SóProvas


ID
1104631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de comportamento organizacional,


A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Existem muitas palavras suspeitas nesse enunciado como por exemplo autoeficácia, sistema de recompensas, achei estranho. Posso estar errado mas vou fundamentar a questão. A motivação, antigamente, estava ligada a recompensas materiais. Uma das características marcantes da Administração Científica de Taylor era o homem econômico e a seguinte premissa: maximizar tanto os lucros dos donos como a remuneração dos operários, para que ambos se satisfaçam.

    Mas esse conceito vigorou por pouco tempo, logo as ciências humanas se desenvolveram e introduziram grandes mudanças comportamentais. Atualmente, sabemos que a motivação afeta diretamente o desempenho, fazendo com que as organizações se debrucem e discutam maneiras de manter seus colaboradores motivados. Se levarmos em conta a Teoria de Maslow, não há uma ligação direta entre motivação e um sistema de recompensas. O indivíduo busca o último nível na escala das necessidades, atingindo seu ápice quando se torna plenamente realizado.

    Se levarmos em conta o Behaviorismo há o conceito de recompensas sim, agora qual foi o entendimento da banca? Difícil! o Acredito que o erro da banca é vincular os conceitos com a palavra "deve", criando um aspecto de obrigatoriedade. Mais alguém concorda? 

    fonte: Chiavenato

    Bons estudos!

  • André Bottura, concordo com vc: tratou-se da descrição do homo economicus e a falha para o erro do enunciado pode estar no verbo DEVER. Só não podemos descartar a questão salarial da motivação, dado que Taylor tb tinha razão. 

  • Teoria dos dois motivos de Herzberg -> o Salário sempre será fator de insatisfação

  • Questão Errada.

    A banca foi equivocada ao falar que a motivação está atrelada diretamente ao sistema de recompensa ( ganhos financeiros). Essa é uma visão das Teorias Clássicas da Administração. Na abordagem comportamento temos vários autores que diverge desse entendimento entre os principais Maslow. Douglas McGregor e Herberg.

    Maslow - Pirâmides de Maslow - onde os fatores motivacionais são colocando em uma ordem de necessidade humana.

    Douglas McGregor - Teoria X e Y - Na abordagem X o homem é "malzinho"

                                                            Na abordagem Y o homem é "bonzinho"

    Herberg - Criou a teoria dos dois fatores - Fatores de higiênico e Fatores motivacionais.


    Espero ter ajudado!


    Abs.

  • De fato, não precisa ler a questão por completo. Mas se tratando de motivação não será diretamente ligada a recompensas, pode-se ter motivação pelo fator Higiênico (teoria de Herzberg). A qual trata dos 2 fatores, higiênico(ambiente organizacional, da empresa, sálario...) e motivacionais(fator interno do indivíduo)


    GAB Errado.

  • Esta questão trata da Teoria da Equidade de Adams. Por esta teoria, a motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos, quando comparados seu desempenho e respectivos benefícios com o desempenho e benefício dos outros em situação idênticas - percepção de justiça ou injustiça, do ponto de vista interno ou externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia  por parte das pessoas.

    O erro da questão  está em dizer ( e competitivos do ponto vista externo à organização). A existência da equidade tem que se dá interna e externa. Exemplo: fico desmotivado se alguém de outra organização fazendo as mesmas coisas que faço tem mais recompensas.








  • ATENÇÃO:

    A chave da questão é o comentário do Arlindo Simon. A questão trata da Teoria da Equidade de Adams e também mistura a Teoria da autoeficácia de Bandura. Nada tem a ver com sei quê sei quê dos outros comentários, motivação era assim ou assado, Maslow, Macgregor etc etc.

    ---------------------------------------------------------------------------

    A Teoria da Equidade parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece à organização através do sistema produtivo (o seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema retributivo (a sua compensação).

