SóProvas


ID
1103764
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CIDADE URGENTE

    Os problemas da expansão urbana estão na conversa cotidiana dos milhões de brasileiros que vivem em grandes cidades e sabem “onde o sapato aperta”. São reféns do metrô e do ônibus, das enchentes, da violência, da precariedade dos serviços públicos. No vestibular, todo estudante depara com a “questão urbana” e os pesquisadores se debruçam sobre o assunto, que também é parte significativa da pauta dos meios de comunicação.
    Não poderia ser diferente: com 85% da população nas cidades (chegará a 90% ao final desta década), quem pode esquecer a relevância do tema? 
    Parece incrível, mas os grandes operadores do sistema econômico e político tratam os problemas das cidades como grilos que irritam ao estrilar. Passados os incômodos de cada crise, quem ganha dinheiro no caos urbano toca em frente seus negócios e quem ganha votos, sua campanha. Só alguns movimentos populares e organizações civis - Passe Livre, Nossa São Paulo e outros - insistem em plataformas, debates e campanhas para enfrentar os problemas e encontrar soluções sustentáveis. 
    A criação do Ministério das Cidades, no governo Lula, fazia supor que o Brasil enfrentaria o desafio urbano, integrando as políticas públicas no âmbito municipal, estabelecendo parâmetros de qualidade de vida e promovendo boas práticas. Passados quase 12 anos, o ministério é mais um a ser negociado nos arranjos eleitorais.
    A gestão é fragmentada, educação para um lado e saúde para outro, habitação submetida à especulação imobiliária, saneamento à espera de recursos que vão para as grandes obras de fachada, transporte inviabilizado por um século de submissão ao mercado do petróleo. A fragmentação vem do descompasso entre União, Estados e municípios, desunidos por um pacto antifederativo, adversários na disputa pelos tributos que se sobrepõem nas costas dos cidadãos. 
    (....) Uma nova gestão urbana pode nascer com a participação das organizações civis e movimentos sociais que acumularam experiências e conhecimento dos moradores das periferias e usuários dos serviços públicos. Quem vive e estuda os problemas, ajuda a achar soluções. 

Marina Silva, Folha de São Paulo, 7/1/2014.


A alternativa em que um dos adjetivos mostra um processo de formação diferente dos demais, porque se origina de uma classe gramatical diferente, é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e.

    Tenho certeza de que o vocábulo "sustentável" é derivado de um verbo, mas tenho dúvida quanto a origem da palavra imobiliária. Andei pesquisando aqui no dicionário para comentar, acredito que seja uma adaptação do francês "immobilier" que significa imóvel, portanto um substantivo concreto. Embora esteja convencido disto, não se firmem em meu comentário, pois não tenho maiores conhecimentos em formação das palavras. Espero ter ajudado.

  • Alguém poderia explicar antifederativo / econômico. ?

  • Acredito que o anti-federativo possa ser entendido como derivado do substantivo "federação", de mesma forma como econômico... que teria vindo de economia. Mas... não tenho certeza.

  • LETRA E, Imobiliária é substantivo feminino deriva do adjetivo ou substantivo masculino imobiliário e Sustentável é adjetivo e deriva de verbo sustentar + vel, portanto são oriundos de formações de palavras diferentes.

  • Letra e,

    porque todos os outros adjetivo se originam de um substantivo, e como a questão diz um dos adjetivos se origina de outra classe gramatical, sendo assim a palavra sustentável se origina do verbo sustentar, e não de um substantivo.

  • Alguém pode explicar  "b) antifederativo / econômico." para mim, nesse caso, a primeira é pela prefixação e a segunda é pela sulfixação.

  • De  acordo com a maneira que a questão foi posta, vc pode excluir as alternativa que contem apenas palavras repetidas.

  • Errei por considerar o antifederativo como um processo de prefixação. Mas, embora esta possua um processo de formação diferente, deriva-se de um substantivo,assim como todas as demais, exceto uma.. Diferentemente de sustentável que é uma derivação sufixal, porém, proveniente de um verbo
    Eu deveria ter lido o enunciado com mais atenção..=(

    Bons estudos pessoal! 

  • Resposta A

    Concordo que  a maioria das palavras derivam de um substantivo. Porém, diferente dos comentários li, vejo duas palavras que não segue essa derivação, segue as duas:

    Sustentável - Deriva do verbo sustentar.

    Pesquisador - Deriva do verbo pesquisar.


    Segundo o gabarido pesquisador não deriva de verbo, por quê?


  • No meu entendimento pesquisador deriva de pesquisa...

  • Eu acertei pois fui no pensamento de que imobiliária não conseguimos achar o processo de formação desta palavra. 

    Pelo menos não conheço palavras como imóbil ou móbil, nem sequer o verbo mobiliar tem relação com esta palavra, portanto marquei a E.

  • creio que seja a resposta "e" pq sustentável deriva de sustentar (verbo), enquanto todas as outras derivam de substantivo.

