SóProvas


ID
109948
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de avaliação do desempenho humano, o efeito consciente em que o avaliador força sua avaliação num ponto da escala, para não se comprometer ou explicitar os motivos que subsidiaram sua decisão, é denominado efeito

Alternativas
Comentários
  • O autor Idalberto Chiavenato, em seu livro "Administração de Recursos Humanos", cita:Tendência central: é a tendência de avaliar todos os fatores da mesma maneira, fazendo com que todos tenham a mesma gradação.
  • Tendência central - o avaliador EVITA POSICIONAR SUA AVALIAÇÃO DE FORMA NEGATIVA OU POSITIVA, prefere optar pelas alternativas que classificam o desempenho como mediano, evitando conflitos.
  • EFEITO HALO > É a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral. É a interferência causada nos processos de avaliação de desempenho devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.

    EFEITO PESSOAL > Ocorre quando é avaliado a pessoa e não o desempenho.

    TENDÊNCIA CENTRAL > Ocorre quando o líder não quer comprometer-se com avaliações não muito boas e não muito ruins, para evitar explicações de extremos desempenho junto a sua equipe de trabalho, assim atriubui a nota média.

    EFEITO COMPLACÊNCIA OU RIGOR > Ocorre quando o líder acredita que todos os membros da sua equipe têm desempenho padrão em todos os fatores, excelentes ou péssimos.

    EFEITO FATOS RECENTES > Ocorre quando ao avaliar são considerados apenas os últimos acontecimentos e não o desempenho de todo o período de avaliação.

    EFEITO SEMELHANÇA > Ocorre quando o avaliador tem a tendência de avaliar o funcionário à semelhança de si próprio. Assim, o avaliador julga mais favoravelmente os funcionários que se identificam mais cosigo.

     

  • Apenas duas alternativas apresentam efeitos (halo e tendência central). As outras apresentam métodos de avaliação. O post abaixo explica sobre os dois efeitos, além de outros.

  • d) da tendência central. CERTO - efeito de uma avaliação de desempenho incorreta -> Por medo ou insegurança, o avaliador deixa de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado; ou muito altas, para não ter que justificá-las no futuro.

    e) da escolha forçada. ERRADO -> tb representa um MÉTODO de avaliação de desempenho - utiliza blocos de frases organizados em grupos, devendo o avaliador escolher uma frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. VANTAGENS: apresenta resultados confiáveis, eliminando o efeito halo; aplicação simples; não exige prévio preparo do avaliador. DESVANTAGENS: falta de flexibilidade e elaboração complexa; apresenta somente resultados globais.
  • a) do incidente crítico. ERRADO -> é um MÉTODO de avaliação de desempenho - baseado na observação e registro dos aspectos do comportamento considerados extremos positivos e/ou negativos. VANTAGENS: É de fácil montagem e utilização; enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas; minimiza o efeito halo. DESVANTAGENS: método demorado; fixa-se em poucos aspectos do desempenho, ou seja - é parcial.

    b) da escala gráfica. ERRADO -> tb é um MÉTODO de avaliação de desempenho - utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Apesar de ser simples, de fácil aplicação e apresentar uma visão gráfica e global dos fatores da avaliação, em que há uma grande facilidade de comparação dos dados (VANTAGENS), é um método superficial, rígido e subjetivo, que favorece o efeito halo; além disso, esse método avalia apenas o desempenho passado e não conta com nenhuma participação ativa do avaliado (DESVANTAGENS).

    c) halo. ERRADO -> EFEITO de generalização - única característica observável em detrimento de outras. É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (alguns autores especificam como efeito de Horn; outros consideram que tb é um tipo de efeito Halo) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.
  • Tendência Central
    Não assumir valores extremos por medo de prejudicar os fracos e assumir
    responsabilidade pelos excelentes
    Efeito Halo
    Contaminação de julgamentos, generalização.
  • GABARITO: D

    O que a questão pede, em outras palavras, é o erro de tendência central. Relembrando:

    Ele é a tendência que a pessoa pode ter a não atribuir notas nem muito altas nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a uma avaliação “média”. Em outras palavras, ele “força” um ponto médio para não se comprometer!
  • No processo de avaliação do desempenho humano, o efeito consciente em que o avaliador força sua avaliação num ponto da escala, para não se comprometer ou explicitar os motivos que subsidiaram sua decisão, é denominado efeito da tendência central.