-
Correta Ba) Gráfico de Pareto - é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.b) Diagrama de dispersão - é a representação de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra. Dentre vários benefícios da utilização desse diagrama, um de particular importância é a possibilidade de inferirmos uma relação causal entre váriáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.É usado para se verificar uma possível relação de causa e efeito. Isto não prova que uma variável afeta a outra, mas torna claro se a relação existe e em que intensidade.c) Histograma - é um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva freqüência. Quando o número de dados aumenta indefinidamente e o intervalo de classe tende a zero, a distribuição de freqüência passa para uma distribuição de densidade de probabilidades. A construção de histogramas tem caráter preliminar em qualquer estudo e é um importante indicador da distribuição de dados. d) Diagrama de causa e efeito - permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética.e) Carta de controle - é um tipo de gráfico, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e e uma linha média do processo(limite central).
-
Letra B
Diagrama de dispersão
Visa identificar se existe uma tendência de variação conjunta (correlação) entre duas ou mais variáveis, ou seja, visa verificar se duas variáveis actuam em conjunto ou, se pelo contrário são completamente independentes.
-
Ferramentas para controle de qualidade de PROCESSOS:
a) gráfico de Pareto.
- Princípio 80-20 - 80% das consequências advêm de 20% das causas - Permite priorizar problemas separando os diversos TRIVIAIS dos poucos que são VITAIS.
b) diagrama de dispersão.
- Analisar a influência de uma variável em relação a outra. Visualizar a alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica.
Exemplo: relação velocidade X viscosidade.
c) histograma.
- Ferramenta simples - gráfico de barras verticais - para análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.
d) diagrama de causa e efeito.
- Tb chamado de Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama 6M (Método; Matéria-prima; Mão-de-obra; Máquinas; Medição; Meio ambiente).
- O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potênciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética.
e) carta de controle.
- Monitora os processos, a variação na produção, através de medidas padrões estabelecidas - processos devem estar dentro dos limites estabelecidos.
- Determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo(limite central), que foram estatisticamente determinadas.
-
O diagrama de dispersão mostra o relacionamento entre duas variáveis. Essa ferramenta permite que a equipe de qualidade estude e identifique o relacionamento possível entre as mudanças observadas em duas variáveis.
Fonte: PMBOK 4a. edição 2008.
-
Também chamado de Diagrama de Correlação.
No meu entendimento, ainda que imaturo, parece ser um desdobramento do diagrama de Ishikawa(causa e efeito).
E, por isso, podemos equivocadamente confundi-los.
-
Complementando..
Conforme RENNÓ, o diagrama de correlação ou dispersão auxilia o gestor na análise do efeito em um fator quando o outro fator é alterado.
-
e eu confundi viu com Diagrama de Pareto.
-
Letra B.
Conforme RENNÓ, o diagrama de correlação ou dispersão auxilia o gestor na análise do efeito em um fator quando o outro fator é alterado.