    Segundo os autores da teoria, as pessoas sentem-se motivadas sempre que esperam receber da organização(seja em forma monetária, reconhecimento público, promoção, transferências, ou outra) uma compensação justa pelos os seus esforços em favor daorganização. A justiça desta compensação é avaliada pelas pessoas através da comparação entre o que recebem outras pessoas cujos contributos são semelhantes.

    http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/teoriadaequidade.htm

    Teoria da autoeficácia, Bandura: A pesquisa de Bandura mostrou que a crença no nível de auto-eficácia influencia vários aspectos da vida. Por exemplo: pessoas com elevado grau de auto-eficácia tendem a obter notas altas, a analisar mais opções de carreira, a obter maior sucesso profissional, a estabelecer metas pessoais mais altas e a apreciar mais a saúde mental e física do que as com baixa auto-eficácia.

    http://www.psicoloucos.com/Behaviorismo-Social/a-auto-eficacia.html


    **** Embasamento também no livro da Andréia Ribas e Cassiano Salim:

    http://books.google.com.br/books?id=va_AAAAAQBAJ&pg=RA2-PT196&lpg=RA2-PT196&dq=teoria+da+equidade+adams+%22autoefic%C3%A1cia%22&source=bl&ots=zRoc0T3r9m&sig=9h10RPKeRDjzIzbB8YxhBTLN3Ro&hl=pt-BR&sa=X&ei=hvbgU77FLo-TyATm54L4Dw&ved=0CB4Q6AEwAA#v=onepage&q=teoria%20da%20equidade%20adams%20%22autoefic%C3%A1cia%22&f=false

  • Autoeficácia: teoria de albert bandura= motivação vem da crença de que se é capaz.

    teoria da equidade= depende se o individuo acha a relação contribuição e recompensas justa.

    Uma  coisa não tem nada a ver com a outra, se você der incentivos justos não levará a autoeficácia(não o levará a se sentir capaz.)

  • Questão Errada. Na minha visão a questão está errada por dizer que, com sistemas de recompensas, as pessoas serão motivadas e com isso eleva o patamar de desempenho. Isso está errado, visto que o desempenho é a combinação de motivação+habilidade+suporte organizacional. Assim, mesmo eu tendo uma alta motivação, caso eu não tenha habilidade suficiente, não tem como eu ter um bom desempenho.

  • A remuneração não é fator de motivação quando analisada de forma isolada. É possível extrair o seguinte da questão:

    A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas (...) para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.

    Afirmação incorreta. O trecho que foi extraído apenas define, explica o sistema de recompensas. Pode-se colocar qualquer coisa que defina remuneração e ainda assim a questão continuará incorreta.

  • Desconfie do "deve estar diretamente relacionada", é como as afirmações "sempre", "nunca", muito fortes quando se trata de disciplinas tão subjetivas e cheias de contradições como gestão de pessoas...

  • A questão ficou errada por misturar a teoria da equidade com a auto-eficácia como se as duas fosse a mesma coisa, isso foi o que invalidou a questão.

  • Pelo que percebi a questão mistura Teoria  dos dois fatores, Teoria da equidade e Teoria da autoeficácia.

  • Recompensas não são fatores motivacionais, são fatores higiênicos.


    Gabarito: ERRADO.


  • Concordo, André.

    Acredito que o erro da alternativa está na expressão "DEVE". 

    Muita gente cita os autores motivacionais, no entanto, acredito que como não houve nenhuma alusão, é incoerente basear-se em algum autor.

  • Não sei se viajei, mas quando falou-se em recompensas não pensei, apenas, em salário, mas em possibilidade de crescimento, que aí seria um elemento motivador. Por isso, considerei a questão como certa. 

  • Falou em autoeficácia e recompensas, de quaisquer naturezas, maraca-se errado.

    Autoeficácia é a crença que uma pessoa tem sobre si para conseguir executar uma ação.

  • A meu ver a questão trata da Teoria da Equidade de Adams. O sistema de equidade nas recompensas obedece o ponto de vista interno e externo.

    gab: Errado

  • Essa questão é muito restritiva, pois define que a motivação para o trabalho DEVE estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos... Nesse caso, a motivação é muito mais ampla, envolvendo fatores explicitos e implicitos, tanto ao ambiente quanto ao próprio individuo... Nesse caso, estamos falando de cultura organizacional, clima organizacional, estrutura, CHA, os próprios fatores higiênicos ou motivacionais, etc...


