SóProvas


ID
1100725
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“A Administração Pública gerencial constitui um avanço, e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a Administração Pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva alguns de seus princípios fundamentais (...).”

A diferença fundamental da administração gerencial para a burocrática está :

Alternativas
Comentários
  • PALUDO: 2013, pág. 96 — Na Administração Pública gerencial a estratégia volta-se: para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade; para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados; para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados; adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas. No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais. Em suma, afirma-se que a Administração Pública deve ser permeável à maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil, e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins).

  • Complementando: GABARITO LETRA D

    Burocracia - foco nos processos (controle a priori)

    Gerencialismo - foco nos resultados (controle a posteriori)

    (Questão Cespe - 2020) No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos. - CERTA