SóProvas


ID
109942
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de liderança em que, à medida que aumenta a maturidade do seguidor, um líder deve adotar mais o comportamento orientado ao relacionamento e menos o orientado à tarefa, é donominado de Liderança

Alternativas
Comentários
  • Estilos de liderança Liderança diretiva – baseada em estabelecer diretrizes sobre padrões e comunicar expectativas. O LÍDER PROGRAMA A TAREFA E DÁ A DIREÇÃOLiderança de apoio – ênfase à preocupação com o bem-estar dos membros e o líder desenvolve relacionamento mutuamente satisfatório. Liderança participativa – consulta aos subordinados e utilizaçõ das sugestões, pelo líder, antes de tomar uma decisão.Liderança orientada pela realização – determina metas desafiadoras e espera que os subordinados se desempenhem no mais alto nível, promove a melhoria do trabalho e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidadesLiderança da abordagem situacional - baseada na abordagem contingencial, ou seja, comportamento voltado para a tarefa é a medida para a qual o líder comunica os deveres e responsabilidades do indivíduo ou grupo. O comportamento voltado para o relacionamento é a medida em que o líder se envolve em comunicações de duas ou mais vias. Ele inclui atividades como: ouvir, prover, encorajar e orientar. Independentemente do que o líder faça; a eficácia depende das ações dos seus seguidores, ou melhor, a maturidade é definida como a capacidade e a disposição das pessoas assumirem a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento, considerado em relação a uma tarefa específica. Não há imaturos ou maduros, deve-se considerar a tarefa e verificar o nível de maturidade individual, o nível de maturidade do individuo dentro do grupo e o nível de maturidade do grupo. Portanto a maturidade possui dois componentes:maturidade de trabalho – refere-se ao conhecimento e a capacidade técnica (instrução, experiência), e maturidade psicológica – refere-se à disposição ou motivação para fazer algo (confiança em si mesmo, empenho)Fonte: Modelo de liderança situacional de Hersey & Blanchard (1986);Dubrin (2006).
  • Apenas formatando a resposta da colega acima para facilitar o entendimento:

    Estilos de liderança:

    Liderança diretiva – baseada em estabelecer diretrizes sobre padrões e comunicar expectativas. O líder programa a tarefa e dá a direção.

    Liderança de apoio – ênfase à preocupação com o bem-estar dos membros e o líder desenvolve relacionamento mutuamente satisfatório.
    Liderança participativa – consulta aos subordinados e utilizaçõ das sugestões, pelo líder, antes de tomar uma decisão.

    Liderança orientada pela realização – determina metas desafiadoras e espera que os subordinados se desempenhem no mais alto nível, promove a melhoria do trabalho e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidades.

    Liderança da abordagem situacional - baseada na abordagem contingencial, ou seja, comportamento voltado para a tarefa é a medida para a qual o líder comunica os deveres e responsabilidades do indivíduo ou grupo. O comportamento voltado para o relacionamento é a medida em que o líder se envolve em comunicações de duas ou mais vias. Ele inclui atividades como: ouvir, prover, encorajar e orientar. Independentemente do que o líder faça; a eficácia depende das ações dos seus seguidores, ou melhor, a maturidade é definida como a capacidade e a disposição das pessoas assumirem a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento, considerado em relação a uma tarefa específica. Não há imaturos ou maduros, deve-se considerar a tarefa e verificar o nível de maturidade individual, o nível de maturidade do individuo dentro do grupo e o nível de maturidade do grupo. Portanto a maturidade possui dois componentes: maturidade de trabalho – refere-se ao conhecimento e a capacidade técnica (instrução, experiência), e maturidade psicológica – refere-se à disposição ou motivação para fazer algo (confiança em si mesmo, empenho).

    QUESTÃO: O modelo de liderança em que, à medida que aumenta amaturidade do seguidor, um líder deve adotar mais o comportamento orientado ao relacionamento e menos o orientado à tarefa, é donominado de Liderança

    RESPOSTA CORRETA letra "E" - Situacional.

    Fonte: Modelo de liderança situacional de Hersey & Blanchard (1986);Dubrin (2006).
  • Liderança Situacional

    A Liderança situacional baseia-se na inter-relação entre a quantidade de orientação e

    direção (comportamento de tarefa) que o líder oferece, e quantidade de apoio sócio emocional

    (comportamento de relacionamento) dado pelo líder e o nível de prontidão (maturidade) dos

    subordinados no desempenho de uma tarefa, função ou objetivo especifico (Revista Decidir,

    1995). 

