SóProvas


ID
1104628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de comportamento organizacional,



De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Não ficou claro o que realmente o comando da questão pediu, infelizmente. O que eu entendi é que fala-se da Teoria dos Traços, que atribui as características do líder a sua personalidade, não aceitando a mudança desse comportamento mediante desenvolvimento pessoal. Mas se não faz parte de sua personalidade tolerar o stress e ter autoconfiança como fica a afirmação da questão?

    Quem puder contribuir por favor o faça!

    Bons Estudos!

  • bom, eu errei. a teoria dos traços, como já diz, é um traço do indivíduo ter liderança, ele já nasce com esse traço..claro que tolerar estresse e etc é algo que a pessoa pode já ter em sua personalidade, mas a teoria dos traços traz isso não como algo que o indivíduo desenvolve, mas sim que ele já tem. achei muito ambígua.

  • bom, eu errei. a teoria dos traços, como já diz, é um traço do indivíduo ter liderança, ele já nasce com esse traço..claro que tolerar estresse e etc é algo que a pessoa pode já ter em sua personalidade, mas a teoria dos traços traz isso não como algo que o indivíduo desenvolve, mas sim que ele já tem. achei muito ambígua.

  • Peço que me ajude com esclarecimentos,pois de fato esta questão não ficou tão clara como devia ou como acham que está.

    Agradeço a gentileza.

  • Caberia melhor a definição da teoria do comportamento.

  • O comando da questão é este: Na teoria dos traços a eficácia da liderança depende de que?

    Se a Teoria dos Traços enfatiza as qualidades pessoais do líder, sua competência, então, se o líder  tem capacidade para tolerar o estresse, lidando com ele e autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns ele alcançará resultados, terá eficácia.

    Se a questão tivesse sido formulada na ordem direta: A eficácia da liderança depende , entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como de sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns, de acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, traria poucas dúvidas. Fica aí a dica: antes de responder as questões do Cespe arrume-as na ordem direta do comando.




  • Questão ambígua,subjetiva e pobre em estruturação,e no fim das contas quem deve desarmar essa armadilha é o candidato.

    Teoria dos Traços:Teorias que buscam identificar as qualidades e características pessoais que diferem líderes de não líderes. Os líderes são identificados com base em seus traços de personalidade, focando qualidades e características pessoais.

  • questão estranha...errei, pois observei essa parte "De acordo com a abordagem de traços..."

  • De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

    A teoria dos traços não diz respeito apenas aos traços físicos, mas também aos traços intelectuais, sociais e relacionados com a tarefa.  Os exemplos dados na questão podem se encaixar a capacidade relacionada a tarefa, bem como a social.


  • O livro da Andréia Ribas, pg 270, relaciona o stresse a teoria do recurso cognitivo, que foi desenvolvida a partir do Modelo de Fiedler (teoria da contigência).

    "A essência dessa nova teoria é que o estresse é inimigo da racionalidade. Se o líder estiver sob forte tensão, fica difícil para ele conseguir pensar lógica e analiticamente. Assim, o estresses afeta desfavoravelmente a situação. [...]
    Robins (2005) descreve que a maior colaboração dessa reformulação foi incluir o estresse como uma variável situacional relevante no entendimento e na identificação da liderança." (Andréia Ribas, pg 270)

    Não entendi porque a questão relacionou a traços de personalidade... :/

  • não entendi..

  • Pensei o mesmo que o André Bottura. Além disso, essa é mais uma questão CESPE que prejudica quem estudou o tema, pois aquele que estudou provavelmente vai errar já que o enunciado não abordou a característica principal da Teoria dos Traços que é a de que os traços de liderança já nascem com o indivíduo. No entanto, quem não estudou vai ter 50% de chance de acertar a questão.

  • O incrível é que, por mais que se estude, você nunca terá certeza de fazer uma boa prova de administração. Antes de fazer uma questão, eles procuram uma frase qualquer no Google, de qualquer autor, joga na prova e pronto! A sorte está lançada. 

    Ô ódio!

  • CERTO: A Teoria dos Traços atribui as características do líder a sua personalidade. Conforme proposto na questão, a capacidade de tolerar o estresse e a autoconfiança são algumas das características que os líderes tem de possuir em sua personalidade para que a sua liderança seja eficaz.


