RISCO DE CRÉDITO = RISCO EM TOMAR CALOTE
A) a classificação das operações de crédito, de titularidade de pessoas físicas, deve levar em conta apenas a situação da renda e do patrimônio do devedor.
Não. Há muitos outros fatores que devem ser levados em conta em uma análise de risco de crédito como, por exemplo, o caráter e a capacidade do pagador.
B) As instituições financeiras devem implementar estruturas de gerenciamento do risco de crédito, compatíveis com a natureza e a complexidade de suas operações de crédito.
Correto.Cada instituição gerencia seu risco de crédito de acordo com suas operações, natureza etc.
C) O risco de crédito está associado ao cumprimento das obrigações contratuais das pessoas físicas, uma vez que não há regras para o controle de créditos para pessoa jurídica.
Não apenas das Pessoas físicas, mas também, das jurídicas.
D) A existência de avais ou fianças elimina, totalmente, o risco de crédito existente nas operações de empréstimos das instituições financeiras.
O risco de crédito nunca é nulo. Ele pode ser atenuado, mas sempre existe.
E) Por não envolver risco de crédito, não há necessidade, por parte dos bancos, de estabelecer limites para a realização de operações de empréstimos, tanto individualmente, como para grupos econômicos.
Errado. Há limites para operações de empréstimos. Se as IFs emprestassem sem um limite, imagine quanto dinheiro entraria na economia, que, por sua vez, causaria uma elevação abrupta da inflação.