Gabarito C. De acordo com a doutrina de CHIAVENATO (2009: PÁG. 241) — Além dos aspectos organizacionais e culturais envolvidos, os gestores também precisam adotar novas maneiras de trabalhar para liderar essa nova organização. Eles precisam
abandonar rapidamente os antigos métodos de comando autocrático e de controle coercitivo sobre as pessoas, adotar o compartilhamento de idéias e de objetivos comuns e dotar os subordinados de empowerment É o fortalecimento das pessoas por
meio do trabalho em equipe.O “empoderamento” das pessoas passa, obrigatoriamente, por cinco providências fundamentais:
1. Participação direta das pessoas nas decisões.
2. Atribuição de responsabilidade pelo alcance de metas e resultados.
3. liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho, programas de ação, com a ajuda e o apoio do gerente.
4. Atividade grupai e solidária e trabalho em equipe. Equipe, equipe e mais equipe. Tudo deve ser feito em trabalho conjunto. A equipe deve ser coesa, integrada, orientada e apoiada.
5. Avaliação do próprio desempenho da equipe. A auto-avaliação é um importante meio de retroação e de melhoria constante.
Segundo Chiavenato (2004, p. 80), Empowerment "significa o fortalecimento das equipes de trabalho no sentido de dotá-las de liberdade de atuação, de participação nas decisões, plena autonomia na realização das tarefas, responsabilidade pela tarefa total e por seus resultados."
Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro, Campus, Elsevier, 2004.
Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.
Fonte: http://www.significados.com.br/empowerment/