  • De acordo com o www.dicio.com.br o SIGNIFICADO DE PESQUISADOR


    adj. Diz-se do que ou da pessoa que pesquisa.

    s.m. O indivíduo que faz pesquisa(s).
    (Etm. pesquisar + dor)

    assim, tem origem de um verbo. Passível de anulação, mas a FGV RARAMENTE anula questões de português.

    Além disso,

    SIGNIFICADO DE IMOBILIÁRIA


    s.f. Companhia responsável pela construção, venda ou aluguel de imóveis. 
    (Etm. Fem. de imobiliário)

    Sendo a palavra imobiliário um adjetivo.


    Então, não sei qual foi a forma para explicar o motivo da FGV ter colocado como gabarito a alternativa E.


    Obs. a explicação abaixo me pareceu coerente no início.

    Abraços

  • Comentário sobre a letra A.

    ocorre um processo de formação por derivação sufixal. Radical + Sufixo!!

    O EIRO de brasileiro possui valor agente e é sinônimo do DOR da  palavra pesquisador q também possui valor agente. É o mesmo que ocorre com as palavras engenheiro e jogador

  • Bem, eu vi da seguinte forma:

    a) brasileiro (BRASIL) / pesquisador (PESQUISA) - Todas derivam de substantivo.

    b) antifederativo (FEDERAÇÃO) / econômico (ECONOMIA) - Todas derivam de substantivo.

    c) econômico (ECONOMIA) / municipal (MUNICÍPIO) - Todas derivam de substantivo.

    d) municipal (MUNICÍPIO) / imobiliária (IMÓVEL) - Todas derivam de substantivo.

    e) imobiliária (IMÓVEL) / sustentável (SUSTENTAR) - A única palavra dentre as demais que deriva de um verbo. 

    Logo, gabarito letra E.

  • Fiquei na dúvida entre a B e a E, mas optei pela alternativa E e acertei a questão.

  • Se for assim eu concordo com Irenio quando ele questiona o fato de pesquisador derivar do verbo (pesquisar) ou do substantivo (pesquisa) e vou mais além... Sustentável tambem pode derivar do verbo (sustentar) bem como do substantivo (sustento). Ou será errado este pensamento se alguem puder justifique se estiver errada essa forma de raciocinar.

  • Não entendi essa questão...


    será que alguém pode explicar melhor.

  • -dor

    adicionado a verbos e formador de substantivos, exprime a ideia de agente; adicionado a verbos e formador de adjetivos, que exprime a ideia de agente.

    -vel

    sufixo formador de adjetivos a partir de verbos, com a ideia de "pode-se/é possível/é imaginável "

    NÃO ENTENDO PORQUE PESQUISADOR VEM DE PESQUISA! Preciso urgentemente de uma justificativa plausível, não to conseguindo nem mais dormir direito com essa dúvida hahahahaha

  • Jonathan condack sua explicação é excelente parabéns

  • E por que "sustentável", nesse caso, não pode ser derivado de "sustento"? 

  • Norton Makarthu, Boa Tarde!

    Sustentável :

    Que se pode sustentar, mantendo-se constante ou estável por um longo período.

    Sustentável vem do verbo sustentar , portanto é a única palavra dentre as alternativas que não deriva de um substantivo.

    Abraços,



  • Porque pesquisador não pode originar do verbo pesquisar?

    Porque sustentável não pode originar do substantivo "o" sustento.

    Aiii esse português!!!


  • Brasil/Pesquisador: Bom a palavra "pesquisa" que é um substantivo, dá origem ao  verbo "pesquisar" que por sua vez dá origem ao adjetivo pesquisador, então significa dizer : Que o adjetivo pesquisador, tem sua origem em um substantivo e não em um verbo,porque antes de "pesquisar" existe a "pesquisa" ( o substantivo dá lugar ao verbo).



    imobiliária / sustentável: Bom, antes do verbo "sustentar" existe o substantivo "sustento",ou seja : "Sustentar" (verbo) "deriva", "tem sua origem"  do substantivo "sustento", que por sua vez dá origem ao adjetivo "sustentável". 

    Eu pensei desse modo,se eu estiver errada por favor me informem.

  • Bem, eu vi da seguinte forma:

    a) brasileiro  / pesquisador - 

    b) antifederativo / econômico  - 

    c) econômico / municipal -

    d) municipal / imobiliária  

    e) imobiliária / sustentável : A única que veio com duas palavras PAROXÍTONAS com formas diferentes de acentuação.

    Logo, gabarito letra E.

    Reportar abuso

  • O que pede a questão? Ela não quer saber se a derivação foi prefixal ou sufixal (ou todas as outras). Quer saber de que classe gramatical vieram os adjetivos.

    A dúvida foi em "pesquisador". A banca não considerou que pesquisador vem de pesquisa como muitos disseram. Realmente "pesquisador" vem de pesquisar. Então seria o mesmo caso de "sustentável"? (Sustentável vem de sustentar. A resposta é NÃO.

