Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes.
Gabarito C.
Fundamentação: Rodrigo Rennó (2013: p. 53)
GABARITO: LETRA C
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
FONTE: ROCKCONTENT.COM
A questão cobrou conhecimentos sobre a análise SWOT (Strengths= Forças; Weakness= Fraquezas; Oportunities= Oportunidades; Threats= Ameaças)
É possível realizar o diagnóstico interno e externo da organização por meio da análise SWOT (ou FOFA), em relação às seguintes variáveis:
VARIÁVEIS INTERNAS (CONTROLÁVEIS) – DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
◾ FRAQUEZAS: tudo aquilo que prejudica (é negativo) a organização, mas é possível que a organização aja para melhorar. Também chamada de pontos fracos ou fragilidades organizacionais. Exemplos: infraestrutura precária, falta de foco no negócio, ausência de competências básicas, sucessão de liderança.
◾ FORÇAS: os pontos fortes devem ser mantidos ou incentivados pois auxiliam no alcance dos objetivos organizacionais, pois são pontos positivos. Exemplos: funcionários dedicados, recursos adequados, imagem de mercado.
VARIÁVEIS EXTERNAS (NÃO CONTROLÁVEIS) – DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
◾ AMEAÇAS: Faz parte das ameaças tudo aquilo que pode prejudicar a organização, mas que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação, entrada de novos concorrentes, crise econômica, pandemias.
◾ OPORTUNIDADES: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplos: queda de barreiras comerciais, novos mercados, diversificação.
______________________ FAVORÁVEL (+) ___________ DESFAVORÁVEL (-)
INTERNA (➡)______________ Forças______________________Fraquezas
__
EXTERNA (⬅)_)___________Oportunidades _______________Ameaças
_
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) "A visão e a missão da Organização, e as ameaças à Organização".
INCORRETO. Visão e missão não são alvos da análise SWOT.
B) "Os pontos fortes e fracos da Organização e a missão e o desempenho da Organização".
INCORRETO. Vide comentário do item “a”.
C) "Os pontos fortes e fracos da Organização, e as oportunidades e as ameaças à Organização".
CORRETO. (Strengths= Forças; Weakness= Fraquezas; Oportunities= Oportunidades; Threats= Ameaças)
D) "A projeção e desenvolvimento da Organização, e os meios de preservação da Organização".
INCORRETO. A alternativa não traz as variáveis da análise SWOT.
E) "Os objetivos e a missão da Organização, e os indicadores de desempenho da Organização".
INCORRETO. A alternativa não traz as variáveis da análise SWOT.
GABARITO: LETRA C.