  • Tem q ter malandragem para responder as questões da CESPE. Não basta estudar. Tem que treinar o jeito da banca. :/

  • A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades (capacidade de tolerar o stress?) quanto a características de personalidade (autoconfiança?).


    Também não entendi muito bem a questão, mas a partir do meu material foi essa a relação que consegui fazer.

  • QUESTÃO CONFUSA E INCOERENTE

     

    TALVEZ A INTERPRETAÇÃO DA QUESTAO SEJA DE QUE SÃO CARACTERISTICAS E COMPETENCIAS DE LIDERANÇA EFICAZ :

    1-capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele ;

    2- autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

    DAÍ DECORRE QUE O GABARITO É MESMO : CERTO

     

    AGORA SE PERCEBER COMO TEORIA DOS TRAÇOS - (E É O QUE SE ENTENDE POIS DIZ " ABORDAGEM DE TRAÇOS"), A QUESTÃO É ERRADA.

     

  • Um traço é uma qualidade ou caracteristica distintiva da personalidade. O lider é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. O líder possui características marcantes por meio das quais pode influenciar o comportamento das pessoas. 

    - Traços físicos

    -Traços Intelectuais

    - Traços Sociais 

    - Traços relacionados com a tarefa 

     

    Portanto, a teoria dos traços considera apenas a figura do líder, não se preocupando com as pessoas, nem tampouco com o contexto situacional. A tolerância ao estresse e a autoconfiança são atributos classificados como sociais. Daí a informação CORRETA.

     

    Comentário professor Adriel Sá.

  • A questão parece meio confusa, mas está certa.

     

    A teoria dos traços buscava "traços" de personalidade nos líderes, de forma que pudesse encontrar mais facilmente um líder em potencial. Esses traços eram os aspectos pessoais que distinguem as pessoas, como: valores, inteligência, confiança e aparência.

    Assim, seriam analisadas as características: pessoais, intelectuais, emocionais e físicas.

     

    Portanto, um bom líder, para a teoria dos traços (e em geral também), precisa ter capacidade de tolerar o estresse ( característica emocional) e autoconfiança para influenciar pessoas (aqui a gente nem discute. rs)

     

    Questão)

     De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

     

  • Seriam traços psicológicos do lider, dentro da teoria dos traços . 

    A.RIBAS

     

    GAB CERTO

  • pq geral ta falando da teoria dos traços, se a questao menciona a Teoria do Recurso Cognitivo, de Fiedler  desenvolvida por Fiedler e Garcia a partir de 1986?

     

  • DIFICIL

     

  • Ao meu ver está é mais uma questão que o Cespe faz o que quer...

    pois já vi umas duas ou três questões como essa que tem respostas diferentes...

    aí vem a professora e força a  resposta p que seja certa..

    blz... Meu comentário pode não servir p nada. Mas que essa questão aí é sem sentido é.

    ate parece que estamos brincando  aqui... E que uma questão poderia nos tirar ou colocar na vaga.

  • Realmente, Anderson Silva, a professora força a barra pra que a alternativa seja correta, tal qual o cespe colocou.

  • LIDERANÇA PAUTADA NOS RECURSOS COGNITIVOS OU TRAÇOS PSICOLÓGICOS

     

    Situações de ALTO ESTRESSE requerem um líder EXPERIENTE (o estresse é inimigo da racionalidade)

    Situações de BAIXO ESTRESSE requerem um líder INTELIGENTE

  • CERTO

     

     

    NADA MELHOR QUE OUTRA QUESTÃO:

     

     

    (CESPE - SEBRAE/BA - 2008)

     

    Constituem características de líderes eficazes: empenho, autoconfiança, conhecimento do negócio, flexibilidade para se ajustar às mudanças.(CERTO)

  • Se o cara ja nasce como um lider, que é o que prega a abordagem de traços, independente da capacidade dele em aguentar o estresse. Não tem sentido ta de brincadeira

  • TEORIA DOS TRAÇOS:

    - FATORES FÍSICOS: peso, altura, aparência...

    - HABILIDADES: conhecimentos específicos....

    - ASPECTOS DA PERSONALIDADE: lidar com estresse, autoconfiança

    Teoria Compartamental  da Liderança:

    Uma delas é a Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler que fala justamente na desvantagem do estresse. O líder precisa ser INTELIGENTE E EXPERIENTE.