    O sufixo (d)or forma SUBSTANTIVO a partir de um verbo. Mas no exercício, PESQUISADOR não é substantivo, e sim um ADJETIVO. O próprio exercicio disse que SÃO ADJETIVOS. Logo o ADJETIVO "pesquisador" foi derivado do SUBSTANTIVO "pesquisador". Palavras mudam de classe gramatical. Isso seria uma DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA. 

    Agora é possível responder como correta a letra "e", pois SUSTENTÁVEL veio de um VERBO, já que o sufixo "vel " forma adjetivo de um verbo. As outras alternativas só têm adjetivos derivados de substantivos.

    Ele é pesquisador. Adjetivo

    O pesquisador chegou. Substantivo. 

    Espero ter ajudado. 

  • Só eu que escolhi a letra ''e'' porque "imobiliária" é um substantivo e foi usada como adjetivo? Ou seja, derivação imprópria. 

  • Todos os pares são adjetivos, ele pede para verificar o processo de formação de cada um deles. Todos adquiriram afixos na sua formação, precisamos verificar agora a palavra de origem de cada vocábulo para podermos identificar sua classe gramatical:

    a) brasileiro; pesquisador = Brasil; pesquisa (ambos substantivos)b) antifederativo; econômico = federação; economia (ambos substantivos)c) econômico; municipal = economia; município (ambos substantivos)d) municipal; imobiliária = município; imóvel (ambos substantivos)e) imobiliária; sustentável = imóvel ( substantivo); sustentar (verbo) Obs. Na minha opinião não posso considerar sustento como substantivo, pois para que ele seja substantivo seria  o sustento (caso de derivação regressiva, no qual o substantivo deriva do verbo) Vejamos o exemplo:Sustento minha casa. ( percebe-se que se trata de um verbo)O sustento de uma casa está cada dia mais difícil. ( percebe-se a substantivação do verbo pelo artigo).Foi assim que cheguei a resposta espero ter ajudado. Foco, força e fé! Bom estudo, Ale.
  • Viajei... achando que sustentável vem de sustetabilidade... rs

  • Cometi o mesmo erro da Bárbara Suarez... Analisei conforme as desinências e optei pela B.... Por que compliquei se era tão mais simples ??? (Vejam a importância de ler bem o enunciado da questão!!!)

  • FGV é aprender a resolver prova, pois ao aprender;  as questões se repetem.

  • Rafael Silva, essa questão não é para dizer o processo de derivação, mas sim que qual classe gramátical a palavra derivou. Essa foi a sua confusão.

     

  • GAB: E

    Melhor comentário: Jonathan Condack 

  • Valeu Jonathan Condack

    excelente explicação e sanou minha dúvida

    bons estudos!

  • Letra E. Sustentável vem do verbo sustentar e os outros vieram de substantivos.

  • Aff... Ao invés de xingar a banca vou xingar a mim mesma!

    Brasileiro vem de Brasil e não "do Brasil"! Confundi adjetivo pátrio com substantivo!

  • O professor comenta no vídeo que de fato é a letra E porque sustentável vem de sustentar que é verbo. Ok!

    Mas pesquisador, não poderia vir do verbo pesquisar? Ele fala que vem de pesquisa, mas e se vier de pesquisar que tb é verbo? Quem pode me esclarecer por favor?

    Pois para mim, existem duas respostas: letra A e letraE

  • LEIAM BEM E COM CALMA, ESTA É A EXPLICAÇÃO REAL, EXATA; É óbvio q a dificuldade estava entre PESQUISADOR e SUSTENTÁVEL, pois havia a dúvida se os 2 viessem do verbo ou não; eis aí a explicação, prestem atenção, pois irão achar outras questões da FGV assim, iguais. O q devia ter induzido a acertar é o sufixo; o sufixo DOR é indicador (por coincidência né, indicador é aquele ou aquilo q indica) de alguém ou algo q realiza a ação descrita pelo radical da palavra, portanto, pescador é aquele ou aquilo q pesca, jogador é aquele ou aquilo q joga, lutador é aquele ou aquilo q luta, navegador é aquele ou aquilo q navega, portanto, necessariamente devem derivar da própria ação, isso é, do substantivo e não do verbo, pois eles praticam a ação; pelo contrário, o sufixo VEL indica aquele ou aquilo q recebe a ação, vejam, amável aquele ou aquilo q pode ser amado, negocial aquele ou aquilo q pode ser negociado, alcançável aquele ou aquilo q pode ser alcançado, comestível aquele (nesse caso seria aquela..eita, comentário sexista, desconsidere...kkk) ou aquilo q pode ser comido (kkk eita q vontade louca de dizer: comestido...kkkk), percebam q não praticam a ação indicada pela radical da palavra, mas a recebem, sustentável aquele ou aquilo q pode ser sustentado, portanto derivam do verbo e não da ação (o substantivo); espero ter ajudado.

  • E eu pensei que sustentável estava vindo de sustento! kkkkk

  • Bem vistas as coisas, não é difícil. Mas eu só acertaria no chute. :p