  • Teoria Situacional ----> o estilo tem que se ajustar à situação. Nenhuma das teorias situacionais consegue dar explicação definitiva para a questão da eficácia do líder.

    Modelo de Hersey-Blanchard

    Considera que a maturidade dos colaboradores é avaliada em termos de grau de capacidade e interesse de fazer um bom trabalho. Para esses autores a maturidade deve ser analisada em relação a uma tarefa específica, de forma que uma pessoa ou grupo não é jamais imaturo de forma completa, pois pode dominar diferentes tarefas ao mesmo tempo.
  • O modelo de Hersey e Blanchard, é sem dúvida um dos mais conhecidos modelos em termos de liderança situacional, é baseado em duas variáveis: o comportamento do líder ( como ele orienta para as tarefas e como é o seu relacionamento com seu seguidores) e a maturidades dos seus subordinados. O conceito – chave desse modelo é o nível de maturidade dos subordinados ( em relação ao desempenho com as tarefas, não em relação a sua personalidade). A maturidade consiste na capacidade de estabelecer objetivos (metas), aceitar as responsabilidades e a aptidão para desempenhar a tarefa solicitada ( esse critério é avaliado pelo líder, se o subordinado tem experiência e formação para desempenhar essa tarefa, logo ele esta apto a mesma). Esta idéia se divide em quatro estilos ou formas de liderança, juntamente com os quatro níveis de maturidade

    Comando: adequado a pessoas com baixo nível de maturidade (os subordinados não são aptos e não têm vontade de assumir responsabilidades), um comportamento específico para esse caso é dar ordens e com pouca ênfase no relacionamento;

     
    Venda: este estilo compreende alto nível de comportamento orientado para a tarefa e para o relacionamento (os subordinados mostram alguma vontade mas não se sente preparados para assumir responsabilidades); 


    Participação: este estilo orienta – se fortemente para o relacionamento mas com pouca ênfase na tarefa ( os subordinados são capazes , mas não estão dispostos a assumir responsabilidades);

     
    Delegação: esse estilo consiste em dar pouca atenção tanto à tarefa quanto ao relacionamento (os subordinados são capazes e querem assumir responsabilidades).
  • Observem que a questão pede o modelo de liderança, por isso a resposta é a SITUACIONAL: o estilo de liderança vai depender da situação.
    Se a questão pergutasse sobre estilos de liderança, aí sim a resposta seria DE APOIO: orientado ao relacionamento e menos orientado à tarefa.

    Espero ter ajudado.
  • O X da questão está na palavra MATURIDADE e por isso a Teoria de liderança que se aplica é a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard. As outras opções (já devidamente conceituadas pelos colegas acima) referem-se aos 4 tipos de liderança da Teoria do Caminho Meta de House.
  • GABARITO: E

    Primeiro: essa questão está muito mal redigida e merecia ser anulada. Apesar disso, quando se fala em maturidade dos funcionários e a forma de agir da liderança você deve associar diretamente ao modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard (os queridinhos da FCC).

    Sabe-se que, neste modelo, num primeiro momento, quando o nível de maturidade do funcionário sobe, a liderança passa a se orientar mais para o relacionamento. O problema é que, do penúltimo estágio de maturidade para o último, o que se observa é que a liderança atua com baixo foco tanto em relacionamento quanto em tarefas, adotando o estilo de “Delegar”.

    Assim, a Banca adotou um posicionamento questionável ao não anular essa questão. Na verdade, a FCC deve ter tirado essa frase específica de algum trabalho acadêmico e, mesmo não estando 100% de acordo com o modelo, foi considerada como referência. Pode-se até dizer que a inspiração geral é essa, mas não é exatamente o que acontece no modelo!

    Lembro, entretanto, que mesmo não havendo resposta 100% correta, você poderia acertá-la! É só ter a manha de fazer prova.



    Comentários: Professor Carlos Xavier, Estratégica Concursos
  • SE A QUESTÃO CITAR ''MATURIDADE '' , JÁ FOI ....  >>>>>>> LIDERANÇA SITUACIONAL .