-
Alguém poderia comentar, por favor?
Obrigada!
-
Catrine, é uma questão que envolve coesão, conectivos, causa e consequência.
a) Não faz o menor sentido: o aumento de preços diminui consideravelmente o poder aquisitivo por que os salários estão... C) a gente estava - não é norma culta. Nós estávamos d)os governantes que merecem - concorda com o suj no plural
-
a) Por mais que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente o poder aquisitivo
Reescrevendo: Por mais que os Salários estejam cada vez mais defasados, a diminuição de preços aumenta consideravelmente o poder aquisitivo.
Desta forma torna-se coerente o texto.
Gabarito:B
-
Não entendi porque a letra "d" está errada. Não concordo quando dizem que o errado está em "Cada país tem os governantes que merece" no lugar de "Cada país tem os governantes que mercem", uma vez que estando o pronome indefinido "cada" dentro do sujeito, o verbo deverá permanecer no singular. Ademais, seria o mesmo que afirmar ser correta a construção "Cada país merecem os governantes que tem". O que é inaceitável.
Um possível erro está no uso da expressão "estes" que é categórica e não "esses", expressão eminentemente anafórica (por isso a que deveria ser utilizada).
Não marquei a letra "b" por não existir forma comprobatória de que, uma vez existindo solo fértil para plantio, isso possivelmemte atenuará a fome.
-
Acho que o erro da letra D pode estar no ''apesar'', desconsiderando outros possíveis erros.
''Cada país tem os governantes que merece, apesar de
estes, como os demais cidadãos, serem influenciados por valores
dominantes na sociedade''
Por que ''apesar de''? Apesar de pelo que eu lembre é concessiva, presume quebra de expectativa, contraste, etc. E não há quebra nenhuma de expectativa, ou seja, falhou na coerência.
Se fosse ''Os governantes, como os demais cidadãos, são influenciados por valores dominantes na sociedade e, por isso, cada país tem os governantes que merece'' seria melhor, eu acho.
E apesar da B falar de uma solução duvidosa, tem coerência
''Como ainda existe no Brasil bastante solo fértil disponível
para o plantio, é possível atenuar consideravelmente o problema da
fome.''
Há solo disponível -> + plantio - fome. Pouco importa se seria assim ou não, tem lógica e há ligação entre as ideias, independentemente de ser viável.
-
A) Por mais que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente o poder aquisitivo. (Essa é só inverter: se o seu salário não estivesse defasado, aumento de preço diminuiria consideravelmente o seu poder aquisitivo? Nesses termos gerais e básicos, não, certo? Logo, se o seu salário está defasado, isso é o bastante para diminuir seu poder aquisitivo, independentemente do aumento dos preços. É só ver a vida real.)
B) Como ainda existe no Brasil bastante solo fértil disponível para o plantio, é possível atenuar consideravelmente o problema da fome. (é possível)
C) Não sabíamos se o diretor nos convocaria para a reunião, mesmo assim a gente estava preparado para comparecer. (Eu ouvi dizer que preferir "a gente" a "nós" é deselegante... mas não sei se é o caso...
D) Cada país tem os governantes que merece, apesar de estes, como os demais cidadãos, serem influenciados por valores dominantes na sociedade (Essa "tá de boa" para ver o erro: Se cada país tem os governantes que merece, o uso de "apesar de" retira o raciocínio seguinte da questão, no qual esses governantes são um reflexo da nossa sociedade, visto que são os próprios cidadãos que elegem seus governantes. - Logo, o item está contraditório.
-
A questão, colega Lídia, não é bem essa. Em "não sabíamos se o diretor nos convocaria para a reunião, mesmo assim a gente estava preparado para comparecer", o problema está mesmo na falta desse conjunto harmônico que a questão pede. Ora, se eu não sei se serei ou não convocado pelo meu diretor, o que devo fazer? Preparar-me, ok?! O uso do "mesmo assim" derruba a harmonia, entende? Abraço.
-
As alternativas A, C,D formam orações adversativas com Idéias de adversidade EX:embora chova faz calor! por isso a única que as orações se completam em raciocínio e lógica é a Letra B que da ideia de adição uma completa a outra.
Como ainda existe no Brasil bastante solo fértil disponível para o plantio, é possível atenuar consideravelmente o problema da fome.a A primeira oração completa a segunda.
-