SóProvas


ID
1098547
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre os Municípios:

I. Os Municípios são entes federativos, dotados de soberania.

II. Os Municípios regem-se por Lei Orgânica.

III. É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "D"

    I - Errado. Os Municípios são dotados de autonomia e não soberania, já que esta é fundamento da República Federativa do Brasil.  Art. 18, CF - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.  

    II - Certo. Art. 29, CF - O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    III - Certo. Art. 31 (...) § 4º - É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

  • Como que é vedada a criação de tribunais de contas ou conselhos de contas do Município, se no próprio art. 31, §1°, CF, fala que o controle externo da Câmara Municipal será exercido com auxilio dos conselhos ou tribunais de contas dos Municípios?

  • Boa tarde Igor. É vedada a criação de tribunais de constas ou conselhos de contas do Município, porém os tribunais de contas municipais existentes quando da entrada em vigor CF/88 mantiveram-se.

     

  • Gabarito: D

    Base legal: CF

    I - Errado. Os Municípios são dotados de autonomia e não soberania, já que esta é fundamento da República Federativa do Brasil. Art. 18, CF - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. 

    II - Certo. Art. 29, CF - O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    III - Certo. Art. 31 (...) § 4º - É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    É provável que haverá uma questão assim no concurso da Prefeitura de Tuparendi - RS

  • Pessoal, existe uma diferença, existem os tribunais de contas DOS municípios, e tribunais de contas DO município (este último vedada a criação).

    A CF/88 autoriza a criação de tribunais de contas DOS municípios, órgão estadual que auxilia TODOS os municípios do Estado sob seu controle (temos apenas tribunais de contas dos municípios em Goiás, Bahia e Pará).

    Por sua vez o tribunal de contas DO município (referente a questão), o qual tem função de auxiliar apenas uma única câmara municipal, este sim é VEDADO a sua criação, não obstante a mantença dos tribunais já existentes (RJ e SP).

    Fonte: informativo 1011/STF

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre Municípios.

    I- Incorreta. Apenas a República é dotada de soberania; os entes têm autonomia. Art. 1º, CRFB;88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; (...)".

    Art. 18, CRFB/88: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição".

    II- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 29: "O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: (...)".

    III- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 31, § 4º: "É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (apenas II e III).