SóProvas


ID
1095448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação arquivística e dos princípios e conceito relacionados à arquivologia, julgue os itens que se seguem.

Para se preservar a autenticidade dos documentos de arquivo, é necessário organizá-los por espécie documental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O que tem aver autenticidade com espécie documental? hahaha poderia ser para preservar a "organicidade", aí até poderia fazer sentido. A autenticidade refere-se à fé pública do orgão ou agente público que proferiu ou assinou o ato, ou refere-se à veracidade das informações.

    fonte: Arquivologia para Concursos.

    Bons Estudos!

  • Questão errada, acredito que uma outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Autenticidade de documentos; 

    Os documentos de arquivo são considerados autênticos porque são elaborados e, uma vez mantidos de acordo com procedimentos regulares, que podem ser comprovados. 

    GABARITO: CERTA.

    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
  • Caros colegas, muito cuidado! Autenticidade não pode ser confundida com veracidade.

    Um documento autêntico não garante a veracidade de um fato, apenas atesta que o conteúdo do documento está de acordo com o original. Já a imparcialidade, essa sim, garante a veracidade.

  • Não é a forma de organização que vai dizer se um documento é autêntico ou não. Tal fato está relacionado com a integridade física, os aspectos intrínsecos e extrínsecos nele atribuídos.

  • Para quem está com dúvidas em relação à autenticidade e, consequentemente, à veracidade documental.

    Penso sempre assim: 

    "Quando falamos que um documento é autêntico, estamos falando que aquele documento foi criado com um objetivo e que existiram procedimentos que legitimaram a sua criação, quais sejam: se o tipo documental utilizado foi adequado, se o conteúdo é adequado para aquele tipo documental, se houve a legitimação do documento no que tange aos seus autores, se a informação está disposta corretamente naquele documento, etc. Veja que eu não comentei nada sobre o assunto/conteúdo do documento. Eu não sei se as informações ali descritas condizem com a verdade, eu só sei que o documento foi criado como, por quem e no momento que deveria ter sido criado. E é por esse motivo que eu digo que esse documento é autêntico (se todas esses requisitos forem cumpridos) mas não sei se é verídico. A veracidade diz respeito à verdade dos fatos. Um documento é verídico é aquele cuja informação condiz com os fatos registrados. Se for um relatório de atividades, deve refletir o conteúdo referente às atividades para ser verídico."

     

    Ah, e como alguns colegas já falaram: a autenticidade nada tem a ver com o método de organização adotado.

  • Autêntico: cuja autoria é atestada.

    Espécie: modelo do documento. Exemplo: ofício, boletim. 

    Autenticidade não tem nada a ver com espécie documental.  

  • ERRADO.

    O fato de como o documento e organizado não tem influência em sua autenticidade.

  • A autenticidade documental é a capacidade do documento de provar "ser quem diz ser", ou seja, de provar que a sua produção e tramitação cumpriu todos os requisitos necessários para sua validação (motivação, assinaturas, procedimentos, etc).

    A espécie documental é o aspecto formal do documento, ou seja, a maneira como as informações se organizam dentro do documento (símbolos, assinaturas, formatação, dimensões, etc).

    De fato, considerando que o objetivo da organização é possibilitar não somente o acesso à informação como também a compreensão dos documentos em conjunto, a organização não deve se basear nos aspectos personalíssimos do documento (espécie, tipo, gênero, natureza, etc), mas sim nos assuntos de que tratam e nas atividades que os geraram (assunto, função, atividades, procedimentos, etc). Além disso, o método de organização em nada têm relação com a autenticidade dos documentos.

    Sendo assim, uma organização com base na espécie documental, ou em qualquer outro critério, não auxilia nem prejudica na preservação da autenticidade dos documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • GABARITO: ERRADO

    Art. 4o Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VII – autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado

    indivíduo, equipamento ou sistema;

    FONTE: LEI No 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

  • a autenticidade é uma característica do documento arquivístico que diz que ele foi criado com todos os elementos que deveria ter sido, por isso é autêntico.

    Já a espécie documental é o modo como os documentos são compostos que o tornam aquela espécie documental específica. 

    Organizar os documentos por espécie documental faria com que o contexto fosse perdido, assim como organizar por suporte, formato e outras características dos documentos. A organização deve ser feita pela função dos documentos.

    Resposta: errada