SóProvas


ID
1090687
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Nos motores de combustão interna (explosão) há um conjunto de peças fixas e móveis, cujo funcionamento e nomenclatura devem ser bem compreendidos pelos profissionais da engenharia mecânica, em especial. São denominações destas peças móveis, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O anéis movem-se presos aos pistões, que são movidos pelo virabrequim, tendo seu curso em cilindros fixos.

  • Um motor de combustão interna se divide em 3 partes principais: cabeçote, bloco e cárter, todas elas fixas. Veja a figura a seguir:

    Figura: Principais componentes fixos de um motor de combustão interna

    Os demais componentes de um motor estão ilustrados na figura a seguir:

    (A)            Anéis.

    CORRETO. Os anéis são presos aos Pistões. Geralmente são em número de 3, sendo dois deles anéis de compressão e um deles sendo anel de raspador de óleo. Como são solidários aos pistões, eles também são móveis.

    (B)             Pistões.

    CORRETO. Os pistões são as peças que se movem dentro dos cilindros. Sua função é basicamente transferir a energia da queima ocorrida para o virabrequim através das bielas. Eles são, portanto, peças móveis.

    (C)             Cilindros.

    ERRADO. Os cilindros são parte integrante do bloco do motor. Dentro do cilindro o pistão executa seu movimento. Dessa forma, os cilindros são componentes estáticos do motor. 

    (D)            Virabrequim.

    CORRETO. O virabrequim, também conhecido por eixo de manivelas ou árvore de manivelas, é o componente do motor que possibilita a transformação do movimento alternativo em movimento rotativo. Ele converte a força das bielas em momento, esse momento é transferido aos componentes conectados ao virabrequim: polia da correia dentada, volante do motor.

    Como a questão pede a exceção dentre os componentes móveis, a alternativa correta é a letra (C).

    Resposta: C