SóProvas


ID
1100365
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ferocidade no trânsito 

O atual trânsito não condiz com a vida humana, principalmente em São Paulo, onde os congestionamentos ultrapassam os 200 km de extensão nos horários de pico.
O motorista recebe uma agressão extraordinária desse ambiente confuso e descontrolado. O estresse vagarosamente toma conta de sua mente. Suas respostas no trânsito passam a ser agressivas e incontroláveis.
Por que reagimos com tanta ferocidade?
Faz pouco mais de 100 anos que inventaram o carro, e tudo se transformou nessa balbúrdia, mas as mudanças em nosso corpo levam milhões de anos. Dessa forma, a quantidade de adrenalina que vai para a nossa corrente circulatória, numa simples discussão no trânsito, é igual àquela que, milhões de anos atrás, caía na corrente circulatória de nosso organismo quando precisávamos fugir de nossos predadores*.
Por isso não entre em discussões no trânsito, pois você pode perder o controle da situação e, passado o efeito da adrenalina, ficam a tristeza e o arrependimento, que não resolvem mais nada.

(Nuno Cobra. http://www2.uol.com.br. Acesso em 11.11.2013. Adaptado)

* predador: animal que destrói outro com violência

De acordo com o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    "...a quantidade de adrenalina que vai para a nossa corrente circulatória, numa simples discussão no trânsito, é igual àquela que, milhões de anos atrás, caía na corrente circulatória de nosso organismo quando precisávamos fugir de nossos predadores."

  • Assertiva E

    as discussões no trânsito provocam no indivíduo a mesma descarga de adrenalina que ocorria, no passado, quando ele tinha de fugir de predadores.