SóProvas


ID
109603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os suportes plásticos, utilizados para produção de negativos em preto e branco e em cores, filmes cinematográficos e micrográficos, representam a produção fotográfica e cinematográfica do século XX. Os filmes e negativos produzidos entre 1888 e 1951 são bastante instáveis e podem entrar em combustão espontânea. A base desses filmes e negativos é de

Alternativas
Comentários
  • Algum químico aí?
  • "Características intrínsecas da Deterioração Fotográfica

    Os suportes plásticos flexíveis para a confecção de negativos em preto e branco e em cores, transparências positivas, microfilmes e filmes cinematográficos representam a produção fotográfica e cinematográfica do século XX, e foram confeccionados, num primeiro momento, em nitrato de celulose, passando por acetatos de celulose e atualmente em triacetato de celulose e poliéster.

    Os negativos com base de nitrato de celulose (1888 - 1951) são bastante instáveis por natureza e quando atingem determinado grau de degradação entram em combustão espontânea, podendo causar incêndio e destruir coleções inteiras. Por isso devem ser armazenados separados dos outros materiais fílmicos. Produzidos até 1951, foram substituídos pelos filmes com base de acetato de celulose chamados “filmes de segurança”, por não serem inflamáveis."
    Fonte: Como tratar coleções de fotografias / Patrícia de Filippi, Solange Ferraz de Lima, Vânia Carneiro de Carvalho.—São Paulo: Arquivo do Estado : Imprensa Oficial do Estado, 2002. 100 p. – (Projeto como fazer, 4)