  • se substituísse o "deve" por "pode", estaria correta a assertiva!!

  • Logo quando li a assertiva, algo me disse que se tratava da Teoria dos 2 fatores de Herzberg, apesar de a questão não ter deixado isso bem claro... De acordo com essa teoria, o salário não representa um fator motivacional, e sim higiênico!

    Por isso a assertiva está errada!

    :D
  • No contexto atual, não são só os fatores higiênicos (a exemplo das recompensas) que são levados em conta na motivação das pessoas - nesta se incluem também os fatores motivacionais (reconhecimento profissional, por exemplo)!

  • Na obra de CHIAVENATO é mencionada a "Teoria do Equilíbrio" (talvez seja outro nome que ele tenha dado à Teoria da Equidade). Ela está relacionada à  remuneração, e não motivação, pois como a maioria dos colegas já disseram os salários são fatores Higiênicos e apenas evitam a insatisfação, não gerando motivação.

    "A Teoria do Equilíbrio diz que os participantes (empregados) manterão suas participações na organização sempre que os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou superiores do que as contribuições que lhe são exigidos. Mas da relação de equilíbrio entre o benefício recebido e a contribuição prestada, deve existir uma outra relação de equilíbrio que é aquela que provém da comparação com os benefícios recebidos pelos colegas de trabalho e também pela paga pelo mercado. É o que chamamos de relação Equilíbrio interno X equilíbrio externo".

  • ERRADO

    ---------

    Usei a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

    ---------

    A teoria de Herzberg, ou dos dois fatores, diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação no ambiente de trabalho. De acordo com esse autor, teríamos dois fatores principais: os motivacionais e os higiênicos.

    Os fatores considerados motivacionais seriam aqueles derivados dos fatores internos (ou intrínsecos), como o conteúdo do trabalho, o reconhecimento dos colegas, a possibilidade de crescimento profissional, a realização em fazer uma tarefa bem feita, dentre outros fatores. A presença destes fatores motivadores geraria um alto nível de motivação nos trabalhadores.

    Já os fatores higiênicos seriam ligados aos aspectos externos ou extrínsecos, como o ambiente de trabalho, o salário, segurança, o relacionamento com os colegas, etc. Estes fatores afetariam a insatisfação. Se não existirem, podem gerar insatisfação nos trabalhadores. Mas preste atenção: sua presença não gera motivação, apenas evita a insatisfação!.

    Logo, como a questão falou que "Recompensas" geram motivação, está Errado. Elas apenas evitam a insatisfação.




  • Complementando...

     

    Motivação não relacionada a sistema recompensas. A questão da equidade das recompensas se relaciona mais com sentimento de "justiça" do que efetivamente com a motivação em si. O impacto da injustiça será no desempenho.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos

  • GAB: ERRADO.

    A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização "para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas".

    O erro está no seguinte trecho, em afirmar que: "para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas."

    Lembrando que DESEMPENHO = COMPETÊNCIA + MOTIVAÇÃO + CONTEXTO ORGANIZACIONAL ADEQUADO

     

  • ERRADO

     

     

     

    A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno (ERRO) e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas

     

     

    Recompensas equitativas do ponto de vista interno não são motivadoras. Afinal, se todo mundo da organização ganha o mesmo tanto (não necessariamente dinheiro), pode não parecer tão interessante evoluir em sua trajetória funcional. Portanto, os ganhos devem ser competitivos também no ambiente interno, de modo a estimular os colaboradores a mudarem de comportamento a fim de ganharem mais (dinheiro, estima, benefícios...) que outros

  • Pessoal, cuidado com os comentários errados...

    Essa questão está errada porque mistura conceitos sobre motivação.

     

    A primeira parte está certa, fala da Teoria da Equidade, de Adams. É uma teoria de Motivação que defende que os indivíduos comparam esforços realizados e as recompensas obtidas de seu trabalho com aqueles de outros funcionários (dentro da empresa ou fora dela) e respondem de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas. Internamente, os ganhos devem ser equitativos se comparados a atribuições/cargos de mesma função ou responsabilidade. Mas quanto ao mercado, devem ser competitivos, pois não adianta ter equidade interna (justiça) se externamente o mercado paga muito mais do que a minha empresa paga para para mim.

     

    No final, no entanto, a questão escorrega ao falar que a equidade levaria a altos patamares de desempenho ( a equidade está relacionada ao sentimento de justiça organizacional, se está tudo bem, em tese, a pessoa está motivada para seguir seu trabalho. O sentimento de injustiça é que levará a pessoa a mudar seu comportamento: esforçar-se menos, rever sua auto-imagem, rever a imagem que tem do outro, mudar o ponto de referência e até desistir do trabalho). A expressão "Altos patamares de desempenho" está mais relacionada à Teoria do Estabelecimento de Objetivos, de Locke, que prega que o estabelecimento de objetivos difíceis, com feedback, leva ao aumento de desempenho. Essa teoria é complementar à Teoria da Autoeficácia,de Bandurra, que se refere à convicção individual  de que se é capaz de realizar determinada tarefa. Quanto maior a autoeficácia de alguém, maior sua confiança na possibilidade de realizar urna tarefa com sucesso. 

    Esses conceitos estão todos lá em Robbins e no material do professor Ravazolo, da Casa do Concurseiro. 

  • outro motivo que torna a questão errada é falar que a comparação se dá apenas entre os ganhos, não é. Deve-se comparar a relação entre ganho e esforço.

  • Dinheiro só não motiva a  eles é? Por que me motiva demais kkkkkk

  •  O comentário do ARLINDO SIMON é o mais correto.

     

    A motivação está ligada à percepção de justiça ou injustiça quando comparada às recompensas do outro que desempenha mesmas funções tanto dentro como fora da organização.

  • Troque "motivação" por "equilíbrio organizacional" e seja feliz.

    Equilíbrio organizacional -> é a relação entre incentivos (induzimentos) e contribuições (pagamentos), refleto o êxito da organização em remunerar seus integrantes comincentivos adequados e motivá-los a contribuir para garantir a eficácia. Ou seja, quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

     

    GAB ERRADO

  • T.equidade

    não tem nada a ver com competitivo.

    E

     

  • ERRADO

     

    A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.

     

    Outra questão ajuda a resolver: 

     

    (Cespe/STM/Analista Judiciário/2011) É possível afirmar que, quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral.

     

    Gabarito: errado. O desempenho humano também depende do apoio organizacional e das competências do indivíduo. (Andreia Ribas 2013)

     

     

    "...deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas...". Não necessariamente, pois a motivação é interna e externa.
     

     

     

  • sempre qdo o cespe falar em "altos patamares de desempenho" ou "alta satisfação" nunca vai ser uma coisa só causando isso, vai ser um conjunto de fatores

  • Recompensas não são fatores motivacionais, são fatores higiênicos.

    gab.:E

  • motivação vai ser sempre uma coisa interna,ninguem pode me motivar,somente eu mesmo

  • A ênfase da teoria da autoeficácia não são as recompensas dadas pela organização, mas sim a própria capacidade pessoal.

     

    --

     

    Gabarito: errado

  • Lembrei da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
  • Comentário:

    Eita que o CESPE misturou tudo aqui: teoria da equidade e teoria da autoeficácia. Para início de conversa, a equidade não tem relação nenhuma com a autoeficácia. Eu ser melhor remunerada não me faz ter a crença de que sou capaz de alcançar determinado objetivo, isso é algo que vem de dentro, motivacional. A equidade traz motivação e a autoeficácia também, mas uma coisa não leva à outra, são dois fatores motivacionais diferentes, ok? Portanto errada.

    Gabarito: E

  • Gab: ERRADO

    Marquei errado porque a motivação para o trabalho NÃO está diretamente relacionada a sistemas de recompensas. Uma vez que a empresa pode oferecer o que for para o empregado e mesmo assim ele continuar desmotivado! É como o colega aqui comentou, Teoria de Herzberg.