     

  • Acertei porque não entendi. Se tivesse entendido, teria errado. 

     

    MISERICÓRDIA, QUE MATÉRIA DO DIABO.

  • De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

     

    Casca de banana do caralho.

     

    Andreia Ribas 2013 afirma: 

     

    A essência dessa nova teoria(Teoria do recurso cognitivo - Fiedler e Joe Garcia 1980 - reformulação do Modelo de Fiedler) é que o estresse é inimigo da racionalidade.

     

    (...)

     

    Robbins (2005) descreve que a maior colaboração dessa reformulaçãofoi incluir o estresse como uma variável situacional relevante no entendimento e na identificação da liderança.

     

    Pois bem. A posição da banca não está errada. Realmente há base para essa posição. Mas que uma questão desse atrapalha realmente atrapalha. No mínimo inconveniente. 

     

    CERTO

  • Essa professora é bem ruinzinha, desculpe-me , princisa .

  • Acertei sem nem saber o motivo. Porque essa matéria tem de existir nos concursos Senhor? Misericórdia. AFFFFFFF

  • Questão absurda. Nem para se ter efetividade são necessarios esses traços; A teoria de traços não afirma isso; E para se ter EFICACIA se torna mais absurdo atrelar esses valores de forma taxativa, tendo em vista que para se ter eficacia basta chegar ao resultado.

    Cespe transforma questões de Adm em roleta russa!

  • Eu só errei porque sei da materia.....Quem estudou erra !!!!!!!!!!!! 

  • Quem estudou acerta, isso sim... autoconfiança é um exemplo de traço de personalidade.... 

     

    Mas nem precisava disso pra responder... basta responder pela logica.. 

    Se o lider for um bosta cagao, tem chance de influenciar alguem??? haha

  • Quem estudou não erra não. Quem estudou sabe que capacidade de lidar com estresse, inteligência emocional e autocofiança são alguns dos traços dos líderes que a teoria aborda. :)

  • Um líder nato tem essas características aí. Se o líder consegue agir naturalmente, lidando com estresse, tem autoconfiança e influencia as pessoas: fica bem óbvio que é sobre a teoria dos traços. 

    Nível de dificuldade zero nessa questão. Tem que sair do decoreba e raciocinar/interpretar, galera! Tem como resolver muitas questões de GP  com a simples interpretação do texto, ou com a associação de uma coisa com a outra. Deixem pra errar aquelas bem cabeludas.

  • Quem errou por causa da palavra "eficácia" tem que aprender a sair da decoreba, ainda mais em questão do CESPE. O que eles falaram exatamente foi: "a eficácia da liderança"; não tem nada a ver com eficácia da administração (que é aquela que é colega da efetividade e da eficiência). No caso, sim, a Teoria dos Traços acredita que um líder eficaz precisa ter certas características de personalidade. Então tá certíssima a afirmação.

  • Resumindo

    Para o lider chegar ao seu Objetivo ( eficacia)de liderança, ele precisa antes resolver seus problemas internos, poderiamos inclusive dizer que, de forma eficiente, para chegar à eficacia mais rapidamente. Nao necessariamente precisaria de sua eficiencia nesse caminho, pois sua ineficiencia apenas tardar o processo até à eficacia.

    Caso eu esteja falando alguma besteira me manda mensagem que altero ou excluo, a ideia e ajudar ao proximo, tmb estou aprendendo !!

    No nível NETO de facilidade, essa questao e facil, muito facil, facil demais, essa é dada, extremamente facil, facilissima ou bem facil?

  • Nível Neto de facilidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 

    Esse Neto acha tudo fácil né... só não tá fácil passar no concurso, NÉ NETO?

  • O item está CERTO.

     

    De acordo com Chiavenato (2003), as teorias sobre os traços de personalidade do indivíduo são as mais antigas a respeito da liderança.

     

    Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Segundo essas teorias, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. O líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Cada autor específica alguns traços característicos de personalidade que definem o líder, como:

    Portanto, a teoria dos traços considera apenas a figura do líder, não se preocupando com as pessoas, nem tampouco com o contexto situacional. A tolerância ao estresse e a autoconfiança são atributos classificados como sociais. Daí, afirmação correta.

  • Façam como se fossem vcs os administradores e vcs se darão bem