SóProvas


ID
1097587
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixou o cargo nesta segunda-feira (26.08.2013). Ele caiu após um diplomata brasileiro patrocinar a fuga do senador de seu país.

Segundo assessores presidenciais, a presidente ficou irritada ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil no país sul-americano no embarque do senador, condenado a um ano de prisão por corrupção. Ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses.

O país de onde fugiu o senador é:

Alternativas
Comentários
  •  GaBARITO: LETRA C 

    Antonio Patriota  ex-ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil apresentou sua renúncia à presidente Dilma Rousseff, em 26 de agosto de 2013 em virtude do turbulento processo de fuga do senador BOLIVIANO Roger Pinto Molina.  Foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo, representante do Brasil junto à ONU. Em seguida, foi nomeado para chefiar a Delegação Brasileira no referido órgão internacional.

    FONTE: Wikipédia

  • A alternativa correta é a letra (C), uma vez que o caso relatado no enunciado refere-se à situação do senador boliviano Roger Pinto Molina. Depois de ficar muito tempo na embaixada brasileira em La Paz, Molina veio ao Brasil em um carro oficial brasileiro. O senador era opositor do governo boliviano e se diz perseguido político, de modo que requereu asilo ao Brasil. Para sair da embaixada, contudo, o senador necessitava de salvo-conduto do presidente boliviano Evo Morales, o qual nunca foi concedido. Em razão de sua vinda clandestina ao Brasil em transporte da embaixada brasileira, criou-se um mal-estar diplomático que levou à queda do Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.