-
Gabarito: CertoAnalisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Embora relacionadas, a diferença é que, a descrição de cargos foca o conteúdo do cargo (o que, quando, como e por que faz), a análise do cargo foca nos requisitos físicos e mentais, nas responsabilidades e nas condições em que o trabalho é feito. (Andreia Ribas)
-
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a estabelecer tanto as características do cargo quanto os requisitos para seleção e desempenho, sendo a análise do inventário de tarefas um dos métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos. CORRETA
----------------------
Não é a descrição de cargos que auxilia a empresa a estabelecer as características do cargo?
Até onde sei descrição descreve as tarefas de um cargo, o que o ocupante faz, como faz e porque faz. Já a análise detalha o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades etc, ou seja, define o que o cargo impõe ao seu ocupante.(Chiavenato+Andréia Ribas).
-
Concordo Analista Federal, também não entendi..
-
Ao meu ver "a análise do inventário de tarefas" estaria relacionada a DESCRIÇÃO do cargo e não a análise do cargo.
-
?????????????
-
QUANTO MAIS ESTUDO GESTÃO DE PESSOAS,MAIS PERCEBO O QUANTO PRECISO ESTUDAR,MEU CADERNO ESTA TOTALMENTE PREENCHIDO COM ANOTACOES DESSA MATERIA CHATA,MAS VAMOS QUE VAMOS!
-
Eu não entendo essa matéria. Dá um desespero. :(
-
Sinto o mesmo wallison
-
meu entendimento. GAB. C
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a
estabelecer tanto as características do cargo (DESCRIÇÃO DE CARGO) quanto os requisitos para
seleção e desempenho ( ANÁLISE DE CARGO), sendo a análise do inventário de tarefas ( descrição de cargo -tarefas, atribuições e responsabilidades) um dos
métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos.
-
Gab: Certo.
Ora a Cespe toma o conceito de Análise de cargo em sentido amplo envolvendo a análise e a descrição.
Ora a Cespe pega também descrição englobando análise
Ora pega os conceitos isolados....
-
A análise e descrição de cargos são processos de aplicação de pessoas na organização. Muitas vezes ele são tratadas como uma só coisa, mas representam dois conceitos distintos. Enquanto a descrição do cargo está ligada aos aspectos intrínsecos ao cargo, a análise está ligada aos aspectos extrínsecos ao cargo.
Elementos da Descrição de Cargos:
• O que faz? Tarefas e atividades a executar.
• Quando faz? A periodicidade é diária, semanal, mensal, anual ou esporádica.
• Como faz? Através de pessoas, máquinas e equipamentos, materiais, dados e informação.
• Quem faz? Local e ambiente de trabalho.
• Por que faz? Objetivos do cargo. Metas e resultados a atingir.
Fatores de Especificação na Análise de Cargos:
• Requisitos mentais: instrução necessária; experiência anterior; iniciativa e aptidões; competências e habilidades.
• Requisitos físicos: esforço físico; concentração visual e mental; destrezas ou habilidades, etc.
• Responsabilidade por: supervisão de pessoas; material, equipamentos e ferramentas; dinheiro, títulos e documentos; contratos internos e externos.
• Condições de trabalho: ambiente físico de trabalho; riscos de acidentes.
Prof, Carlos Xavier
-
Complementando...
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa) A análise do cargo, tendo como subsídio informações como pesquisa salarial e avaliação de desempenho do ocupante do cargo, possibilitará à organização a obtenção de informações acerca dos requisitos intelectuais e físicos necessários ao colaborador para o desempenho adequado do cargo. C
-
estabelecer tanto as características do cargo = descrição
Na boa a banca não está definindo os conceitos de forma objetiva. O jeito é entrar com recurso.
-
essa materia ninguem a domina na moral ........... e uma merda
-
merda.uma hora diz que caracteristica não faz parte da analise do cargo outra diz que sim.puts
e agora quem poderá nos defender.
-
Tem que fazer um curso na mãe Diná pra ver se aprendo a adivinhar essas respostas do CESPE, putzzz, toda hora muda o conceito!
-
-
Banca vagabunda, ora ela trata desenho e descrição como sendo a mesma coisa, ora ela trata desenho, descrição e análise como sendo a msm coisa...-.-
-
Pessoal, é o seguinte.
A "descrição de cargos" está circunscrita dentro da "análise de cargos "quando ela é vista como método de coleta de dados para "Análise de Cargos".
Conforme Xavier, Carlos (Estratégia - STJ 2018) a descrição de cargos pode estar dentro da análise de cargos.
Há outros métodos de coleta de dados para "análise" também. Vejamos:
Entrevistas: individuais, ou em grupo, com ocupantes do cargo e com supervisores que conheçam detalhadamente o cargo a ser analisado. Perguntas:
- Qual a função desempenhada?
- Quais as principais atividades e responsabilidades?
- O que você faz exatamente?
Questionário: instrumento por meio do qual o profissional é solicitado a descrever as principais responsabilidades e atribuições do trabalho. Lista de Verificação estruturada, contendo várias atribuições ou tarefas específicas.
Observação: é útil quando o trabalho consiste principalmente de atividade física observável. Em cargos tais como: Porteiro, Operário de linha de montagem e Balconista; Não é recomendável para atividades mentais não mensuráveis (advogado, engenheiro, etc.)
Registro do Participante (inventário de tarefas): cada atividade realizada pelo funcionário é registrada detalhadamente por ele em um diário, bem como o tempo empregado. Complementa os dados das entrevistas realizadas com funcionário e gerente;
Descrições de Cargo: é o estabelecimento escrito sobre o que o funcionário faz, como faz e em que condições o trabalho é desempenhado. Serve de base para definir a especificação do cargo- apresenta o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) necessários para o desempenho satisfatório do trabalho.
Para resolver questões sobre o assunto e evitar erros é necessário identificar se o comando destas falam apenas da "Análise de cargos", ou da "Descrição de cargos", ou se diferencia uma da outra, ou se a "Descrição de cargos" pode ser entendida como um método de coleta de dados na "Análise de cargos".
-
A moderna análise não seria por competências e não descrição do cargo em si?
-
Só Jesus pra nos livrar de tanta incerteza na hora da prova.
-
Hahahah uma questão de análise/descrição é deixar em branco na certa.
-
Cara, parem de "pelar o saco" da banca.
-
Chega!
Desisti dessa matéria. Só vejo isso novamente se der tempo, senão, deixo tudo em branco. rsrsrs
-
Essa disciplina tinha q ser proibida!!
-
CERTO
Entendi da seguinte forma (não sei se meu raciocínio foi correto)....
Quem faz o inventário de tarefas é a descrição de cargos. Sendo assim, primeiro é feito o levantamento das tarefas e responsabilidades para depois definir os requisitos exigidos do ocupante.
PRIMEIRO FAZ A DESCRIÇÃO, DEPOIS FAZ A ANÁLISE.
" Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo."
-
Ah, na boa, eu me esforço com esse assunto, mas não ta dando certo não.
-
Eu não entendi... alguém ajuda...
Se a Análise de Cargos é feita posterior a Descrição de Cargos, como ela pode depois de ja ter sido descrita, ajudar a estabelecer as caracteristicas do cargo...
-
Que matéria infernal. E ainda por cima, não entendo as explicações desta professora.
-
Gab: CERTO
Entendi como a Jordana.
- Quando a questão cita que "inventário de tarefas é um dos métodos para reunir informações necessárias à análise de cargos" ela está afirmando que a DESCRIÇÃO vem depois da ANÁLISE, visto que, lá no início da assertiva, ela coloca a premissa de que a Análise AUXILIA nesse processo. Com isso, gabarito correto!