SóProvas


ID
1103206
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A função clássica das instituições financeiras é a de fazer repasses dos recursos captados dos agentes econômicos superavitários aos agentes econômicos deficitários, por meio de operações de crédito. Com relação aos fundamentos do crédito, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  cada banco coloca a taxa   de juro em suas  transacoes(a margem de lucro) , que  quier.

  • Spread bancário é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica. No valor do spread bancário estão embutidos também impostos como o IOF e o CPMF.

  • Alguém pode informar onde está escrito que o Banco Central regulamenta o volume de crédito das instituições financeiras?

  • Cada banco define sua taxa de juros...

    Cliente aceita se quiser...


    Bacen não regula volume...

    isso pode ficar parecido com o CMN que regula o capital mínimo das instituiçoes

  • O Bacen não regulamenta volume de crédito, então a letra "A" também estaria correta. Questão mal elaborada.

  • a - O volume de crédito oferecido pelas instituições financeiras não é regulamentado pelo Banco Central. (É regulamentado sim, pois o BC exerce o controle do crédito sob todas as suas formas)

    b - A formação da taxa de juros cobrada nas operações de crédito é fixada pelo Banco Central para todas as modalidades operacionais.(Fixada pelo COPOM, administrada pelo colegiado do BC)

    c - Normalmente, os bancos cobram taxas de juros levando em conta a taxa de captação e o spread desejado, tendo em vista os custos e a margem de ganho desejada.

    d - As operações de crédito oferecidas pelos bancos são garantidas pelo Banco Central, caso o cliente não honre seu compromisso.(O SPB é quem garante as operações das INSTITUIÇÕES, em caso de quebra das mesmas)

    e - O volume de crédito oferecido pelas instituições financeiras independe do seu patrimônio líquido.(Claro que depende, não pode ser algo superior ao que a mesma possui disponível)

  • Spread bancário é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica. No valor do spread bancário estão embutidos também impostos como o IOF e o CPMF. Nesse contexto, o termo inglês "spread" significa "margem".

    Essa margem financeira cobrada pelo banco e outras instituições financeiras, é um valor que varia de banco para banco e acresce à habitual taxa de juro cobrada pelo empréstimo.

    Para os bancos, quanto maior o spread, maior é o lucro nas suas operações. O spread bancário brasileiro é um dos mais altos do mundo, o que gera muitas críticas, uma vez que é um dinheiro que poderia estar fazendo girar a economia e não ser totalmente utilizado pelos bancos.

     

     

    http://www.significados.com.br/spread-bancario/