-
Gabarito errado. Olha o que diz autor Tiago Reis: "Os instrumentos de pesquisa nos arquivos permanentes são os seguintes, nessa ordem de prioridade, como ensina Bellotto, em seu livro Arquivos Permanentes: tratamento documental":
1 – Guia: Na família dos instrumentos de pesquisa, o guia é o mais abrangente e o mais “popular”, pois está vazado numa linguagem que pode atingir também o grande público e não especificamente os consulentes típicos de um arquivo: historiadores e administradores. O guia de arquivo tem por finalidade propiciar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, os instrumentos de pesquisa de que dispõe e as fontes complementares. É um instrumento de pesquisa descritivo e feito com espírito prático.
2 – Inventário: É o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo. É um instrumento do tipo parcial, trazendo descrição sumária e não analítica, esta própria do catálogo.
-
Olá, pessoal!
Essa questão foi alterada. Os erros encontrados foram corrigidos. Conforme publicação no site da Banca. Alternativa correta Letra A.
Bons estudos!
Equipe Qconcursos.com
-
Dicas para se identificar à qual instrumento de pesquisa a questão está se referindo:
Guia: Instrumento mais amplo de todos.
Inventário: Descreve a composição do fundo, ou parte dele.
Catálogo: Descrição unitária dos documentos de um ou mais fundos.
Repertório: Descrição minuciosa(detalhada) dos documentos, previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos.
Índice: Lista sistemática, pormenorizada dos elementos de um documento ou grupo de documentos.
Edição de fontes: Contém o texto integral dos documentos.
Se alguém quiser contribuir com mais alguma informação agradeço.