Liderança Transacional
Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Liderança transformacional
Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.
Principais qualidades do líder transformacional
Carismático
Um líder transformacional é alguém que consegue despertar admiração, fascinação e, principalmente, respeito da sua equipe. Com isso, ele consegue, com certa facilidade, fazer com que todos os colaboradores se empenhem em realizar aquilo que ele propõe.
Visionário
Essa qualidade faz com que ele consiga se antecipar a qualquer problema que possa ocorrer. Sua capacidade de estar sempre na vanguarda e acreditar em projetos grandiosos, mesmo que sejam de difícil execução, é decisiva para que sua equipe o veja como alguém que merece ser seguido.
Inspirador
Além de ser capaz de ter ideias extraordinárias e aceitar grandes desafios, o líder transformacional precisa ter a capacidade de inspirar sua equipe a tomar atitudes parecidas. Dessa forma, ele é capaz de criar um ambiente que possibilita aos colaboradores evoluírem cada vez mais como profissionais.
Esse é o verdadeiro Líder Coach!
▪ Liderança transformacional - Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Teoria da Liderança Transformacional
Em essência, a liderança transformacional é o processo de construção do comprometimento organizacional através do empowerment dos seguidores para acompanhar esses objetivos. Ocorre quando os líderes elevam os interesses de seus empregados garantindo a aceitação dos propósitos e da missão do grupo e estimulam seus empregados a pensar além de seus interesses em prol dos interesses da organização. Considerando os lideres transacionais, segundo Bass (1997), esse tipo de liderança ocorre quando o líder utiliza autoridade burocrática, foco na realização da tarefa, e recompensas ou punições. Os líderes transformacionais preocupam-se com o progresso e o desenvolvimento de seus seguidores. Eles se preocupam em transformar os valores dos seguidores para suportar a visão e os objetivos da organização. Isso cria um clima de confiança no qual a visão pode ser compartilhada. Bass (1997) afirma que a liderança transformacional, assim como o carisma, tornou-se um tópico popular na literatura recente sobre liderança nas organizações; alguns autores usam os dois termos indistintamente, enquanto outros fazem distinção entre ambos. Define líderes transformacionais basicamente em termos do efeito dos líderes sobre os seguidores. Os seguidores sentem confiança, admiração, lealdade e respeito com relação ao líder, estando motivados a fazer por ele mais do que originalmente é esperado.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime