217(III)
Michaellis: enseignement : ensino, magistério, educação, instrução, pedagogia Expressões: enseignement primaire, secondaire, supérieur ensino primário, secundário, superior.
E dentre as mais de 500 traduções do documento existe a edição em português, feita pelo órgão da ONU em Portugal:
Artigo 26°
Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.
https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por
Eu procurei incansavelmente nos órgãos OFICIAIS da ONU e no MRE alguma edição que usasse a expressão INSTRUÇÃO no lugar de EDUCAÇÃO, mas não consegui. Cuidado com os comentários inpensados de colegas!
-
Erro da letra a: trocou instrução por educação . ( apesar de achar que a questão deveria ter sido anulada )
-
O comentário de Eduardo Alabe induz ao erro quando diz que o motivo pelo qual a assertiva “a” está errada é a colocação da palavra “educação” no lugar de “instrução”.
A palavra “educação” está correta, o motivo pelo qual a assertiva “a” está incorreta é porque está incompleta, vejamos: “ Art. 26. 1. Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito”.
-
Ensino elementar fundamental> gratuito
Ensino elementar> Obrigatório
Ensino técnico profissional> acessível a todos
Ensino superior> Mérito
PM BAHIA 2019..
-
Meu entendimento sobre o possível erro da alternativa a
a) está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com o mérito.
Entendo que a alternativa estendeu o acesso ao ensino superior ao ensino elementar obrigatório e gratuito, como se o ensino superior também tivesse os mesmos critérios do ensino elementar (obrigatório e gratuito).
Correto seria se fosse "está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, e o acesso ao ensino superior de acordo com o mérito"
-
CONTINUO ACHANDO A "A" MAIS CORRETA QUE A "C"
-
Essa questão tem duas respostas. FATO. Deveria ter sido anulada.
-
Qual é o erro da letra A? O.o
-
Assertiva C
são proclamados, em seu artigo I, como os três valores fundamentais dos direitos humanos a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
-
Qual o erro da A?
-
Eu também fui na resposta " A", porem este é o tipo de enunciado malicioso.
No entanto se observarmos atentamente o 1o artigo da DUDH, realmente consta o que se pede.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade"
correta : são proclamados, em seu artigo I, como os três valores fundamentais dos direitos humanos a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
-
Artigo 1
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
são proclamados, em seu artigo I, como os três valores fundamentais dos direitos humanos a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
-
Artigo 26
I) Todo o homem tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
II) A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
III) Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
-
Nenhum candidato conseguiu derrubar essa questão? dupla resposta ai: tanto a A, quanto a C estão corretas. E o comentário do professor do Q.C não me convenceu!
-
Questão "A "esta incompleta ,por isso está errada .Pois na DUDH diz assim :
instrução gratuita --- elementar (sendo obrigatoria)
---- fundamental
-
A instrução elementar será obrigatória
Questão A está certa
-
existem 2 respostas nessa questao.
-
Essa letra A ) separa os homens dos meninos .
-
letra A tbm esta correta , incompleto nao é errado a nao ser que venha restringindo como por exemplo a palavra SOMENTE. facil de ser anulada essa questao simples recurso.
-
PC-PR 2021
-
Dica pessoal: Lê a questão com calma!
-
A questão tem duas respostas sim! Os colegas que estão defendendo apenas a "c" estão equivocados. Se Eu tivesse feito essa prova entraria com recurso até onde existisse... Até agora estou cassando um comentário que me convença do erro dela, mas os "bonzões" de plantão apenas afirmam, entretanto, não justificam.
Quem souber me avise no chat rs!
-
Artigo 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Portanto a alternativa "C" está correta!
Artigo 26
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
Portanto a letra "A" também está correta!
A instrução elementar será gratuita e obrigatória.
A instrução superior será acessível e baseada no mérito.
Galera, banca também erra por isso há tantas questões anuladas por ai.
-
https://youtu.be/RxXrWut9hOM
O professor explica porq a A está errada.
-
Acredito Sim que a questão cabe recurso, pois a letra A não está errada, visto que o ensino superior é sim baseada no mérito. Entretanto, devemos lembrar que não é SOMENTE pelo mérito, mas acessível a TODOS. Todos podem, mas será de acordo com o mérito da pessoa. Se você consegue você PODE e MERECE, ao invés de apenas merecer.
-
A tá certa também, mas usem um pouco a cabeça, se tem duas certas, você escolhe a que tiver mais completa e for mais rica em detalhes.
-
Pessoal, segue a explicação do erro da alternativa "a"...Bem!
Segundo o Professor André Yan, do canal André Yan, o erro está no fato da questão dizer "apenas ensino elementar", tendo em vista que o art. XXVI cita que será gratuita nos "graus elementar fundamental" e depois cita que será "obrigatória nos graus elementares". Pessoalmente achei estranho, porque minha DUDH é de uma fonte confiável, e, nela, não tem essa distinção, vejam como está na minha:
"Artigo XXVI –
1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais.
1.1 A instrução elementar será obrigatória.
1.2 A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito".
PERCEBAM que na minha não tem distinção, vou verificar para saber se minha DUDH tem algum erro de atualização, mas achei estranho isso... Voltarei para avisar, mas está estranho, pois fiz dowloand de duas, entretendo, continuam da mesma forma da minha.
Erro? Avisem-me no chat.
-
Questão envelheceu mal. Tradução do próprio sita da ONU, hoje em dia, já trata o 26 como direito à educação.
Questão era absurda em 2014, hoje é um escárnio.
A e C estão corretas. Quem marcou A mostrou um conhecimento mais detalhado da DUDH, inclusive.
Seguimos.
-
RES: C
CREIO QUE O ERRO DA LETRA "A" SEJA:
está previsto
o direito à educação
o direito à instrução.
-
NÃO FOI ANULADA ESSA QUESTÃO?
Artigo XXVI
A instrução será gratuita pelo menos nos graus ELEMENTARES e FUNDAMENTAIS. A instrução ELEMENTAR será OBRIGATÓRIA.
Ou seja:
Instrução ELEMENTAR -> GRATUITA E OBRIGATÓRIA.
Instrução FUNDAMENTAL -> GRATUITA.
FONTE: LEGISLAÇÃO CONSOLIDADA PARA A PCSP ESCRIVÃO DE POLICIA - GRAN CURSOS.
-
Galera, a alternativa A e C estão corretas, isso é uma prova de 2014. Hoje, as bancas substituem termos existentes por sinônimos e até palavras não sinonímias. A exemplo disso, já peguei questão que dizia ser certo: A "comunidade" é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção desta e do Estado.
A questão foi dada como certa alegando que a palavra COMUNIDADE seria o mesmo que a palavra família.
Quem marcou A mostrou um conhecimento mais detalhado da DUDH, inclusive.
-
Claro que não foi anulada essa questão...
Precisa estar atento à letra da lei que fala sobre A INSTRUÇÃO em todo o artigo da lei.
Em nenhum momento se refere a ENSINO.
ART. XXVI - Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.