SóProvas


ID
1096651
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre as formas de participação política da sociedade, considere as seguintes afirmativas:

1. Referendo é uma consulta com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo de acentuada relevância, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas; enquanto que plebiscito é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo aprova ou denega a lei ou ato administrativo já aprovada pelo Estado.

2. A criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos é livre, desde que estejam resguardados: o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e a soberania nacional.

3. Dentre os preceitos a serem observados na criação de um partido político, está a proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros.

4. A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por parte do eleitorado nacional.

5. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, facultativos para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis, mas menores de dezoito anos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "D"

    O item 1 está incorreto, já que está invertido os conceitos de pleibiscito e referendo.

    O plebiscito é uma consulta prévia feita à população sobre a possível adoção de uma lei ou um ato administrativo, de modo que os cidadãos possam aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

    Já o referendo consiste na consulta feita à sociedade após aprovação de uma lei ou um ato administrativo, cabendo à população aceitar ou não a medida.

  • Resposta D. 

    (Item 01 já mencionado pelo colega abaixo)

    Fundamentando as corretas:

    2 e 3. Art. 17, CF/88: É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: 

    I - caráter nacional;

    II - proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes;

    III - prestação de contas à Justiça Eleitoral;

    IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei.

    4. Art. 61, §2º da CF/88: A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

    5. Art, 14, §1º da CF/88: O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

  • Que questão mal elaborada, se o candidato souber que a afirmativa 1 está errada já mata a questão.

  • Nada haver essa questão.

  • Muito fácil dizer que a questão foi mal elaborada depois que marca a resposta e vê o gabarito. Então qual é o erro da afirmativa 1?

  • Palterson, 
    a assertiva 1 esta incorreta porque Referendo eh instrumento de democracia 
    em que os cidadaos sao instados a se manifestar APOS a elaboracao do Ato 
    Legislativo e nao antes(como previsto na assertiva)

  • "Prébicito" Pre = antes

    "Referend" End (fim)= depois

    Se bem que o candidato tem que ter uma pequena noção de inglês, mas quem nunca assistiu um filme e estava lá: The end/O fim (rsrsrs). 

    E na questão, quem conseguiu identificar o erro na 1, nem precisou ler as demais. Apenas a alternativa D excluía o erro.

  • 4 está errada, já que diverge do artigo 61,paragrafo 2 da CF.

  • Gabarito "D" para os não assinantes.

    Questão deveras medíocre, entretanto, com um enunciado extremamente confuso. Examinador preguiçoso!!!

  • Plebiscito

    Consulta anterior ao povo

    Referendo

    Consulta posterior ao povo

  • GABARITO D

    1- ERRADA

    No referendo, a manifestação popular ocorre posteriormente à promulgação da lei; no plebiscito, previamente.

  • Referendo Posterior

    Plebiscito Anterior

    RE.PO Pleb.A

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre participação política na sociedade.

    1- Incorreto. Plebiscito, referendo e iniciativa popular são formas de exercício direto da soberania popular. Referendo é uma consulta posterior ao ato legislativo ou administrativo , ao passo que o plebiscito é consulta anterior ao ato administrativo. Para não confundir, os estudantes geralmente pensam em "PRÉbiscito", porque vem antes, e "referenDEPOIS".

    Art. 14, CRFB/88: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular".

    2- Correto. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 17: "É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: (...)".

    3- Correto. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 17: "É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: (...) II - proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes; (...)".

    4- Correto. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 61, § 2º: "A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles".

    5- Correto. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 14, § 1º: "O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (itens 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros).