SóProvas


ID
1098724
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Max Weber identificou a autoridade com base em preceitos racionais e legais, como o eixo das organizações burocráticas. Assinale a alternativa que corresponde aos três tipos de autoridade, segundo Weber.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Weber (pai da Teoria da Burocracia), cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade, que pode ser:

    Racional-legal - Os subordinados aceitam as ordens pois concordam com certos preceitos e normas escritos ou formais.

    Tradicional - Quando os subordinados acatam as ordens dos superiores com justificativa de que "sempre foi assim", ou seja, em razão da tradição.

    Carismática - Ocorre quando os subordinados aceitam as ordens pela identificação e influencia da personalidade e liderança do superior.

    Portanto, correta a alternativa "D".

  • Tipos de Dominação

    Para que possamos entender os modelos de administração pública, devemos conhecer os tipos de dominação. Segundo Weber: “Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo entre determinadas pessoas indicáveis”. Em todo Estado, deve existir alguma relação de dominação na qual os governantes (dominadores) exercem autoridade perante os indivíduos (dominados). Assim, a dominação não é simplesmente o exercício do “poder”, mas também a sua aceitação – que leva à obediência! Portanto, se diz que a dominação é o somatório do poder com a legitimidade.

    Para Weber existem três tipos de dominação:

    1. Dominação Tradicional – Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô, etc.

    2. Dominação Carismática Baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que aquele indivíduo possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores”. Estes lhe conferem um afeto e uma lealdade muitas vezes “cegos”.

    3. Dominação Racional-legal Baseada na lei. Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os tipos de autoridade/dominação segundo Weber. Vejamos o assunto e em seguida qual a alternativa correta.

    A dominação tradicional é fundamentada no tradicionalismo, que se ampara na crença dos hábitos de rotina. A tradição é considerada um tipo de “santidade”, visto que as crenças dos antepassados são tidas como verdadeiras e plenamente aceitas pelas novas gerações. A legitimidade da dominação tradicional repousa sobre os costumes, na tradição, e o detentor da autoridade é o soberano:

    A dominação carismática, obviamente, vinculada ao carisma, tido como qualidade superior e extraordinária de uma pessoa, na qual as demais pessoas acreditam e por isso lhe conferem poder. Para Weber, o poder carismático é estabelecido de forma espontânea, não pelo direito ou pela tradição.

    A legitimidade carismática tem íntima relação com a lealdade, baseia-se na confiança, no suposto heroísmo e qualidades que o indivíduo possui. Como exemplos, segundo o próprio Weber, temos profetas, chefes guerreiros e governantes publicitários. A legitimidade do dominador carismático não é conferida pelo poder racional-legal, sim no poder que as pessoas lhe concedem. Já que é concedida por outras pessoas, por elas pode ser retirada.

    A dominação burocrática, ou racional-legal, é aquela em que o direito – visto por meio das normas legais racionalmente definidas – confere legitimidade e poder à autoridade formalmente constituída. Para Max Weber, a dominação racional significa poder legal, em que a obediência ocorre devido as regras, contratos, estatutos, decisões judiciais e outras convenções legalmente estabelecidas de forma impessoal e sistemática por natureza, impostas ou aceitas pelos indivíduos. 

    Após apresentar os tipos de dominação apresentados por Weber, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    PALUDO, A. Administração Pública. 9. ed. Salvador: Juspodivm, 2020.