SóProvas


ID
1095316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos processos de motivação e liderança, julgue os itens 09 e 10.

A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A motivação procura explicar porque as pessoas se comportam, que conforme Maximiano (2010) indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for, e que está baseada em três propriedades: direção (para onde a motivação leva o comportamento), intensidade (amplitude da motivação) e a permanência (duração da motivação). 

    http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/Monografia%20Simone.pdf

  • Segundo Chiavenato(1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento especifico, podendo ser provocado por um estimulo externo(ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras. A motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Vista dessa perspectiva, ela tem a ver com a direção, a intensidade e a persistência de um comportamento ao longo do tempo.

    A definição da motivação é autorregulada biológica ou cognitivamente por vários fatores como necessidade,estado de emoção, valores, metas, expectativas e objetivos, com ênfase importante na abordagem motivacional,  sendo  elas: ativação,  direção,  intensidade  e persistência, que podemos definir da seguinte forma;a ativação que é o estado inicial do individuo onde está a estimulação que se encontra internamente ou externamente. Já na direção, a pessoa opta por uma alternativa de realizar o projeto, tendo várias opções; nisso, ela determina a melhor. A intensidade refere-se à força da ação, dependendo do estado emocional anterior, da necessidade de execução da tarefa ou posterior a ser alcançado. A persistência consiste no tempo que a pessoa demora até conseguir executar a tarefa.


    Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho (Gestão de pessoas para Concursos).

  • Segundo Stephen P. Robbis:


    “Definimos motivação como o processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta. Embora a motivação, de maneira geral, esteja relacionada ao esforço para atingir qualquer objetivo, reduziremos nosso foco aos objetivos organizacionais, para refletir interesse específico no comportamento relacionado ao trabalho.


    Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção persistência. A intensidade refere-se a quanto esforço a pessoa depende. É o elemento ao qual a maioria de nós se refere quando falamos em motivação. Contudo, uma alta intensidade não é capaz de levar a resultados favoráveis de desempenho profissional, a menos que canalizada em uma direção favorável à organização.


    Portanto, precisamos considerar a qualidade do esforço, tanto quanto sua intensidade. O tipo de esforço que devemos buscar é aquele que vai em direção aos objetivos da organização e que é coerente com esses objetivos. Por fim, a motivação tem uma dimensão de persistência. Essa é uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. Os indivíduos motivados mantêm-se na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos.”

  • Discordo da gabarito. Chamar a motivação de permanente é dizer que o indivíduo uma vez motivado , sempre motivado. A banca quis substituir o termo 'persistência' por permanência e o fez de forma muito infeliz

  • Leonilson Freire, quem fez essa inferência foi você e não a banca. O processo de motivacão é contínua, porque por óbvio queremos funcionários sempre motivados, não é mesmo? 

  • Bases da motivação:

     

    INTENSIDADE

    DIREÇÃO

    PERMANÊNCIA

     

    Mas admito que não entendi o que a banca quis dizer com  a motivação ser específica. Isso me confundiu.

     

    Se Deus quiser essa não vai cair na minha prova, pois, como dizem por aí: Deus é fiel!

     

    Vamo que vamo!

  • Gab: C. Errei por dierenciar os termo: persitência e permanência. Parece que a banca os consideram como sinônimos.

    Outra questão parecida...

    (CESPE/MJ/Administrador/2013)A motivação, um processo coletivo que atinge a equipe de trabalho, envolve a intensidade, a direção e a persistência dos esforços das pessoas para o alcance de metas.

    Comentário: Motivação realmente é um fenômeno que envolve intensidade, direção
    e persistência, mas isso acontece no âmbito de cada indivíduo, e não da
    coletividade.  Gab: ERRADO
     

  • Complementando...

     

    De acordo com Daft, a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo.
     

    Robbins diz que no ambiente organizacional a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais. 

  • motivação permanente? achei que fosse variável...

  • A motivação e especifica no sentido de que se algo motiva um sujeito ''X'', não quer dizer que essa mesma coisa ira motivar o sujeito ''Y''.

  • CERTO

     

     

    ATIVAÇÃO= estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que pode ser intrínseca (traço característico da pessoa de não gosta de deixar nada para fazer no dia seguinte) ou extrínseca (obter avaliação positiva do chefe com chances de resultar numa promoção)

     

    DIREÇÃO= escolha de comportamentos específicos dentro de uma série de comportamentos possíveis

     

    INTENSIDADE= variabilidade da força da ação e que pode diferir ao se admitir que a força depende de um estado de carência anterior (necessidade ou afeto) ou de um estado posterior a ser alcançado (alvo). Quanto esforço a pessoa despende?

     

    PERSISTÊNCIA= contínuo engajamento em determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. Quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço?

     

    (RIBAS & SALIM, 2013)

  • Item correto!

     

    A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades: direção, intensidade e permanência.

     

    DIREÇÃO
        - Objetivo do comportamento motivado
        - Direção para a qual a motivação leva o comportamento
        - A pessoa está motivada para fazer o quê?

    INTENSIDADE
        - Magnitude da motivação
        - Quão motivada a pessoa está?

    PERMANÊNCIA
        - Duração da motivação
        - Durante quanto tempo a pessoa está ou ficou motivada?

     

    A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa.

     

    At.te, CW.

    AMARU MAXIMIANO. Administração para Concursos. p267-268. Editora Método-Gen, 2016.

  • Mais correta que isso, impossível! Lembra das 3 (três) propriedades ou características da motivação? Direção (qual objetivo se busca), intensidade (amplitude dos esforços) e permanência ou persistência (duração)? Também podemos dizer que, com a motivação, o indivíduo adota um comportamento em direção às metas e obtém um certo desempenho, conforme o que foi visto no nosso ciclo motivacional. Então, taca um Czinho ai e corre para o abraço, rsrsrs.

    Gabarito: C

  • GABARITO: CERTO

    Direção (qual objetivo se busca), intensidade (amplitude dos esforços) e permanência ou persistência (duração)? Também podemos dizer que, com a motivação, o indivíduo adota um comportamento em direção às metas e obtém um certo desempenho, conforme o que foi visto no nosso ciclo motivacional.

    DIREÇÃO CONCURSOS.