SóProvas


ID
1094257
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consideradas as regras básicas de concordância verbal e nominal, é correta a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
    • Gabarito A. a) A maioria dos povos indígenas enfrenta conflitos para manutenção da terra demarcada. Trata-se de sujeito coletivo partitivo: concordância com o singular ou no plural: Enfrenta ou Enfrentam.
    • b) A participação, nas decisões relativas aos povos indígenas, de seus representantes são fundamentais. Verbo no singular: É fundamental pois concorda com A participação.
    • c) Mais de um povo indígena lutam para preservar suas tradições próprias. Verbo no singular: Luta pois concorda com o numeral - UM.
    • d) 12,5% do território nacional está ocupado por terras indígenas. Verbo no plural:Estão ocupados pois concorda com a porcentagem: 12,5% que é maior que 1.

  • Olá!

    Galera, a concordância da letra 'd' é opcional, não?

    Quando temos percentuais sem artigo antes do núcleo percentual, a concordância pode se dar com o núcleo ou com o especificador.

    Por exemplo:

    50% da classe chegaram/chegou muito tarde por causa do trânsito.

    1% dos lucros ficará/ficarão com os clientes do banco.

    Alguém pode esclarecer o erro da letra 'd'?

    Obrigado.

  • Eu acredito que ambos estão corretos sim

     Mas no seu exemplo tem um equívoco. 

    Para percentuais menores que 2% verbo no singular sempre.

  • Me parece que a alternativa d também está correta, segundo www.soportugues.com.br:

    5) Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo.

    Exemplos:

    25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação.
    85% dos entrevistados não aprovam a administração do prefeito.
    1% do eleitorado aceita a mudança.
    1% dos alunos faltaram à prova.

    Quando a expressão que indica porcentagem não é seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o número. Veja:

    25% querem a mudança.
    1% conhece o assunto.


  • erros encontrados:
    A participação, nas decisões relativas aos povos indígenas, de seus representantes é  fundamental.(verbo concorda com o sujeito e neste caso está no singular)
    Mais de um povo indígena luta para preservar suas tradições próprias.(o verbo deve concordar com o próximo nome depois de "mais de um" e este está no singular)

    12,5% do território nacional está ocupado por terras indígenas.(esta frase esta na forma inversa o certo é dizer Terras indígenas ocupam 12,5 % do território nacional.) 

    Se encontrarem erro no que disse me falem.

    Bons estudos.

  • Bom dia galera. Na verdade a letra d está correta. No caso de numeral + determinante existem das concordâncias: a lógica (que concorda com o numeral acima de dois plural e abaixo de dois sempre singular, inclusive para os decimais: 1,5 milhão, 0,9 milhão) ou a atrativa concorda com o determinante (1,5% da plantação está perdida, 1,5% das plantações estão perdidas). Sendo assim pela regra a questão está correta. 12,5% do território nacional está ocupado por terras indígenas. Questão poderia ser anulada com recurso.

  • Colega Adriana Marques, muito legal a sua colocação. O correto na opção "d" seria "12,5 % do território nacional estão ocupados...", pois 1 está ocupado, mas 12 estão ocupados, beleza? Abraço.

  • NO CASO DA LETRA D TAMBEM ESTA CORRETA POIS CONCORDANCIA COM PORCENTAGEM É OPCIONAL

  • A e D corretas! A letra A porque "a maioria" é coletivo então o verbo concorda com ele ficando no singular e no caso da letra D tanto pode ficar no plural por causa da porcentagem que é 12% e tanto pode concordar com o especificador que vem a seguir que está no singular "território nacional".

    A Gramática (Pestana):

     Sujeito formado de número percentual ou fracionário: o verbo concorda com o numerador (o número antes da barra da fração) ou com o número inteiro (o número antes da vírgula na porcentagem), mas pode concordar com o especificador dele. Se o numeral vier precedido de determinante, o verbo concordará apenas com o numeral. 

    No caso da letra D não há determinante.